domingo, 14 de janeiro de 2024

A imparável dinâmica da quinzena

O Tribunal de Contas aprovou a empresa municipal Guarda Viva “Renovação Urbana e Gestão do Património Edificado e, em sessão do executivo, o presidente da Câmara foi o nomeado para ser o representante da autarquia na Assembleia geral da empresa.
 
Teatro Municipal da Guarda atingiu o maior número de público de sempre, com mais de 25 mil pessoas (25 186) a assistir e a participar em espetáculos.
Também no Museu e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço os números cresceram.
Passaram pelo Museu da Guarda em 2023 perto de 19 mil visitantes (18 706)
Participaram nas atividades da BMEL perto de 11 mil pessoas (10 630).
Em resumo, nos três espaços do Município da Guarda, em 2023, houve 54.500 pessoas a assistir e a participar nas iniciativas culturais.
 
Confirmada instalação de Comando Nacional da UEPS da GNR na escola de São Miguel. O executivo da Câmara da Guarda aprovou por maioria, com a abstenção dos vereadores do PSD, o contrato de comodato para cedência das instalações à GNR.
Ficarão sediadas na Guarda «uma Companhia Ataque Estendido, o comando da Companhia de Intervenção e Socorro 14 de Viseu Lafões/Beiras e Serra da Estrela/Beira Baixa, o posto de intervenção e proteção e socorro da Guarda e um Centro Nacional de Formação para a UEPS».
Serão «250 novos militares da GNR. Estou verdadeiramente satisfeito por ter conseguido alcançar este objetivo e por haver, pela primeira vez, um general a comandar uma unidade na Guarda»,
 
E mais: contentores novos. Órgão de tubos. IRU/Casas/CIMBSE. Muros e caminhos.  Corredor atlântico. Subsídio para transportes escolares. E terão assistido ao parto?
E porque será que não apareceu no Facebook oficial a participação aos munícipes do Bonfim a visita ao bairro seguida de reunião sobre Agenda 2040, prevista para o passado dia 12? Realizou-se?
E será que o fotógrafo não foi autorizado a acompanhar a Ministra?
“Vamos cantar as Janeiras. Dão-nos licença?” Foi o título escolhido para a festa. Que remédio termos licença.

19 comentários:

  1. A melhor parte disto é o presidente aproveitar-se de uma medida do Partido Socialista agora governo e ainda por cima ter fechado uma escola só para poder dizer que interveio no processo. É mau demais.

    ResponderEliminar
  2. Dos três equipamentos quel deles o que recebeu orientações de gestão/planeamento do executivo? Que orientações de gestão foram dadas para que que realizasse e implementasse atempadamente uma verdadeira agenda cultural? Não fosse a resiliência dos trabalhadores daqueles equipamentos que andam sempre com o coração nas mãos e a implorar decisões, e nem um evento teria sido feito!

    ResponderEliminar
  3. Que triste medir cultura pelos números. Só mesmo na Guarda. Que atraso de vida se vicencia! Retrocedemos 20 anos com estas pessoas, este discurso e estas políticas. A Guarda pior que o chapéu dum pobre.

    ResponderEliminar
  4. Os números incluem as visitas escolares? Incluem os espectáculos pimba e os pseudo concertos de garagem no café? Tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que incluem, tudo serve para impressionar e iludir

      Eliminar
  5. Amanhã vamos ver com que linhas se cose o monte negro. Vai ser a prova dos 9. A Guarda merece muito melhor e merece o que vai acontecer em Faro, onde segundo vi agora o Miguel Pinto Luz vai fazer de paraquedista. Isto só se resolve com alguém de fora!!! Podridão!!

    ResponderEliminar
  6. O mais incrível é que nada disso é iniciativa da Câmara. São todas realidades cujo impulso é dado pelo Governo e/ou depois CIM, CCDR, etc. A Câmara faz filho em mulher alheia.
    O único filho biológico é o cantar das janeiras.

    ResponderEliminar
  7. Senhor Oliveira, falta saber qual a verdadeira decisão do tribunal de contas, que isto não se pode confiar na palavra do Senhor da Guarda. Segundo sei a oposição pediu o "parecer" e vai ser tudo tirado a limpo nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  8. https://www.altitude.fm/politica/liliana-reis-escolhida-omo-cabeca-de-lista-do-psd-em-castelo-branco/

    Para Castelo Branco vão professoras universitárias cabeça de lista. Na Guarda temos malta sem curso superior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou pai, quase avô e sempre acompanhei com gosto a política portuguesa desde que me conheço , mas estou muito preocupado.
      Lamento pelo PSD. Com a polarização atual da política esquerda /direita e sem gente de qualidade à frente do partido a nível nacional e local, o PSD está condenado nestas eleições. Não tem potencial de crescimento nem ao centro nem à direita e muito menos à esquerda. Duvido que consiga 30,7 (o resultado que teriam PSD+CDS se se tivessem coligado nas últimas ) Os votos não caem do céu, é preciso apresentar gente de qualidade a dar a cara.
      Dito isto, e apesar de Montenegro, votarei na AD caso o mesmo Montenegro retire Rui Ventura (por razões óbvias) , Dulcineia Coito e Carlos Peixoto (os indicados de Amaro) das listas
      Caso tal não aconteça (claro que não vai acontecer), só me resta fechar os olhos e votar na ministra (o voto é na ministra, não no PS, apesar de o ser na prática) .
      Se a ministra não se candidatar, lá terei de riscar o boletim de alto a baixo . Há uma primeira vez para tudo.

      Eliminar
  9. Está a correr bem o ano sim senhor.

    ResponderEliminar
  10. E no PS?

    "Outros elementos que foram acrescentados à Comissão Nacional foram, ao que o DN apurou, três dirigentes socialistas da Federação da Guarda. Terão assento nesse órgão, apesar de não constarem da lista votada em congresso, o vice-presidente da federação, Cláudio Rebelo, o presidente da Câmara da Seia, Luciano Ribeiro, e Nélia Faria, que integra o Secretariado da federação. A inclusão a posteriori destes elementos terá ocorrido na sequência de contestação à falta de representação da Guarda nos órgãos nacionais do PS."

    https://www.dn.pt/7643439165/ps-altera-comissao-nacional-depois-da-lista-ser-votada/

    ResponderEliminar
  11. Curioso ver a mais recente passeata pelo Bonfim. Alguém quer dizer-me que iniciativa é esta?

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Que grande passeata. Está na altura de começarem a levar bandeiras e bonés
      Só se deixa enganar quem quer!

      Eliminar
  13. Não podia faltar a visitinha ao Seminário e à Capela do Bonfim bem como a bênção de 4 padres, não vá o diabo tecê-las.

    ResponderEliminar
  14. As escolhas tanto foram de Amaro como de Condesso, a questão será mais pelo lado de que nenhum será imparcial nas escolhas, de qualquer das formas a simples referência ao "sr anti grisalho leva só por si a recordações nada pacíficas a representantes da social democracia, mas pronto Sá Carneiro já morreu há muito tempo e esse espírito já foi "espesinhado" pelo atual

    ResponderEliminar
  15. "maior número de público de sempre" desde quando?

    https://www.publico.pt/2006/04/27/jornal/teatro-da-guarda-com-mais-de-43-mil-espectadores--no-primeiro-ano-75687

    ResponderEliminar