quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Esculturas nascidas no SIAC

Uma nova visão  lateral da escultura. A fotografia central tem pelo menos 2 dias, as laterais são das 18 horas de hoje

Uma das virtudes da “Arte Contemporânea” é a leitura que se pode fazer ás obras e cada um pode ler à sua maneira.
A obra que a fotografia mostra, nasceu no SIAC – Simpósio de Arte Contemporânea da Guarda e está exposta no parque de estacionamento da BME e tem uma infinidade de leituras.
Supõe-se que artista quereria a obra na posição vertical e seria um bom adorno para uma rotunda redonda, para condizer com as curvas da obra.
Alguém decidiu dar uma leitura completamente diferente e deitou-a e agora a imaginação voa.
Para que servirá a pia?
Será para recolher o vinho saído da espicha?
Será para ser colocada aos pés de D. Sancho para recolher os líquidos humanos?
Será para servir de lavatório numa casa de banho pública?
Será para recolher a água da chuva para regar o jardim?
Etc. Etc.
Uma nota – Cada bloco de mármore para escultura poderá custar cerca de 10 mil euros, e este quanto terá custado?

36 comentários:

  1. Quem quiser sentar-se e defecar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer um pode carregá-la num bruete daqueles maiores e meter para dentro duma carrinha pão de forma ou de caixa aberta. Quem quiser roubar obras de arte ou pedra pra pôr em sua casa (como já fizeram na Praça Velha) está à vontade.

      Eliminar
    2. E o Município que está constantemente a pôr publicações sobre vandalismo no Facebook. Ai isto não é vandalismo? Erros meus má fortuna e hipocrisia...

      Eliminar
  2. O desprezo pelo TMG, pelos restantes equipamentos culturais e pela cultura é de bradar aos céus. Pela primeira vez na história democrática da Guarda não há vereador da Cultura, programador no tmg, coordenação no museu e coordenação na BMEL. As pessoas que lá estão são para enfeitar porque está tudo ao Deus dará sem rei nem roque. É indecoroso chamar a isto governação. Isto é um assalto ao poder por incompetentes.

    Relembro que estamos há DOIS ANOS, DOIS, sem chefe de divisão para a Cultura! Nesse cargo em particular não há mesmo NINGUÉM. Chocante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A programação do TMG é equivalente a um balde de lixo.

      Eliminar
    2. E estamos também há 2 ANOS sem chefe de divisão Financeira...

      Eliminar
    3. Não precisamos de chefes de divisão. Quem inventou isso andava confuso... Vão ver como se faz nos outros municípios. Um presidente de Câmara chega e sobra para as encomendas. Aqui ao lado, no Fundão, não há chefes de divisão e em castelo branco também não. Sérgio Costa está a fazer um trabalho fantástico. Obrigado Sérgio.

      Eliminar
  3. A malta no sol da Guarda nada percebe de arte. A fotografia documenta uma instalação, uma forma de ver e sentir a arte, que os senhores não conhecem. Se repararem essa instalação documenta o estado a que o município chegou: de pernas para o ar...o caos.
    "Todo o tempo é de poesia.
    Desde a arrumação do caos
    à confusão da harmonia.”
    António Gedeão

    ResponderEliminar
  4. Quando alguém alerta eles levantam logo a estátua. Bem jogado. Quando voltar a cair, volte a alertar

    ResponderEliminar
  5. "A instalação é basicamente temporária, ela será removida somente após o período de exibição e permanecerá apenas na memória das pessoas." É o que irá acontecer com esta câmara. O senhor Oliveira ainda tem memória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1742
      Felizmente ainda vou tendo memória. Quando a memória falha tenho as fotografias.
      A Oliveira

      Eliminar
  6. Esta é uma das muitas provas de que o PG faz o que quer sem oposição. Um dia destes cai o d Sancho e ainda vai conseguir a proeza de cair para a frente e aterrar de costas

    ResponderEliminar
  7. Ninguém a deitou a baixo!!! Simplesmente caiu de madura ( a palete) e com esta vão 2

    ResponderEliminar
  8. Não se preocupem que já aí vem mais festa. Festa da castanha, nova festa da castanha e jeropiga e depois festa da marmelada... Toca a arrotar

    ResponderEliminar
  9. Falta aos governantes amor à cidade e gosto por fazer bem para as gerações futuras. Pelo contrário abunda gente que usa a Guarda e nada lhe quer. Apenas pensam no interesse individual.

    ResponderEliminar
  10. Está quase a fazer um ano do último jantar de comemoração PG. Um ano de vitória eleitoral.
    Foi um jantar muito engraçado em que o presidente embandeirou em arco e criticou publicamente este blogue e os seus detractores em frente aos seus apoiantes. Que saudades.
    Perguntava aos senhores do PG se vão fazer nova jantarada. Eu queria muito participar este ano e ouvir o nosso grande presidente Sérgio Costa a dizer vacuidades e a imitar o Álvaro Amaro com as mãos e com as expressões.
    Como grelhada mista e pago o que for preciso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se criticava antes, o que dirá agora... Fico muito contente por saber isso. É sinal que lhe dói. Aqui dizem-se as verdades, não é como na Assembleia Municipal

      Eliminar
    2. É igualzinho ao Álvaro Amaro. Dá pena. Como é que alguém vive a tentar imitar outra pessoa?

      Eliminar
    3. O mundo é do tamanho do que conhecemos...

      Eliminar
  11. Bebemos dos lábios, os tintos gelados
    E nas freguesias
    A box de Pias
    A comer marmelada, assim é o PG
    Todos os dias

    Um caibem gelado
    Do século passado
    Gelados com a testa
    Estamos sempre em festa
    Em Câmara lenta, obra não se vê
    Cultura não há na cidade PG

    ResponderEliminar
  12. Post do António Oliveira às 15.30
    Levantaram a estátua a que horas? Às tantas ela já nem levanta...

    ResponderEliminar
  13. A estátua toda rafada e arrumada a um canto é inadmissível. Se são responsáveis pelas obras e pela sua guarda, guardem-nas nas instalações do museu ou num armazém qualquer. Ou não chega já deste triste espectáculo? Respeito exige-se.

    ResponderEliminar
  14. Porque não foi ainda colocada toda a informação relativa ás linhas e aos horários nas paragens dos autocarros? E porque é que a sinalização das mesmas ainda não está finalizada? Deve ser culpa do Chaves Monteiro. Esse malandro já as vai ouvir quando o apanhar aí pela cidade...

    ResponderEliminar
  15. Onde está a comunicação social desta cidade?? Ainda de férias???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual comunicação social? Não há isenção, rigor, exatidão, honestidade, independência, integridade ou boa-fé.
      Os jornais nunca prestaram. Os portais online são completamente parciais. A Rádio F já morreu há muito e agora é um zombie lacaio e a Rádio Altitude começou a cavar a sepultura no dia em que mudaram o director.
      Só nos resta O Sol da Guarda que nem comunicação social é mas divulga mais informação correcta e actual que qualquer outro meio.

      Eliminar
  16. Votar no amadorismo tem custos! Não sei o porquê de tanta surpresa. As pessoas que reflitam daqui a dois anos.

    ResponderEliminar
  17. Será que a Guarda também entra no livro dos Genesis como Sodoma e Gomorra cidades mencionadas na Bíblia que foram destruídas pelo juízo de Deus. A destruição da cidade da Guarda é equivalente à de Sodoma e Gomorra. Nada funciona. Só o pecado da gula e da festa pelos quais estamos a ser castigados. Já chega de cavalo marinho.

    ResponderEliminar
  18. A juntar às tampas partidas e as estradas esburacadas tinham de vir esculturas abandonadas e também já todas partidas. Imaginem o quão baixo tem de ser o nosso nível intelectual e quão baixa tem de ser a nossa sensibilidade para permitir uma coisa destas. Vai para além da política. Estas pessoas, se me permite, amigo Oliveira, não têm qualquer tipo de educação ou formação. Se tivessem, isto não seria assim.

    ResponderEliminar
  19. Sr. Oliveira voce acredita que no ipg colocaram a paragem do autocarro num sítio e o placar informativo dos que andaram a colocar á pouco tempo a 15 metros ou mais? Será que não têm vergonha na cara?

    ResponderEliminar
  20. E o simpósio ainda existe?

    ResponderEliminar
  21. Vou fazer um acróstico como os do Zé Albano:

    S idra de maçã cai muito bem
    I mperial fresquinha também
    A guardente velha eu trato
    C erveja de litro é mato

    ResponderEliminar
  22. Li o primeiro livro da Lídia Jorge quando frequentava o 9.°ano, apenas porque gosto de ler. Pergunto ao Sr. Presidente: se não fosse o prémio Eduardo Lourenço, saberia quem é Lídia Jorge?

    ResponderEliminar
  23. O que vão fazer estas pessoas quando saírem da Câmara é a pergunta que faço todos os dias. A Câmara da Guarda deve ser das piores Câmaras do país, sem dúvida, eu trabalho com muitas autarquias e sei do que falo. A Guarda é atrasadíssima em tudo, é terrível. Mas atenção que isto está como nunca, nunca, nunca esteve. Duvido que tenham dinheiro para o dia a dia nesta altura do campeonato. A incompetência anda lado a lado com a má gestão financeira

    ResponderEliminar
  24. Elegemos um presidente de Câmara que transforma uma obra de arte numa latrina. Enquanto cidade e concelho, estamos todos de parabéns.

    ResponderEliminar