quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

O órgão para a Sé da Guarda

Na última Assembleia Municipal, estava em discussão um ponto referente ao “Órgão para a Sé da Guarda”
Não tendo acesso aos documentos, estava curioso para saber o que isto era. A Comunicação Social da Guarda também não pegou no assunto.
A salvação veio da “Rádio Fronteira de Vilar Formoso, que escreveu:
“A Direção Regional de Cultura do Centro transferiu uma verba para a Câmara Municipal da Guarda, com o objetivo de recuperar e restaurar o órgão da Sé da Guarda”.
“No âmbito da conclusão do projeto de recuperação e restauro do órgão da Sé da Guarda, promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, e na sequência da extinção das Direções Regionais de Cultura a 31 de dezembro próximo, a Direção Regional de Cultura do Centro e a Câmara Municipal da Guarda assinaram um acordo de cessão de posição contratual no qual o município assume o papel de entidade adjudicante, tendo a responsabilidade de conduzir o processo até conclusão dos trabalhos de reconstrução e recuperação do Órgão da Sé”.
“Neste contexto a Direção Regional de Cultura do Centro transferiu o montante de 397.485,00€ à Câmara Municipal da Guarda, valor referente aos trabalhos necessários para assegurar o pagamento das prestações restantes ao organeiro francês Frédéric Desmottes, estabelecido em Cuenca (Espanha), que já iniciou a construção do instrumento”.
Ficamos assim a saber que a Câmara vai ter disponível para o órgão cerca de 550 mil euros, cerca de 400 mil da DRCC e 150 mil euros dos Munícipes via orçamento da Câmara. Depois não nos venham dizer que a Câmara pagou 550 mil euros do seu orçamento.

25 comentários:

  1. Na última assembleia municipal aquando da discussão deste ponto já estavam todos a barafustar
    Tenho o leite ao lume, diziam uns. Tenho a Maria à espera para jantar, diziam outros. Hoje não jantamos?!? Perguntava a bancada do PG. Entre muitos risos, protestos, gritos e onomatopeias, foi uma assembleia marcada pela barulheira da bancada central que mais parece uma bancada dum estádio de futebol, faltando apenas as cascas dos amendoins no chão. O PG à sua triste imagem e semelhança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No vídeo da transmissão da Assembleia quem se vê completamente de cabeça perdida são os deputados do PS e do PSD, que até usam e abusam do espaço como se fosse a sua casa. Serve este espaço para fazer de conta?

      Eliminar
    2. Tambem o que vi foi um desrespeito pela própria assembleia

      Eliminar
    3. De cabeça perdida no uso da palavra? Então não é cabeça perdida. É usar da palavra. Cada um usa da palavra como quer. Diferente é estar na bancada dos sócios como quem está a beber uma bjeca e a mandar umas tiradas, gritos até, para quem está a falar. Infelizmente isso não é captado pela transmissão, mas basta assistir como eu assisti lá em cima para tirar a limpo.

      Eliminar
    4. É grande a gritaria e a peixeirada. Não sabem estar nenhuma das bancadas, mas o PG é por demais. Parece mesmo a feira quinzenal

      Eliminar
    5. É pena que o vídeo da transmissão da Assembleia não mostre as tristes figuras dos deputados. Que tristeza. Até palavrões se ouvem gritaria total. Tenham vergonha.

      Eliminar
    6. Eu acho que mais pessoas deviam assistir às assembleias. E exigir respeito e civismo dos deputados que nos representam a todos. Se não sabem estar,então que saiam.
      "Cada um usa da palavra como quer " só se for em casa, porque numa assembleia não será assim. Há regras e se as regras forem violadas deve-se reportar a quem de direito e com os devidos fundamentos. Não é por falarem em cima uns dos outros ou se ofenderem que mostram ser melhor partido.

      Eliminar
  2. A jogada é essa. Jogada com muita batota á mistura. O presidente na assembleia já estava a dar a entender que com o chumbo do orçamento o investimento está em risco. Investimento? A câmara é apenas fiel depositária. Tem o dever legal de guardar o dinheiro para o entregar ao artesão que executará o trabalho. Batoteiros a sério. Eles pensam que é tudo maluco...

    ResponderEliminar
  3. Ou dizer de peito inchado que foi ele que tratou de tudo...se não fosse ele o órgão nem vinha para a Guarda. Obrigada, Sr. Presidente por servir de fiel depositário dos dinheiros para pagarmos o órgão da Sé. Veja lá não se engana nas rubricas orçamentais e não gaste o dinheiro nas festas. Ah! Maldito vício este das festas!

    ResponderEliminar
  4. Não nos venham dizer? Se for preciso dirá que a Câmara vai investir um milhão. É o que faz sempre. Já diz que criou 700 postos de trabalho. Que mais exemplos precisa? Isto na minha terra tem um nome. Ao Pinoquio crescia o nariz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 50 milhões habitação, 500 casas, 700 empregos, 1 milhão de razões para não acreditar no PG

      Eliminar
  5. Torram milhões e milhões em festarolas. Eu já aqui disse e torno a dizer. Senhores do PS: ou os independentes acabam com as festas do Álvaro Amaro ou não há mais orçamentos aprovados. É inadmissível o Partido Socialista deixar que o Amaro continue a mandar na Guarda. FIT, Feira Farta, Cidade Natal e tralha diversa deve deixar de existir. Deveriam dizer: Ou isso deixa de existir ou o PS não aprova mais nenhum orçamento. Assim deveria ser. São 5 ou 6 milhões por mandato que se poupam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era de coragem. Pôr os pontos nos is e identificar o verdadeiro culpado desta situação. Álvaro Amaro, o verdadeiro foco do atraso da Guarda. Numa altura em que era preciso catapultar e aproveitar oportunidades, deu pão e circo e construiu um discurso falso de autoestima e movimento. Diz que pôs a Guarda no mapa. Nada mais falso. A Guarda sempre foi um atraso de vida e ainda ficou pior com o Álvaro Amaro.

      Eliminar
    2. O partido socialista teve um resultado pobre nas últimas. Deveria ser toque a rebate e criar discurso agressivo contra o estado de coisas e tentar mostrar as pessoas que é possível fazer diferente. Este comentário é um bom ponto de partida.

      Eliminar
  6. Este é parte do texto de uma noticia publicada no jornal o interior:"O despiste de uma monovolume ao princípio da noite desta quarta-feira, na Guarda, resultou apenas em danos materiais na viatura e na derrube de um poste de iluminação pública." Mas que raio significa "na derrube"? Nenhuma das palavras está correcta. Quereriam dizer "no derrubamento"? Se não há brio no que se faz mais vale não fazer, pelo menos assim não se passa vergonha.
    https://ointerior.pt/sociedade/acidente-junto-a-rotunda-da-central-de-camionagem-da-guarda-provoca-danos-materiais/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ter sido usada a forma masculina, mas "derrube" isoladamente está correcto.

      https://dicionario.priberam.org/derrube

      Eliminar
  7. Não sei se é branqueamento de informação ou incompetência, mas o Município acaba de publicar na sua página de Facebook a divulgação de um contrato de comodato, passo a citar "COM A ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS DA GUARDA – OLHAR PELOS NOSSOS".
    Ora esta associação não é dos reformados da Guarda, mas sim dos reformados da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA, que como o próprio site indica "surge para defender de forma inequívoca direitos consagrados em Lei dos militares que servem ou serviram na Guarda Nacional Republicana".
    Será que querem disfarçar a situação "esquecendo-se" deste pormenor ou como tem sido hábito, o que importa é fazer posts e publicar fotografias, o conteúdo é indiferente?

    ResponderEliminar
  8. Ah o órgão e tal, a sé da Guarda é a única que não tem um órgão de tubos. E então, qual é o problema? A igreja quer ter um órgão de tubos na sé? Então que o paguem. Seu quiser entrar na Sé para a visitar tenho que pagar não é? Para quem vai esse dinheiro? Até parece que vão vir mais turistas à cidade porque a sé tem um órgão de tubos. É este tipo de demagogia que abunda no país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Oliveira insto-o a eliminar este comentário ao qual estou a responder e que apenas verte ódio contra os cristãos. A desfaçatez com que é feito, logo por altura do nascimento de Jesus Cristo mostra bem que apenas verte ódio contra a instituição que mais colabora no bem dos cidadãos da Guarda e do país em geral. Não se deixe amordaçar por esta gente.

      Eliminar
    2. 1549
      Lamento, mas não apago o comentário em causa. Não concordo com as afirmações feitas, mas não vislumbro ódio nas afirmações.
      Só lamento que o autor do comentário, não entenda, pelo menos, a importância cultural de um órgão, e lembro os concertos gratuitos que se realizam na sé.
      Será que o dinheiro gasto no TMG é mal gasto?
      A Oliveira

      Eliminar
    3. claro que o dono disto tudo nãovai apagar o comentário, os comunistas são anti cristãos.

      Eliminar
    4. 1322
      Actualize-se. Deixe de estar na primeira metade do século XX.
      Não confunda ateísmo com teísmo.
      A Oliveira

      Eliminar
    5. Eu acho que o comentário das 15:49 é irónico, mas vocês lá sabem...

      Eliminar
  9. Há muitos anos, Desmontaram o órgão com o pretexto que ia ser restaurado, porém nunca mais apareceu. Agora já não faz grande falta, até que nas missas vai dez a vinte pessoas..

    ResponderEliminar
  10. 1721
    Onde consultou essa informação.? O que diz é completamente falso, enquanto não aparecerem novas fontes de informação.
    A Oliveira

    ResponderEliminar