A Rotunda do “Raio”
Está nos últimos retoques uma nova rotunda na Guarda
Por enquanto vou chamar-lhe a “Rotunda do Raio”. Explicarei
abaixo porquê.
Tinha alguma esperança que a “Alminha do Raio” fosse
colocado no centro da rotunda. Talvez coloquem uma bicicleta, ou melhor ainda,
uma escultura produzida no SIAC.
Será que vai ser inaugurada no dia 27 de novembro, como a
primeira obra do regime?
Ou a pedovia será a obra do regime?
Não se esqueçam de colocar aquelas placas de sinalização que
foram colocadas para ali como objectos sem valor.
“Alminha do Raio”
Entre o nicho e a base da alminha, estava escrito quem a
mandou fazer e o motivo. A erosão tudo levou e resta a memória.
E a memória diz que naquele local um homem foi atingido por
um raio, durante uma violenta tempestade, e morreu.
Quem era o homem e quem erigiu a “Alminha” não é do meu do
conhecimento, talvez alguém tenha outras memórias, talvez os mais idosos de
Alfarazes, tenham esse conhecimento.
Cuidado Sérgio Costa e demais autarcas! https://www.jn.pt/7632273580/eduardo-vitor-rodrigues-condenado-por-peculato-perde-mandato/
ResponderEliminarQuando menos se espera... Este foi só o primeiro, para servir de exemplo
Faz-me lembrar dos bons velhos tempos do SMAS e da tentativa falhada de criar agora um SMAS próprio e em roda livre, que era a empresa municipal para as casas que não existem. Seria mais fácil confundir esferas privadas e públicas, correcto? Ás vezes os patrimónios das esferas coincidem e abundam as "isaltinices". Mera hipótese académica, claro. Porque a empresa já foi inviabilizada. Uma enorme e bem aplicada derrota que deve doer profundamente. Um murro no estômago dos muitos que aguardavam emprego. Há uma em particular que está chateada e ontem não dormiu.
EliminarNesses tempos alguém também ia de fim de semana com viatura dos serviços
EliminarMuito cuidado!!! Este crime é cometido por todos eles! Eu arrisco a dizer!!!
EliminarUm projeto absurdo, em contra-ciclo e contra todas as regras da experiência. Não aprendemos nada com o passado dramático das empresas municipais na Guarda? Irresponsáveis. A criação da empresa só existe na cabeça deles e serviria para satisfazer as necessidades de alguns.
EliminarMas o que é que tencionam fazer à alminha?
ResponderEliminar1616
EliminarVai ficar onde estava, suponho, Os caminhante podem parar um pouco, meditar e deixar uma flor.
A Oliveira
Excerto da reunião de Câmara de 23 de outubro https://cdn.mun-guarda.pt/WS/1699896874-38933 , a página 49
ResponderEliminarTema: Discussão do Plano de Urbanização do Cabroeiro.
""- Sérgio Costa, Presidente: “Está aprovado por unanimidade. Senhora arquiteta, eu
peço só o favor de nos mostrar qual é a classificação prevista, neste plano, para o
antigo matadouro por favor. Qual é a classificação do solo? Na planta geral, o que é
que quer dizer essa mancha a azul que aí está?” -------------------------------------------
- Teresa Corujo, Consultora Ambisitus – Projetos, Gestão e Avaliação
Ambiental, Lda.: “É um espaço de equipamento.”---------------------------------------
- Sérgio Costa, Presidente: “Equipamento público?” -----------------------------------
- Teresa Corujo, Consultora Ambisitus – Projetos, Gestão e Avaliação
Ambiental, Lda.: “Sim à partida poderá ser público ou privado, mas são
equipamentos.” ----------------------------------------------------------------------------------""
A prova de que 1) o Hospital Privado Terra Quente era possível no matadouro antigo e continua a ser à luz deste Plano de Urbanização, nada mudou 2) Sérgio Costa, José Valbom e José Relva não têm razão quando dizem que o Hospital era ilegal 3) há possibilidade de construção pública e privada, a possibilidade de ceder o direito de superfície a privados não era ilegal nem é agora ilegal e não teria de haver obrigatoriamente concurso público para a cedência do direito de superfície 4) As áreas de habitação podiam, também, ser ocupadas com áreas e finalidades diferenciadas como era a saúde. No projeto de urbanização há fins dominantes e fins complementares 5) Sérgio Costa, José Relva, José Valbom e Cidália Valbom, entre outros protagonistas, fizeram com que a Guarda perdesse dois anos com base numa mentira política. Aliás, fizeram com que a Guarda perdesse 4 anos ou mais, porque até 2025 não vai haver obra nenhuma.
Esta é a política rasteira e poluidora que até hoje só tem provocado o atraso estrutural da Guarda.
Uma vergonha, aqueles lá...
EliminarUma coisa é não se concordar com o que o anterior presidente queria fazer. Mas isso eles não têm coragem, porque não discordam. Alguém duvida que se fossem eles a anunciar o hospital a música era totalmente diferente? Iriam ser os primeiros a defendê-lo.
EliminarSó têm esta forma de estar para poderem desancar no Carlos Chaves Monteiro e ganhar votos.
Mas dizia eu que uma coisa é não concordar e debater ideias com ideias, outra é difamar gratuitamente e fazer uma campanha clamando ilegalidades e peculato por ausências de concursos públicos quando eles nem eram necessários. Por isso a Guarda tem perdido tantos investimentos privados e apoios públicos do Governo. Falta-lhes rasgo para exigirem mais a eles próprios. O mundo de Sérgio Costa, Toju e Mendes começa na Ribeira dos Carinhos e acaba em Famalicão. O mundo das vereadoras não sabemos, porque não existem no plano político.
Tal e qual! E no fim quem fica prejudicado? A Guarda e as suas gentes...
EliminarQue dia da cidade tão fraquinho e sensaborão da parte do PG. Pensava que o do ano passado tinha sido o bater no fundo, mas este ano vai ser pior. Que saudades da Guarda! Que saudades de viver numa cidade!
ResponderEliminarVão para o terceiro ano seguido a apresentar as obras do PSD. Mais parece que o Sérgio Costa ainda está no PSD.
EliminarQuero dar aqui a minha palavra de apreço aos vereadores da oposição do PSD, mas primeiro dar os parabéns ao Tribunal de Contas. Fizeram um grande favor à Guarda.
ResponderEliminarTenho reparado na cidade no excesso de placas e plaquinhas. Tem sido placas por todo o lado, é uma poluição visual sem precedentes. Onde basta uma metem três. Placas e lombas e mais lombas e mais placas. De onde vem esta vontade de gastar sem critério?!?
ResponderEliminarPor politiquices, se atrasa o desenvolvimento da cidade. Dava um case stud : exemplos do que não se deve fazer numa autarquia. Hotel de turismo, porto seco, hospital particular no matadouro, comando da GNR, a fábrica da cerveja, , etc
ResponderEliminarO Álvaro Amaro fez um presépio no Hotel Turismo e pôs lá dentro o menino em palhas deitado. Sérgio Costa foi ainda mais católico e deixou que por lá fizessem a fogueira da Inquisição.
EliminarEstamos quase no dia 20 de Novembro e, que eu tenha visto, nem uma publicação nas redes sociais da CMG sobre a discussão pública do Plano de Urbanização do Cabroeiro. Devem querer passar despercebidos.
ResponderEliminarAproveito para deixar aqui o link:
https://www.mun-guarda.pt/agenda/3842-plano-de-urbanizacao-do-cabroe
Um movimento que começa por apanhar uma contra ordenação da Comissão Nacional de Eleições por meter publicidade paga no Facebook.
ResponderEliminarNão seria de esperar que fosse correr bem
Obrigado Carlos Chaves. Fazes mais na oposição do que este com a Câmara nas mãos. Fizeste mais em um mês de pandemia do que este com dois anos sem máscaras.
ResponderEliminarLi a ata da reunião de Câmara e foi bom porque foi reposta a verdade em relação ao plano do cabroeiro
EliminarTambém não é difícil!
EliminarEstou para ver quem é que o PSD vai levar ao altar nas próximas eleições.
20 dias depois lá houve ata... e vejam bem o seu conteúdo, que é vital para percebermos tudo o que se vai passando. Eles querem-nos assim, desinformados...
EliminarQue desgoverno. Mais parece que a Guarda não tem serviços camarários de todo o tipo. É só outsorcings para tudo e mais alguma coisa. É inadmissível, este delapidar do erário público! Os guardenses pagam os salários a uma máquina gigante de funcionários e ainda pagam os ajustes diretos e demais procedimentos para contratar pessoas e serviços fora! Pagam a dobrar ou a triplicar! Pura incompetência e desorganização. Ponham se ao fresco...
ResponderEliminarRádio F
ResponderEliminar1 d ·
Os projetos para a construção das variantes da Sequeira e dos Galegos (Guarda) já estão em curso
https://www.facebook.com/photo/?fbid=817570447039651&set=a.491512266312139
A rádio F não aprende e continua a noticiar coisas que não vão acontecer só para o Presidente ficar bem na fotografia. Eu já tirei print á notícia e guardei o link para futuro numa pasta que aqui tenho
Como é que os projetos já estão em curso, se não foi lançado qualquer concurso público para o efeito? Estes bem como a estrada verde, há mais de 30 anos e sempre que há eleições prometem, prometem e não se vê nada. Mas alguém acredita? Eles que digam quem está a fazer os projetos e a previsão do seu termino. Mentir não é crime?
EliminarPor aquilo que me conta e como não tenho razão alguma para não acreditar vem si caro Olivier, a sua descrição sugere-me vários cenários: o primeiro poderia ser a construção de um monumento ao deus Júpiter, por ser o deus dos trovões e dos raios. Nesse local não ficaria mal um monumento a adoração do deus Baco, local onde poderíamos celebrar as bacanais em honra do nosso deus Baco. Essa rotunda é o local adequado para cagar fumo com perícias automoveis.
ResponderEliminarMas que raio de rotunda...
ResponderEliminar