domingo, 11 de dezembro de 2022

As voltas que uma pedovia/ciclovia dá

A Guarda quis ter um “meio de deslocação em modos suaves” a que pomposamente chamam pedovia/ciclovia, aproveitando o percurso da Via de Cintura Externa da Guarda
1 – O primeiro projecto estava orçamentado em cerca de 3 milões de euros
2 – Com novo Presidente de Câmara o valor foi a concurso por 1,3 milhões de euros, cortando em parte significativa do projecto para ser candidata ao FEDER. Concurso anulado.
3 – Temos novo presidente e já temos novo concurso e obra. Nas palavras do Presidente, que queria o projecto inicial, mas por não ter comparticipação da Europa, cortou ainda mais no projecto e ficou-se por 1 milhão de euros.
4 – “O percurso do projeto inicial vai ser alterado, na reta final do percurso a PedoCiclovia já não vai passar pela Avenida da Estação devido aos custos elevados e a contingências nas infraestruturas já existentes. A alternativa, junto ao Polis, passa agora pelo trilho entre linhas e pela Rua da Veiga”.
5 – Arrancou a obra, arrancaram-se árvores com pouco tempo de vida, porque ficavam no caminho da dita pedovia/ciclovia e lá foi andando.
6 – E eis que de repente alguém alerta: Não há segurança para peões e ciclistas que circulam em lazer ou em trabalho.
7 – Parem-se as obras e reformule-se o projecto, para segurança de todos.
8 - E agora?
9 – “A Câmara da Guarda adjudicou a empreitada do reforço das condições de segurança na pedovia/Ciclovia junto à VICEG”
“O objectivo desta empreitada é criar uma barreira física entre a circulação de automóveis e a circulação de peões e o investimento será de 1 milhão e 300 mil euros”.
“O presidente do Município, acredita que a obra, que ainda não tem financiamento assegurado, poderá estar concluída no próximo ano”.
10 – E é preciso acrescentar o IVA a estes investimentos
11 – E é de perguntar: Como se fez e se aprovou um projecto que não salvaguardou a segurança de quem vai por ali circular?

14 comentários:

  1. Uma ciclovia pedovia para lá passarem os lagartos e as osgas

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  2. O elevador do mercado municipal também vão fazê-lo por condições de segurança. Tudo o que envolva um capricho tem sempre outra justificação . Que o diga o projeto das lameirinhas, é segurança certamente. A Av cidade de Bejar vai ter alta segurança. Pena o centro histórico não gozar do mesmo estatuto de proteção e segurança. Aí é que eu queria estar seguro,mas não há dinheiro para isso.

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    1. O centro histórico é de fujir. Uma vergonha para os de cá e para quem vê na televisao. Ontem uma tarde inteira na TVI, fiquei com vergonha a ver as imagens

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  3. A ciclovia é uma obra estratégica e muito importante para a Guarda o planeamento feito pelo Presidente Sérgio Costa mostra bem a sua visão de desenvolvimento e amigo do ambiente que quer para a cidade pois vai fazer com que muita gente passe a usar as bicicletas em vez dos carros combatendo as alterações do clima e menos poluição. É como os transportes publicos que estão melhores do que nunca com a chegada da nova empresa. A Guarda avança por que Sérgio Costa vai ao comando e faz obra todos os dias. Aqui o bota abaixo continua mas na rua é só ver como as pessoas estão felizes e agradecidas.

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    1. Se o presidente quer ser cá da malta tem de despoluir o Noémi até ao fim. Até cumprirem o que prometeram em termos ambientais não falem em ambiente, que só vos fica mal. A frota de autocarros é a mais poluente possivel e o lixo continua nas ruas. Nao ha mobilidade eletrica, Não ha pilhoes nem oleoes, a aposta nos biorresiduos é biorresidual.

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    2. Pessoas felizes não vejo, agradecidas, apenas aquelas que foram para os lugares e algumas já zarparam, a andar de bicicleta também não vejo ninguém a ir para o serviço ou a fazer compras. Força PG que ainda vos restam 3 anos e depois casa.

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    3. Os comerciantes do centro da cidade estão incredulos e magoados. Isto é o pesadelo da Guarda e vai sair-nos muito caro.

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    4. Planeamento? Obras badaladas há anos, algumas delas já com projeto feito. É um carro chave na mão, só tem de pôr a chave, rodar e conduzir. Agora se lhe perguntar onde vai com o carro, o presidente não lhe saberá responder. Em breve falará.

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    5. Meu caro amigo, não são apenas os da cidade. Vá dar uma volta pela guarda gare.

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    6. Não sei de quem é o projecto, mas não me parece que tenha visitado o local e que perceba de vias. As entradas para o Polis são uma vergonha e há troços que o ciclista comum nunca vai usar. Um obra quase acabada e provavelmente com futuras emendas para funcionar. Gosto de ciclovias mas não a da Guarda.

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  4. A POPULAÇÃO DE BICICLETA (duvido) E O PG DE PATINS( com certeza)

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  5. Qual que dia vai haver um grave acidente em alfarazes. Da maneira como aquilo está e com esta chuva não há milagres.

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