terça-feira, 11 de junho de 2024

Uma amoreira e a revolta do povo de Alfarazes

O que vou contar, ouvi contar. Se já acrescentaram pontos, não sei. Eu só altero o espaço temporal.
Para mim, foi tudo no mesmo dia, mas não foi, foi em vários.
A Agenda 2040 chegou em várias carrinhas com muitas personalidades.
Após o protocolar cumprimento:
Agenda: Então quem costuma limpar isto?
Alfarazes: Somos nós, mas devia ser a Câmara, que não limpa
Agenda: E a fonte romana?
Alfarazes: A fonte é nossa, mas a Câmara é que devia tratar dela, e como se pode ver está uma desgraça. Qualquer dia desaba.
Agenda: E a amoreira? Estão a ver que está a morrer e vamos cortar.
Alfarazes: O quê? Vão cortar? Não se atrevam. Faz parte das nossas memórias.
Mais de 100 anos de memórias. Os nossos avós vinham aqui apanhar amoras. Os nossos pais também e nós continuamos. Não se atrevam. Esta é a nossa árvore.
Agenda: Mas está velha, doente e é um perigo para todos.
Alfarazes: Vejam estas fotografias. Isto é em Espanha. Uma amoreira doente como a nossa. Está ali escorada, cintada, preparada para não cair e continuar a viver. E por muitos anos.
Agenda: Então pronto, ponho aqui umas grades, para afastar as pessoas e se cair, cai.
Alfarazes: Queremos a nossa amoreira tratada, isto tudo limpo e a fonte recuperada. Não se atrevam.
Como irá acabar a história? Cai para a Agenda ou cai para Alfarazes?
Estaremos atentos à amoreira.

27 comentários:

  1. Nada que não se resolva com uma boa dose de sardinhas e cervejas. E onde anda o presidente da junta para defender a população... O senhor João Prata já fez alguma coisa ou vai esperar até às do cabo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é que já se viu o presidente da junta a acompanhar uma obra? Quando é que já se viu o presidente da junta defender a população? Quando é que já se viu o presidente da junta afrontar / confrontar o presidente da câmara? Que intervenção do presidente da junta na assembleia municipal é memorável? Aquando deputado quantas intervenções se lhe conhecem em defesa da Guarda? Como histórico militante e sabendo que era o último mandato quem acautelou para seu sucessor? Quando é que alguém viu o Prof. numa lista que não fosse a do poder? De porta malas da Marília passou a porta casacos do Amaro, depois andou com a pochete da Manso, levou um dossier do Sarmento, carregou o cachecol do Peixoto e agora mostra submissão ao Condesso. Quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré.

      Eliminar
    2. Talhado para o auto flagelo

      Eliminar
    3. Um dos comentários mais certeiros que já vi por aqui. É outro que pensa que somos todos totós. Muito importante chamá-lo à colação e eu vou mais longe: já deveria ter apresentado a demissão, afinal de contas o que está a fazer pelo concelho em concreto ? O que acrescenta?

      Eliminar
  2. Eles cortam tudo, eles cortam tudo, eles cortam tudo e não plantam nada. Alguém se lembra do milhão de árvores? Onde estão?

    ResponderEliminar
  3. No meio destas desgraças todos, a única esperança. O resultado destas eleições aguçou-me ainda mais a esperança de novos ares, que poderão estar a chegar. A brincadeira vai acabar e o mundo do faz de conta que se trabalha também. Vamos fazer cidade, Sr. António Oliveira! Quero tanto ter a oportunidade de ver isso acontecer nesta terra que há tanto espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS ganhou e bem, mas não podemos dormir se compararmos os resultados com as últimas europeias o PSD aproximou-se muito. Em 2019 ganhámos folgadamente no distrito com 2000 votos a mais e agora a diferença foi só de 400 não fossem as portagens e o presidente da câmara podiamos ter tido azar por isso não se pode baixar a guarda

      Eliminar
  4. https://www.facebook.com/share/p/W1fNxmdYjBCL4AEK/ isto só existe na Guarda. Um presidente que já desistiu de governar e passa os dias a assobiar em campanha a bater porta a porta e a mandar duas mulheres tirar notas do que vai vendo
    "Olha aquela pedra tão linda
    Escreva sff"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais hilariante é a assessoria que este presidente arranjou.
      Quanto mais dou conta dos técnicos que o acompanham mais entendo a situação que se vive na Guarda.
      Só pode ter sido a oposição a fazer sugestão e se recomendações.

      Eliminar
    2. Tenho a certeza que esta equipa ‘técnica’ só pode ter sido uma estratégia de esperteza da oposição
      Ah ah ah ah

      Eliminar
  5. A agenda 2040 não está a correr grande coisa. Estão a ser mal recebidos e as pessoas já estão fartas de tanta demagogia. As pessoas já não colaboram na peça de teatro e o grupo está a perder pica. Isto já não é teatro, é "triatro." Eles chegam e começam a fazer perguntas, do género, "Agora é ele", "agora é ela", "agora é ele"...."agora é que são elas"""

    ResponderEliminar
  6. Não é engraçado como no concurso de AT, referência F1, para duas vagas, tenha ficado em 3° lugar (apesar de ter uns brutais 20 valores na PC e 18 na EAC), alguem muito próximo de quem sabemos, acabadinho de completar 24 anos e sem experiência? Será que por artes mágicas ainda entra? É que esta vaga de dar empregos na CMG a quem não tem experiência, está forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá tido acesso prévio aos testes? Parece que isso é o que está a dar!

      Eliminar
    2. E o novo concurso, saído ontem diretamente para um certo licenciado em ciências sociais? Licenciatura que só existe na universidade aberta. Certinho que sei para quem vai. As relações pessoais a minar a confiança e a credibilidade... Mais do mesmo....

      Eliminar
    3. São umas em cima das outras
      Que descaramento!

      Eliminar
    4. Também vi esse concurso, mas isso da licenciatura não é assim. O que o aviso pede é área das ciências sociais e sub-área ciências sociais. Ora nesse enquadramento cabem todos os licenciados com estes cursos: https://www.dges.gov.pt/guias/indarea.asp?area=31

      Eliminar
  7. No séc XIX em Inglaterra foi introduzido o voto secreto,eliminando práticas eleitorais corruptas como o treating, que consistiram comprar votos em troca de dinheiro, comida ou álcool. Em Portugal ainda há treating? A entremeada e sardinha não contam.

    ResponderEliminar
  8. Acabo de saber que aquele evento que reunia uns artistas que faziam esculturas e pinturas que não se parecem com nada não vai acontecer! Boa decisão! Assim podem transferir o dinheiro que não se vai gastar em coisas inúteis em coisas importantes ou em eventos estruturantes, que exaltam os nossos valores e a nossa identidade! Há que definir prioridades! A cultura não pode ser refém de elites que defendem ideias que minam os bons costumes. A Guarda não é Coimbra, nem Covilhã! Esse é que é o caminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahah, tamanha ignorância. Vemos logo de onde vem. Não há Siac? Que vergonha! Não tivesse sido a oposição a perguntar e SC já teria morto o Siac há mais tempo. Parece que foi desta! Ou será que o quer ressuscitar para o próximo ano? 🤨 Matou mais um cartão de vista da Guarda!

      Eliminar
  9. Essas grades vão diretamente para o anedotario da gestão pública. Elas aí estarão para agradar a todos e meter água na fervura até ao dia das eleições

    ResponderEliminar
  10. Não se cansarão de comer sardinhas e caldo? Que doença

    ResponderEliminar
  11. Então o Sérgio Costa não faz o SIAC? Anuncia mas não faz? Que amadores
    Perderam o juízo, já nem sabem o que fazem e o que não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê? Não vai fazer o Siac?!!! Mas está anunciado! Será que enlouqueceram de vez? Trocam um evento cultural pelo arraial de porco no espeto?

      Eliminar
  12. Outro exemplo: em 1871 o 1 ministro Gladstone em Inglaterra, introduziu os exames públicos, como método de seleção do funcionalismo público. E se o município entregasse a seleção de funcionários ao instituto politécnico, ou a empresas preparadas para o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o fez, nomeadamente nas entrevistas psicológicas onde candidatos/as que tiveram 20 na prova acabaram por reprovar. Uma saída airosa para não ter que assumir culpas e descalçar promessas e para não ter mais uma no Ministério Publico. Outro estratagema está a ser montado para não ser apanhado em flagrante deixando os/as destinatários/as das promessas na linha de água.

      Eliminar
  13. Matou o SIAC e a FIT. A quase um ano de eleições não há locomotiva. Volta Chaves. SPS para concerto de candidatura.

    ResponderEliminar
  14. O povo de Alfarazes deve refletir sobre a confiança política atribuída na mesa de voto a este presidente. O voto é a forma mais pura, livre e democrática de penalizar faltas de respeito para com a comunidade, o seu passado e presente. Mobilizem-se para votar a favor da Guarda. Mobilizem-se para votar contra Sérgio Costa.

    ResponderEliminar