quinta-feira, 27 de julho de 2023

É festa é festa

Para começo das grandes festas populares da Cidade da Guarda nada melhor que ouvir
Anita Guerreiro e a sua e deles “Festa é Festa”. E eles são Carlos Dias / César de Oliveira
 
https://www.shazam.com/pt/track/40407761/festa-%25C3%25A9-festa
 
É festa, é festa ó Zé
É festa, é festa ó pá
Ai goza a vida
Que um dia perdido, já outra não há
Alegre romaria
Não há como esta
Ai, ò Zé haja alegria e viva a folia
Que é dia de festa
 
Se é curta a vida e mal vivida
P'ra quê fugir ao que há-de vir um dia a suceder
A vida é bela, fazei por ela
Que o mal só vem quando ele tem de acontecer

20 comentários:

  1. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid029U6E9siVmPm2Pi2dydFd6P7vCSun9ZcgEjrqwdsAx4T75aawow2yHdmkdLn8SySBl&id=100064334965977&sfnsn=mo

    A BARRIGA DAS RUÍNAS

    Na Guarda, vamos assistindo à progressiva degradação do nosso Centro Histórico, agora com risco para as pessoas e bens.

    Chegámos a um estado calamitoso em que as casas contíguas ao edifício da CIM BSE estão em claro risco de ruína, apresentando já, um delas, “barriga” cada vez mais saliente na fachada, que indica que poderá vir a colapsar a qualquer momento se nada se fizer.

    Recorde-se que a última intervenção nestas casas, já propriedade da autarquia, foi feita em 2020, depois de a cobertura dos imóveis ter desabado. Foi realizada a limpeza dos edifícios e feitas obras de intervenção, na esteira do que era o projeto de requalificação para ali previsto: o futuro Solar dos Sabores.

    O atual executivo optou pela omissão e pelo desleixo. Tanto assim é que há 21 meses que não se ocupa deste grave problema, assobiando para o lado.

    As Festas da Cidade estão à porta e serão três dias de música e altos decibéis perto da fachada em questão, sendo isso um fator de risco que, ao contrário da Câmara, não podemos nem iremos ignorar. Depois dos telhados, cairão as fachadas.

    Estas são paredes sem apoio, degradadas, e em risco evidente de ruína.

    Porque entendemos que a integridade física dos que se deslocarem à Praça nos próximos três dias não está assegurada, apelamos à Câmara Municipal que identifique rapidamente este problema e que crie as condições de segurança necessárias para os cidadãos, promovendo uma distância de interdição, para segurança e até salvaguarda da vida das pessoas.

    Se tal não ocorrer em devido tempo, apelamos a todos os que vão ao evento: não se aproximem desta fachada durante os festejos.

    A JSD CONCELHIA DA GUARDA
    27/07/2023

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa juventude. Enviem um ofício para a CMG com o pedido por escrito o quanto antes.

      Eliminar
    2. A camara tem uma boa oportunidade de ser humilde e seguir este conselho

      Eliminar
    3. Vocês é que deviam ser humildes e reconhecer o trabalho de Sérgio Costa. Praça cheia e pessoas em festa. Parabéns Sérgio. A JSD coitadinhos... fica a chorar.

      Eliminar
    4. De facto, há a criticar a falta de imaginação destes jovens. Tinham uma oportunidade ótima para ter como título "Ai se ele cai"

      Eliminar
  2. Devem contactar as autoridades municipais e não vir para aqui fazer reclame!

    ResponderEliminar
  3. Vamos colocar uma vela a nossa senhora para que nada aconteça. Acontecer, vai ser muito mau para todos. Oh Sérgio, no teu lugar eu não dormia...

    ResponderEliminar
  4. Mas quem são estes para falar do centro histórico? Lol

    ResponderEliminar
  5. Mas porque que estes putos têm tanto protagonismo? Ou são muito bons ou então são os outros que são mesmo maus, das duas uma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é um bocado dos dois

      Eliminar
    2. Se lhe dói meta fenistil. Agora para as melgas não há melhor. Eu quando ia a Casal de Cinza às pinhas levava sempre repelente e fenistil.

      Eliminar
  6. Muito bem a J. A oportunidade, o conteúdo. O Francisco e a equipa têm feito um trabalho meritório. Este é mais do que uma posição política, é um aviso à Câmara para algo sério. Enquanto uns estão apenas preocupados em beber e cantar, há quem zele pela nossa segurança.

    ResponderEliminar
  7. Se não for nesta é noutra. A parede vai cair e não é só esta

    ResponderEliminar
  8. E os senhores nem uma distância promoveram. Havia pessoas encostadas à parede, com as costas na parede. Muito bem Sérgio Costa e CMG

    ResponderEliminar
  9. Já é o terceiro bloco de festas populares. O quarto decorre durante todo o ano e é nas aldeias. As festas da cultura popular. Isto é farra o ano todo! Ultimamente nem tenho tido tempo para a família porque as festas ocupam-me os dias todos e estou a engordar a olhos vistos

    ResponderEliminar
  10. É hoje que vão pôr lá alguma coisa para proteger as pessoas? Mais vale tarde do que nunca...

    ResponderEliminar
  11. Amigo Oliveira: Neste momento há duas Guardas. A do senhor Costa que eu não me importo que ele governe em festas, esta Guarda dele. Exijo no entanto, como guardense e cidadão da Guarda que ele governe a minha Guarda com higiene, limpeza, ruas com pisos adequados , com recuperação imediata da praça velha, transportes em condições, apoio ao investimento cativando investimento reprodutivo. Apoio á cultura marca distintiva desta cidade. A minha cidade nada tem a ver com esta forma saloia no pior sentido, de governar uma autarquia. Acredito que com este novo vereador socialista e os vereadores do PSD, consigam fazer pontes naquilo que os possa unir para vergar esta irresponsabilidade política chamada PG. Facam-no pelo concelho e pela Guarda.

    ResponderEliminar
  12. Eheheh veja-se a importância do aviso acima descrito. Foi tão importante, tão importante, que as pessoas desviaram-se todas eheheh

    ResponderEliminar
  13. Vamos ser sérios. Qualquer garoto com dinheiro consegue fazer festas. Numa aldeia se tiver esmolas consigo fazer uma festa com banda de música foguetes e conjunto de baile. Haja dinheiro. Num ponto distinto, estão as festas da câmara da Guarda. Dinheiro a rodos e é só contratar os conjuntos. O presidente da câmara é o mordomo e vai gastando o dinheiro em festas a seu bel prazer. Isto qualquer analfabeto faz. Mas e é esta a função do município? Exercer a mordomia das festas? Digam me os apoiantes desta gente, que obras foram feitas, lançadas e projetadas por este executivo capazes de criar desenvolvimento? Vão -se catar vocês e as festas. O que fica depois das festas e do dinheiro gasto? A campanha para a reeleição do Sérgio Costa? É isto que a Guarda quer? Estamos confessados.

    ResponderEliminar