segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Divagações sobre uma cidade perfeita


As 7 coisas fundamentais para se considerar uma cidade perfeita
A bela Guarda possui as setes coisas fundamentais para uma cidade ser perfeita:
1 - Goza de uma liberdade completa
2 - Tem uma população numerosa, rica e culta
3 - Tem vários rios com água pura, cristalina, e muitos moinhos
4 - Tem controlo sobre bairros, freguesias, terras, pessoas e transportes públicos
5 - Tem uma universidade, onde tanto se ensina inglês como contabilidade
6 - Tem mestres em todos os ofícios
7 – Tem agentes para divulgação de projectos em todo o País
Nota: isto foi adaptado de um texto de 1472 do ensaísta Benedetto Dei e cuja transcrição foi obtida na biografia de Leonardo Da Vinci, publicada por Walter Isaacson)
Era bom não era?

35 comentários:

  1. Respostas
    1. Oliveira se a coisa assim continua arrisco-me mesmo a fazer campanha na rua pelo PS. Derrotar o PSD nas próximas é derrotar Álvaro Amaro. Eu voto sempre contra o Álvaro Amaro.

      Eliminar
  2. A Guarda podia ser uma cidade de referência, mas é um antro de políticos incompetentes que acumulam péssimas decisões.

    ResponderEliminar
  3. O que dizer da politica da Guarda quando as escolhas para nos defender na Assembleia da República recaem sobre as mulheres e os amigos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada contra, desde que sejam competentes.

      Eliminar
    2. Qual é o problema de serem mulheres??????

      Eliminar
    3. É bom que o PSD nacional reflita sobre a escolha das mulheres e dos amigos, pois já vimos com o PS que isto é o caminho para a podridão completa. Depois veem com o papão do Chega...

      Eliminar
    4. Não fica bem escolherem familiares, depois não se admirem nem critiquem os membros do governo ser tudo família..., rezemos aos deuses que sejam competentes, defendam os interesses do coletivo e não os próprios e não sejam arguidos ...

      Eliminar
    5. O problema é serem tachistas e nulidades políticas

      Eliminar
    6. O mal não é serem do sexo feminino. As mulheres a que se referem é mesmo a esposa do presidente da distrital do PSD.

      Eliminar
    7. As mulheres, no caso em causa é a mulher do presidente da distrital, devem escolher as que quiserem, mas as esposas!

      Eliminar
  4. Vai no bom caminho. Já esteve bem pior. As pessoas da Guarda nos anos 60 eram em termos gerais pobres, analfabetas, frias e tristes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nos comparamos com 1960, mas sim com 2023. Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Viseu. A Guarda está melhor?!

      Eliminar
    2. Estamos melhor. Já temos microondas

      Eliminar
    3. Em termos de tachos e amiguismo/compadrio está muito melhor. Basta ver a ULS, uma máquina de emprego que nem um serviço consegue assegurar aos cidadãos.

      Eliminar
  5. Os principais responsaveis são os eleitores. Neste momento temos uma excelente ministra. Se for candidata pela guarda pela 1 vez na vida votarei PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela que venha à Câmara acabar de vez com este ciclo de podridão pós 2013!E que escolha gente competente e desconhecida, só o nome dela basta para ganhar. Se possível gente de fora! Os do PS da Guarda são capazes de rebentar com a candidatura por isso estarem quietinhos a levantar a bandeira é o melhor que fazem

      Eliminar
  6. De facto as opções politicas nao sao muitas...
    O PS está cheio de esquemas,tanto a nivel nacional como local. Fazem as suas proprias leis e as aplicam segundo os seus interesses, é triste. O lider do PSD tambem nao me cativa nada, a postura do PSD local também não.
    Nao me resta muitas opções, vou estar atento aos partidos mais pequenos da oposição, que se souberem comportar-se vão ganhar muitos votos. Nenhuma opção política será a ideal, é só tentar minimizar os estragos

    ResponderEliminar
  7. Criticamos o nepotismo nacional não podemos compactuar com o nepotismo regional. Estão a imaginar o Monteirinho ou o Prata ou a Ministra indicarem os respectivos cônjuges para lugares elegíveis?

    ResponderEliminar
  8. A coisa tal como ela está é um cenário muito comprometedor. Não simpatizo com o Prata, mas aquilo que lhe fizeram dá que pensar. Pelos tachos tudo vale.

    ResponderEliminar
  9. O galifão

    Para me eu governar
    Ao espelho vou falar
    A oposição que se ponha fina
    Que eu sou ave de rapina

    Para tudo controlar
    O Álvaro vou imitar
    As televisões espalharei
    E nas imagens mandarei

    Contra tudo e contra todos
    Gastarei dinheiro a rodos
    E se o que fizer não chegar
    Uma empresa hei-de montar

    O orçamento aprovarei
    Um vereador elevarei
    A mensagem há-de passar
    Pois sou bom a enganar

    Talvez seja já da idade
    Enganei-me na minuta do contrato de sociedade
    O Tribunal de Contas não me larga
    A derrota assim foi mais amarga

    Afinal foi tudo às urtigas
    Os vereadores não vão em cantigas
    Vou chamar o Interior
    Para espalhar mais um rumor

    Só o interior não chega
    Preciso duma rádio cega
    E porque o Chaves não se cala
    Vou ligar ao Pedro Paula

    Quando liguei, estava ocupado
    A comer pizza com o empregado
    Então fui ter ao La Vie
    E também por lá me entreti

    Na Pizza Hut comi tudo o que pude
    E apareci no direto da rádio altitude
    Voltei para casa refastelado
    Antes ser temido do que amado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estratégia resulta. Para as rádios não houve assembleia municipal. A rádio F nem uma notícia.

      Eliminar
  10. A Guarda vive nas profundezas neorrealistas dos Gaibéus misturadas com o provincianismo que Eça de Queirós descreve nas suas prosas de oitocentos. É triste ser governado por mediocres e não poder escolher além da mediocridade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é essa. É não ter opções de escolha. Mas o presidente da assembleia municipal disse uma grande verdade: todos aqueles que lá estão sentados estão a ser pagos pelo serviço que prestam. E o principal objectivo devia ser melhorar a cidade da Guarda, com a ideia presente que as obras não são exclusivas de um mandato. Quanto mais se desenvolva agora melhor para a Guarda e melhor para quem a governar a seguir. Boicotar apenas com vista a objectivos individuais ou partidários não é uma boa política. Porque é sinal de incompetência de todos. Eu nao concordei com as eleições antecipadas no governo da outra vez. Assim como nao concordo com eleicoes autarquicas antecipadas agora. Porque a incompetência é de todo o grupo. Todos estao a ser pagos para levarem a Guarda a bom porto. Todos devem contribuir e manifestar-se na altura certa. Reconhecendo as falhas e os méritos de cada proposta. Há tanto trabalho pela frente...

      Eliminar
    2. Não meta oposição e governação no mesmo barco. Nem se atreva a vir com esse discursozeco! Quem boicota a Guarda é o PG, que em dois anos não fez absolutamente nada para projetar e trazer desenvolvimento ao concelho. A maioria dos PG que falam nem leram a miséria de orçamento que Sérgio Costa fez e vêm agora colocar as culpas na oposição. Por amor de deus! Era agora o que faltava os partidos abanarem a cabeça e ajoelharem-se a um documento paupérrimo só para o senhor presidente poder cantar uma vitória política. Tenham juízo e já agora, trabalhem e apresentem um orçamento em condições (isto claro, se quiserem começar a trabalhar, porque até hoje trabalho é zero. Tudo o que não seja jeropiga, marmelada e enchidos foge ao vosso entendimento de trabalho. )

      Eliminar
    3. O Sérgio, só está a beber do veneno que espalhou. Não se lembram do que fez ao anterior executivo, que por mero acaso até era do partido dele? Teria ele defendido os interesses da Guarda ou os próprios, quando era o principal opositor do anterior executivo? Não tenham memória curta...

      Eliminar
    4. Ao ler estes comentários senti-me como se estivesse a ouvir a Radio Altitude...

      Eliminar
  11. Eles andam a brincar ao nepotismo. O PSD só ganhou as legislativas na guarda 3-1 quando o passos coelho afastou o Amaro e a lista foi encabeçada pelo Meirinho, com a Ângela e Prata. Com a influência do Álvaro Amaro o chega vai fazer uma surpresa. A seguir ao PS vai ser o partido mais votado. Se isso acontecer uma grande vassourada a concelhias e distrital.

    ResponderEliminar
  12. A concelhia psd da Guarda devia ter vergonha. Então não são capazes de indicar um deputado da Guarda em pleno exercício de funções? Que concelhia é esta? Mais parece a Concelhia de Pinhel. Antes eram os interesses de Gouveia, agora são os interesses de Gouveia e de Pinhel e pelo meio ainda estão os de Figueira?! . A Guarda sempre para último plano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São piores que o deus me livre. Demitam-se!

      Eliminar
    2. Tenho ideia que já tinha comentado este tópico, mas se calhar foi equivoco meu...

      O que não falta por aí são mulheres do PSD sem valor próprio que vivem de arranjinhos pela influencia dos maridos... claro que a carapuça só serve a quem tem cabeça à medida. Há de certo Grandes mulheres em cargos por mérito.

      Eliminar
  13. Andamos a pagar as alcavalas do Álvaro Amaro

    ResponderEliminar
  14. O Álvaro Amaro já se devia reformar da política, vai sair pequenino e derrotado se for culpado em tribunal. Só está a prejudicar o Partido e quem o rodeia!

    ResponderEliminar
  15. Atendendo ao numero de comentários no Facebook, o maior acontecimento do ano na Guarda é o estado da saúde, tema que nao deve ter seguimemto de debate, uma vez que são todos da mesma cor.
    Talvez daqui a um ano possamos estar a dizer que o maior acontecimento 2024 é a inauguração no parque da saude da estátua "as sombras vermelhas"... em agradecimento às forças políticas, que mesmo após terminar o mandato, permaneceram nos poleiros... o amor à camisola é mesmo bonito.

    ResponderEliminar
  16. Efetivamente a Guarda tem recursos abundantes, porém não tem líderes que saibam governar no séc XXI.

    ResponderEliminar