segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Devaneio sobre os portugueses rudes

Retirei isto de uma revista cor-de-rosa que só escreve sobre pessoas finas, que se dizem influenciadores, tictoqueres e coisas assim.
Lei e veja se é um português rude:
“Pernoitávamos numa clareira só para nós os quatro, cada casal na sua tenda. Fizemos uma fogueira, petiscámos como pessoas rudes assando chouriços, salsichas e pedaços de carne na ponta de espetos improvisados, feitos de ramos de loureiro, tudo enquanto conversávamos, desfiando histórias antigas, a infância, a adolescência, as nossas aventuras, os nossos embaraços insignificantes cuja utilidade se resume a isto: uma história de que nos rimos se estivermos todos juntos a beber cerveja”

38 comentários:

  1. Retirei isto da página de Facebook do Município que só escreve sobre festas, concertos e cortes de água. Agora também tem publicidade do vidente!!

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02h68hMAco3G263KXr7yDMkdhXZjarspUuc57jjidMqQLRBVuyG2W4TkkKA4fSQWjul&id=100064448029535

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá estão mais fotografias de contratos e freguesias. Gostava de ser mosca para ver o que tanto falam nestes encontros.

      Eliminar
    2. O presidente faz discursos mirabolantes num ecossistema favorável e todos lhe prestam vassalagem. Anda agora a espalhar veneno de terra em terra, dizendo aos presidentes de junta que já não têm dinheiro para os projetos. Mentira!! Tenta o que sempre fez!! Criar a tempestade perfeita, mas na cidade as águas são calmas. As pessoas estão indiferentes/satisfeitas com o chumbo (as que sabem que isso existe) e na Câmara a grande maioria está feliz. A bomba vai rebentar-lhe nas mãos!!

      Eliminar
  2. Aqui fica um excerto rude da ata da última reunião: (...)

    Sobre aquilo que a senhora Vereadora mais foi referindo, nomeadamente, das
    questões da saída da senhora Vereadora, mera especulação de rua. Já há pouco eu
    falei nas questões do que se fala na rua. Senhora Vereadora, especulação de rua, de
    vão de escada, de café, de final de tarde, eu nunca irei comentar nem irei falar sobre
    tudo isso…”-----------------------------------------------------------------------------------------
    - Adelaide Campos, Vereadora: “Desculpe senhor Presidente…” ----------------------
    - Sérgio Costa, Presidente: “Desculpe, não me interrompa!”-----------------------------

    (...)

    ResponderEliminar
  3. Mas isto não é a descrição perfeita da maioria daquelas festas das aldeias que o Sérgio Costa anda a inventar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cheiro, o barulho, a bebedeira, a miséria total. A Guarda é uma desgraça.

      Eliminar
    2. O Movimento Pela Guarda no que respeita a bailes é o quero, posso e mando. É grande a algazarra e cantigas de copo na mão ao borralho. A concertina sempre a rasgar e eu a virar copos de vinho. Este ano já corri as freguesias quase todas e só me falta ir às avelãs e vila franca. De resto fui a todas e sempre a gritar e a beber.

      Eliminar
  4. A Lili Caneças não tem razão, mas olhe que eu fui à feira farta este ano e aquilo numa hora mais avançada deu que falar. Fechei os olhos e de repente estava na caverna de Platão.

    ResponderEliminar
  5. Sérgio Costa e a Rádio F no seu melhor!!! Uma história de amor!!! Afinal o "local certo" que queriam não vem incluído no projeto e demora 6 ou 7 anos, mas continua com a tanga das moradias do bairro da N Sra de Fátima!!!! Terá sido ele a escrever tal notícia?? RI DI CU LO

    Quem dá credibilidade a esta gente??

    https://radiof.gmpress.pt/o-presidente-da-camara-da-guarda-ja-reagiu-ao-anuncio-da-abertura-do-concurso-publico-para-a-construcao-do-porto-seco-na-cidade/?fbclid=IwAR3x_KBpF5eokNx9In-pD4tO6hHxERVae5TTOps_mc2PWvvmKUdenNtuHxY

    «O autarca destacou a importância desta infra-estrutura para a região e reforçou que o Porto Seco vai começar a funcionar junto ao terminal ferroviário mas sem interferir com as moradias no Bairro Senhora de Fátima.»

    «Sérgio Costa frisou que a Guarda não pode ficar à espera das obras da segunda fase, que só podem ficar concluídas daqui a seis ou sete anos. O presidente da Câmara da Guarda acrescentou que já transmitiu à tutela e à APDL a necessidade de avançar com o estudo da segunda fase do Porto Seco mas também se mostra preocupado com os atrasos nas obras da Linha da Beira Alta.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moradias?
      O que é preciso precaver são os camiões que vão transportar os contentores de e para o Porto Seco.
      Parte das mercadorias vai chegar e partir de comboio do Porto Seco. Mas outras vão chegar e partir de camião.
      Quantos camiões vão passar pelo Porto Seco por dia? E qual o horário de funcionamento.
      Que percurso vão fazer? Actualmente terão de ir para pela Av. de São Miguel, que é uma rua de empedrado, com muitos peões e comercio de rua, além de bastante tráfego automóvel. Ter lá mais uns quantos camiões por hora vai tornar a vida de todos num inferno.
      Com a variante da Sequeira, que considero obrigatório estar construída para a abertura do Porto Seco, os camiões vão ter de circular pela Rua da Nossa Senhora de Fátima, uma rua com pouco trânsito e bastante larga, mas residencial. Os moradores o melhor que fazem é colocar já as casas à venda e mudar-se para outro local.
      Ou será que há espaço para fazer alguma estrada de serviço junto à linha, que ligue directamente ao viaduto da variante da Sequeira? Pelo projecto a concurso, tal não parece previsto nem fácil de fazer.
      O Porto Seco é muito bem vindo e importante para a Guarda, mas é preciso minimizar o impacto negativo de ter camiões de 40 toneladas a circular por zonas residenciais.

      Eliminar
  6. Belo debate hoje na F. O senhor do PG fez uma triste figura, pelo menos preparava-se não?
    Tem uma garganta grande… ó Zé carlos, nunca mais te ouvi falar das árvores… engraçado não é? Também é engraçado dizeres que os partidos do arco do poder nunca fizeram nada pela Guarda. Quantos anos foste acólito do prata em S Miguel? E militante do PSD? Enfim. Bem prega frei Tomás… dedica-te à pesca que nem para os vulcões …

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preparar as coisas dá um trabalhão danado e dói, tira tempo e requer estudo. Todos os comentadores vão para os painéis, salvo raras exceções, sem a lição estudada. Esse comentador é do PG, está no poder, e a sua atitude é marimbar-se para isto assim como o presidente.

      Eliminar
    2. Vulcão é lá dentro porque já são muito menos os que acreditam nas tretas do presidente

      Eliminar
    3. Lamento que as pessoas mudem o discurso consoante lhes dê ou não jeito. Quem o via e quem o vê. Talvez um dia coloque aqui transcrições das assembleias do último mandato. Mais lá para a frente.

      Eliminar
  7. Para quem vem detrás dos barrocos tudo é bom. Neste momento há vendedores de batata rambana que subiram a motoristas. Isto é Darwinismo, é a evolução das espécies. Vejo que aquele ali o do meio está a fazer fogo por isso é melhor chamar as listas dos bombeiros.

    ResponderEliminar
  8. A página do Município é degradante e não, não é só com o Sérgio Costa. É há anos e anos e anos. A começar pela foto do Município, aquele cristal do Amaro. O que é aquilo?? Nojento. Sem palavras. Um canal de propaganda onde desfilam pessoas em aldeias e pessoas em igrejas com obrinhas de vão de escada . Dois anos disto todos os dias não é demais? Que falta de mundo. Nem umas redes sociais sabem gerir em condições! Amadorismo em toda a linha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já enjoa mesmo. Não sei como é que nos conformamos com este nível tão fraquinho.

      Eliminar
  9. Tenho ouvido recentemente muitos comentários sobre o seu blogue. Dizem que é aberto e lido não só na Câmara, mas em todos os serviços públicos da cidade. A coisa está bera para quem trabalha das 9 às 17 à frente do computador. Este blog é top de pesquisas e motivo de grandes conversas

    ResponderEliminar
  10. Senhor Oliveira o que eu descobri hoje... Então será possível que um presidente aí duma autarquia esteja já com debate instrutório no tribunal agendado e que ninguém saiba nada? Não temos comunicação social... Apenas editoriais pagos a peso de ouro. Aguardemos mais três dias.
    Ficam a saber pelo Sol da Guarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendem-se por um prato de favas cruas. Um processo que corre termos no tribunal da Guarda e que é de conhecimento público. Todos sabem menos as rádios e jornais. Não se pode saber nada porque estão a decorrer as indicações para candidatos a deputados, mas debalde. O Montenegro já sabe.
      O advogado desse tal autarca é um velho conhecido da Guarda. Boa sorte ao mandatário e ao representado.

      Eliminar
    2. Sérgio Costa ou o Rui Ventura? Faça aí o exclusivo no sol da guarda

      Eliminar
    3. Amaro, Sarmento, Tadeu e agora Ventura. PSD faz o poker nos tribunais.

      Eliminar
    4. Viagens de Rui Ventura. Já foi noticiado em 2022 pelo grande cerejo. Esse devia era escavar nos mandatos do Amaro e do Sérgio, para ver o que encontrava…

      Eliminar
  11. Não tenho dúvida alguma que somos uns trogloditas, neste reino dos cafres. Boas infra estruturas? Nada. Os arruamentos e acessos mais degradados, melhor. O parque urbano? Quanto mais arruinado, mais castiço, ao nosso nivel. Empresas tecnológicas que criem emprego não obrigado. e riqueza? O povo gosta é de festas onde meta musica pimba, um copo de plástico e para perdoar todos os excessos que alguns chamam de pecados, a sacristia e o clero.

    ResponderEliminar
  12. ONDE É QUE ESTÃO AS OLIVEIRAAAAAAAASSSS?? Toda a gente sabe e ninguém diz!

    ResponderEliminar
  13. Alguém aqui tinha perguntado...

    Eleições Bombeiros

    Lista A
    https://www.facebook.com/profile.php?id=61554136330924

    Lista B
    https://www.facebook.com/profile.php?id=61554190586450

    ResponderEliminar
  14. Lista B:

    LISTA DE CANDIDATOS

    DIRECÇÃO
    Presidente
    Joaquim Alberto Pires Rodrigues
    Vice-presidente
    Ismael Escudeiro Martins Duarte
    Vice-presidente
    Jorge Manuel Pais Ferreira Ribas
    1º Tesoureiro
    Joaquim Leão Mingacho
    2º Tesoureiro
    Luis Manuel Castro Dias
    1º Secretário
    José Carlos Valente Breia Lopes
    2º Secretário
    Isabel Maria Afonso Fonseca
    Assessor 1
    António José Silva Quinaz
    Assessor 2
    Carlos José Valente Marques
    Assessor 3
    Paulo Zoé Chaw da Costa
    Assessor 4
    Carlos Manuel Dias de Jesus
    Suplente 1
    Rui Manuel Ambrósio Silva
    Suplente 2
    Jorge Manuel Granja Sousa
    Suplente 3
    José António Fonseca Carvalho
    Suplente 4
    Álvaro Manuel Martins Brandão Estevão

    ASSEMBLEIA GERAL
    Presidente
    Carlos Alberto Neves Gonçalves
    Vice-presidente
    Acácio Patrício Pereira
    Secretário
    Albino Freire Bárbara

    CONSELHO FISCAL
    Presidente
    Amâncio Fernandes Antunes
    Secretário
    Adelino Eduardo Lopes Brás
    Relator
    Rosa Jesus Tomé Saraiva
    Suplente
    António José Gonçalves Correia Santos
    Suplente
    Luis Manuel Correia Fernandes
    Suplente
    Daniel Augusto Esteves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está o tipo do centro cultural. Ele está em todas. Vai tocar violino ou é só poesia?
      As armas e os egos assinalados
      Da ocidental lista da continuidade...

      Eliminar
    2. O Acácio Pereira vai na lista do PG? Já não percebo nada disto

      Eliminar
    3. Um bom homem à frente de uma lista de egos.
      Mas se esta é do PG, na outra está o autor, compositor e intérprete do hino a Sérgio Costa no jantar do primeiro aniversário do mandato.
      As duas listas não fazem uma e o PG está em ambas.
      A grande discussão é sobre o restauro de carros velhos dos bombeiros para passeios de clássicos.
      Aterrador.
      Uma associação que não fala de futuro.
      Sim, exige-se uma auditoria.

      Eliminar
  15. Alguém que me explique para que servem as listas para os Bombeiros e o porquê de terem tantos nomes. Os cargos são remunerados?!

    ResponderEliminar
  16. As listas têm o número de sócios estatutariamente exigido e os seus suplentes. São listas para 3 órgãos. Assembleia geral, conselho fiscal e direção. Nenhum cargo é remunerado

    ResponderEliminar
  17. Os portugueses rudes tambem gastam 12 mil euros em vinho de Vila Franca das Naves por ajuste direto?

    ResponderEliminar
  18. É só buracos nas ruas. Os carros estão rebentados. Os mecânicos estão de maravilha. Dá lhes muito lucro o PG!

    ResponderEliminar
  19. O Senhor Montenegro( que raio de nome), vê-se negro no distritinho para arrajar maltinha.

    ResponderEliminar