segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Dia da Cidade: Inaugurações e outras (com)tradições

Começo com uma observação (Ver fotografia): Será que um dia o muro do “retail park” não vem abaixo?
O “Dia da Cidade”, 27 de novembro, é reservado às grandes inaugurações. Este ano temo uma grande inauguração (9 km) e é a pedovia/ciclovia.
Há outra inauguração que me intriga: cyclin nuns lados ciclin noutros. O que será isto? Uma clínica para ciclistas? Para bicicletas? É mais um equipamento no PURD? Não posso estar presente para ver.
25 de novembro
10H30| Inauguração da 'Ecovia da Guarda'
Av. Francisco Sá Carneiro, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda
21H00| 11º Encontro de Grupos de Cantares Tradicionais da Guarda
TMG - Pequeno Auditório
26 de novembro
9H00-14H00| Invernal de BTT
9H30| Abertura do Centro Cyclin' Guarda
Parque Urbano do Rio Diz
15H00| Descerrar de Toponímia – Rotunda 'Rádio Altitude'
Rotunda de Acesso ao Hospital
15H30|Inauguração da Escultura Nova Estela, homenagem, a título póstumo, ao Padre Francisco de Pina
BMEL – Espaço Exterior
27 de novembro
10H45| Sessão Solene Comemorativa do 824º Aniversário da Cidade da Guarda
Sala António de Almeida Santos
14h30|Inauguração das Obras de Requalificação do Mercado de S. Miguel da Guarda
15h30|Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil da Estação
15h50| Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil da Sequeira
16h15| Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil dos Castelos Velhos
16h40| Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil do Pincho
21h30| Concerto Comemorativo do Dia da Cidade – Paulo de Carvalho
TMG - Grande Auditório

https://www.mun-guarda.pt/noticias/1887-guarda-celebra-824-aniversario#images-preview

63 comentários:

  1. O Centro Cylin’ Portugal da Guarda é isto:
    https://www.cyclinportugal.pt/pt/2-centros/162-guarda

    Já está pronto e em funcionamento há bastante tempo, mas só agora vai ser feita a inauguração.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui
      A questão que abordo não é o centro de ciclismo. è estar escrito cyclin num lado e ciclin outro e este abastardamento da simultâneo da língua portuguesa e inglesa.
      Para o turismo do Centro e de Portugal o que está a dar é a língua inglesa.
      A Oliveira

      Eliminar
    2. A mudança de nome para Inglês deve ter sido feito pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que é quem promove estes centros.
      Antes chamavam-se simplesmente "Centros de BTT", mas depois juntaram percursos de estrada e mudaram de nome:
      https://vivercidadeguarda.blogspot.com/2014/12/inauguracao-do-centro-de-btt-no-sabugal.html

      Eliminar
  2. Atenção que o cartaz não se vê uma vez ampliado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dra. Amélia, só a Dra. pode salvar a situação. É que este senhor tem de cair com estrondo e eu sei que a Dra não acredita no projeto, mas como é mais responsável, ainda aí está. Eu garanto-lhe Dra. Que daqui a um ano estará arrependida de não ter saído também agora. Não há drama. Saia. Se o executivo cair, a Guarda fica melhor e em autogestão a aguardar eleições e uma maioria absoluta com gente capaz. Faça um favor á Guarda e dê a chicotada final. Abra o jogo e explique os motivos. O que não tem pernas para andar nunca vai andar.

      Eliminar
    2. A pior Vice que o Município já conheceu? Verdade seja dita, a Sra é coerente, já tem a mesma adoração dos funcionários da câmara tal e qual a admiração que todos os professores da Afonso de Albuquerque ainda lhe têm. Pobre Sérgio, desta é que ele pagava para se ver livre…

      Eliminar
    3. A Sra. Amélia deve sair imediatamente e deixar-se de fingimentos. Cada dia que passa na Câmara é um dia que a Guarda perde nas mãos de Sérgio Costa . Estamos a falar de uma mulher que foi esvaziada de poder e protagonismo. Tem pelouros sem os ter. Não implementou qualquer política nos últimos dois anos e a sua influência é nula ou praticamente nula.
      Está a ocupar um lugar. O que quer mais para bater com a porta?? Não me diga que acredita neste corropio de freguesias e missas? Não seja cúmplice e faça um favor à Guarda. Ainda vai a tempo.

      Eliminar
    4. Depois de tantos amores entre o presidente e a sua partner, deixando a prof. Amélia de lado. A única com vontade de trabalhar. A única que sabe ter subalternos. Agora é que saía? Agora que têm que lhe dar razão? Depois do que aguentou, agora é só melhorias. Que o Sérgio já não lhe volta a falar em público como já falou, aposto que não. Além disso, já não tem "poder" para onde voltar. Vai ficar, a menos que que alguma questão com a justiça lhe abra os olhos.

      Eliminar
  3. Que coisa tão fraquinha. A meio do mandato este presidente apresenta obras do Carlos Chaves Monteiro e inaugura... requalificações! Está tudo dito. Trabalho zero obra zero influência zero reconhecimento zero mérito zero políticas zero estratégia menos que zero
    Um vazio existencial

    ResponderEliminar
  4. É impressão minha ou o Ricardo Neves e o Fábio Pinto dizem tudo o que aqui se lê no Sol da Guarda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem bom, nem precisam de preparar o programa pois basta abrirem este blog. Eu ouvi o militante do PS e assalariado a parafrasear partes do comunicado da JSD tudo misturado com pinceladas de Sol da Guarda. Fez-se a analogia da ministra das finanças, entre outros contributos dos foristas. Continuemos a comentar e a elucidar, pois o programa de hoje foi muito bem conseguido. Acho bem os comentadores pegarem no que se aqui fala, já na assembleia assim foi.

      Eliminar
    2. Só revela inteligência irem basear o comentário num blog com esta qualidade. Se estivessem à espera da comunicação social da cidade, seria um triste silêncio...

      Eliminar
    3. São duas pessoas que trabalham imenso, o Sol da Guarda facilita a pesquisa e a preparação que não têm tempo para fazer

      Eliminar
    4. Emprego não é trabalho

      Eliminar
  5. https://www.altitude.fm/politica/concelhia-do-ps-da-guarda-exige-explicacoes-sobre-demissao-de-diana-monteiro/

    CONCELHIA DO PS DA GUARDA EXIGE EXPLICAÇÕES SOBRE DEMISSÃO DE DIANA MONTEIRO - RÁDIO ALTITUDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a do PSD diz o quê? Outros que tb haviam de pedir a demissão. É que não fazem um cu. Pela primeira vez vejo a J, garotada sem barba, a ter 10x mais importância que uma concelhia dum partido...

      Eliminar
    2. Exigem explicações porque não podem exigir a demissão. Quem seria o candidato? Arriscavam-se era a ficar sem vereadores em intercalares.

      Eliminar
    3. 1636
      Nao é não fazer um cu. É pior que isso. É fazer a palavra que começa por m. É não ter uma ideia digna e uma cabeça pensante. Nada, nada, nada. Não se lhes pode pedir mais a não ser o estatuto de maior acompanhado caso exista na política. O mesmo deve ser dito, aliás, da distrital, que é a estrutura política mais fraca e incapaz que o distrito já conheceu. Uma autêntica vergonha que dá pena e entristece a pessoa mais feliz. A melhor imagem que posso dar deles é imaginarem um grupo de pessoas á espera do Álvaro Amaro para jantar. Enquanto não estiver o Álvaro Amaro ninguém começa a comer e á mesa só se senta quem ele deixa. Agora olhem para a Guarda cidade e distrito e vejam o resultado.

      Eliminar
    4. Sim, a distrital do PSD já devia ter vindo à praça dizer da sua justiça. Sr. Presidente, da distrital e presidente da câmara de figueira de castelo Rodrigo, está à espera de quê?

      Eliminar
    5. Essa estrutura chamada distrital existe?

      Eliminar
    6. Esse é igual ao Álvaro Amaro https://radiof.gmpress.pt/a-iniciativa-terra-natal-promete-trazer-muita-animacao-natalicia-a-figueira-de-castelo-rodrigo/

      que por seu turno é igual ao Sérgio Costa. A política dos carrosséis e cidades natal. Não têm onde gastar o dinheiro. O Álvaro Amaro chegou a pôr camelos na rua do comércio. Para quando os elefantes em Figueira de Castelo Rodrigo?

      Eliminar
    7. O dinheiro que gastam em eventos de meia tigela em 10 anos dava para requalificar o centro histórico todo e fazer duas ou três obras de grande monta. Continuem a gastar. Este ano o Sérgio Costa já queimou mais 1/4 de milhão para podermos brincar aos carrosséis. Isto não é criminoso?
      Em 10 anos quanto é que o Amaro e a sua tropa gastaram em eventos que nada deram á Guarda? O que faríamos com todo esse dinheiro... Onde está esse dinheiro que é nosso e deveria servir para tratar da cidade? Estou farto de palhaçada

      Eliminar
    8. Há 10 anos que assim é porque houve um senhor de Gouveia que decidiu fazer da Guarda uma plataforma de lançamento para outros voos. Como a sua intenção era meramente ganhar votos e ser conhecido, desatou a criar festas e a rebentar com o erário público para promoção da sua imagem. Chegado ao parlamento europeu foi obrigado a dar 40 mil euros á justiça como caução para poder tomar posse. Passados quatro anos saiu de fininho depois de apanhar 3 anos e 6 meses de pena suspensa noutro processo.

      Eliminar
  6. Inauguração de obras que deveriam ser de manutenção diária obrigação da câmara! Não fizeram o que lhes compete deixam estragar tudo depois pagamos a triplicar e ainda fazem disso bandeira. Inauguração d algo que já existe e dev rua fazer parte da gestão corrente das manutenções, não faz sentir algum. Aliás, faz sentido no Facebook para se idolatrarem..., mais umas fotos que já ninguém aguentar.

    ResponderEliminar
  7. Vai para o dia da cidade com uma mão atrás e outra á frente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pedinte político. Continua a fazer chamadas e a levar negas!!

      Eliminar
    2. Mas alguém quer dar a cara, por um projeto que nunca chegou a ser? Quem arrisca integrar uma equipa como aquela?

      Eliminar
  8. Com conhecimento de causa, não era eu que caminhava descansado junto ao muro do retail.

    ResponderEliminar
  9. Fraquíssimo dia da cidade. O mais fraco de sempre.

    ResponderEliminar
  10. Ouço criticas opiniões e fóruns e todos parecem alinhar pelo diapasão da JSD. Estranho... A JSD marca o ritmo e os outros vão trás a dar ao apito. Cuidado senhores comentadores, há uma coisa chamada propriedade intelectual e segundo sei, o dono da jsd é lá dos direitos.

    ResponderEliminar
  11. Não me digam que os políticos e sociedade vão andar o dia todo a inaugurar requalificações de parques infantis. Pobreza franciscana. Isto chama-se na minha terra encher chouriços... Olhem bem para o plano do dia da cidade e tentem ver nas entrelinhas algo novo deste executivo. Vemos inaugurações do que já existe, coisas banais, a típica invernal, o numero de circo da cantoria, e que mais? Inaugurações de duas obras de Chaves. A conclusão que tiro é que Chaves continua a fazer obra sem ser presidente e este presidente continua sem tomar posse. A partir de 2024 é que é que começa a doer. Deve ser deve...

    ResponderEliminar
  12. Eu abro o facebook e é só comida, igrejas, padres e freguesias. Acham isto normal?

    ResponderEliminar
  13. A Ecovia só deveria abrir após uma vistoria feita por pessoal credenciada ao muro de suporte do Retail Park. Nas atuais condições é por em causa a segurança.

    ResponderEliminar
  14. Isso não se coaduna com os tempos políticos

    ResponderEliminar
  15. Meu caro amigo Oliveira, devo dizer-lhe que o seu blog me tem ajudado a lidar com muitos problemas de saúde que tenho. Tenho estado mais animada e entretida por aqui. Obrigado por regar todos os dias e cuidadosamente este seu canteiro. É um anjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me tenho sentido mais leve de tanto rir por aqui. Dão-se os recados e dizem-se as verdades com algum sentido de humor.

      Eliminar
  16. Eng. Oliveira. Eu bem lhe disse para esperar mais uns dias. As esculturas, finalmente, já estão a ser transladadas. Abençoado post e abençoados comentários.

    ResponderEliminar
  17. 1932
    Muito obrigado, para entreter está bem, mas para curar é difícil, para alimentar o espirito vou continuar a tentar. Para anjo falta-me tudo.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Oliveira é uma superstar. Já fui á via rápida e já me fizeram o orçamento.

      Eliminar
    2. A sério!🤣🤣🤣

      Eliminar
    3. Podemos marcar encontro no madeiro, com as techerte's do Oliveira e brindaremos todos à saúde do homem coragem...quando posso passar na via rápida para levantar a minha?

      Eliminar
  18. O D. Sancho esconde-se de vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer dia cai estatelado na praça por causa da incúria e esquecimento

      Eliminar
  19. Toca aderir ao desporto. Mais desporto é mais saúde e menos refilar por tudo e por nada é mais equilibrio, psicologicamente falando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim principalmente se forem aquelas corridas dos Guarda Runners onde se misturam PS e PG

      Eliminar
    2. São bons corredores mas a sua meta é o tacho público à custa da política!

      Eliminar
  20. A mim admira como é que o João Prata chegou tão longe na política. Que pobreza de discurso, que coisa. Veja lá sr professor, fale mais baixinho e todo o cuidado é pouco. Não vá chatear ninguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discurso pobre como as políticas. Ontem no comentário na F consegui retirar três conclusões do discurso deste senhor:
      A primeira é que o orçamento camarário não pode ser chumbado para não ficarmos um ano sem orçamento e sem transferências de competências e investimentos (Valha-nos Deus, será que desconhece que isso obrigaria o presidente a apresentar um novo documento digno de ser aprovado? Será que não vive a miséria governativa que todos vivemos? Será que gosta do rumo que os dois últimos orçamentos nos deram? )
      A segunda é que a oposição deve dar justificações para o chumbo da empresa municipal (arre, outra vez nesta tecla. São todos iguais. Então mas as justificações não foram já todas dadas em Junho?! Então mas os vereadores do PSD não votaram contra porque disseram que a empresa era uma irresponsabilidade e expuseram os motivos?Então os partidos não se expressaram na Assembleia Municipal? Este tipo não vive neste mundo).
      Acaba com chave de ouro a elogiar a requalificação dos parques infantis do PG que assim põe fim "à bandalheira" (bandalheira do partido dele???? Mas não há decoro??)
      Sinceramente, não entendo este senhor e fico de boca aberta a ouvi-lo. Numa terra dinâmica e desenvolvida nem seria cogitado para integrar uma associação recreativa de bairro. Na Guarda, chegou a deputado.

      Eliminar
    2. Não dá uma prá caixa

      Eliminar
    3. Bandalheira é passar um dia da cidade a apresentar parques infantis. No primeiro foram os padres e bispos alinhados, no segundo, foi apresentar empresas que não existem e o terceiro é para inaugurar pequenas requalificações. Batemos no fundo. Recordo que eu não levo os meus filhos ao Polis porque temo pela integridade física deles.

      Eliminar
    4. Foi ele que se perfilou pós sabia bem que o eng Duarte iria abdicar. Duas vezes deputado e há mais de 20 anos presidente se junta...🤷

      Eliminar
    5. E está esta pessoa a "defender os nossos interesses" na Assembleia da República se nem na Guarda os consegue defender.
      Eu tenho vergonha desta classe política, do nível destas pessoas que estão na causa pública. Não têm visão alguma. Que se dediquem a outra coisa qualquer, na política é que não deviam estar.

      Eliminar
    6. Fim da bandalheira? Então que vá ver como está o parque infantil do Polis. Se a ASAE lá passa, fecha aquilo tudo.

      Eliminar
    7. A oposição na Câmara só tem de continuar o trabalho que está a desenvolver. Já impuseram duas importantes derrotas a estes incompetentes e a terceira será o Orçamento. Eu confio nos vereadores para defender a Guarda porque infelizmente, os presidentes de junta estão dependentes do presidente da Câmara e não votam em consciência. Há também deputados do PSD que cospem no prato onde comem e a meio das votações saem da sala. Há até alguns que não põem lá os pés ou que quando põem vão lá votar a favor do PG.
      Desses, enquanto cidadão, não espero nada.

      Eliminar
  21. Politicamente esse Prata e Ana Manso são as duas faces duma mesma moeda. Dois políticos próprios de circulos eleitorais pobres onde as pessoas não são exigentes. Depois associam-se a estas almas os Condessos, Venturas, Vitores, e Mouratos. Como é possível terras com tão bom vinho ter políticos deste cardápio. Prefiro de longe um bom vinho da Meda ou uma boa morcela da Guarda, a qualquer um destes políticos. Isto não se inventa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em dois anos não lhes ouvi um intervenção de jeito.

      Eliminar
    2. Falta liberdade de expressão na Guarda e liberdade de pensamento próprio.

      Eliminar
  22. Senhor Oliveira. Uma sugestão: O português gosta muito de apostar nos jogos da Santa Casa e habitualmente nada ganham. Poderia lançar neste espaço um jogo do palpite. Eu aposto que a vereadora Amelia vai sair dentro de um mês, ou dez dias, ou meio ano, ou 48 dias. Assim. Por cada aposta 1€. O ganhador é o melhor palpite, recebe uma percentagem da receita. O restante poderia ser para o Sol da Guarda e numa tainada com pão vinho, entremeada e chichorros. A Amélia e familiares não podem apostar que isto é um jogo sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aposto que sai em meados de janeiro, entre o dia 7 e 17. Obrigado.

      Eliminar
    2. depois do jantar de reis da associação dos amigos dos professores que enveredam pela política na guarda...

      Eliminar
  23. Aposto que esta câmara não chega ao fim. Este jogo poderia ser controlado pelo governo civil para não haver vigarices.

    ResponderEliminar