domingo, 8 de setembro de 2024

Uma “Estrada Verde” para o maciço central


Estrada Verde - O que nos querem vender por mais de 10 milhões de euros
“Estrada Verde - caminho florestal existente entre Videmonte (Guarda), Linhares da Beira (Celorico da Beira), Alto da Portela (Folgosinho, Gouveia), ligando à estrada existente ao concelho de Manteigas”.
“Projeto reclamado pelos autarcas da região há mais de 50 anos, que fará a ligação ao maciço central da Serra da Estrela, uma nova porta de entrada, entre os Municípios da Guarda, Celorico da Beira, Gouveia e Manteigas e visa a melhoria da segurança e melhor mobilidade no acesso ao Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).”
“Trata-se de um projeto intermunicipal que envolve os três municípios, que terá uma extensão de 25km e um investimento de mais de 10 milhões de euros, financiado pelo Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela”
Para nos venderem era necessário terem explicado o que é o “Maciço Central”. Será a “Torre”? Será as “Penhas Douradas”. Será outro espaço? Eu vou considerar que é a Torre.
Neste momento, para chegar desde a Guarda ao “Maciço Central - Torre” por estradas nacionais podemos ir pela Covilhã, por Manteigas, por Gouveia e por Seia, por estradas bem conhecidas.
O que nos estão a propor por estradas municipais e nacionais:
1 – Guarda – Videmonte – Folgosinho – Covão da Ponte – Manteigas – Nave - Torre
2 – Guarda – Videmonte – Folgosinho – Covão da Ponte – Manteigas – Penhas Douradas – Sabugueiro – Lagoa Comprida – Torre
3 – Guarda – Videmonte – Folgosinho – Gouveia – Sabugueiro – Lagoa Comprida - Torre
O que vão ganhar os turistas?
O que vai ganhar a Serra da Estrela com este atravessamento?
Quem vai garantir o estado de conservação e limpeza?  E quando nevar?
Saberão os autarcas quanto lixo fica espalhado pela serra durante um ano?
Como sabemos, as Câmaras raramente colocam nos seus orçamentos as despesas de manutenção.


36 comentários:

  1. Será que o envio de 2 facturas de água no mês de setembro é para pagar esta estrada?????

    ResponderEliminar
  2. Mera promessa parideira, retomada pela velha intenção de enganar.

    ResponderEliminar
  3. Obras que faziam sentido há 30 anos atrás podem já não fazer sentido hoje. Será que os autarcas sabem disso? Hoje há outras prioridades. E é mais que óbvio que por muito que a vendam, nunca irá avante.

    ResponderEliminar
  4. O concerto de Francisco Fanhais vai ser num tasco e não num auditório porquê? É para poderem beber minis com música de fundo?
    Vergonhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem grátis enchiam o auditório pequeno. Mais vale jogar pelo seguro...venham os amendoins, tremoços e claro, o copo...

      Eliminar
  5. Cuidem mas é das estradas da cidade. Estamos fartos de palhaçadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente está perdido nas aldeias. Não o vai ouvir

      Eliminar
    2. Maciça tem de ser a nossa paciência para tanto charlatão. Este já vai em mais de cinquenta promessas por cumprir.

      Eliminar
  6. Haja paciência para a retórica política. Passam três anos e a Guarda está pior do que estava antes da pandemia.

    ResponderEliminar
  7. Eng. Oliveira, o Jarmelo está conquistado. Segundo sei, já os presidentes de junta de Jarmelo São Miguel e Jarmelo São Pedro estão na Câmara. Um é arqueólogo, o outro é fiel de armazém. Com o ordenado da junta já dá uma boa soma. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe vão os tempos em que os presidentes de junta eram figuras consagradas pela constituição autónomas da Câmara Municipal
      Nestes moldes o futuro das juntas é só um:acabar

      Eliminar
    2. Como é que é?? Agora está a meter os "juntas" todos na Câmara?? Vassalagem pura

      Eliminar
  8. Fico triste quando me corta comentários importantes para perceber o que se está a passar na Câmara. São totalmente verdade. Mas pronto, eu percebo! Imagino que já ande a ser ameaçado!

    ResponderEliminar
  9. E a estrada verde para os investidores? A Guarda continua sem estratégia para atração de investimento. Não tem, não tinha e não terá, sendo que o próximo ano é "para o tecto". Chegou a campanha eleitoral!!

    ResponderEliminar
  10. Oliveira: eis a conclusão do fim de semana.
    Sérgio Costa a subir cada vez mais forte na campanha e sem oposição.
    PSD sem credibilidade e candidatos nos tribunais deixam a porta aberta a Sérgio Costa. Jacinto Dias e Álvaro Amaro estiveram na Senhora da Alagoa e fizeram rir. No entanto, uma senhora foi muito falada este fim de semana e não foi a senhora da alagoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha conclusão é só uma. A força dum candidato está onde não deve estar. Quem mais bebe e mais passeia parece ser o mais preparado porque os outros nem se mostram a eles nem mostram as suas propostas à população. Total desorganização e taticismo político da oposição vai dar azo a surpresas desagradáveis.

      Eliminar
  11. Enquanto militante do PSD peço mesmo a Sérgio Costa para avançar e falar com o partido diretamente. Aquilo é um cabana sem regras. As pessoas riem_se da lista da concelhia. Sérgio Costa é o único candidato possível pelo PSD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu Sugiro que faça um abaixo assinado com vários militantes para voltar ao partido
      Fazer o mesmo que fez em 2021 contra o Chaves mas agora sem ser contra ninguém, só mesmo para regressar e dar rumo ao partido...

      Eliminar
    2. Ah.. Afinal já perceberam! Demorou... Mais vale tarde do que nunca.

      Eliminar
    3. Há gente que gosta de ver a Guarda por um canudo

      Eliminar
    4. Se o querem no PSD porque é que ele anda a reunir com o PS?

      Eliminar
  12. Se o AA é o temos para a cidade, então temos o que merecemos ...

    ResponderEliminar
  13. Só pode estar a brincar!

    ResponderEliminar
  14. Estrada verde? Cuidem mas é de divulgar e promover os passadiços que começam a cair em desgraça com elevadíssimos custos de manutenção. Já temos muitas "estradas verdes" com que nos preocupar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda iremos chegar à conclusão que a melhor forma de aproveitar os Passadiços, para não estarmos a agravar irremediavelmente a situação financeira da Guarda, é desmantelarem-se, usando a madeira na fogueira de natal e para assar sardinhas, chouriças e entremeada nas intermináveis festas do próximo ano.

      Eliminar
  15. Uma questão que coloco a mim mesmo todas as noites. Sendo que a apal é uma empresa pública intermunicipal, porque razão está a funcionar apenas com três assessores na Guarda? As outras Câmaras passam ao lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se representatividade pelo peso e dimensão de cada um dos concelhos

      Eliminar
  16. Não sei qual deles o pior. Se o de Celorico, Guarda ou Manteigas. O mal da nossa região é mesmo a incompetência dos nossos autarcas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos com falta de suporte, o de Celorico percebe tanto da máquina como eu de cebolas, os outros são empertigados e desconhecem que a máquina existe. Podiam juntar-se os três e candidatar-se juntos a uma freguesia para aprenderem alguma coisa.

      Eliminar
  17. Noutra publicação do Sr. Oliveira perguntavam porque não estava a JSD em nenhuma das listas. A única interpretação possível é que entre tanta gente "experiente" na política foram os "inexperientes" jovens que tiveram a lucidez de ficar de fora. Como diz o 22:41, e bem, as pessoas riem-se daquela concelhia. Oliveira recomendo ir ver os vídeos que publicaram a anunciar as listas. O meu sobrinho de 8 anos não faria pior trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto há um certo amadorismo nos vídeos mas pelos rostos que vi há jovens a integrar as listas, reconheci até dois deles que foram meus alunos e terminaram recentemente as respectivas licenciaturas no IPG pelo que é falsa a afirmação do - Anónimo9 de setembro de 2024 às 08:34 -

      Eliminar
  18. Ontem na Festa Religiosa Nossa Senhora da Alagoa, , lá andava o Amaro com "Muleta do Jacinto" quase em Prè campanha, o homem não deve ter mesmo mais nada, só lhe resta a Guarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi pedir um milagre,mas não foi a pé porque de Ribamondego a Argomil é muito longe.

      Eliminar
  19. O PSD de Pinhel, digo da Guarda, é uma anedota. Ou os da Guarda assumem de vez a condução do partido, com o Sérgio Costa e os seus, ou toda a gente se continua a rir deste partido. O meu consolo é saber que há militantes de bem nas listas, poucos mas bons, que só aceitaram fazer parte das mesmas para ajudar a reunificar PSD da Guarda, com o PSD de Sérgio Costa e a JSD da Guarda. O PSD será muito grande outra vez, com todos. (Clarto q

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente leitura visão! Uns aceitaram ir para "dignificar" outros "tiveram a lucidez de ficar de fora". Com um PSD sem qualquer dignidade e a querer levar traidores, com raciocínios incoerentes e antagónicos como este revelador de uma total falta de assertividade e lógica como este, o PS já ganhou a câmara! Avança Monteirinho a presidente. Já ganhámos!

      Eliminar