quarta-feira, 8 de novembro de 2023

SIAC - 7º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORANEA

Vai começar o SIAC, este ano fora de tempo, e até parece que foi metido à pressão na agenda. Vai ser de 09/11/2023 a 19/11/2023.
​“A iniciativa tem por base exposições, produção de arte ao vivo e formação artística, bem como espetáculos e concertos. O tópico 'O Laboratório da Saudade' servirá de mote e de fio condutor ao projetado evento cultural que abrange várias linguagens artísticas: pintura, desenho, gravura, escultura, instalação e performance”
E há perguntas a fazer: Para que serve o SIAC, qual p objectivo e para que vão servir obras que são feitas?
Sobre as esculturas produzidas em anteriores simpósios, é visível o destino a que foram votadas: Triângulos rodoviários embelezados, Campus com esculturas desleixadas e esculturas no parque de estacionamento da biblioteca abandonadas.
Sobre as pinturas, suponho que estarão encaixotadas nos armazéns do museu ou nos armazéns da câmara.
Será que querem construir o “Museu de Arte Contemporânea da Guarda” mostrar estas obras?
Façam o favor de explicar.

37 comentários:

  1. Como é que um município quer fazer simpósios de arte contemporânea e se recusa a ter na sua posse o espólio de António Piné? Nada faz sentido neste excutivo

    ResponderEliminar
  2. O meu comentário é o que é que você percebe de arte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1905
      Se só quem percebe de arte pode falar de arte então temos um país de mudos da arte
      A Oliveira

      Eliminar
  3. É de lamentar que o SIAC esteja reduzido a esta mostra reles e à pressa num inverno chuvoso e rigoroso.

    ResponderEliminar
  4. A caminho dos 20 dias sem ata da ultima reunião de Câmara. Isto politicamente é insustentável. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi porque, provavelmente, a ata ainda não foi aprovada.

      Eliminar
    2. Como se pode fazer oposição se se desconhece o objeto político sobre o qual poderia vir a recair a oposição? Não sabemos, não vemos, não nos deixam saber e não nos deixam ver.

      Eliminar
    3. Mas a ata não pode ser aprovada com mais celeridade?? É preciso 20 dias para aprovar uma ata??? Mas andamos a brincar??? Sete pessoas não conseguem aprovar uma ata entre reuniões??? Quanto tempo demoram os "atistas" a produzir a ata??????

      Eliminar
  5. Agora andam a afunilar os rios, neste caso os afluentes. Eu já não sei o que dizer mais desta governação. Todos os dias é um novo choque porque toda a obra que fazem é uma aberração. Ciclovia, acessos aos passadiços, um crime ambiental e ecológico em pleno PNSE, o desastre urbanístico das Lameirinhas e agora esta loucura de afunilar rios para acelarar o caudal e humanizar indevidamente os cursos de água. Quanto custam estas aberrações?

    ResponderEliminar
  6. Olhe Sr. Oliveira, nem sei que lhe diga. Conheço pessoas do PS que estão contentes com a queda do governo porque assim o Rui Isidro fica sem o lugar. Já viu isto?

    ResponderEliminar
  7. Como é que a Guarda que é a capital dum distrito deixa fugir tudo para a Covilhã? Eles são mais do que nós, está visto

    ResponderEliminar
  8. E a feira de Natal? Já há ajuste direto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa m devia acabar! Em tempos de dificuldades financeiras gastam dinheiro em carrosseis. Façam mas é obra na cidade e governem a Guarda. Se eu quiser entretimento vou ao cinema, mas tem de ser à Covilhã. O mesmo se aplica ao teatro.

      Eliminar
  9. Quem serão os candidatos do PSD para as próximas eleições. De repente a coisa ficou séria e há que fazer as listas. O Amaro assume o jogo de influências? Eu voto no Álvaro Amaro que é um rapazão na flor da idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prata vai e perde-se um candidato. Rui Ventura não vai e perde-se um deputado. A Sra. PG a mando do Amaro também não vai, porque para isso era preciso tempo de namoro dentro do partido que ainda não houve. Falta o cabeça de lista que será o Carlos Peixoto outra vez por indicação da distrital. E acho que não falta falar de nada a não ser de uma ou outra surpresa que por lá pode aparecer, mas isto está feito para os suspeitos do costume...
      E é por isso que eu vou votar, obviamente, na ministra, que é competente e merece o nosso voto, o voto da Guarda.

      Eliminar
    2. Todos esses do PSD juntos juntinhos não fazem um. O Prata que se candidate a provedor de bairro dele porque em 2025 fica sem o lugar e não se pode recandidatar á junta. Talvez arrisque numa outra freguesia qualquer aí perto, porque ele não é de arriscar muito

      Eliminar
    3. Uma nulidade a todos os níveis levada num andor. A junta não tem qualquer traço de personalidade ou iniciativa própria e dentro das suas competências faz o mínimo e políticamente é zero
      É um dos eleitos locais mais importantes da cidade e do concelho e não tem qualquer tipo de intervenção política a exigir uma Guarda melhor. Os papéis que lhe mandam ler no parlamento não contam.

      Eliminar
    4. Concordo! Não se vê nada que tenha feito na Guarda depois de tantos anos à frente da Junta de Freguesia. É boa pessoa,? É mas é pouco para o cargo é preciso mais ousadia e determinação...

      Eliminar
    5. Por favor, acho que devemos pensar e não votar nos mesmos, nos que já lá estiveram sejam do PS seja do PSD. O país precisa de ser governado por bons gestores gente com sangue na guelra, com sentido filantrópico de servir e não ser servido. Caras novas é urgente, quem já lá esteve não deve voltar. Os lugares não são eternos e há que dar oportunidade aos outros até pk podem ser mais competentes que nós. As mesmas caras já cansam ...A ambição dos mesmo quer no PS quer no PSD, tanto a nível distrital da Guarda como do país faz com que os partidos de extrema esquerda, cresçam cada vez mais.

      Eliminar
  10. O tempo passa e o Sol da Guarda vai-se afirmando como espaço de referência para debate político e não só. Políticos vêm aqui buscar e beber par a prepararem o discurso semanal ou mensal nas rádios e os jornalistas das rádios fazem o mesmo.Na Assembleia Municipal assistimos a um debate do debate que aqui vem sendo alimentado por muito boa gente.
    António Oliveira, desejo - lhe muita saúde e disposição para cá continuar e para que possamos ter um espaço livre e independente. Sim, independente, porque apesar de eu não ser mais à esquerda como eu acho que o sr é, tenho sempre visto os meus comentários aprovados e muitas vezes sei que não concorda nada com eles. Abraço e obrigado pela dedicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. Obrigada eng. Oliveira, não desista nunca. Sei que há muita gente que não vem aqui dizer o que pensa por medo de que possam saber quem são. A esses quero dar toda a confiança, eu escrevo sem medo porque sou anónima e não há nenhuma maneira de se caber quem escreveu, nem o moderador deste blog. Infelizmente ainda vivemos em ditadura porque nem sempre podemos dizer o que pensamos. Então dizemos de forma anónima. E olhem que resulta, os recados chegam e tem havido decisões influenciadas pelo Sol da Guarda....aguardem mais 2 ou 3 dias...eheheh

      Eliminar
    2. O eng. Oliveira está aqui desde 2009 de pedra e cal e a publicar quase diariamente. Ao longo dos anos, posso ver aqui na aba direita um decréscimo de publicações que chegaram a ser 806 em 2011 e 193 em 2021. Parece uma travessia no deserto de um cidadão resiliente e com vontade de mudar as coisas.
      Em 2023 vejo com agrado que já vamos a caminho das 250 publicações e isso dá-me gozo. Você merece e sei que anda feliz de ter aqui no seu blog a atenção devida
      Abraço

      Eliminar
  11. O que vão fazer as obras de arte que vão produzir? Vão convidá- las para participarem nas festas? Tenham cuidado que algumas delas bebem em demasia e depois dão mais exemplos. Andam pelas ruas da amargura.

    ResponderEliminar
  12. Ai o sr Oliveira pede explicações? A quem? Ao Sérgio Costa e à Câmara? Ainda por cima logo em matéria cultural... Esqueça lá homem. Bateu a porta errada, aqui não se explica nada

    ResponderEliminar

  13. https://radiof.gmpress.pt/no-mes-de-novembro-o-servico-de-urgencia-do-hospital-da-guarda-nao-tem-resposta-em-cirurgia-medicina-interna-anestesiologia-e-obstetricia-de-urgencia-so-de-2a-a-5a-feira/



    "Já não se pode falar de constrangimentos, as declarações são de João Pedro Silva, representante para ordem dos médicos na Guarda. À RTP, clínico disse que a resposta em matéria de saúde no SNS «bateu no fundo»."

    ResponderEliminar
  14. O SIAC poderia ser uma das grandes marcas culturais da Guarda e deveria ser cada vez mais valorizado e difundido. Assistimos precisamente ao contrário, hoje o SIAC é uma sombra do que foi e só existe para não haver mais críticas por parte da oposição, que teria mais um cavalo de guerra para atacar o presidente e a governação.
    Em todo o caso, as questões são pertinentes porque não só se sabe o destino dado e a dar a algumas obras, como a tónica tem sido a degradação pública de algumas delas. O Município tem-se recusado a garantir a sua boa ou efetiva guarda e conservação. Está em falta e, a meu ver, deveriam correr processos nos tribunais.

    ResponderEliminar
  15. Apelo público ao Rui Isidro, o por enquanto ainda emigrado assessor de Ana Mendes Godinho:
    - Convence a tua quase ex-Ministra a ser candidata à Câmara da Guarda
    Ou
    - Regressa ao jornalismo na Guarda (desde que o tempo nos corredores do poder não te tenha apagado o espírito crítico)
    E
    - Escreve mais livros, agora que deves saber histórias picantes sobre os socialistas da Guarda

    ResponderEliminar
  16. Este ano não há Bola Parda. Parece oficial... No ano passado houve provas cegas e concurso no dia da cidade. Estamos a perder qualidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eles acreditam no que fazem. Foram tão criticados e gozados que voltaram atrás! Este ano não há bolas pardas, mas há marmeladas e bolos de castanhas, mas isso é um nicho. No ano passado quem os ouvia falar, parecia que iam colocar a Guarda na rota da seda graças á bola parda
      O ridículo de situação... Rir para não chorar

      Eliminar
  17. No programa da rádio altitude nao percebo nada do que dizem, elas falam todas umas por cima das outras e é grande a gritaria. Eu voluntario-me para ser eu o moderador

    ResponderEliminar
  18. Agora o populista diz que vai alargar os passes gratuitos aos estudantes do IPG!! É a grande medida que a rádio F anuncia !
    A Câmara vai
    A Câmara faz
    A Câmara diz
    A Câmara afirma
    A Câmara investe
    A Rádio F conta-nos tudo e faz propaganda ao Sérgio Costa. Será grátis??

    ResponderEliminar
  19. Sr. Oliveira, já bateu os olhos no último Boletim Municipal Viver a Guarda? Rechonchudo, hein? Quase parece uma Bíblia de acontecimentos! Logo na primeira página diz que a periodicidade é trimestral mas que a informação constante do Boletim é de Janeiro a Setembro (pra encher, visto está). E depois, por dentro, é uma compilação dos posts do Facebook. A bem dizer é um álbum fotográfico do Sérgio Costa, que isto para trabalhador não serve, mas aparecer é com ele!

    ResponderEliminar
  20. Afinal o puto da JSD esse tal Robalo tem genica e já começa a marcar o ponto do municipio. Bastou-lhe um post de domingo à noite com + de 300 gostos sobre a desumanidade da falta de transportes públicos para os alunos do politécnico que chegam à Guarda e vai daí transportes gratuitos para todos. O desgoverno da falta de decisões. Para calar o descontentamento deita-se dinheiro sobre os problemas. Que falta de classe.

    ResponderEliminar
  21. Mas é normal colocar esculturas aleatoriamente em cima de caixotes de madeira a apodrecer? Mas esta gente é louca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma que tudo se resolve, desde que aqui comentada a indignação...

      Eliminar
  22. A Cultura está como aquelas sapatilhas penduradas... por um fio!

    ResponderEliminar