terça-feira, 18 de junho de 2024

Uma cidade digital e informação no Facebook

Como é fácil de constatar, a Guarda é uma cidade digital e está a ser pioneira nas relações entre o Presidente e os Munícipes. Toda a relação é feita através do Facebook.
No Facebook podemos ter acesso a toda a atividade do presidente e a a todas as informações, que os Munícipes precisam.
Isto vem a propósito das festas dos santos da Guarda e a sua grandiosa festa de encerramento.
No dia 15 junho 2024 aparece a seguinte informação:
⚠AVISO | CORTE DE TRÂNSITO ! VÁRIOS LOCAIS
No âmbito da festa de encerramento do Santos da Guarda torna-se necessário proceder aos seguintes condicionamentos de trânsito:
- Entre as 08h30 de dia 17 de junho e as 18h00 de dia 25 de junho – corte de trânsito: Praça do Município;
- Entre as 08h30 de dia 18 de junho e as 18h00 de dia 25 de junho – corte de trânsito: Rua Infante D. Henrique; Rua Balha e Melo; Av. Coronel Orlindo de Carvalho;
- Entre as 08h30 de dia 20 de junho e as 18h00 de dia 24 de junho– corte de trânsito: Largo Francisco Salgado Zenha;
- Entre as 14h00 de dia 21 de junho e as 02h00 de dia 24 de junho– corte de trânsito: Rua Nuno Álvares (sentido ascendente a seguir ao cruzamento com o Largo de S. Francisco e Rua Mestre de Avis); Largo General Humberto Delgado (entre cruzamento com a Praça do Município e a Rua Alves Roçadas). 
Mais se informa que para as necessárias montagens de estruturas será necessário cortar estacionamentos nas imediações das zonas acima referidas.
E pronto fizeram a sua missão: informaram. Mas esqueceram de informar as alternativas de estacionamento, mobilidade dos STUG, mobilidade pedonal e ciclista.
E como disse, a Guarda é uma cidade digital e eu informo:
Estacionamento: Estacione o carro nos bairros periféricos. Depois vá a pé. Há muito lugar. Ou então tente o desenrasca da segunda fila.
Mobilidade STUG: Esqueceram-se de reforçar as linhas, mas criaram uma linha pirata. A L03, começa na Escola da Sé e acaba no IPG. Nesta linha os STUG passam pelo menos com 24 horas de atras ou circular durante porque não se vêem. Da estação para a Guarda, nada foi reforçado. Nada acontece.
Já estão a funcionar os informadores digitais, informam, mas não cumprem.
Na ciclovia/pedovia o trânsito é tal que já estão a pensar colocar semáforos no cruzamento de Alfarazes.
Ciclistas nem vê-los, Pedovistas talvez ao fim de semana. E é isto um investimento em “modos suaves de mobilidade.

18 comentários:

  1. Pois é. Como se costuma dizer, uma cegada em três atos. Pedovia e ciclovia são uma desnecessidade e vão acabar como o resto da cidade: obsoletas Os STUG são a coisa do século passado e quanto mais tentam disfarçar pior fica. Se há um sistema ponham-no a funcionar porque foi muito caro. Exige-se um transporte pendular constante para o centro da cidade que pare no jardim, na central, no mileu, na estação, rasa, lusitânia
    Um autocarro pequeno que cruze a cidade o mais rapidamente possível sem parar em todas as capelinhas Ninguém vai largar o carro para andar em carripanas que demoram uma hora a chegar acima e abaixo

    ResponderEliminar
  2. Que amadores!Outra vez? Louvado seja deus...MERCADO QUINZENAL | NOVA DATA

    Tendo em conta a proximidade da Feira Anual de S. João, dia 24 de junho, a ter lugar no Parque Urbano do Rio Diz, o mercado quinzenal, previsto para amanhã, 19 de junho, não se irá realizar. https://www.facebook.com/photo/?fbid=874311928060400&set=a.451148557043408

    ResponderEliminar
  3. Será que sair mais um ajuste direto para os semáforos de Alfarazes?

    ResponderEliminar
  4. Informarem sobre a mobilidade dos STUG ainda percebo a necessidade.
    Agora informar alternativas de estacionamento, mobilidade pedonal e ciclista? Também não somos assim tão burros. Alternativas de estacionamento são as mesmas de sempre, mobilidade pedonal e ciclista não é afectada (porque os biciclistas e os trotineiros tanto andam na estrada como no passeio, portanto...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que mentalidade... Este comentário é o retrato da Guarda

      Eliminar
  5. E a estrada que vai para os Trinta? O mato é tanto das termas que só já quase tem meia via!

    ResponderEliminar
  6. Está comunicação do Município já caiu em desuso! Criem uma aplicação para informarem as pessoas!

    ResponderEliminar
  7. Uma cidade digital começaria desde logo por deixar de imprimir o boletim municipal e pôr nas caixas do correio. Zero folhetos e folhetins nas caixas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se justificaria imprimir uma resma simbólica e nem isso

      Eliminar
  8. Então vamos todos ignorar as palavras do presidente da Junta João Prata?. Sai em defesa de Sérgio Costa e de António Pereira (o gestor do bairro) contra o próprio partido dele. Isto é um facto político que não podemos ignorar !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo a estupefacção. João Prata mais facilmente era vereador do Sérgio Costa n. º 3 ou n.º 4 do que qualquer outro PG. Vai ganhar muito com o regresso de Sérgio Costa ao PSD, será 4 anos vereador da juventude e das pescas

      Eliminar
    2. Isso queria ele! Nem disfarça!
      São todos uns tristes que nunca fizeram mais nada na vida a não ser tentar ficar a bem com todos e beneficiar de todas as esmolas políticas.

      Eliminar
    3. Já está a fazer o pisca para a esquerda. Atenção. Vai mudar de direção.

      Eliminar
    4. Vi o programa da Rádio F e fiquei assarapantado. Querem ver que há mesmo um plano para juntar o Judas aos restantes apóstolos? E querem ver que esse plano está a ser posto em marcha com João Prata na dianteira?

      Eliminar
  9. Quando é a próxima Assembleia Municipal? Como posso participar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sexta-feira, dia 28. Inscreva-se até esta sexta-feira. Pode ir diretamente à CMG inscrever-se ou enviar email para assembleia.municipal@mun-guarda.pt, dirigido ao Presidente da Assembleia Municipal, com o seu nome, estado civil, número de cartão de cidadão, morada e assunto a expor. Tem até 5 minutos para intervir.

      Eliminar