segunda-feira, 1 de maio de 2023

Que morte política?

Agora que se lamenta a morte política de um político menor, que se julgava muito maior do que realmente era, há muita gente há espera de alguém que escreva o obituário.
Ontem, o amigo de peito e “politicócomentador”, fez o elogio do amigo, elogiando a demissão e esquecendo a condenação. Amigos e favores são para a vida.
Não escrevo o seu obituário político, ele ainda não acabou, mas talvez seja de lembrar algumas as suas grandiosas obras de papel que deixou em Gouveia em doze anos de presidente e as muitas vistosas rotundas e outras coisas que ficaram em sete anos de governação na Guarda
Assim, em Gouveia, temos as muitas PPP que queria e na fábrica Bellinos, no Museu do Ar, no Pavilhão Multiusos, no Indoor Snow (pavilhão gelo e neve), na fábrica dos cartuchos e da biomassa, no Heliporto, na Zona Industrial chave na mão. Etc. Restou o Concelho mais velho de Portugal e dos mais despovoados. Nem dinheiro ficou para o “Festival das Sopas”
Na Guarda ficaram as rotundas da mão, do comboio sem comboio, do tubo, do cubo mágico, do anjo, dos seixos, da redoma. E talvez mais alguma. E ainda o sintético do Zambito. E uma gaveta cheia de projectos, poucos concretizados, entre eles o elevador panorâmico e os passadiços do Mondego.
Deixemos o passado e “voltamos ao futuro”. Por aí já, o que se consta entre os seguidores,  é que vai deixar a bela Coimbra, que não soube reconhecer as suas qualidades políticas,  para voltar às origens, algures entre Gouveia e Seia e daí continuar a sua obra de influenciador, dos amigos que possam restar.
O recurso que vai acontecer, poderá alterar tudo: A confirmação da morte política ou a ressurreição. Só que estas coisas demoram meses ou anos, e ainda há o outro.

22 comentários:

  1. Que grande festa e qu e sucesso. Aumentou a autoestima dos Guardenses e graças a essa festa Branca Amaro colocou a Guarda no mapa. Viva as festas.

    ResponderEliminar
  2. Sempre que sai uma noticia sobre o Presidente Ávaro Amaro você cai-lhe em cima, podemos dizer que é o seu "ódio de estimação" e não há problema nenhum, não podemos todos gostar do mesmo. Mas quero aqui assegurar-lhe que nas próximas autárquicas ele será candidato e ganhará as eleições porque a cidade deve tudo a este senhor. Como ele foi o responsável por todos os projetos inovadores que foram feitos nos últimos dez anos a Guarda deve-lhe todo o respeito e deve-lhe o voto. Estas questiunculas menores de tribunais é só mais uma movimentação para tirar as atenções ao péssimo desempenho do governo do partido socialista. Acredite que não vai dar em rigorosamente nada, ninguém acredita que esta acusação seja verdadeira. Tenho pena que você vá ter que levar com mais 3 mandatos do partido social democrata na câmara da Guarda mas a vida é assim.

    ResponderEliminar
  3. Outras duas etapas de um trajeto:

    Primeira de duas:

    Previamente publicado em Facebook (19-04-2019):

    Álvaro Amaro teve oportunidade de, na última Assembleia Municipal, responder a perguntas e sujeitar-se a críticas.
    Fugiu e preferiu ir para a ‘RA’ com um discurso conveniente, preparado e encomendado.
    Porém, mesmo assim, não conseguiu fugir à verbosidade e ao discurso rebuscado que já lhe conhecemos.

    Teve, na “Grande Entrevista” da ‘RA’, oportunidade de falar, concretamente, dos problemas da Guarda e não o fez. E percebo porquê – de pouco mais poderia falar, para além de festas, flores e rotundas.

    Cansei-me de contar o número de vezes que usou a palavra “eu”.

    Fastidioso, na rádio.

    https://soundcloud.com/altitudefm2/grande-entrevista-17-abr-2019-alvaro-amaro

    Segunda de duas:

    Jornal O Interior

    Texto de Luís Baptista Martins – 18 de Abril de 2019

    “A Herança de Álvaro Amaro”

    https://ointerior.pt/opiniao/a-heranca-de-alvaro-amaro/?fbclid=IwAR1RxixoJAIaDFWei-68tLAJSDy2XUJ7H-gVJL_daB3-FAFk1LF1MQx8AZI

    Carlos Pissarra - Guarda

    ResponderEliminar
  4. Ansioso para saber as cenas dos próximos capítulos

    ResponderEliminar
  5. Só conheço Álvaro Amaro da televisão. Como guardense tenho que lhe agradecer as obras que fez na Guarda, enquanto autarca. Agora que foi condenado é fácil bater em mortos. O Sérgio Costa que nunca se esqueça de quem sempre o ajudou. Nunca se esqueça dos telefonemas que o Amaro fez a pedir para não votarem no candidato do PSD e para votarem em Sérgio Costa. Eu acredito na sua inocência, assim como acredito na inocência da funcionária das águas. Os erros judiciários existem. Três avé- marias.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. O responsavel pela derrota do PSD na Guarda é Álvaro Amaro.Se hoje a câmara não é PSD isso deve-se a Amaro.sabotou, instigou e fez trinta por uma linha. Continua a dar a tática nos bastidores. Irá até ao fim para fazer valer os seus interesses e os seus amigos , mesmo que isso implique continuar a prejudicar o partido que lhe deu tudo. E no PSD da Guarda Ficaram chateados com ele? É visto como um deus... Jamais... A bajulação nunca foi tanta e fazem-se os últimos "recados", não vá o homem regressar e virar-se contra os que ousem dar uma de traição.. Amaro está tramado mas tem amigos e as costas largas. Enquanto o pau vai e vem folgam as costas do Sérgio Costa

      Eliminar
  6. Ele ainda se vai ficar a rir. Com a justiça que temos. Só acredito se houver cúmulo jurídico. Duas sentenças e está truncado, ele sabe disso e já começou a rezar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da transdev vai ser uma bolada muito pior. Está por arames este rapaz.

      Eliminar
    2. O da transdev está parado, porque será?

      Eliminar
  7. Isto não devia valer. Quando era garoto ouvia dizer que "os cães grandes não se mordem uns aos outros", Ao que chegámos. Meter na pildra um deputado europeu. É verdade que a prisão foi feita para os homens...

    ResponderEliminar
  8. Sérgio Costa é maior do que todos, nem um processo tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há-de ser por falta de material. Espere que vai ver como a coisa vai andar.

      Eliminar
    2. Ao anónimo das 20:36. Sabe de alguma coisa ilegal e não reporta às autoridades ou é só bota abaixo contra a Guarda?

      Eliminar
    3. E quem lhe diz que não é uma anónima? A seu tempo falaremos.

      Eliminar
  9. O Sérgio Costa é um homem sério. Negoceia em nome da Câmara com ajustes diretos. Muito bem. Assim não tem hipótese de cometer qualquer ilegalidade. É toma lá dá cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em ano e meio já vai em quase 200 ajustes diretos. Vai fazer 200 em 2 anos facilmente

      Eliminar
  10. Estes senhores da Câmara cheiram a mofo. Tudo gira à volta do pai que agora está a contas com a justiça.

    ResponderEliminar
  11. Conheci este senhor em Coimbra, nos tempos da universidade.Nunca falou bem da Guarda,nunca gostou da Guarda.Triste destino para a minha Guarda.

    ResponderEliminar
  12. O pai do Sérgio Costa é o Álvaro Amaro
    Nunca esquecer

    ResponderEliminar
  13. O Interior é fonte de penas suspensas

    ResponderEliminar
  14. Este senhor deveria ser expulso do PSD pelo que fez nas últimas autárquicas. Fartou-se de pedir o voto em Sérgio Costa. Quando veio cá o Rui Rio andou em Aguiar da Beira e não pôs os pés na Guarda. Eu não me esqueço!

    ResponderEliminar
  15. Foi condenado? Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera. Abraç
    Manuel Papalousa.

    ResponderEliminar