3 - A Guarda vista pela IA – CHATGPT – O que comer no Concelho da Guarda?
Perguntei à IA –
Inteligência Artificial, CHATGPT: O que comer no Concelho da Guarda
E a IA ChatGPT respondeu:
O Concelho da Guarda,
como parte da região centro de Portugal, oferece uma rica variedade de pratos
tradicionais e especialidades gastronómicas. Aqui estão algumas opções de
alimentos que você pode experimentar ao visitar a região:
Queijo da Serra: Este
queijo de ovelha é uma das grandes especialidades da região. É um queijo
curado, muitas vezes servido em fatias ou acompanhado de doces locais.
Enchidos Tradicionais:
Experimente os enchidos locais, como a linguiça, o chouriço e a morcela. Eles
são frequentemente servidos grelhados ou como parte de pratos tradicionais.
Bacalhau à Lagareiro: O
bacalhau é um ingrediente muito apreciado na culinária portuguesa. À lagareiro
significa que é cozido no forno com bastante azeite, alho e batatas, resultando
em um prato delicioso.
Migas à Moda da Guarda:
Migas são uma preparação de pão tradicional em Portugal. Na Guarda, podem ser
servidas como acompanhamento de pratos de carne, muitas vezes feitas com
couve-galega e broa de milho.
Feijoca da Guarda: Este
prato é uma espécie de cozido que inclui feijão, carne de porco, chouriço,
batata, cenoura e couve. É uma refeição substancial e saborosa.
Maranho: Trata-se de um
prato de carne tradicional, feito com carne de borrego, arroz, hortelã, sangue
e temperos, envolto na membrana do estômago do animal.
Trutas do Rio Mondego: A
região oferece trutas frescas do Rio Mondego, preparadas de diversas maneiras,
como grelhadas ou cozidas.
Doces Regionais: Não
deixe de experimentar as sobremesas tradicionais, como as Queijadas da Serra,
filhós, pão-de-ló, e outras iguarias doces locais.
Vinhos da Beira Interior:
A região da Guarda está incluída na região vinícola da Beira Interior.
Experimente os vinhos locais, que podem incluir variedades como Touriga
Nacional e Tinta Roriz.
Azeite da Região: A
produção de azeite é uma atividade importante na região. Experimente o azeite
local, seja como tempero em pratos ou para acompanhar pão.
Certifique-se de explorar
os restaurantes locais e tasquinhas para experimentar o melhor da gastronomia
do Concelho da Guarda. A comida da região reflete a tradição e a autenticidade
da culinária portuguesa.
O PSD acertou em cheio! Parabéns!
ResponderEliminarhttps://www.jn.pt/3901951160/usa-bmw-da-camara-para-ver-o-benfica-e-ir-a-congresso-do-psd/
Autarca de Pinhel também foi acusado de usar cartão de crédito da autarquia para pagar mariscadas, hotéis, eletrodomésticos e Netflix.
O Ministério Público (MP) da Guarda acusou o presidente da Câmara de Pinhel de 31 crimes de peculato, alguns dos quais se prendem com a utilização do BMW da autarquia para deslocações pessoais, como ir ver jogos do Benfica ou assistir a reuniões do PSD. Rui Ventura também terá, entre 2018 e 2020, usado o cartão de crédito da Câmara para pagar refeições, hotéis, eletrodomésticos e até uma assinatura da Netflix. O caso, agora em fase de instrução, pode, em caso de condenação, ditar a perda de mandato do autarca, a quem o MP reclama 45 270 euros.
https://www.jn.pt/3901951160/usa-bmw-da-camara-para-ver-o-benfica-e-ir-a-congresso-do-psd/
ResponderEliminarSr. Oliveira, pode fazer um post disto. Já chegou aos olhos nacionais: https://www.facebook.com/100064840262326/posts/pfbid0QpMf9sQTQTVp5saav8MwmL9xZhjJfmoH88WHzRPqzQHqx4uZB7hHUCHLjrceqFvLl/
ResponderEliminarSr. Oliveira, esqueça o comentário anterior. Faça uma pesquisa por Rui Ventura no Google. Já está nas notícias nacionais, deve dar na tv
ResponderEliminarO PSD local acordou hoje com a reputação em alta. Jornal de Notícias e Expresso dedicam-se por inteiro a Rui Ventura e já há anedotas na internet a circular. O autarca de Pinhel vive do bom e do belo, paga jantaradas nas melhores marisqueiras e dorme nos melhores hotéis. Conduz uma bomba BMW e passeia-se pelo país à custa do dinheiro dos contribuintes. O que mais esconde a vida do autarca de Pinhel ?
ResponderEliminar31 crimes de peculato. Há notícias para todos os gostos. Rodízio de notícias á moda de Pinhel. Sr. Oliveira compre um jornal e coloque a notícia em papel.
ResponderEliminarhttps://expresso.pt/revista-de-imprensa/2024-01-09-MP-acusa-autarca-de-Pinhel-de-utilizar-carro-e-cartao-de-credito-da-camara-para-viagens-e-despesas-pessoais-2c1f233b
https://www.jn.pt/3901951160/usa-bmw-da-camara-para-ver-o-benfica-e-ir-a-congresso-do-psd/
https://ointerior.pt/sociedade/presidente-da-camara-de-pinhel-acusado-de-31-crimes-de-peculato/
https://zap.aeiou.pt/presidente-carro-camara-benfica-netflix-576523
https://www.altitude.fm/actualidade/ministerio-publico-acusa-presidente-da-camara-de-pinhel-de-31-crimes-de-peculato/?fbclid=IwAR1ve37nl1tJVX_MbQpbe_Hyn9ig7YX2hnaILNqqyF5yj9HBD1x9G-IVKI0
ResponderEliminarA Rádio Altitude acordou agora foi? Afinal o que andaram a fazer desde que se soube que o processo corria termos na comarca de Pinhel? Houve abafo? É preciso a notícia vir de baixo para cima para informarem a população. Tristes. Façam jornalismo ou demitam-se.
Uma verdadeira desgraça para a moral e ética republicana é o que o PSD apresenta ás legislativas. Que tristeza.
ResponderEliminarDepois de Álvaro Amaro condenado num processo e arguido noutro, Sarmento condenado a 7 anos de cadeia efetiva, Tadeu, e sei lá mais quem, ele aí está. Rui Ventura arguido com 31 crimes de peculato imputados. Quem diria…
ResponderEliminarEstava mesmo à frente dos nossos olhos…pobre gente de Pinhel, de quem esta personagem se serve. Com políticos destes estamos como estamos… grandes vidas à custa do pobre contribuinte. Continuem a votar neste tipo de gente!
EliminarE o que é que a IA diz sobre a situação política na Guarda?
ResponderEliminarHoje o presidente de Pinhel veio exercer o seu "direito de resposta". Eu só acho que nao o devia ter feito na página do município, mas sim na sua pessoal.
SURREAL!!!! https://www.facebook.com/photo?fbid=798879422279790&set=a.320805133420557&locale=pt_PT se podia haver razões para não acreditar na práticas dos crimes de peculato, essas razões, para mim, desapareceram! Então um presidente de Câmara usa a própria página da Câmara para fazer um comunicado sobre o processo judicial que o visa pessoalmente?
ResponderEliminarEstá claro que não percebe a distinção entre Câmara e esfera pessoal. Coletivo e individual. Rui Ventura usa a Câmara de Pinhel para o que quer e lhe apetece, sempre assim foi e sempre assim será.
Quanto ao comunicado em si, é o cúmulo do ridículo. Diz que rebate ponto por ponto, mas rebate apenas a parte dos eletrodomésticos e da Netflix. Quer que os papalvos tomem a parte pelo todo?
Vergonhosa classe política, vergonhoso partido a nível distrital e concelhio. Espero que seja condenado, que perca o mandato e que nunca mais volte à política.
Repito: vergonhoso.
O município confunde-se com o seu presidente?? Só em Pinhel😂
EliminarA Concelhia do PSD de Pinhel, perdão, da Guarda, já veio fazer um comunicado a ilibar o chefe ? pahahah é agora Júlio bora mostra o que vales
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/photo/?fbid=759931986178137&set=a.456008666570472&locale=pt_PT
ResponderEliminarYronikamente
1 h ·
Alegadamente, o Dr Rui Ventura, presidente da câmara de Pinhel, terá usado o carro da câmara (um BMW comprado por adjudicação direta) para ir a um congresso do PSD e a jogos do Benfica.
E que tal o artigo de hoje no Jornal de Notícias (pag 11)? Conta algumas "façanhas" do Presidente da CM Pinhel.
ResponderEliminarRui Ventura não tem curso superior e está acusado de 31 crimes de peculato. É a primeira escolha do PSD na Guarda com mais de metade das concelhias a escolher, concelhia da Guarda inclusive.
ResponderEliminarÉ preciso dizer mais alguma coisa ?
Na Guarda voto PS, o PSD merece ser castigado mesmo que Rui Ventura saia de cena. A gente que escolhe os maus é pior que os escolhidos.
Sérgio Costa segura-te que eles vêm aí. O próximo és tu!
ResponderEliminarO PSD está a preparar o terreno para não eleger deputados na Guarda. Vai ser assim: PS 2, Chega 1.
ResponderEliminarPara alem de todos os nomes investigados e condenados, não se esqueçam do dito popular: Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. Ou seja, quem apoia, e escolhe politicamente esta gente conhecendo o respetivo estatuto processual, ou aceita integrar listas é cumplice, pelo que não merece o voto. Antes da aptidão, que está por comprovar, existe a honra e neste campo quem aceita figurar nestas listas é igual ou pior.
Se foi ver um jogo do Benfica está perdoado. O Benfica está acima de tudo. A justiça tem que ser implacavel com todos estes fariseus. O povo passa por dificuldades e estas aves raras gastam o património que é de todos. Castigo.
ResponderEliminarEça dizia que Portugal era “um sítio”, ligeiramente diferente da Lapónia que nem sítio era. O rei D. Carlos achava Portugal “uma piolheira”, “um país de bananas governado por sacanas”. Eu digo, Que filho da puta de país!
ResponderEliminarAntónio Oliveira, permita-me que lhe diga que não concordo em parte com o teor da sua publicação mais recente na qual comento.
ResponderEliminarDa forma que isso vai, parece uma cabala. O processo já existe e já anda há muito tempo, não tinha é sido noticiado! Não foi o MP que noticiou!
Por exemplo Batista Martins podia ter noticiado há um mês e nada!
Se querem mal ao homem, normal, não tenho pena nenhuma dele, mas o tal homem já devia ter pensado nisso antes de querer ser deputado e andar por aí a pedir "assinaturas".
Então um senhor que tem 31 crimes de peculato possíveis às costas dá-se ao luxo de querer ser deputado ? Deputado ? Está tudo louco. E depois não quer (ou admira-se) se alguém põe a boca no trombone? O principal interessado nisso é o seu partido! Era o que mais faltava agora um partido como o PSD apresentar arguidos às legislativas!
O Oliveira diz aí que há crimes normais e que o povo dirá que os políticos são todos iguais. Nada mais errado e certo ao mesmo tempo. Os crimes são crimes e graves. Não há crimes iguais, há é tipos de crimes. Aqui há intenção criminosa até mais não (31 vezes foi o cântaro à fonte, fora o que não sabemos, mas imaginamos). Depois, os políticos não são todos iguais e pese embora o diga o povo, não é verdade. Não senhor. Há políticos que não dependem dos lugares para nada e são por norma aqueles que primeiramente são afastados das listas. O PSD exclui vários há muitos anos e aposta em caciques, arguidos, condenados, esposas, amigos e personalidades que nem arrojo tiveram para concluir uma licenciatura antes ou durante a vida política ativa.
Agora reflitam. Se vivesse em Braga, Porto, Leiria, Coimbra, enfim, votaria facilmente na AD. No caso particular da Guarda, com um arguido por 31 crimes de peculato e uma esposa do presidente de distrital, que alternativas poderei eu ter ao voto no PS?
Nunca me abstive. Nunca votei nulo.
Não vou deitar votos ao lume.
Bom ano a todos.
Sérgio Costa, cuidado com os monitores que tens espalhado por toda a cidade onde só aparece a tua foto! Eu mandava retirar tudo...
ResponderEliminar1846
ResponderEliminarEm primeiro lugar quero dizer que poderia publicar o seu comentário no escrito referente a este tema, sítio, pois é bastante interessante.
Depois uma correção, eu não escrevi que há crimes normais, mas crimes habituais.
Vá votar
A Oliveira
O que a IA diz sobre o presidente da Câmara de Pinhel e sobre o peculato? O crime ainda não chegou à IA.
ResponderEliminarO Rui Ventura está acusado de peculato?
ChatGPT
Até a minha última atualização em janeiro de 2022, eu não tenho informações específicas sobre Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, estar acusado de peculato. No entanto, é crucial lembrar que as informações legais podem mudar com o tempo, e eventos recentes podem não ter sido cobertos até a minha última atualização.
Para obter informações precisas e atualizadas sobre eventuais acusações ou processos legais envolvendo Rui Ventura, recomendo verificar fontes de notícias locais, comunicados oficiais da Câmara Municipal de Pinhel, ou consultar diretamente os registros judiciais disponíveis. Informações sobre processos legais geralmente são divulgadas pela mídia ou autoridades competentes quando são de interesse público.
Na Guarda a AD só tem um nome para o topo da lista: Carlos Chaves Monteiro. Um homem sério, íntegro e trabalhador.
ResponderEliminarA Aliança Democrática saía a ganhar com Chaves Monteiro que defenderia toda a Guarda. Um homem empenhado e um jurista que saberia o que defender e como. Para ser deputado é preciso conhecer a lei e reivindicar aspectos que sejam traduzidos em legislação aplicável aos nossos concelhos. Para quando alguém que nos represente verdadeiramente e saiba o que é o Distrito ou o que pode vir a ser no seu todo?
ResponderEliminarCarlos Chaves Monteiro é um homem honesto, íntegro, trabalhador, conhecedor dos dossiers que nada tem a ver com essa gente que todos os dias borram a escrita. Era o guardense indicado para nós representar. Não nos resta outra alternativa que não seja votar na ministra.
ResponderEliminar