segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Queres uma sede de associação? Pede à Câmara - 2


Há uns dias escrevi:
“A Câmara da Guarda tem tido umas mãos largas para as associações. Agora está na fase de “coworkings” associativos.”
“Aproveitando a onda o “Clube Escape Livre” está a aproveitar e pede uma sede e uma escola de condução”
E eis que uma outra associação, a UPIR - Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate, vai bater à porta da Câmara e também quer uma sede.
“A UPIR – Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate, pede à Câmara Municipal da Guarda uma sede para organizar o trabalho e responder às ocorrências”.
Um “voluntário da UPIR, explica que a autarquia considera o pedido da associação como «megalómano», e acrescenta que «sabemos que o município tem alguns locais onde poderiam instalar a sede e há associações constituídas depois da UPIR que já têm sede própria» e neste momento não temos espaço para os operacionais e para as nossas formações. Por isso procuramos um sítio mais acolhedor para dar condições aos nossos membros».
Para além de uma sede, precisa de uma «carrinha de nove lugares para levar os voluntários para as ocorrências ou formações externas».
“A UPIR trabalha com dois veículos, um jipe e uma viatura doada por um dos voluntários. A Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate com 26 membros voluntários, entre eles «médicos, psicólogos, enfermeiros, bombeiros, veterinários» e que também dão «formações aos novos estagiários que nunca tiveram contacto com estas áreas».
E como estamos na Guarda:
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses
UEPS - Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR
IPG - CTeSP: Formação em Riscos e proteção civil.  «pretende formar profissionais na prevenção e planeamento de riscos e na proteção de pessoas, bens e estruturas em cenários de crise, emergência e/ou catástrofe»
UPIR - Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate

26 comentários:

  1. É verdade que o município vai à dona Branca? Juros usurários e um empréstimo megalómano para duas décadas. Estamos no bom caminho.

    ResponderEliminar
  2. Quem ergue tabernas também faz e cede sedes. Diz se no direito que quem pode o mais, pode o menos.

    ResponderEliminar
  3. Tudo em troca de votos. Há associações arregimentar clientes. Vão ao supermercado compram cervejas, vendem e reabastecem no dia seguinte. Objeto social: ganhar uns trocos. Carrega PG.

    ResponderEliminar
  4. A Câmara só serve para apoiar com rios de dinheiro qualquer situação ou intuito e/ou para fazer festas que entretenham as ditas situações e intuitos. Nada mais! Façam a conta a estes 10 anos e ao dinheiro desperdiçado com coisas e coisinhas e verão o somatório.

    ResponderEliminar
  5. ⚠ CANCELADO O ENTERRO DO ENTRUDO EM FAMALICÃO DA SERRA ⚠

    Por motivos alheios à organização da GuardaFolia - Aqui há Galo!, o Centro Cultural de Famalicão informa que, por motivos de força maior, foi cancelada a iniciativa “Enterro do Entrudo”, prevista para amanhã, dia 13 de fevereiro, às 18h, em Famalicão da Serra.

    #guardafolia2024 #tabernasdoentrudo #guarda #municípiodaguarda #aquihágalo #amaisalta

    Afinal os motivos são alheios ou de força maior? Ou é para comer uma alheira sem grande força? Ou uma força maior na alheira alheia? Quem é alheio? Quem tem força?

    ResponderEliminar
  6. Pelos visto está tudo cancelado...

    ResponderEliminar
  7. O sol da guarda não tem instalações para disponibilizar às associações? Muitos dos "sócios" vêm cá comentar e até fazem comunicados com base no que se diz

    ResponderEliminar
  8. Será que estamos a atravessar um período de medo? A ver pelos carros do desfile, o único que não é alvo de sátira é o presidente! Que cidade esta! Têm medo da própria sombra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma questão de €

      Eliminar
    2. É obra... Isto não é Carnaval, é bajulação...

      Eliminar
  9. As freguesias trazem o medo no corpo. Janeiro quente traz o diabo no ventre é bem verdade

    ResponderEliminar
  10. Para ir ao beija mão
    Nem um carro lhe faz menção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz menção sim! Há elogios e apelos ao D. Sebastião

      Eliminar
    2. "Sérgio o Salvador"

      Eliminar
  11. Já o ano passado assim foi. Desfile de carnaval sem sátira ao presidente de câmara/executivo, não tem graça alguma. O mesmo perdeu uma oportunidade de aprendizagem pois os recados mesmo a brincar têm fundamento, sr. Presidente. Até no tempo do Amaro os carros alegóricos satirizavam-no e nunca os oprimiu. Será que as idas ao barbeiro já começaram?

    ResponderEliminar
  12. Que vergonha... Carro de João Antão: Sérgio o Salvador
    Carro de Rochoso e Monte Margarida: para o povo ser apoiado, não pode o orçamento ser chumbado
    Agora até no carnaval fazem campanha? Que tristeza...

    ResponderEliminar
  13. Deve ser pelo afã das sedes que este desfile se transformou num comício do PG... Todos querem uma sede... e estão cheios de sede!

    ResponderEliminar
  14. Desfile fraquíssimo sem alma nem chama. Não se vê mensagem alguma que seja digna para amostra.. Pobreza total. Poucas ideias e poucas pessoas

    ResponderEliminar
  15. Quanto ao enterro do galo, eu não quero ser chato, mas deixou muito a desejar..

    ResponderEliminar
  16. Estes desfiles fazem-me lembrar aqueles desfiles do tempo do bondoso do Salazar.Era só loas, afagos e palminhas. O 25 de Abril ainda não chegou a Guarda na sua plenitude. Metem asco e muito dó. Esta ideia fascista de poder tem que ser derrubada. Urge encontrar uma equipa de democratas para apear este poder de interesses instalados. Urgente.

    ResponderEliminar
  17. Queres um trator? Pede à Camara
    Queres uma cisterna? Pede à Câmara
    Queres apoios extraordinários? Pede à Câmara
    Queres bancas e chapéus para os eventos? É à Câmara que deves ligar
    Queres espaços grátis? Câmara
    Queres dinheiro para a tua festa ou associação ? Liga ao presidente da Câmara
    Queres financiar a tua IPSS? Liga à Câmara
    Queres um ajuste direto de 19500 euros? ....

    ResponderEliminar
  18. E o espetáculo?! Que coizinha mais amadora!

    ResponderEliminar
  19. UPIR- qual a utilidade? Querem sobrepor-se a GNR de Montanha e aos Bombeiros? Cheira a poiso de pessoal desempregado. Se for para se passearem de jipe que o façam a custas próprias. Dão formações ? em quê? E a quem? Como não seja mais alguém com o curso de segurança que não fica em emprego nenhum! enfim mais uns artistas a querer viver à custa do subsidio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ontem passou por mim uma viatura ligeira com autocolantes da associação, mas reparei que também tinha colado autocolantes da proteção civil, fica-me a duvida isto é legal? pode uma instituição privada estar identificada com dísticos de entidades estatais/municipais??

      Eliminar
  20. Vai ver os lucros...não pagam impostos. Na Guarda, qualquer dia em vez de empresas só vamos ter associações

    ResponderEliminar
  21. Baralhei-me toda, com o intuito de me fazer associada, à "MORADA DE UPIR - ASSOCIAÇÃO UNIDADE PORTUGUESA DE INTERVENÇÃO E RESGATE
    Rua Drº Francisco Piçarra De Matos Nr. 16 C/V 6300-693 - GUARDA. PORTUGAL". Qual o meu espanto e encaro com a porta da famosa empresa Chuva de Sucessos, promotora de bem parte dos arrais pimba e afins deste burgo. Será que com a saída da Diana deixam de mamar numa teta e querem a outra?

    ResponderEliminar