sexta-feira, 10 de maio de 2024

Mais uma associação de municípios

Rádio f informa:
“A Câmara da Guarda, vai integrar Associação de Municípios de fins específicos do Parque Natural da Serra da Estrela”
“Foi aprovada na reunião do executivo da Câmara da Guarda, uma proposta de deliberação para constituição e participação do Município na Associação de Municípios de fins específicos do Parque Natural da Serra da Estrela.”
O Presidente da Câmara “explicou que esta nova associação, onde estão incluídos os seis municípios do Parque Natural, passem a fazer uma gestão integrada de todos os interesses daquela área, em especial a concretização do Plano de Revitalização e outras intervenções e que, no futuro, poderão ser realizados outros investimentos.”
Por este andar vai chegar o momento em que na nossa CIMBSE vamos ter mais associações de municípios do que municípios.
Quais são os fins específicos desta associação?
Se a CIMBSE não serve para nada porque não a extinguem?
Quanto vai gastar o município da Guarda com as despesas de funcionamento?
De onde vem o dinheiro para os fins específicos?
Quanto vão receber os “sócios” desta associação pelo seu trabalho?
E agora umas sugestões para criar associações de Municípios dentro da CIMBSE:
Associação dos Municípios com festivais do vinho: Guarda, Pinhel, Gouveia, Foz Coa.
Associação de Municípios com festas do fumeiro: Todos
Associação de Municípios de produtores de queijo: ?????
Associação de Municípios com rios poluídos: Guarda e …
Associação de Municípios com ecovias/pedovias com mais de 100 metros: Todos
Associação de Municípios com centros históricos requalificados: Como?

24 comentários:

  1. Só tralha em cima de tralha. Faz lembrar aquela malta que está sempre a encanar a perna à rã. O presidente não faz nada e com estas iniciativas parece que faz tudo. Criou agora uma empresa para compor canalizações. O que é que isso vai trazer a Manteigas e ao sabugal? Nada. Puto despesismo. Mas isso são os sabugaleneses e manteiguenses que têm de fazer as contas, eu sou guardense e já fiz as minhas

    ResponderEliminar
  2. A fatura da água e dos resíduos nunca esteve tão cara. Acham que vai baixar graças à APAL? Tirem o cavalinho da chuva. É só. Mais um embuste para dar lugares de chefia a amigos e ter regalias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Um presidente de junta já foi contemplado

      Eliminar
  3. As associações servem para arranjar tachos e tachinhos para os amigos. Esta tropa macaca não sabe o que é trabalho e nem tem ideia de que o dinheiro para se ganhar é preciso esforço, desgaste físico e intelectual. Um ais uma região e uma cidade não vai para a frente com este tipo de atitudes. Ainda hoje fui tomar café a um bar desta cidade e fui atendido por uma licenciada. É isto: os nossos jovens qualificados não arranjam empregos porque não há dinâmicas por parte daqueles que ocupam os lugares políticos de decisão em prol do desenvolvimento e da criação de postos de trabalho para os nossos jovens. É isto.

    ResponderEliminar
  4. O sol da Guarda para além de ser um templo é também um muro das lamentações. Muito bem amigo Oliveira, o senhor deveria ser condecorado por aqueles "políticos" da Guarda

    ResponderEliminar
  5. Há que multiplicar esse tipo de associações, talvez dessa forma entre mais financiamento para os eleitoralismos e para os amigos! Entretanto também são criados mais uns tachos para a malta!

    ResponderEliminar
  6. Também posso sugerir mais algumas:
    Associação dos Municípios dos afluentes do Mondego
    Associação dos Municípios dos afluentes do Zêzere
    Associação dos Municípios do granito
    Associação dos Municípios da argila
    Associação dos Municípios do isto
    Associação dos Municípios da areia
    Associação dos Municípios do presunto
    Associação dos Municípios das estradas esburacadas
    Associação das associações do Municípios

    ResponderEliminar
  7. Dividir/agrupar para reinar. Por outras palavras: baralhar, partir e dar!

    ResponderEliminar
  8. Os municípios das festas. Naquelas terras que pegam há festas de caixão à cova. O senhor António nunca nos contou qual a sua festa favorita. É o barroquinho? Essa não pega.

    ResponderEliminar
  9. A Guarda vai a caminho do fundo do poço. Uns montados numa locomotiva, outros a fazer piruetas com os carros, outros apenas a beber enquanto vêem. Alienados como estão, nem dão conta do que nos está a acontecer.
    Dizia Lopes Graça - Acordai
    Em vão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não são os lacaios, fáceis de comprar
      Uma pipa, três paios, e aí estão eles a bufar"

      Zé barata moura

      Eliminar
  10. O centro histórico nem conta para o totobola. O que nos calhou na rifa. Três anos de leda pasmaceira e inação, as casas vão mesmo cair, a sorte não dura para sempre. Basta ver as fotos do sol da guarda. O antes é o depois. O tempo passa e deixa mossa, aquilo vai cair tudo quando menos esperarem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conta para fazer o que sabem fazer melhor. Festarolas.

      Eliminar
  11. Sr. Oliveira, deixe-me repescar um comentário que achei interessante

    "Anónimo10 de maio de 2024 às 08:27
    o Eng. Oliveira, enquanto guardião da memória desta cidade, deve lembrar-se de quando o Júlio Santos, em 2013, escreveu um abaixo-assinado também sem assinaturas contra o Álvaro Amaro. Se tiver alguma publicação neste seu blog sobre isso faça o favor de partilhar connosco. é com a história que melhor se compreende o presente."

    ResponderEliminar
  12. O nosso anfitrião já viu festa mais bela do que a feira medieval de marialva? Eles fazem todos o mesmo. Em todos os concelhos há feiras medievais. Vestem-se a rigor os autarcas, alguns montam a cavalo, outros até os filhos cobrem de túnicas. Pode parecer uma recriação histórica, mas não é.

    ResponderEliminar
  13. Na câmara da Mêda no natal os do PSD decidiram fazer girar uma tômbola. Gravaram um vídeo em direto no Facebook onde na sala dos Paços do concelho rodavam a tômbola e tiravam prémios à vez, dizendo em voz alta o nome dos felizes contemplados. O presidente feliz na sua cadeira de sonho, quase adormecia a olhar para a tômbola que não parava de girar. E eram tantos os prémios! Como eram incríveis! Presuntos, bacalhaus, até eletrodomésticos.

    ResponderEliminar
  14. Que ninguém tenha nunca dúvida que o problema maior do interior são os políticos... Eu não tenho qualquer dúvida. A Guarda não tem uma figura política de destaque nacional, uma referência minimamente relevante, zero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os políticos cá na Guarda são fortes mas em Lisboa votam contra os nossos interesses. Em que ficamos?

      Eliminar
    2. A deputada ainda não veio dizer porque razão votou contra a abolição das portagens na A23 e A25? Sou de Almeida, Vilar Formoso, e vivo na Guarda. Não entendo porque é que a deputada tomou esta posição que tanto prejudicaria Vilar Formoso se vingasse e gostava de ter explicações

      Eliminar
  15. 2121
    Estou a tentar encontrar. Se conseguir publico.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  16. A CIMBSE tem muito potencial, mas como agradar a 15 gregos e troianos e "independentes" do interior so mesmo tempo não é fácil, criam entre eles as capelinhas que lhes convém.

    ResponderEliminar
  17. E a associação de municípios que gostam de estoirar o nosso dinheiro?

    ResponderEliminar
  18. Esta câmara pode criar as associações que quiser. Tem notário oficial.

    ResponderEliminar