segunda-feira, 24 de março de 2025

"JORNADA DE BOAS-PRÁTICAS COM AUTARCAS DO CONCELHO"

Vamos todos na excursão
Visitar nosso país!
Vamos todos na excursão
E, com grande animação,
Toda a malta vai feliz!
 
A excursão vai a Gouveia,
Toda a malta se diverte!
De Celorico para a serra,
Pois o almoço promete

A notícia do Município diz o seguinte:
“Presidentes e representantes de juntas de freguesia e de assembleias de freguesia do concelho da Guarda participaram no último sábado, dia 22 de março, na Jornada de Boas- práticas 2025 promovida pelo” presidente da câmara “e que nesta edição consistiu na visita ao Parque Ecológico de Gouveia e ainda à Quinta da Caramuja, um projeto de turismo rural com produção biológica de diversas culturas.
“Um programa dedicado ao Ambiente e aos projetos da área do turismo e da ecologia.”
“Esta iniciativa vem no seguimento de outra idêntica o ano passado e tem como objetivo dar a conhecer aos autarcas do concelho bons exemplos nas mais diversas áreas.”
Então na Guarda não existe a Quinta da Maunça, ou já fechou para balanço?
Então e na Guarda não há Quintas de Turismo Rural?
Só mostra o abandono a que está votado o Concelho da Guarda precisam de ir ao meu Concelho, receber conselhos.

50 comentários:

  1. É verdade senhor Oliveira. O concelho de Gouveia com as suas vicissitudes continua a dar lições aos políticos da Guarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer concelho nos dá lições
      No turismo, hotelaria e criação de emprego (Manteigas)
      Na regeneração do centro histórico (Pinhel)
      Na valorização do património histórico, etnográfico e e recursos endógenos (Sabugal)
      No desporto (Pinhel, Mêda)
      Na arquitetura e museologia (Foz Côa)
      Nas contas públicas e na gestão dos recursos (Celorico)
      Na cultura (Foz Côa e Manteigas)
      A cidade tem tanto para aprender com as aldeias. Seguramente que se estes municípios tivessem funcionários e recursos como a CMG há MUITO MUITO TEMPO já teriam ultrapassado a Guarda. Não esquecer que alguns estão mais perto de Viseu e de Coimbra e outros também apanham auto estradas e têm boas plataformas logísticas.

      P. S vao ver o mercado municipal de Fornos de Algodres e comparem com a Guarda!!! Ohh mon dieu!!!

      Eliminar
    2. E o mercado de Vila Nova de Foz Côa . Outro nível

      Aqui ficam os links para tirar as dúvidas

      O de Fornos de Algodres https://www.publico.pt/2024/08/14/fugas/noticia/mercado-municipal-fornos-algodres-abrese-paisagem-serra-estrela-2100803 SUPIMPA

      O de Foz Côa https://beiraaltatv.sapo.pt/ja-foi-inaugurado-o-novo-mercado-municipal-de-vila-nova-de-foz-coa/ UM LUXO

      E por fim os mercados da Guarda https://i0.wp.com/ointerior.pt/wp-content/uploads/2024/10/IMG_20191214_112930.jpg?resize=1024%2C768&ssl=1

      https://radiof.gmpress.pt/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-16-at-09.24.36-1536x733.jpeg UM LIXO

      Eliminar
    3. Isto da que pensar. Que vergonha, a Guarda.

      Eliminar
  2. O PS Guarda deveria embarcar numa jornada de boas práticas para aprender a tratar dados pessoais. Que incompetentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS Guarda terá de apresentar um candidato forte à Câmara, caso contrário com António Monteirinho vai ficar atrás do Chega. Será uma vergonha histórica mas só vão perceber isso em Setembro. Até lá o circo vai continuar alimentado pela velha guarda e pela ternura dos quarenta 35 aos 55 + JS tachista e disposta a soprar qualquer balão só para ter o lugar. O PS maior partido da democracia portuguesa na Guarda está a desaparecer aos poucos.

      Eliminar
    2. JS é o inverso da JSD. Enquanto a rapaziada da JSD fala e diz o que pensa os da JS obedecem caladinhos. De pouco adianta criticar um Sérgio Costa se no dia seguinte apareces ao lado dum Monteirinho...

      Eliminar
  3. Afinal num dia a distrital do PSD aprova a recomendação do apoio ao independente Sérgio Costa nas autárquicas e no dia seguinte os vereadores do PSD juntam-se ao chumbo do empréstimo de 12,5 milhões proposto pelo mesmo Sérgio Costa?
    Mas ninguém põe ordem nesse partido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se SC for candidato pelo PSD na Guarda será apenas um suicídio político em praça pública em troca de lugares de alguns dirigentes. Poderá indiciar que os problemas indíciados na conferência de imprensa do PS podem existir e até serem mais graves

      Eliminar
  4. https://cdn.mun-guarda.pt/WS/1742842122-38707

    É normal um edital de deliberações (de hoje 24 de Março) conter uma frase para acta sobre algo que o Senhor Presidente disse a respeito do Senhor Vereador Carlos Monteiro e não incluir as outras intervenções?
    Sendo referente à reunião de hoje, pode essa citação ser incluída quando a acta só será votada na próxima reunião?
    E o Vereador Carlos Monteiro autorizou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o cobertor de papa de Maçainhas, ex-libris do concelho, único no mundo, que está excluído excluído da Rede Cultural e Recreativa da Guarda? Alguém entende? Nos municípios que vão visitar isso também aconteceria com um produto único e o mais identitário do concelho?

      Eliminar
    2. O que é que o pedido de empréstimo tem a ver com procedimento em si? Zero. Esteve bem o vereador que votou contra o empréstimo e saiu da sala nos demais pontos relacionados com o Pu do Cabroeiro e Av dos Fs. Sérgio Costa pensava que tinha o ás de trunfo na manga para fazer passar finalmente a contenda com voto de qualidade mas enganou-se bem.

      Eliminar
    3. De louvar a tática e estratégia de Sérgio Costa. Bem jogado mas não entrou . A bola ia com muita força mas Chaves Monteiro fez uma grande defesa e impediu um golo certo

      Eliminar
    4. A única coisa que Chaves Monteiro está a impedir aquilo que todos queremos, a variante.

      Eliminar
    5. Mais um chumbo pela enésima vez. Mais uma derrota. Fazer política assim é pior do que andar nos carrinhos de choque

      Eliminar
    6. Verdade: este executivo não perde uma oportunidade para demonstrar quanto não respeita o cobertor de papa e detesta a associação de Maçainhas. D. Céu, vá, novamente, à AM, porque já deve ter percebido que vocês estão "queimados" para Sérgio Costa e companhia. Se produzissem vinho, outro galo cantaria!

      Eliminar
    7. 22.35 O presidente da Câmara ficou danado quando percebeu que o vereador Monteiro ia levar a dele avante e com razão. Nada como ver os planos dum chico esperto a ir por água abaixo.
      TRY AGAIN...

      Eliminar
    8. Mas interessa a obra ou a tática? Nós queremos é avançar, agora que a variante da Ti Jaquina está desbloqueada administrativamente passados 20 anos, vamos criar mais bloqueios?

      Eliminar
    9. Costuma se dizer na Aldeia do Bispo: para maluco, maluco e meio

      Eliminar
    10. "A única coisa que Chaves Monteiro está a impedir aquilo que todos queremos, a variante".

      Todos queremos é muita gente. Há muitos investimentos mais prioritários que mais uma estrada, que ainda por cima é bem provável que tenha como efeito aumentar o tráfego automóvel no centro da cidade e criar problemas onde não existem.
      Há algum estudo sobre o efeito da variante do trânsito da cidade? Foi estudado o efeito de indução de tráfego que vai criar?

      Eliminar
    11. Mas qual desbloqueada? Ainda nem concluíram o processo das expropriações nem vão concluir tão cedo. Não sejam mentirosos.

      Eliminar
    12. 01.05 Mas quais bloqueios? Usem o dinheiro da feira farta e das festas todas e comecem a pagar aos empreiteiros para a construção da Variante. Gastaram 1 milhão num pavilhão que mete água e outro tanto e meio ou mais numa rotunda dumas bombas da gasolina no meio da cidade. O bloqueio maior ao desenvolvimento da Guarda são os ajustes diretos do presidente. O orçamento da apal é de milhões e as consultas prévias de 2024 falam por si.

      Eliminar
    13. Não há nada para financiar porque nemno concurso público foi lançado para a execução da obra? Onde andam os jornalistas para questionar como pretendem financiamento para uma ideia de obra ? Nem adjudicada?
      Também quero um financiamento para o Porsche que quero comprar em 2050 podem transferir já que eu mando o NIB?

      Eliminar
  5. Creio que o executivo municipal também deveria fazer um périplo pelas autarquias com melhor governação, mais respeito pelos munícipes, pela cultura, património, igualdade de tratamento, respeito pela democracia e pelo juramento feito na tomada de posse e bom uso de dinheiros dos contribuintes ou de fundos europeus.

    ResponderEliminar
  6. A Dulcineia que há meses não punha os pés numa assembleia intermunicipal hoje decidiu aparecer!! Hahaha https://www.facebook.com/share/p/1XryuDYbwa/ que triste figura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem vive da política tem de fazer pela vida e sobreviver. Migalhas, todas, uma a uma, grão a grão. Telefonemas. Vários. Gritos desesperados. Muitos. 18 de Maio o choro de alívio e os braços dum salvador que é esse espírito resiliente em política. Força Du!

      Eliminar
    2. A vida sem emoção não vale a pena

      Eliminar
  7. E querem falar de festas e de certames? A Guarda com todos os seus esforços de tendas, porcarias e festivais da chouriça assada no álcool não consegue rivalizar com a Feira do Queijo de Trancoso, as Festas de São Bartolomeu de Trancoso, a Feira das Tradições de Pinhel, os festivais de Verão como o Mêda + ou o HIM DUB festival na Rapoula do Côa (Sabugal) ou o grande Côa Summer Fest em Foz Côa. As festas da cidade de Pinhel dão 10 Zero à Guarda. O que dizer das capeias arraianas e do Festival "Ó Forcão Rapazes"? O verão sabugalense está cada vez mais em voga. E depois vamos a Almeida ver da melhor Penha. A Guarda só tem mesmo o Sérgio Costa e o Álvaro Amaro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a feira do Queijo de Celorico e Seia! Muito melhor do que qualquer Feira Farta

      Eliminar
    2. Festival do Vinho de Foz Côa, ponham os olhos.

      Eliminar
  8. Muito bem o Chaves e a restante oposição. Empréstimo de 12 milhões a 6 meses das eleições?? Ide passear!
    Quereis dinheiro para a campanha? Pegai no caldeiro e ide pela vila à cata dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas campanhas eleitorais e compra de votos, com empregos, ajustes diretos, etc. gastaram eles, o dinheiro das tarifas de água aplicadas aos consumidores. Roubaram o dinheiro pago pelos consumidores? Agora, ponham-no, do próprio bolso.

      Eliminar
  9. Era agora mais faltaria uma fonte inesgotável a pingar do Credito Agrícola e da CGD sem qualquer estudo de viabilidade económica e financeira. Que condições? Que juros, spread?? Que riscos a longo prazo?? Esta gente nem as pensa. Uma Câmara com 32 milhões no prego que a qualquer momento podem Cair sobre o Município qual espada de Dâmocles. Quem paga esses 32 milhões de dívida às águas de portugal?? É que se não forem 32 serão 24 ou... No mínimo 12 se houver um perdão parcial super super bom. Então será um ato de gestão responsável endividar a autarquia pedindo mais 12 milhões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gente irresponsável não tem qualquer credibilidade. A Guarda não pode estar mais nas mãos desta maralha. Exige-se aos partidos e à sociedade civil uma candidatura forte e mobilizadora que derrote esta loucura política permanente.

      Eliminar
    2. Se Sérgio Costa e compadres tiverem a maioria, vai ser uma chuva diária de empréstimos, todos os dias, e criação de empresas municipais, inúteis, sobrepostas, mas muitas, para empregar os que ainda estão a salivar. Terão de construir um novo edifício para sede da CMG para lá caberem os empregados e todos e os escritórios da APAL e todas as empresas a criar.

      Eliminar
    3. Quem deixou de pagar as águas, que as pague do próprio bolso, os consumidores já pagaram e têm pago tudo. A APAL só trouxe aumentos na fatura da água! Pudera, há que pagar muitos e ricos salários a amigos.

      Eliminar
    4. Queriam mamar ...

      Eliminar
  10. Fez no dia 27 de fevereiro, há mais de um ano, foi aprovada, por unanimidade, uma moção pela inscrição da cestaria de Gonçalo, do cobertor de papa e das campainhas de bronze de Maçainhas, no Inventário Nacional do Património Cultural, mas parece que nada foi feito, para tal. Entretanto SC já abordou a criação de centros de interpretação da cestaria e do cobertor de papa. Parece que os centros de interpretação são mais importantes do que os produtos interpretados. Ou será mais uma forma de dar emprego a amigos e votantes? Lérias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, essa moção também foi aprovada pelo PG, mas, como nada fizeram, isso significa que o voto a favor do PG apenas aconteceu por vergonha, hipocrisia e o habitual engano ou falsa promessa. Inscrever o cobertor de papa no Património ou o certificá-lo vai contra a prática e interesses do museu dos Meios, por isso, nada como ficarem quietinhos e fazerem-se de esquecidos.

      Eliminar
    2. O centro de interpretação da cestaria esta quaseeee. Compraram o edificio e colocaram uma lona a dizer futuro centro etc........... e assim esta. Isto acho que foi em 2022 ou 23

      Eliminar
  11. De facto vale tudo. Ou eles pensam que vale. O povo tem de saber que o seu futuro está em causa mas infelizmente ainda não sabe de nada. Este povo não vai acordar nunca para lutar por um amanhã melhor
    Afinal onde estão os filhos deste povo da Guarda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão a lutar para sobreviver, fora da cidade que os viu nascer. Aqui nem horizontes nem oportunidades. O que vem de fora é que é bom, o que vem de fora injeta dinheiro nos bolsos dos que copiam os cadernos de encargos. Enquanto houver dignidade e coluna vertebral, velores e honra, vamos continuar a trabalhar fora.

      Eliminar
    2. A maior parte deles faleceu, ou está muito velha. Muito emigraram, para fora e para dentro. E muitos outros não estão para se chatear...

      Eliminar
    3. O que é feito dos jornalistas da Guarda?
      O Gustavo vai fazendo mais trabalho do que as rádios e os jornais juntos, esse vê-se.
      A Madalena só já aparece nas reportagens sobre a neve?
      O Isidro passou mesmo a dedicar-se só à assessoria política?
      Noutro tempo a Guarda era diferente até nisso. Ou até por isso?
      Agora a comunicação social mete mesmo dó.

      Eliminar
  12. O PS conseguiu expor uma denunciante. Pensem sobre isso. Monteirinho está satisfeito? Deve estar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS na Guarda está como o PCP no país. Estas eleições autárquicas são para cumprir calendário e perder ainda mais votos.

      Eliminar
  13. A derrocada está prestes a acontecer. O momento tão esperado. Segurem-se. O blog vai passar os 200 comentários .

    ResponderEliminar
  14. Aproxima-se mais uma eleição e já fica tudo em reboliço na ULS.
    Já agora... alguém viu o parecer da CRESAP sobre o CA??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o da CIM foi aceite.... como é possível nomear pessoas enquanto Gestores para a maior empresa pública do distrito, que nunca geriram nenhuma empresa com o número de funcionários aproximado? Só em Portugal! Umas aranhas com a desculpa de quem sabe gerir aquele tipo de instituição é médico ou enfermeiro, ou seja empresa que faça calçado só pode ser gerida por sapateiros. RIR..com este Estado e ao estado a que isto chegou...

      Eliminar
    2. Para que conste o da CIM era do PS e nem passou na cresap veja lá o que o PS tem por lá para mandar administrar os bens públicos. Registe p. f..

      Obrigada

      Eliminar