sexta-feira, 19 de julho de 2024

Diálogos que o tempo vira

Diálogo 1 – Assembleia Municipal de setembro 2023
Deputado: A Câmara deveria levar a cabo uma nova candidatura (uma candidatura tinha sido reprovada) para uma residência de estudantes e financiar o IPG em 500 mil Euros.
Presidente
1 - A câmara da Guarda vai reabilitar a antiga residência feminina situada na rua António Sérgio. O projeto no âmbito da CIM BSE está praticamente aprovado, através de fundos comunitários e será mais uma resposta em matéria de alojamento para estudantes do ensino superior na cidade.
2 - O presidente da câmara da Guarda, desfiou o deputado a revelar os pormenores da mesma, acusando-o de demagogia política.
3 - O autarca fez ainda questão de lembrar, que recentemente foi reprovada uma candidatura ao PRR para a construção de uma nova residência para estudantes do IPG.
4 - Sobre a cooperação entre o município e o IPG lamentou as declarações do deputado referindo que as declarações proferidas, revelam desconhecimento nesta matéria.
18 de julho 2024
IPG
1 - Aprovada nova residência do IPG no campus do Zambito
2 - Está aprovada pela Agência Nacional ERASMOS, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), a construção de uma nova residência de estudantes para o Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O edifício vai surgir no campus da instituição, na Quinta do Zambito. A nova residência representa um investimento de três milhões de euros e terá capacidade para cerca de 150 camas, estando previsto que as obras estejam concluídas em 2027.
3 - Foi dado um «passo importante» para ajudar a resolver o problema da falta de alojamento estudantil na cidade e que este «parecer favorável» tem também um nível de «justiça» relativamente a «tudo o que foi aprovado para outras instituições» de ensino superior.
4 - O projeto guardense faz parte de uma lista de 18 candidaturas aprovadas a nível nacional, onde se inclui também a requalificação da antiga residência feminina da Gulbenkian na Rua António Sérgio, na Guarda.
5 - Recorda que «há vários anos que manifestamos interesse naquele espaço, até mesmo com o anterior executivo», devido ao facto de necessitar de reabilitação, mas também por «ter sido uma residência e por agora, com estas obras, poder ter esse propósito novamente».

30 comentários:

  1. As boas notícias para a Guarda nunca vêm da Câmara Municipal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Câmara Municipal anda ocupada com coisas mais importantes
      Festas e festivais, umas novas e outras velhas. Batuque e barulho para manter o povo consumido e alienado. Se a coisa der para montar a barraca vermelha, tanto melhor.

      Eliminar
    2. Boa tarde, proponho que se informe melhor e não se deixe encantar pela máquina publicitária do IPG. A Câmara da Guarda candidatou efetivamente o projeto de reabilitação da antiga residência feminina situada na rua António Sérgio à Agência Nacional ERASMOS, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), pelo que a aprovação do projeto referido pelo Presidente do IPG é efetivamente mérito da Câmara Municipal da Guarda e do seu Presidente Sérgio Costa!

      Eliminar
    3. Mas a residência no campus do Zambito tem alguma coisa a ver com o Presidente Sérgio Costa?? lol

      Eliminar
  2. Esta Câmara é a Câmara do VAI....
    Vai fazer isto
    Vai reabilitar aquilo VAI VAI VAI VAI
    MAS QUANDO É QUE VAI EMBORA

    ResponderEliminar
  3. Uma pergunta para quem souber responder
    Está chegada a data do meu débito directo do consumo de água pela Câmara da Guarda
    Habitualmente a factura é recebida na primeira semana do mês
    Este mês ainda não chegou
    O que se passa?
    Outras perguntas:
    - Tenho uma autorização de débito directo para ser usada pela Câmara. Uma vez que a Câmara trespassou o negócio à APAL, quando é que me enviam pedido de autorização de débito directo? Ou não vai haver?
    - Não recebi nenhuma comunicação de que vou passar a ser cliente de outra entidade. Estaremos perante uma violação de dados?
    Agradecia respostas urgentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eis a resposta: https://apal-sim.pt/noticias/

      Eliminar
    2. Cá está- um imbróglio jurídico. Se houvesse massa crítica nesta terra há muito estariam a ser cilindrados e cercados pelas malhas da lei

      Eliminar
    3. Não há nada que Sérgio Costa faça bem?
      O que estão a fazer na Câmara os funcionários da APAL que ninguém percebe para quem trabalham mas utilizam espaços e recursos da Câmara, almoçam na cantina da Câmara e dão ordens a pessoas da Câmara?
      E agora? Vamos pagar 2 meses acumulados? Ou mais? Por culpa que não é do consumidor?

      Eliminar
    4. Dr. Valbom:
      Tem uma explicação para o imbróglio das águas?
      Não lhe ouvi uma palavra sobre o assunto:

      https://futurodaguarda.pt/2024/07/novas-cronicas-parlamentares-o-pai-tirano-ou-a-tatica-de-dog-whistle/

      Eliminar
    5. Que rico serviço público. Liga se liga se e ninguém atende

      Eliminar
    6. A resposta às suas questões chama-se cessão de posição contratual. De nada.

      Eliminar
    7. E já houve essa cessão da posição contratual? Esclareça lá já que é tão iluminado. Se tivesse havido a cessão não andavam a enviar comunicados aos clientes relativos ao débito direto.

      Eliminar
  4. Falando de outro assunto: alguém pode avalizar a legalidade do apoio a um clube de futebol, que além de 60k em subsídio direto recebe também da Câmara transportes gratuitos, alojamento gratuito dos "atletas" e ainda alimentação gratuita desses "atletas" na cantina do município, a mesma cantina que recusa almoço a alunos do primeiro ciclo em férias?

    ResponderEliminar
  5. Promessas sobre promessas sobre obras que diziam estar decididas há não sei quanto. A seguir vem o habitual choradinho do não temos dinheiros, dos 17 milhões para ver se a chantagem funciona e é aprovada qualquer coisa que dê para continuarem a esturricar em vinho, festarolas, gincanas, concertinas, 2ª, 3ª... entrega de apoios extraordinários às associações dos amigos, das pessoas importantes e que dão votos, ajustes diretos, alcatroamentos que não se justificam, levantamento de muros particulares, nomeações e investimento em todos os concelhos menos na Guarda! Nem com cem mil milhões iriam fazer obra necessária e cuidar do concelho, haveriam de estourar tudo em comprar de votos e embrutecimento social!

    ResponderEliminar
  6. Está tudo aprovado, mas, como gastam o dinheiro na farra, no favorecimento de alguns e na compra de votos, acabam por reprovar o que estava aprovado, mas a culpa não não é de quem gasta o dinheiro no vinho e no investimento noutras paragens, a culpa é de quem lhes corta as asas, para ver se acabam o desperdício, mas nem assim, eles gastam, gastam, gastam, como se, em vez um empréstimo de 17 milhões, tivessem 17 mil milhões. Não há forma de se ver o fundo do poço! De algum lado está a sair e alguém vai ter de pagar! Ou foram os municípios do vinho que nos deram dinheiro para lhes comprarmos o vinho e pagarmos as festas?

    ResponderEliminar
  7. Parece que agora o grande desígnio da Guarda é promover vinho e "encertar" empresas municipais. Empréstimos, e despesismos sem qualquer sentido. Sinceramente, não sei qual é o objetivo final mas se alguém acredita que a Guarda vai ficar melhor com este tipo de políticas ou chegou agora à política ou então vai receber ajustes e/ou está prestes integrar as empresas e por isso é parte interessada e não poderá opinar sem viés.

    ResponderEliminar
  8. E isto, o que é???? https://www.facebook.com/share/p/JtMqjD6fD7GgNJ5N/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amadorismo puro misturando com atitudes salazarentas. A Guarda é uma vergonha sequencial

      Eliminar
  9. Gastam o dinheiro na farra e gastam o nosso dinheiro por ignorância. Não é que ontem comprei o jornal O Público e vejo uma página inteira com a publicação das homologações das listas de ordenação final, ou seja, das listas definitivas dos concursos de admissão do pessoal que a Câmara da Guarda está a promover!!! Esta publicação, que deve ter sido paga a peso de ouro, é completamente desnecessária num jornal nacional nem em jornal nenhum, nem a lei se dão ao trabalho de ler! Nunca vi nada assim a nível nacional, que vergonha para a Guarda! Bastava a publicitação na página do Município, pois os únicos interessados naquela informação são os candidatos ao concurso. Pergunto? Quantos assistentes operacionais e técnicos que concorreram aquele concurso, compram o jornal Público? Ou será porque assim cumprem o dever de publicitação e os candidatos excluídos deixam passar o prazo de reclamação? Atenção só têm 10 dias úteis para declararem, após a publicitação E porque contrataram por ajuste direto por mais de 60 mil euros a empresa de CB para desfazer o imbroglio dos concursos externos? Passaram um atestado de incompetência aos funcionários da Câmara que toda a vida trataram dos concursos de admissão de pessoal e contratam uma empresa que pratica atos completamente desnecessários e que nos saem caros e nem se dão ao trabalho de ler a legislação? SOCORRO, quem nos salva disto tudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como alguém já aqui comentou, porque não publicam os resultados dos concursos na página da Câmara? Seria o normal e cumpririam todos os formalismos necessários. Será porque assim os candidatos deixam passar os prazos de reclamação? Quantos dos candidatos lêem o jornal Público? SC onde está a transparência que tanto apregoava na campanha?

      Eliminar
    2. A empresa só veio para calar alguns... tudo está como antes

      Eliminar
  10. O PS apoderou-se dos bombeiros com uma pinta do catano. Vai dar jeito nas próximas eleições

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas o presidente da Assembleia dos bombeiros nas últimas eleições não votou no PS! Aposto eu. Nem ele nem os amigos. Nas listas de Virgílio Bento? jamais! . Votaram PS quem sabe mas para a Assembleia Municipal, ou alguma freguesia. Vamos pôr as coisas assim: será que eles votaram PS em algum boletim ?????

      Eliminar
  11. Se o Município não dá a esta novidade o destaque que merece é porque não tem interesse nenhum nisso. Se fosse obra de sérgio costa, já estaria em todos os cartazes da cidade.

    ResponderEliminar
  12. Recebi uma fatura este mês e não sei o que é. Não autorizei débito em conta a mais ninguém e paguei água a mais que tinha com a camera de celorico. Vou á camera a reclamar e espero que as pessoas também vão porque eu não gosto de ser enganado.

    ResponderEliminar
  13. Sérgio Costa, aprende se queres. Vês como o Governo está a negociar o orçamento com a oposição? Para o bem e para o mal, está a negociar. Negociar, percebes? Não é pedir contributos ou mandar emails à queima roupa. Negociar é descer à terra e negociar. Aprende a fazer política, tens 48 anos mas nunca é tarde demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário. Ele que leia para abrir os olhos. Vai cometer os mesmos erros em 2025?? Então mais vale pedir a demissão

      Eliminar
    2. Quem não tem capacidade para negociar também não tem capacidade para governar

      Eliminar