quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Lido por aí: A feira, o vinho, e o efe ganho

Lido por aí, nas páginas oficiais da Câmara e do Google
1 – A Feira
“Feira Farta, o maior certame e uma referência do mundo rural da região”
2 – O vinho
“Especial destaque para o vinho da região que para além dos produtores de vinho do concelho, contará com a participação especial da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sediada na Guarda.
3 - A parceira
“A CVRBI é também parceira do Município no Guarda Wine Fest.”
4 – Ganhámos mais um F(efe)
“Há mais um efe para acrescentar aos cinco que acompanham a Guarda. A cidade 'mais alta', também conhecida por 'cidade dos cinco efes': Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa ganha agora o F de Festival”
(Nota: Este F (efe) foi ganho no sorteio anual das 1000 palavras começadas por f (Efe) da associação portuguesa das palavras começadas por efe?
 
Retirado dos escritos do professor google
Quem na sopa deita vinho de velho se faz menino.
Antes da sopa, molha-se a boca.
Ao meio da sopa, lava-se a boca.
Sopa acabada, boca molhada.
 
A festa quer véspera
Acabada a festa, desarma o trono.
A festa dure pouco e bem pareça
A festa passa, o pobre gasta
A vida é uma festa, a realidade uma ressaca.

18 comentários:

  1. Que grande poema. Grandes são os poemas que retratam a realidade. E viva toda a festa que é paga com dinheiros públicos. Com dinheiro dos outros também eu me governava...

    ResponderEliminar
  2. Tantos efes mas falta o F final. Estamos F.......

    ResponderEliminar
  3. Mais concursos de pessoal continuam a cair!! Mais uma carta que chegou esta semana aos candidatos que informando que o concurso foi anulado!! já vamos em 7 pelo conhecimento que tenho! Agradecia-se que atualizassem a pagina da câmara com estas decisões bem como as atas que suportaram tais decisões. Então necessitavam de pessoal, Tem candidatos e deitam os concursos pelo cano. Acho que o problema é terem melhores candidatos do que aqueles que realmente desejavam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que autarquia deliciosa. A divina comédia.

      Eliminar
    2. Quando o mesmo lugar está prometido a várias pessoas por diferentes intervenientes acontece isto. Os paladinos da transparência intitulam-se estes novos donos da Câmara. E sim são obrigados a colocar as decisões no site da Câmara mas também andei a ver e nada consta.

      Eliminar
  4. F oleiros
    F raquinha
    F acilitismo
    F alácia
    F utilidades

    ResponderEliminar
  5. Que falta de criatividade. Estes limitam-se a fazer as mesmas festas que fazia o Amaro

    ResponderEliminar
  6. Diria que no último verso, a realidade é uma tasca.

    ResponderEliminar
  7. Cultura com os de cá!!!

    ResponderEliminar
  8. Valha-me deus com estes. As pessoas já só dizem, deixe-se de festas, deixe-se de festas, mas o que as pessoas não sabem é que ele só sabe fazer isto. Festas, fotografias e adjudicações de qualidade duvidosa.

    ResponderEliminar
  9. A criatividade deles não passa disto. Bandas de cá. E sentaram-se os dois à esquina, a capela e a capelinha a dançar o sol e dó? Era assim?

    ResponderEliminar
  10. É que as bandas de cá tocam mal, mas votam cá e votam "bem" ;)

    ResponderEliminar
  11. A feira não serve para promover os produtos da região, como se fosse possível e necessário tal sofisma. A batata , a fruta, as hortaliças das nossas aldeias estão promovidos por natureza. E mais que viessem. Quem se promove com a feira farta é o município que faz uma atividade de campanha eleitoral grátis. Vivem em campanha permanente e na caça ao voto . Percebem todos ou é preciso fazer um desenho ? Senhor Oliveira você que tem argumentos explique a essa gente. Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Senhor Oliveira: andei a trabalhar na Espanha na apanha da batata. Havia um senhor gordo a quem chamávamos o ti Zé batata , um senhor do Penedono. Bom homem. Não é que o ti Zé batata me levou a beber uns canecos e nos puseram lá uma carne de chupar os dedos. Os espanhóis chamam a essa carne de couratos. Oh pá que coisa boa. Aquilo é carne de marrano do só entre. Senhor Oliveira: você que conhece muita gente lá na câmara aí orgAnizem a festa do couratos. Podiam fazer isso junto ao rio Diz . o vinho pode ser de boxe do Ribatejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 0137
      Segundo julgo saber, o courato também se chama chichorro em Vila Mendo. E já há a festa do dito há muitos anos, antes da Câmara se meter.
      A Oliveira

      Eliminar
  13. É o orgulho deles. A malta goza mas eles materializam em realidade
    O sexto F é o das festas e festivais. A Câmara é que o diz!

    ResponderEliminar
  14. O F que faltava é de festival? A sério? Quantos festivais não organizaram eles nestes últimos 10 anos. Esta é para os apanhados! Só pode!

    ResponderEliminar
  15. Só rir aiai pobre cidade como te tratam. As festinhas são de todo o tipo e à falta de melhor é isto que há. Quem não está bem tem de se mudar

    ResponderEliminar