quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Mupi - Mobiliário Urbano Para Informação

A Guarda estará na vanguarda ou na retaguarda dos “MUPI”?
A Guarda já teve vários tipos de “MUPI”. Atá já teve “MUPI eletrónicos. Depois deixou de ter “MUPI”. E há uns tempos voltou  aos “MUPI” tradicionais, de colocar um cartaz com iluminação interior, e de dupla face.
E será que está na vanguarda ou terá sido ultrapassada por Gouveia?
“A Câmara de Gouveia iniciou a instalação de um sistema de informação urbano com o recurso a cinco “mupis” digitais interativos já instalados no centro da cidade”.
“Os conteúdos estão interligados com o site oficial do município na Internet, estando previsto o desenvolvimento de uma aplicação, brevemente disponível para telemóveis. O município refere que os “mupis” permitem a divulgação de atividades do concelho e de informações úteis, bem como fornecer informação aos turistas, disponibilizando mapas, roteiros, informações relativas a eventos, principais pontos turísticos a visitar, assim como as últimas notícias da esfera municipal”
E já agora: Onde estarão os “MUPI Eletrónicos”? foram para a sucata? Estarão embalados a aguardar melhores dias? Terão sido vendidos a Gouveia.

21 comentários:

  1. Senhor Oliveira: a Unidade Local de Saúde e o jornal O Interior anunciam em pendant que o presidente da primeira e o diretor do segundo (também diretor da Rádio Altitude) vão juntos entregar oferendas ao pequenote João, bebé do ano na maternidade da Guarda. Sendo assim, já está tudo bem e as informações que o Senhor Oliveira aqui veiculou e deixou veicular não passaram, como sempre, de falsidades e má língua. A RA nada deve à ULS, a ULS não fornece luz e água à RA e não existe nenhum diferendo nem ultimato sobre o que quer que seja a este respeito. Devia retificar e retratar-se por essas falsidades. Se o Sr. Presidente da ULS tivesse sido enganado, não iria fazer de Reis Magos com aquele que putativamente o enganou, de acordo com o rumor espalhado pelo Sol da Guarda. Ou tem provas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fantuchada esta entrega do cheque. Ainda gostava de saber para que é tanta gente no gabinete de comunicação da ULS... tb há ali muita ligação à Radio Altitude...

      Eliminar
    2. O Interior entregou €250 do Continente como a própria notícia diz. O supermercado só precisava de uma promotora - LBM foi o que lhes calhou - a quem não tivessem que pagar para carregar um cheque grande e vistoso mas que na realidade não tem valor nenhum, assim como o CV do director do jornal e da rádio.

      Eliminar
    3. Então não conhece a forte presença do PS no gabinete de comunicação? Tachos, tachinhos, panelas e panelões.

      Eliminar
    4. Há um vídeo do momento na página de Facebook do pasquim. Sérgio Costa também foi (com o fotógrafo do ajuste directo e a mestre de cerimónias) mas não se ouve um piu dele... porque será?

      Eliminar
    5. Um centro de saúde do concelho foi encerrado porque alegadamente precisaria de obras e até aqui tudo ok. O problema é que as mesmas parecem estar concluídas e alegadamente não reabre por falta de mobiliário! ULS?CMG?

      Eliminar
  2. Essa rádio Bruxelas é inacreditável. Faz tudo menos jornalismo, que revista do ano é aquela? Uma rapariga a falar espanhol, umas declarações cortadas e está feita a revista do ano em 15 minutos. É um nível assustador de provincianismo e de pavoneanço durante o ano inteiro com teatrinhos básicos, leitura de poemas e pseudo intelectuais e psicologos. Comentadores, péssimos. Desinformados, convencidos do alto da sua ignorância, nada trazem de digno a debate. Pergunta-se alhos respondem cebolas roxas. Alguns dizem mesmo "não conheço/, não sei, /não estudei o assunto, não falo", então o que fazem ali? Comentadoras sem palavras. Não posso chamar àquilo debate, é gritaria sem conteúdo, cada uma pior que a outra. O que resta? O programa da bola e frente a frente, tenebroso, sempre os mesmos a dizer as mesmas coisas todos os dias, a dar erros de sintaxe, impropriedades lexicais, a falar sem conhecimento de causa e sem qualidade. Uma mera reprodução do diz que disse e das caixas de comentários aqui escritas baseada em nada e coisa nenhuma. Cheguei a ouvir noutro dia um dos comentadores desse frente a frente a declamar um tweet palavra a palavra para descrever a eleição de Pedro Nuno Santos. Sem citar, sem atribuir a autoria, nada. Uma apropriação intelectual em pleno horário nobre dizendo uma frase da autoria de outro 100% igual como se fosse dele. Devem eles pensar que não há redes sociais? O tempo em que as bandas portuguesas imitavam o Jim Morrison sem ninguém reparar já lá vai. Haja vergonha..
    O pior é sem dúvida o diretor que tem orgulho no pior serviço alguma vez prestado à rádio e à Guarda. Defende Álvaro Amaro e Rui Ventura em editoriais (serão grátis?) e ainda arranja tempo para promover um vidente urbe et orbi. Lamentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recuso-me a ouvir uma coisa dessas, mas louvo quem se dá a esse sofrimento. Eu antes prefiro ir a Santiago de Compostela com grão de bico nos sapatos.

      Eliminar
    2. Ainda agora a ouvir, talvez o pior debate que já ouvi na vida

      Eliminar
  3. Há tanta hipocrisia e laracha. Qual o problema de ir entregar bonecos em conjunto. Essa coabitação já vem de trás. O administrador da ULS tem o dever de vir a público e mostrar os recibos de pagamento da água luz da RA. É um dever. Da nossa parte público mortal nada temos a provar. O ónus da prova,o dever jurídico de provar todos estes factos estão todos nas mãos do presidente do conselho de administração. Ele exerce um cargo público e tem o dever de prestar contas.

    ResponderEliminar
  4. Primeiro perdemos para o litoral. Depois para Viseu. Depois para a Covilhã. Depois para Castelo Branco. Depois para o Fundão. Agora já começamos a perder para Gouveia, Foz Côa, Seia e até Sabugal e Manteigas em variados aspectos. Todas as cidades e vilas são desertos, mas a Guarda não se consegue destacar das outras em nada e é o deserto maior. Afinal de contas já nem hospital há,por isso é preferível estar mais próximo de Viseu ou Coimbra.

    ResponderEliminar
  5. À atenção dos cabeças de lista do PSD da Guarda

    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/autarca-da-ribeira-grande-acusado-pelo-ministerio-publico-no-ambito-da-operacao-nortada?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques&fbclid=IwAR1GX73GpLA8Y_yvtZV2cuFFIXUxg0SEA1yXAuxe-W2TCcj1BlRcvAXaqJU

    «A Antena 1/Açores noticiou hoje que o Ministério Público acusou 12 arguidos, no âmbito da operação Nortada, incluindo o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio (PSD).

    Segundo a rádio pública, o autarca é acusado de 32 crimes de peculato, corrupção passiva, crime de prevaricação, abuso de poder, falsificação de documentos e participação económica em negócio.»

    ResponderEliminar
  6. Ó senhor Oliveira, não me diga que os mupis electrónicos eram os que apareceram no LaVie depois...

    ResponderEliminar
  7. O pequeno João ganhou 250 paus. Novo riquismo de quem não paga água e luz nas suas instalações. Afinal têm lá o dinheiro, mas em vez de o darem ao João Barranca, dão ao pequeno João.

    ResponderEliminar
  8. Digam-me de verdade, porque às vezes posso ser eu que estou muito parcial: era costume - independentemente de quem eram - os anteriores presidentes da câmara porem placas com os nomes nas inaugurações de tudo e mais alguma coisa? Há situações que percebo, grandes obras e afins, mas sinceramente pôr uma placa com o nome do presidente numa escultura com busto de outra pessoa e no wc/ginásio de uma escola não é demais? É alguma tradição na Guarda?

    ResponderEliminar
  9. Vergonhosos!!! Tenham vergonha nessa cara!! Isto só lá vai com uma queixa na ERC porque a F não é um órgão de comunicação social, mas sim uma sacristia da Câmara! Como podem dizer isto e fazer disto notícia? Tenham vergonha e decoro!

    Noticia:

    "A Câmara da Guarda já terá garantido os fundos necessários para a execução do órgão da Sé, que está a ser feito num “atelier” em Espanha

    +Info: https://radiof.gmpress.pt/a-camara-da-guarda-ja-tera-garantido-os-fundos-necessarios-para-a-execucao-do-orgao-da-se-que-esta-a-ser-feito-num-atelier-em-espanha/"

    Garantido os fundos necessários???? A Câmara??? Por amor de deus! Vao enganar para a estrada!

    ResponderEliminar
  10. Da maneira que isto anda o Ministério Público ainda vai acusar o pequeno João de receber luvas.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde ao administrador do blogue. Vejo neste espaço uma marca e muito potencial. Como tal, estou a pensar comprá-lo reservando para o senhor Oliveira o usufruto vitalício. Se o senhor Oliveira estiver disposto a vender-me o espaço, eu estou disposto a comprar por bom preço. . Estou aberto a negociar. Peça o que quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2300
      Obrigado pela sugestão. Mas isto não está à venda.
      A Oliveira

      Eliminar
  12. Lembro-me bem quando puseram um mupi encostado aos caixotes do lixo no tempo da quaresma e a anunciar o destino gastronómico do ano. Ficou espectacular só com utilidade de um dos lados.

    ResponderEliminar
  13. As luzes de facto nascem da decadência e das trevas profundas. Aqui não há iluminados, mas há gente com pensamento crítico que se reúne como numa sociedade secreta, para dizer o que lhe vai nas entranhas. Os comentários nos " meios de comunicação " do regime são suprimidos sempre que não lhes quadra! Obrigada Senhor Oliveira por promover ideias ...

    ResponderEliminar