domingo, 28 de janeiro de 2024

Associações, dirigentes e adjudicações diretas

Numa reunião da Câmara, cuja ata pode ser lida em:
https://cdn.mun-guarda.pt/WS/1705940974-78161
Página 3, 4, e 5
Discutiu-se a não atribuição de subsídio a uma associação da Guarda, concretamente a UPIR - Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate.
E foi dito “que há mais exemplos de associações que se queixam de uma certa discriminação,
não sei se neste caso será discriminação ou não, noutros será, porque assim, apresentaram a questão”.
Esta intervenção merecia ser mais aprofundada, nas reuniões de câmara, em relação a ligações entre associações, subsídios e adjudicações diretas.
E em relação à associação em causa, a UPIR, há questões que alguém da Câmara, “Oposição e/ou Situação” deveriam esclarecer.
Vejamos:
1 – Os responsáveis da Associação UPIR - Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate são os mesmos da Associação “Chuva de Sucessos” a quem a Câmara adjudicava eventos?
2 – A Associação “WE DO MOMENTS” produtora de eventos tem algum dirigente comum ao “Chuva de Sucessos”?
3 - A Associação “WE DO MOMENTS” produtora de eventos, tem algum dirigente que é funcionário da Câmara e a quem a Câmara faz adjudicações diretas?
Coisas simples que deveriam ser esclarecidas.

29 comentários:

  1. Tenha lá paciência V. Exa deixe passar aqui este questionário para que os comentadores possam responder.

    Nenhum email ou dado pessoal é divulgado e os que pensam que isto é uma armadilha, pensem duas vezes.

    Acedam ao link:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchE29cfs_FxcNQfR-2u0SQlJb1gTO-V-Ehh35KRpGjVlmqtA/viewform?pli=1&pli=1

    Categorias:

    Melhor profissional de eventos (eu meti Álvaro Amaro)
    Melhor jovem guardense
    Melhor medico guardense
    Melhor negociante guardense
    Melhor profissional de segurança
    Enfim um lote de coisas boas. Divirtam-se a escrever os vossos nomes e a afagar o ego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam muitas categorias
      - melhor blog
      - pior político
      - pior rádio (esta é impossível escolher pois as duas são mesmo muito más)
      - pior jornal
      - pior candidato às legislativas
      - pior hospital da região centro
      - O melhor tacho da ULS
      - O melhor assalariado do PS

      Eliminar
    2. Júlio MP Santos
      Há 2 dias

      "✌️✌️✌️
      🍊🍊🍊
      ⤴️

      A proactividade, a capacidade, a disciplina, a competência e a verdadeira união de quem é do distrito e se conhece de há longa data, partilhando a diário alegrias e tristezas, são observáveis nos mínimos detalhes.

      Não é por acaso que a lista da AD foi a primeira a ser entregue.

      (...os outros? ainda têm mais uns dias para tentar convencer incrédulos e completar os elencos...)"

      Isto é para rir ou para chorar? Este partido que não ganha eleições há 8 ou 9 anos e que nada fez pela Guarda quando lá esteve já não sabe o que é fazer política. É impressão minha ou estão mesmo a festejar terem sido os primeiros a entregar as listas? Até as crianças têm mais credibilidade.

      Eliminar
    3. Queremos saber os resultados finais! Amigo André de marketing, faça o favor de os remeter a este blog.

      Eliminar
    4. E é isso um trabalho de mestrado??? Assim se vê o estado do ensino neste país... IPG rumo ao abismo sempre a dar passos largos...

      Eliminar
    5. Valha-me deus. Sem comentários
      Esses dois dedos são os deputados que o PS vai eleger...

      Eliminar
  2. E quais a reais atividades da associação?

    ResponderEliminar
  3. Uma casa de portas abertas!!

    https://www.facebook.com/share/p/QCqQyrxKfeRiqv9u/

    Diário de todas as Beiras
    Edifício na Rua Rui de Pina, no coração do Centro Histórico da Guarda, que deveria merecer alguma atenção.

    ResponderEliminar
  4. Houve um dia uma sondagem neste blog que dava o Jacinto Dias como presidente de câmara. Eu ja vi tudo neste blog, não ando aqui há dois dias. Quanto à pergunta de quem é o melhor negociante da Guarda isso só pode ser o presidente da Câmara que consegue vender e comprar banha da cobra. Anda aí agora uma mulher a vender feijão frade.

    ResponderEliminar
  5. Pior político: Sérgio Costa por larga margem, nem sequer sabe escrever um discurso (isto se não contarmos com o Amaro. O Amaro ganha ao Costa, é mesmo o pior.Melhor blog... Dispensa apresentações e mais comentários. É aqui o Sol da Guarda.
    Pior rádio e jornal grupo radialtitude que não paga água e luz e não dá notícias sobre possível peculato em Pinhel.
    (a rádio F não entra nestas contas. Não é uma rádio, é apenas um fio de telefone.)
    Pior candidato ás legislativas será o do chega e IL, mas como esses partidos não existem na Guarda e quem dá o que tem a mais não é obrigado, claro que Dulcineia Moura é a pior escolha das últimas décadas lado a lado com o Monteirinho. Há empate técnico. Melhor negociante:a malta que vende os toldos para a Feira Farta. Melhor tacho, são tantos. Gosto de todos contabilistas, juristas, Comunicação adoro todos. Nós ministérios ainda é melhor. Pior hospital é claro que é o da Guarda, que é já um verdadeiro centro de saúde.
    ESTA JUNTO EU, com base no questionário e apenas se só no questionário... Pior instituição de ensino superior do país: IPG.

    ResponderEliminar
  6. Esse questionário só pode ser piada!

    ResponderEliminar
  7. Sr. Oliveira, pode publicar à vontade, pois foi só escrever o nome da empresa no Google e ir seguindo os passos: a empresa é All WE do Momento, NIF: 510972217. É só colocar o NIF no "Portal da Justiça" e terão a mesma surpresa que eu tive! Estão lá os sócios e as sócias da empresa e a fazer ajustes diretos com a câmara isso é muito grave e motivo de averiguação por quem de direito. Isto tem de ser tornado publico.

    ResponderEliminar
  8. O mesmo para a Chuva de Sucessos: NIF 509056806, ir ao Portal da Justiça inserir o NIF e têm toda a informação dos sócios da empresa.

    ResponderEliminar
  9. E agora falta a Associação UPIR que tem NIF 517193051 (cujo membro da Direção, segundo o dr. Google e Instagram é a mesma sócia e tem a mesma sede de uma dessas empresas)! Quem explica?

    ResponderEliminar
  10. Até podem coincidir alguns, mas mesmo que coincidam, a associação em causa tem objeto definido completamente distinto. A questão que levanta é pertinente porque na Guarda tudo é possível,mas quer-me parecer que a associação em causa nada tem a ver às claras ou à sombra com a all wedo ou a chuva de sucessos (em termos de objeto social e motivações primárias e secundárias). Mais foi dito pelo sérgio costa que apesar de não estarem abrangidas pelos apoios ordinários serão alvo de apoio extraordinário.

    ResponderEliminar
  11. Com todo o respeito pelo rapaz que é aluno no IPG, mas isto não é normal. Gostava de saber qual é a cadeira, professores, quem pediu e que avaliação vai ser dada. Se isto é a exigência dum mestrado eu nem quero imaginar o que é uma licenciatura! Vergonhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://cloud.sysnovare.pt/ipg/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=UGE1074&pv_periodo_pe=1S&p_ano_lectivo=2023 não é difícil lá chegar...

      Eliminar
    2. Isto é mesmo muito mau

      Eliminar
    3. Realmente importante, essa informação, para responder, anonimamente a um questionário. Eu gostava tanto de ver as aulas de alguns doutores que aqui andam...

      Eliminar
    4. Quanto à WEDO, Chuva de Sucessos e UPIR, não têm à data de hoje sócios, gerentes ou diretores em comum. Façam alguma coisa e deixem-se de criticar quem faz.

      Eliminar
  12. E a Guarda pequenina lá foi á FITUR. Mais uma oportunidade para beber uns copos bem bebidos e jantar e passear em Madrid faltando saber á pala de quem. Relembrar que o presidente da CIM beiras e serra da estrela, Luís Tadeu, foi condenado a 3 anos e 6 meses de pena suspensa por um tribunal que é agora orgão de soberania na separação de poderes herdada de Montesquieu. É o melhor cartão de visita que a região pode ter.

    ResponderEliminar
  13. Bem mais pertinente do que a conversa da associação é a conversa das páginas seguintes relativa á dívida de Aldeia Viçosa. Muito bem o Chaves Monteiro a fazer assentar a poeira que o presidente procura levantar com o seu discurso. Com a história do IMI que os serviços se esqueceram de comunicar, a responsabilidade foi dos técnicos e não do presidente. A responsabilidade da dívida é agora do presidente anterior e não dos técnicos, diz Sérgio Costa. Ou seja, quando os erros acontecem no tempo do Sérgio, a culpa é dos técnicos. Quando são no tempo do Chaves, a culpa é do Chaves. Enquanto houver roupa suja para lavar, a máquina vai continuar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse como antigamente isso resolvia-se com um duelo de pontimola. E assim se fazia a defesa da honra dum bonus pater familias. Agora cabe aos tribunais aplicar justiça se for caso disso.

      Eliminar
  14. A UPIR não quer ele apoiar , ou seja, não quer apoiar uma causa nobre e um objeto social altruísta. Mas se fosse uma comissão fabriqueira a pedir o restauro da nave da igreja do lugar A ou B aí sim, toca de ir bucar o saco das moedas. Lamento, mas dois pesos e duas medidas, sim!. Onde é que as igrejas se enquadram no regulamento das associações culturais e desportivas? Não têm também apoios?Só se rezar for já um desporto. Talvez o deambulatório.

    ResponderEliminar
  15. Que confusão que para aqui vai

    ResponderEliminar
  16. Os critérios têm que ser claros e objetivos.: As associações deverão apresentar no município um plano de atividades, com orçamento e com prestação de contas. Se as atividades forem elegíveis em termos de apoio previamente definido pela camara e de forma rigorosa, essa associação deverá receber uma fatia correspondente. As organizações religiosas não deverão ter qualquer apoio. Separação do Estado da Igreja.

    ResponderEliminar
  17. Este município não conhece os princípios do regime republicano, nem conhece a Constituição e a lei que está obrigado a respeitar. Artigo 41º da Constituição. Para a Igreja nem um cêntimo.

    ResponderEliminar
  18. Era bem que fosse publico todos os apoios dados às instituições da guarda. Instituições, missao, plano de actividades, e verba atribuída.

    ResponderEliminar