quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Transparência da informação na Câmara

“Dyntra” “é a primeira plataforma colaborativa do mundo, trabalhando na análise da transparência das informações prestadas pelos organismos públicos
“A Dyntra” é gerida pela Dyntra ivzw, uma organização internacional sem fins lucrativos sediada em Bruxelas, Bélgica.
Analisou as informações prestadas aos munícipes pelas Câmaras Municipais e apresentou os resultados.
A Câmara da Guarda foi uma das analisadas e até setembro de 2020, os resultados são aqui apresentados:
Pode consultar em:
https://portugal.dyntra.org/poi/camara-municipal-de-guarda/
Como estaremos agora?
1 - Transparência Municipal - 26.09% - 37 de 139 indicadores publicados
Membros da Câmara Municipal e pessoal - 14.29% - 2 de 14 indicadores
Organização e normas - 40% - 4 de 10 indicadores
Património municipal - 0% - 0 de 5 indicadores
Planificação e organização - 20% - 2 de 10 indicadores
Sobre o Pessoal Municipal - 57.14% - 4 de 7 indicadores
2 - Participação e Colaboração em Cidadania - 16.67%
Atenção ao cidadão - 33.33% - 6 de 18 indicadores
Grau de compromisso com a cidadania - 0% - 0 de 14 indicadores
Acesso a Informação Publica - 0% - 0 de 4 indicadores
3 - Transparência Economico Financeira - 56.52%
Orçamento e a sua execução - 45.45% - 5 de 11 indicadores
Contas Municipais - 100% - 4 de 4 indicadores
Transparência do endividamento - 50% - 4 de 8 indicadores
4 - Contratos, Convenções e Subvenções - 25%
Procedimentos de contratação - 50% - 1 de 2 indicadores
Relações com fornecedores - 40% - 2 de 5 indicadores
Contratos, convenções e concessões - 14.29% - 1 de 7 indicadores
5 - Ajudas e subvenções - 0% - 0 de 2 indicadores
6 - Urbanismo e Obras Publicas - 13.33%
Transparência no Ordenamento Territorial - 16.67% - 1 de 6 indicadores
Transparência na Gestão Urbanística - 25% - 1 de 4 indicadores
Transparência no investimento em obras e infraestruturas 0% - 0 de 5 indicadores
7 - Open Data (Dados Abertos ao público) - 0%
Open Data 0% - 0 de 2 indicadores

40 comentários:

  1. 37 indicadores em 139 possíveis.Verdadeiramente incrível. Com o PG ao comando de certeza que conseguimos pior e bem a situação.

    ResponderEliminar
  2. Ora bem, nada como uma avaliação verdadeiramente externa e independente para vermos o rumo tomado desde Valente a Álvaro Amaro passando pelos pupilos do exército deste último. São anos e anos de práticas absurdas e medievais. O cidadão tem de se desfazer e recorrer à CADA CONSTANTEMENTE para obter uma simples informação! E ainda dizem que ninguém os pode acusar de falta de transparência. Ai não?

    ResponderEliminar
  3. É uma transparência, transparentemente opaca. Como é que, com resultados assim, se permite que os senhores feudais continuem a praticar aquilo que mais eles sabem: governar mal e porcamente, esconder os gastos do município e o favorecimento de pessoas e instituições?
    Eles comem tudo, com quem querem, como querem, quando querem, quanto querem, porque as enfezadas e infetadas "leis" e a fraca e ineficaz injustiça por elas manietada tudo permite!
    Qualquer cidadão, num serviço particular, ou público, com estes dados seria imediatamente posto na rua. Mas os políticos são uma casta à parte, com comportamento próprios de bastardos, porque estas linhagens políticos estão cada vez mais abastardadas.

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos, nas contas, têm 100%, não há erros aritméticos: eles sabem fazer, muito bem as 4 operações: multiplicar os tachos e os funcionários; somar as regalias e ajustes diretos, dividir o orçamento, o que há e o que não há, com os amigos e compinchas e subtrair ao que é necessário e a quem tem mérito para sumir o que é subtraído na compra de votos e favores a quem importa e não pode passar sem eles.

    ResponderEliminar
  5. Património municipal - 0% - 0 de 5 indicadores - talvez porque, para além de um investimento e tratamento respeitoso de todo o património, não quiseram expor a cumplicidade com o cobertor de papa falso. Nada melhor que não haver qualquer recolha de indicadores.

    ResponderEliminar
  6. Transparência no investimento em obras e infraestruturas 0% - 0 de 5 indicadores . Pois, não se podiam revelar que os investimentos vão sempre parar aos mesmos e que se trata de maus investimentos. É a pescadinha de rabo na boca! Mas eles ainda aí andam, a rondar, na esperança de acabar os "servicinhos" que não conseguirão acabar, antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não dizer mal da Guarda? É verdade que a Guarda não tem culpa da falta de competência, dignidade e idoneidade para o cargo de presidentes/vereadores/deputados municipais, mas trata-se de uma mera figura de estilo pois, na verdade, ao falarmos mal da Guarda, estamos a falar mal de quem a (des)governa, a levou e continua a levar para o abismo e a imbecilizá-la.
      Infelizmente, teremos de continuar a falar mal da Guarda. Talvez, com o tempo, o Presidente perceba que estamos é a falar mal dele, da sua incompetência, má gestão, gestão danosa, talvez criminosa, das suas alucinações e devaneios nada consentâneos com um Presidente de Município responsável, competente, íntegro e democrático.
      É verdade que os dados, acima, se referem a um período anterior, contudo SC já cá estava e terá aprendido como se “molha a sopa”, no entanto, creio que, atualmente a falta de transparência ainda é bem pior e a vergonha é menor, ainda.

      Eliminar
  7. Estes resultados são uma vergonha e só têm uma cara: Álvaro Amaro. Quero ver aqui os seus defensores a defender esta miséria. Venham cá agora

    ResponderEliminar
  8. Hoje estava a pensar e deu-me para rir. Imaginem um guardense à espera do autocarro ensopado até aos ossos: reação furioso 😡😡😡😡🤬🤬🤬🤬

    Imaginem agora que esse guardense sai da Guarda e vai ali para a Covilhã. Perguntam-lhe :olha lá, gostas do serviço de autocarros da Guarda? Resposta do Guardense: não estou autorizado a falar mal da Guarda, o presidente da Câmara não me autoriza a falar mal da Guarda, por isso vou falar bem. São muito bons, recomendo. Tens de ir lá à Guarda visitar. Temos os melhores abrigos e não podemos queixar-nos. Há zonas de Lisboa com abrigos piores, tens de ir lá ver. Damos mil a zero à Covilhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá para o próximo verão, já estarão colocados os novos abrigos, a tempo da eleições e do inverno de 2025! Mas que palhaçada!

      Eliminar
  9. A Câmara da Guarda é uma Casa dos Segredos. Já que o outro perdeu as europeias está na hora de Sérgio Costa ir ao confessionário. Sr. Oliveira, vote para expulsar.

    ResponderEliminar
  10. Depressa esqueceram os "maravilhosos" períodos pré-PSD 2013. Aí é que era bom! Não havia tachos, a Câmara pagava bem e a boas horas, e havia obras a rodo pelas aldeias e pela cidade! Nessa altura a Guarda era bem vista e bem falada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Guarda tinha Cultura e mantinha os seus pergaminhos. Tivemos na cidade o TMG desde 2005, a BMEL desde 2008 e o Polis desde 2007
      E pós 2013 tivemos a FIT, a Feira Farta e o concurso de melhor bolo do ano. Claro que em 2024 chegou a grande obra do PSD :uma locomotiva avaliada em 1 milhão de euros. Vejam como evoluiu a Guarda com o PSD. Parabéns PSD.

      P. S FIT= Falharam Intensamente em Tudo

      Eliminar
    2. Tem razão, mas nunca chegou ao escândalo acima descrito. Acredito que, hoje, ainda será bem pior! Deixem de ver as coisas através das palas partidárias!

      Eliminar
    3. Antes não comia bola parda e agora nem falar consigo com a boca cheia de bola parda

      Eliminar
    4. A Guarda avançou muito rumo ao abismo. 2009 é o ano da maldição autárquica da Guarda. Das eleições de 2009 até hoje ainda não tivemos um mandato digno desse nome. Erros trás de erros, oportunidades perdidas de par em par. Todas as cidades próximas cresceram muito mais do que a Guarda.

      Eliminar
    5. Sim...
      Saudades!!!
      A Câmara Socialista até teve o detalhe de colocar um balde com um pequeno pinheiro na Praça Velha para comemorar o Natal.

      Eliminar
    6. Preferia o balde socialista do natal aos 500 mil euros anuais gastos no carrossel da cidade natal. As pessoas infelizmente têm o que merecem

      Eliminar
    7. Recuemos a 2009. Olhe aqui a política do PSD pré 2013. Que lindo! Tirar à Cultura para dar às freguesias. É ou não é a política de Álvaro Amaro e de Sérgio Costa? São todos iguais.

      "https://soldaguarda.blogspot.com/2009/01/culturguarda.html#comment-form

      Ouvi hoje na Rádio Altitude Ana Manso dizer:

      O Executivo maioritário na Câmara Municipal da Guarda está a gastar mal o dinheiro que transfere para a Culturguarda. Este dinheiro deveria ser transferido para as Juntas de Freguesia."

      Eliminar
    8. Claro. Quanto mais pessoas souberem ler e escrever é contar pior será! O mundo ideal para o PSD seria um mundo sem cultura feito de malta da quarta classe.

      Eliminar
    9. 0941 É verdade. Eles queimam o nosso dinheiro, comem-nos vivos e ainda há quem aplauda. Os eunucos devoram-se a si mesmos e viram os tiranos contra os pais

      Eliminar
  11. Guarda, o destino gastronómico do ano
    O que se come na Guarda?
    Guarda, prémios revelação, prémios do ano. Quanto deram os prémios? A tômbola roda e sai prémio. Há algum local no mundo onde sai prémio e mesmo assim se fica a perder? Só na Guarda. Na Guarda sai prémio, o prémio não traz nada e o presidente ainda paga o prémio a peso de ouro. Voltando à primeira pergunta. O que se come no destino gastronómico do ano? O prémio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Guarda paga para perder. Que vergonha. Mais parece extorsão.

      Eliminar
  12. Limpidez e transparência! Limpidez e transparência! Rápidos concursos, limpidos e transparentes! O processo é límpido e transparente! A transparência senhoras e senhoras deputados, é a conduta desta casa! É ou não é, senhora vereadora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Sr. Presidente. Por isso é que me pus a andar. Ganho mais enquanto cantora e sou muito mais feliz 😊

      Eliminar
  13. A freguesia de Vila Nova de Tazem irá receber a V Feira Gastronómica – Alambicada nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

    O evento irá decorrer na Avenida Dr. Joaquim Borges e contará um programa variado, com a gastronomia em destaque.

    https://www.cm-gouveia.pt/noticias/v-feira-gastronomica-alambicada-27-a-29-de-setembro-vila-nova-de-tazem/

    A V Feira Gastronómica visa estimular e divulgar a Alambicada, um prato de sabor distinto e requintado, tradicionalmente confecionado em Vila Nova de Tazem e cuja preparação constituiu um segredo bem guardado, herança ancestral de alguns eleitos.

    ResponderEliminar
  14. Os tipos do PSD hoje vão dar uma conferência a pressa depois de serem apertados aqui no Sol da Guarda por não fazerem nada. Diz que vão falar sobre o orçamento? Já vão tarde!
    O PS já se antecipou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente da Câmara de Pinhel vai estar na Conferência de imprensa?

      Eliminar
    2. Um ano depois vêm dizer o que toda a gente já percebeu , a reboque dum blogue e duma publicação doutro partido. LOL

      Eliminar
    3. Mas vão contar anedotas? Ainda não abriram a boca e eu já me estou a rir Que comédia

      Eliminar
    4. Mais vale falarem da Uls. Rita Figueiredo domina e já substituiu varios nomes contra o partido. Começa a dar provas de liderança parabéns

      Eliminar
    5. A branca de neve acordou depois do beijo do anão. Bem vindos à realidade. Estamos atentos...

      Eliminar
    6. Acho que a Branca de Neve já se agigantou. Rumores que partido incomodado por decisões camufladas de Sra Presidente ( jornalisticamente falando) de substituiçao de elementos anunciados

      Eliminar
    7. Sou do PSD e quem devia ser substituída era ela depois do lastro que deixou na Câmara da Guarda. Mas enfim o PSD gosta muito das criações hibridas do A.A

      Eliminar
    8. Rita Figueiredo a gestora sem provas dadas. Criada pelos dois partidos que dominam a cidade. Longa vida gestionária à Sra. Presidente pois só o PG a poderá criticar. Lugar para a vida.........( a historia não acaba aqui.)

      Eliminar
  15. A Concelhia da Guarda vai dar uma conferência?Sou jornalista e tenho várias perguntas.
    Pergunta 1
    A mando de quem?
    Pergunta 2
    Vão falar da Feira das Tradições?
    Pergunta 3
    Vai ser na Guarda ou em Pinhel?

    ResponderEliminar
  16. A Concelhia do PS volta a bombardear, assim gosto! Então o Sérgio Costa anda a brincar com as contas?
    Estou a ver o presidente com o pé na argola. Isto não dá perda de mandato?

    https://www.facebook.com/photo?fbid=838817481753290&set=a.257133769921667

    ResponderEliminar
  17. Hoje há eleições dentro do Ps, mas a grande notícia é esta https://www.facebook.com/photo?fbid=838817481753290&set=a.257133769921667

    ResponderEliminar
  18. Impressionante!
    Na maioria dos comentários, cada um puxa a brasa à sua sardinha partidária.

    Claro que acredito na Estatística mas por vezes "come-se em média um frango por dia e a alguns nunca lhe passou nenhum pelas beiças".

    É preciso indicadores para demonstrar o estado lastimável em que se encontra a Capital de Distrito em todas as áreas.

    Abandonem o passado. Encare-se o futuro planeado e eficaz para bem dos mais jovens.

    Do que me apercebi parece-me que "falam os rotos aos nus".

    Francisco Dias

    ResponderEliminar