terça-feira, 12 de setembro de 2023

Nova Área Empresarial da Guarda surgirá no Mercado Municipal

Memórias abertas na Feira Farta; Há um ano foi assim
«Vamos dar nova vida ao nosso Mercado Municipal! Nos seus 1º e 2º Pisos, irá nascer a nova Área Empresarial da Guarda.”
“Vamos renovar e dotar de condições o Mercado Municipal, para que volte a ter a animação própria de uma zona de negócios”
“Iremos dotar este equipamento de uma nova entrada através do largo Monsenhor Joaquim Alves Brás, com um elevador panorâmico, tornando-o mais acessível a todos».
Este ano foi assim
Como todos estão a ver:
O Mercado Municipal tem vida
O 1º e 2º Pisos já alberga os expositores da Feira Farta, carregados às costas
Os elevadores estão instalados no interior e não servem para nada.
E os buracos que estão visíveis no parque de estacionamento, já são os alicerces do elevador panorâmico.

24 comentários:

  1. Graças a deus. Graças a deus há sol da Guarda. A memória não pode ser curta!!

    ResponderEliminar
  2. Boas promessas. Uma de muitas mentiras contadas por um executivo que vive enredado nelas.
    Mentir à população deveria ter punição devida nas urnas.. . Políticos que inventam muito e não fazem nada degradam a política.

    ResponderEliminar
  3. O elevador panorâmico é mesmo o melhor. Rir para não chorar!

    ResponderEliminar
  4. A pergunta que assombra os meus dias é esta: "Como é que chegámos até aqui?!"

    Ao ver as fotos da Feira Farta benzo-me.
    Passei por lá para ver a estrutura que nos custou 200 mil euros.
    Não sei se aconteceu só comigo, mas o declive do solo provocou-me náuseas, não me lembro de ter tamanha experiência sensorial anteriormente. Por pouco não desmaiei. Parecia que estava numa montanha russa sem segurança. A confusão visual era avassaladora. Tudo a acontecer ao mesmo tempo, pessoas, objetos, pessoas fantasiadas de borboletas, comida, bebida, bijuteria, facas, cobertores de papa, balões e bugigangas para as crianças, ecrãs gigantes a promover o presidente, o presidente e a sua comitiva em plena campanha eleitoral, chuva a entrar, suor a cair do teto da tenda, o ar pesado e contaminado, uma poluição sonora tremenda... um autêntico caos.

    Uns famintos por poder, outros famintos por comer e beber. A música... meu Deus, a música... o que era aquilo? Nunca vi tanto atraso junto por metro quadrado.

    Como é que se muda este paradigma? Já não sei se vale a pena ambicionar e lutar por desenvolvimento ou desistir e deixar a cidade condenada a isto. A estes políticos de meia tigela, às festas e festinhas de comes e bebes, ao populismo bacoco.

    Talvez sejamos nós, os críticos, que estamos errados. Talvez devamos abandonar a cidade e deixá-la para os que se sentem satisfeitos com isto.
    Sempre ouvi dizer que a ignorância pode trazer felicidade. Se não soubermos que existe mais mundo, não ficaremos frustrados por não o alcançar. O poucochinho é mais do que suficiente. Desde que haja comida, bebida, missa ao domingo e bailaricos, está tudo bem.

    Os lúcidos que procurem outras terras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha lido ainda um comentário que retaratasse tão bem a triste realidade.

      Eliminar
    2. Nunca eu tinha visto uma calinada assim!

      Eliminar
  5. Qualquer autarca que se preze teria vergonha de entrar na central de camionagem. Quem chega à cidade pensa o quê? Acham que isto é experiência que se apresente a um visitante que vê aquelas paredes descascadas e tudo partido à volta? Pensem nisso e lancem uma empreitada digna ou criem um novo centro intermodal que assim não podemos continuar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os visitantes que chegam à Guarda não têm como passear na cidade. Os autocarros são uma miséria e de noite ( a partir das 18H) têm de pedir boleia à PSP ou à GNR para os levarem do restaurante ao hotel ou do bar ao hotel.
      À noite o táxi tá quieto. Não trabalham.
      É uma vergonha ouvir os relatos de turistas a pedir boleia a guardenses e às autoridades porque a cidade não funciona. Tá desligada? Quem desligou?

      Eliminar
  6. O atual espaço do mercado municipal deve ser atrasado e no seu lugar nascer um as zona verde. De raiz deverá nascer um mercado municipal na zona da estação com todo o tipo de equipamentos estacionamentos e espaço a sério. A cidade precisa de ter bons serviços para lojistas e consumidores em instalações dignas. Isso e pensar a cidade a sério. Tudo o resto são tretas e larachas de políticos de aviário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essa ideia na estação, esse projeto, não tem elevador panorâmico? Não tem uma tenda de 500 mil euros? Não tem uma empresa de eventos contratada para montar tudo? Então não presta.

      Eliminar
  7. Este blog transformou-se num verdadeiro spot informativo e de opinião com fontes fidedignas e a verdade dos factos.
    Imagino o que o moderador tem aguentado e quantos comentários tem barrado para assegurar que só a verdade, no caso da informação, e o bom senso, no caso da opinião, imperam.
    Tomei o primeiro contacto com o Sol da Guarda há poucos meses, apesar de saber agora que já existe há mais de uma década. Acho incrível o que por aqui se tem passado e, sinceramente, dá-me muita esperança.
    A Guarda merece mais e a Guarda que eu quero é feita de espaços assim. Pena o anonimato e pena que não possamos passar para a realidade num café, num fórum, num jardim. Cafés são apenas os tascos. Fóruns são muito raros. Jardins há poucos e o principal não tem bancos. A Praça Velha não tem mobiliário urbano...

    ResponderEliminar
  8. Já começa a ser nojento!! Tenham vergonha pá!!! Se querem fazer perícias façam no pátio da vossa casa!

    13ª PERÍCIA CIDADE DA GUARDA A 17 DE SETEMBRO

    No próximo dia 17 de setembro, o Guarda Unida Desportiva, em colaboração com o Município da Guarda, organiza mais uma edição da Perícia Cidade da Guarda. A 13ª edição da Perícia da Guarda faz parte do Campeonato de Portugal de Perícias e do Troféu Raiano de Perícias/Slalom e terá lugar no Largo do Mercado Municipal da Guarda. A prova terá início no Domingo, às 14h15, e será disputada num mínimo de 3 tentativas, das 5 possíveis, por Piloto e contará com uma prova extra.

    #municípiodaguarda #guarda #amaisalta #períciadaguarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais fumarada? Ainda não chega? Arre

      Eliminar
    2. Alguém tem de pôr esta gente no lugar. Este presidente abre as pernas a qualquer loucura para ganhar votos. Ao que Guarda chegou. Qualquer dia temos perícia na praça velha e barraca de farturas ao lado do D. Sancho.

      Eliminar
  9. O Mercado Municipal é confrangedor... A Guarda, com tantos produtores, tanta agricultura e pecuária, merecia muito mais

    ResponderEliminar
  10. Lanço aqui o repto ao PS e ao PSD: chumbem o próximo orçamento e forcem eleições. Pior do que está NAO FICA. Façam um favor à população, a Guarda merece mais e melhor, e já vai tarde.

    Ladislau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concebo outra posição por parte dos partidos políticos. Esta será a prova de que se interessam realmente com os Guardenses, o chumbo do orçamento. Já chega de alimentar esta palhaçada, é tempo de se assumir posições e fazer política a sério.

      Sabemos o que vem a seguir, o choradinho de Sérgio Costa e o discurso de vitimização a dizer que não o deixam governar, coitadinho. É tão previsível que até já conseguimos traçar as linhas de argumentação e as ações.

      O que está a fazer, para evitar o chumbo, é tentar convencer os partidos a apresentar propostas para incluir no orçamento. Génio, não é? À partida não se chumba algo que inclui interesses de todos.
      Os partidos têm que ser inteligentes. As propostas já foram apresentadas durante estes 2 anos em AM. Se SC estivesse realmente interessado numa visão democrática, teria-as considerado. Não cumpriu nem o próprio programa, nem teve respeito pelo cumprimento das propostas aprovadas em Assembleia. Isto é preciso ser dito claramente.
      Este presidente não nos serve, não tem capacidade para estar à frente dos desígnios de uma cidade. Já chega de disparates. Os erros pagam-se caros e infelizmente perdurarão para lá do mandato atual. Todos iremos pagar esta incompetência.

      É tempo do PS e PSD se unirem em prol dos interesses dos cidadãos.
      Tem que se acabar com o egocentrismo e com a loucura dos incapazes.
      A política não é nenhuma brincadeira. O atraso da Guarda é abismal.
      Faça-se o que tem que ser feito. E, concordo, já é tarde.

      Eliminar
    2. Há qualquer coisa nas fotografias dos eventos que me diz que o PS vai viabilizar o Orçamento da Câmara. Será feito da seguinte forma: vai ser incluído no orçamento propostas do PS e este partido, para não ficar muito mal na fotografia, vai se abster na votação - isto em reunião de Câmara. Quando o orçamento passar à Assembleia Municipal, vai votar contra, mas neste órgão o orçamento é aprovado com os deputados do PG e os Presidentes das Juntas de Freguesia.

      Eliminar
    3. Se o PS tiver bom senso não cairá no conto do vigário e chumba o orçamento. Não se pode abster, já cometeram esse erro com Luís Couto, não o podem voltar a repetir.

      Eliminar
  11. Um elevador panorâmico para ver o lixo que há nas ruas e os buracos do Bonfim. Façam um elevador panorâmico que vos ponha mas é a andar para fora da Câmara.

    ResponderEliminar
  12. Sérgio Costa espero que o próximo orçamento seja chumbado pelos que representam a maioria dos eleitores. Já chega de brincadeira, eu preciso de alguém que trabalhe afincadamente para mudar esta cidade para melhor, não preciso de alguém que diga que vai fazer e o que se vê é só festas para enganar tolos e propaganda constante. Sérgio, tiveste dois anos para provares que conseguias implementar o que nos prometeste mas a montanha pariu um rato. A montanha pariu um rato! Este devia ser o slogan ouvido todos os dias até ao dia em que o teu executivo cair.

    ResponderEliminar
  13. Lancem um concurso de ideias e entreguem o projeto dum novo espaço de mercado municipal funcional limpo e acolhedor a executar de raiz. Ouçam a opinião dos guardenses e parem de esturrar dinheiro. Simultaneamente desafiem os arquitectos da Guarda - os de cá - apresentar um projeto para uma zona verde onde hoje e o mercado municipal. A Guarda precisa dum local confortável e com aconchego. Há tantos jovens com ideias de a necessitar dum empurrão no seu talento.

    ResponderEliminar
  14. Entulho Farto!

    https://www.facebook.com/1050352006/videos/1227013931324187/

    Carlos Pissarra - Guarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a certeza que a obra é do SMAS? Não será do proprietário do centro comercial?

      Eliminar