quinta-feira, 11 de julho de 2024

A Câmara vai entrar no negócio da compra e venda de jogadores?

O título da notícia é:
“Executivo da Câmara da Guarda, aprova proposta de um contrato programa de desenvolvimento desportivo, entre a autarquia e o Guarda Futebol Clube”
E depois informa:
“O clube da cidade vai participar no Campeonato de Portugal”
 A proposta de contrato programa inclui
“Apoio financeiro na ordem dos 60 mil euros pago em três tranches”
“Alojamento até 12 atletas
“3 mil quilómetros em transporte”
 “Almoço para 12 atletas no refeitório da Câmara, em dias úteis.
Colocam-se questões a a este contrato:
1 – Qual foi o apoio da Câmara da Guarda ao clube de Vila Cortês para este escalão?
2 – Porque é que a Câmara apoia desenvolvimento desportivo para atletas que não residem na área de influência Guarda?
3 – Qual a origem dos 12 atletas que vão ter alojamento e almoço pagos pelos Munícipes?
4 – Onde vão ser alojados, já que a Guarda não tem alojamento para estudantes?
5 – Este projecto insere-se no que é conhecido por “importação” de atletas africanos e brasileiros, esperando que algum seja “craque” e depois vendido a bom preço?
6 – Estes 12 atletas serão trabalhadores profissionais do futebol, estudantes ou terão outro estatuto?
7 – Este apoio implica que o Clube de futebol apresente plano de atividades e contas à Câmara?
8 – Que tipo de contratos programa a Câmara estabelece com os clubes de formação e que participam nos campeonatos nacionais?
9 – E já agora, o que é feito do estádio António Santos na Póvoa do Mileu?

67 comentários:

  1. Que carestia, a água na Guarda/ um assalto à carteira das pessoas

    ResponderEliminar
  2. A mensagem é clara. Quem o apoia merece tudo, quem estiver contra ele morre à fome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por isso o medo de muitos, principalmente dos presidentes de junta que há muitos anos são tratados abaixo de cão pelos diversos executivos. Os presidentes de Câmara provocam o medo nas juntas, caso contrário as formigas ganham catarro e decidem eleições. Não é só de agora. Assim é há muitos anos!!

      Eliminar
    2. E os presidentes de junta ainda não perceberam que são muito mais fortes se abrirem as goelas e criticarem abertamente quem manda na Câmara sempre que necessario! Não ganham mais em estar calados!! Se pensam isso, enganam-se!! Experimentem agir em grupo e verão como elas mordem

      Eliminar
  3. O senhor que preside esse clube deveria sair imediatamente do sindicato-STAL. Não tem quaisquer condições para representar os interesses dos trabalhadores do Município da Guarda. Há uma coisa que se chama conflito de interesses. Já ouviu falar? Ponha-se a andar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há vergonha

      Eliminar
    2. Quem esteve na última reunião geral de trabalhadores e assistiu a ambas as figurinhas logo vaticinou que iria acontecer uma coisa destas!

      A realidade é que a representação sindical dos trabalhadores foi pelo cano assim que se viu o discurso do dirigente sindical em causa, perdeu toda a credibilidade e apenas mostrou ao que vinha, finalmente conseguiu ter um "penhachito" que lhe de visibilidade.

      De SC apenas mais do mesmo, o mesmo modus operandi de sempre, com a assinatura de mais uns protocolos, sempre com aqueles que lhe dão visibilidade, fotos e parangonas para o face e para os jornais.

      Resumindo uma vergonha este tipo de atuação.

      Fica mais que provada que a passividade do sindicalista tinha razão de ser.

      Eliminar
    3. É caso para dizer que agora existem 60000 mais 12 +12 e mais 3000kms de razões para se assobiar para o lado naquilo que devia ser a defesa dos trabalhadores municipais.

      Eliminar
  4. As pessoas nas redes sociais estão chateadas! Parece que o presidente foi apanhado na curva. ele andava a dizer que não tinha dinheiro e que não vai haver gastos na segunda feira e agora na sexta feira vai dar inicio à festa do vinho
    Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  5. E a oposição? Nao chumbou porquê? O Carlos abestestve-se o António até votou a favor. Qual foi o objectivo em deixar viabilizar a proposta do Edil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se chumba é porque chumba e não chumba é porque não chumba. Monteirinho votou a favor e Chaves absteve-se com Vítor e Lucília para "nao cortar as pernas" à associação deixando claras reservas ao financiamento em si e à sua equidade

      Eliminar
    2. Afinal só chumbam quando tem interesse político. A isto chama-se falta de coerência política

      Eliminar
    3. Se a oposição tem falta de coerência política, o que terá então o presidente!! Os chumbos são das propostas lesivas para a Guarda
      É tão mau que é preciso cortar o mal pela raiz e o resto lá tem passado. Eu se lá estivesse chumbava tudo. Só propõem coisas tristes

      Eliminar
    4. Aí está uma posição coerente, chumbar tudo. O que se vê sao ziguezagues políticos da oposição que age apenas consoante o seu interesse. Pobre Guarda, pobre oposição!!!

      Eliminar
    5. Eu não sou da oposição nem da liderança, mas também chumbava mais do que aprovava se lá estivesse .

      Eliminar
  6. Na Guarda e principalmente na Câmara Municipal, qualquer bicho careto entra por ali a dentro com uma cesta a colher amoras. O nosso dinheiro é néctar e racimo nas bocas destes mochos agoireiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que possa dar votos tem logo direito a ajustes diretos, contatos, nomeações, a "vencer" concursos, receber todo o tipo de apoios, várias vezes por ano. Será que também há comissões que regressam, como no futebol? É que torna-se difícil compreender os custos de palcos, estruturas, festas do vinho, seja lá do que for....! A Guarda está a saque!

      Eliminar
  7. Parece que as pessoas estão a acordar e a ver a realidade. Será que SC vê os comentários nas redes sociais? Provavelmente só vê os do SdG, por isso, partilho-os aqui, relativos a uma publicação d'O Interior sobre a contenção de gastos:

    Mas para festas do vinho há dinheiro de sobra 😡

    Mais do mesmo... Só não há para obras...

    Pó ano votar de novo neste presidente e um espetáculo

    Tá aqui uma contenção gastar 140 mil numa feira de vinho

    Deviam ser todos ,desde juntas de freguesias e câmaras municipais e os governantes deixarem de ser corruptos

    Construam mais rotundas !!

    Pode ser que assim sobre algum dinheirito para requalificação de todos os acessos à cidade

    Que desgovernado esta cidade! 😬

    Para se dar cheques para outras coisas não pode haver dinheiro para a cidade os egitanienses que pensem bem antes de fazer a cruz as estradas e só buracos os passeios nem se fala tristeza 😔

    Carne,pão e vinho, venha ele é com fartura.

    A subida da antiga egrauto parece um lameiro só falta porém lá um rebanho

    E a variante da Sequeira ?

    ResponderEliminar
  8. Será que a Dra. Diana Monteiro bateu com a porta ao perceber o que estava a ser cozinhado?

    ResponderEliminar


  9. Pagina: Outra Guarda. Mais Franca Mais Forte

    "Esta manhã Sérgio Costa atravessava a Praça Velha com os olhos enfiados no telefone. Deu-lhe um repente, levantou a cabeça e acenou para as esplanadas.
    .
    E ficou toda a gente a olhar, uns para os outros e constatou toda a gente ao mesmo tempo que ele, afinal não estava a falar para ninguém.
    .
    Im-per-dí-vel!!!!

    #SergioCosta #municioiodaguarda #municípiodaguarda #guardaportugal #amaisalta #guardaportugal #politicadeestrebaria #praçavelha #guardenses"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fazemos muitas vezes a mesma coisa de vez em quando lá nos esquecemos do que estamos a fazer. Passa a ser intuitivo
      O Presidente passa a vida a estender a mão e a cumprimentar e por isso pensa que tem de estar nesse registo a toda a hora. Às vezes dá pena olhar, parece um robô a andar e a esticar a mão para o bacalhau.
      Esfrega esfrega uma na outra e volta a estender a mão para cumprimentar e a boca para beijinhos. Um verdadeiro noivo no meio duma grande festa permanente. De tanto cumprimentar e baixar, começa a notar-se a corcunda e no cocuruto da cabeça a calvície está à espreita.

      Eliminar
    2. Reações circulares, reflexo condicionado, tiques...

      Eliminar
    3. O autor dessa página tem um ódio doentio por todos os presidentes de Câmara da Guarda. Passa demasiado tempo sentado nas esplanadas das arcadas a criticar tudo e todos, mas faz o mesmo ou ainda pior. Alguém lhe pergunte se nos dias em que critica os carros estacionados na Praça, por que não fotografa quando estaciona la o dele. E porque não critica os amigos que todos os dias os estacionam lá também. Mesmo na frente de loja ou nas escadas do bar. Não convém... Fala do vandalismo na cidade, mas quando cola autocolantes dos seus "trabalhos" nas letras da GUARDA já não abre o bico... Olhe que há muitos tolos, mas cegos não somos todos. E há mais olhos do que ele pensa. Fica o recado.

      Por acaso, só por acaso, eu estava atrás do Sérgio Costa nesse momento. E eu já o critiquei muito nesta página, mas aqui tenho que dar o braço a torcer. Vi a quem ele acenou e vi bem quem respondeu. As palas é que impedem a visão total.

      Eliminar
    4. Não ponham aqui as publicações dele. Estão a dar-lhe importância que não tem...

      Eliminar
    5. Ora exactamente. É mais um Notícias da Guarda...

      Eliminar
    6. Pode ser verdade que a publicação desse senhor não corresponda à verdade, mas a verdade verdadinha é que Sérgio Costa cumprimenta tudo e todos tantas e tantas vezes que uma coisa destas é muito possível de acontecer. Não consegue ser genuíno, está sempre num registo de agradar a todos

      Eliminar
    7. Se fala é porque fala, se não falasse era porque não falava. Decidam-se. Eu prefiro que fale do que seja trombudo como o Álmaro Avaro.

      Eliminar
    8. Não é isso. O presidente faz muito bem em falar, mas às vezes abusa e começa a ter um registo teatral. Fois só isso que eu quis dizer. Há que ser mais genuíno...

      Eliminar
  10. Até nisto somos diferentes para pior!! Viseu, Castelo Branco, Covilhã!! Porque não um só clube de seniores e um projeto em condições?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o intuito é colocar a Guarda a rodar nos altos patamares não adianta despejar dinheiro para pagar alojamentos e refeições e salários. Têm de se criar condições dignas para a prática desportiva, coisa que essas cidades têm e nós não porque estamos há décadas a deixar degradar os nossos equipamentos com zero investimento público

      Eliminar
    2. Há que dividir para reinar, cada um à procura de tacho e notoriedade que lhe permitam entrar nestes esquemas e ter às gratificações desejadas e acessórias. Apoiar um clube dá muitos votos: dirigentes e respectivas famílias, assalariados e família, jogadores e famílias, empresários e famílias, sócios, adeptos e famílias... Zé um manancial!

      Eliminar
  11. A ideia não está errada, mas a doação é desastrosa e não faz sentido na prática. É como construir uma casa pelo telhado. Pelo caminho, todos os outros clubes podem pedir o mesmo ou o mesmo nas devidas proporções. E esse é o problema porque ele não vai dar aos outros o proporcional ao seu esforço, constituindo isto uma situação absurda de enorme desigualdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como faz com as associações: umas levam o bolo, outras ficam com as migalhas e, para não haver possibilidade de os cidadãos exercerem o seu juízo acerca da justeza, ou não, dos montantes atribuídos a uns, sonegados a outros, não se revela o valor atribuído a cada associação. A situação deve ser bem caricata, vergonhosa e escandalosa, para não revelarem nada! Esta é a transparência do PG, um verdadeiro PaGode!

      Eliminar
  12. O retrato da Guarda de 2024 é vergonhoso. Não há quem meta mão nisto. É só ajudas e todos se ajudam uns aos outros
    O povo continua miserável e ignorante. A única coisa que mudou para melhor é que antes só alguns andavam de carroça, agora todos têm carro e ouvem os motores a roncar

    ResponderEliminar
  13. Nestes moldes é deitar dinheiro ao lixo. Na próxima época estão de regresso ao distrital.

    ResponderEliminar
  14. Presidente à deriva. Não faz nada que não esteja diretamente relacionado com a compra de votos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À deriva? Creio é que anda aos ziguezagues rumo aonde sente que pode comprar votos. à deriva andamos nós, que o rumo dele está muito bem definido!

      Eliminar
  15. Senhor Oliveira, estou determinado a dar-lhe uma prenda e não vou esperar pelo natal. Uma camisola do Sol da Guarda com o seu logo laranja e o seu nome A Oliveira com estampagem de qualidade. Não me ficarei só pelas palavras.
    Conte com isso .vou deixar o presente num local específico da cidade em anónimo (como não poderia deixar de ser) e para si vai ser só perguntar "chegou carta para mim?" e levantar. Pode exibir por aqui e mostrar toda a sua vaidade
    Registe a marca Sol da Guarda
    Vai ser um sucesso

    ResponderEliminar
  16. Mas na guarda só há estes "atletas" em campeonatos nacionais??? Que eu saiba existem imensas modalidades que ainda nem percebi que apoio têm pela CMG.
    Lá se recebe um cheque mas nem se sabe a que se refere a esmola

    ResponderEliminar
  17. Porra! E não há na Guarda empresários que queiram investir num projeto destes? Tem de ser a Câmara a suportar tudo? Arre porra

    ResponderEliminar
  18. Onde é que eu já vi isto? Há tempos houve sim auxílio à emigração ilegal, que passado algum tempo, sem resultar, ficaram os jogadores abandonados à sua sorte e até se queixaram às televisões.

    ResponderEliminar
  19. E a bomba? Era esta? Pode ser bomba, para nós, mas, para eles, nem tremoços são!

    ResponderEliminar
  20. E assim controla um presidente de Câmara um sindicato de trabalhadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, onde fica a isenção? É desfiliarem-se.

      Eliminar
    2. Mais do que isenção, exige-se duma sindicalista a defesa dos direitos dos trabalhadores e não acordos, protocolos paralelos e palmadinhas nas costas do presidente duma qualquer câmara

      Eliminar
  21. Ó rapaz andas por aqui! Arruma o caderno e vai lá fazer o porta a porta com o Sérgio Costa que as velhotas do Vale do Mondego estão à tua espera com uma caixa de cerejas

    ResponderEliminar
  22. Estamos todos à espera da bomba

    ResponderEliminar
  23. Sr. Oliveira, já imaginou?
    Será que alguém está neste momento no Algarve na praia a beber daiquiris e a ler o Sol da Guarda na cadeira de espaldar? Boas férias

    ResponderEliminar
  24. https://futurodaguarda.pt/2024/07/novas-cronicas-parlamentares-o-pai-tirano-ou-a-tatica-de-dog-whistle/

    Voltamos a ter comunicação social na Guarda. Não augura coisa boa para o presidente da câmara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário, já ouvi e parece-me muito tolerante com o presidente da Câmara, alguma deve ter na manga ou deve estar a ver como toca a banda. O maioral do PGs na assembleia é que se tivesse um buraco escondia-se, mas pode dar-se por contente por ter alguém que o chama á razão.

      Eliminar
    2. Isso não é comunicação social - Isso é um orgão oficial da Fundação João Bento Raimundo. Não confundam as coisas!

      Eliminar
    3. Comunicação Social?!?
      Olhe que não!!!

      Título da Publicação
      Futuro da Guarda

      Propriedade
      Fundação João Bento Raimundo
      NIPC 508541557

      Eliminar
    4. Que dor de cotovelo!...

      Eliminar
    5. Seja propriedade de que diabo for, o que interessa é o produto final. Onde é que têm uma crónica parlamentar deste nível? Ficamos todos a ganhar. Obrigado, Isidro

      Eliminar
    6. Essa é boa! Então e a rádio F????

      -Propriedade: Fundação Frei Pedro

      Rua Soeiro Viegas, 2 | 6300-758 Guarda

      Responsável pela Informação e Programação: Pedro Norberto Monteiro Paula

      ÓRGÃOS SOCIAIS:

      Conselho de Administração: (....)

      Eliminar
    7. Este comentário revela pura ignorância. Até dói só de ler.

      Eliminar
    8. O Frei Pedro era um gajo porreiro 😁😁😁

      Eliminar
    9. A submissão não pode ser jornalismo, seja em que órgão for.
      A guarda continua a padecer da ignorância coletiva e em terra de cegos quem tem um olho é rei, seja o Isidro, seja o paula, seja o Martins ou até mesmo a Santa igreja

      Eliminar
    10. anónimo 21:33 - estou de acordo 👏
      É isso mesmo!
      Jornalismo isento e com ética

      Eliminar
    11. Ficha Técnica

      Título da Publicação
      Futuro da Guarda

      Diretor e Editor
      Rui Isidro (CP 722)

      Propriedade
      Fundação João Bento Raimundo
      NIPC 508541557

      Sede
      Avenida Alexandre Herculano
      Edif. Fundação João Bento Raimundo
      6300-659 Guarda

      Contactos
      Correio eletrónico geral@futurodaguarda.pt
      Telefone 271220410 (chamada para rede fixa nacional)

      Registo nº 127599 na Entidade Reguladora para a Comunicação Social

      Eliminar
    12. Afinal é comunicação social ou não é comunicação social? Em que ficamos?

      Eliminar
    13. ‘ Estão sujeitas a registo as publicações editadas em território nacional, com uma periodicidade certa e sem limite definido de duração, desde que o seu conteúdo possa ser classificado como imprensa. Consideram-se como integrando o conceito de imprensa, nos termos da Lei de Imprensa - Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro - todas as reproduções impressas de textos ou imagens disponíveis ao público, que tenham conteúdo doutrinário ou informativo, independentemente dos modos de difusão e distribuição.’

      Pode até ser informativo mas é notóriamente doutrinário
      Conclusão se uns estão mal outros não estão melhor.

      A pergunta que se impõe é: se era para continuar a ser director de um órgão de comunicação social, porque saiu (ou lhe pediram para sair) de onde estava?

      Eliminar
    14. Falam falam mas na Guarda não há jornalismo a não ser com empregados e patrões. Se querem jornalismo isento à moda soviética montem um jornal e paguem do vosso bolso

      Eliminar
    15. Vejam esta curiosidade.

      Ficha técnica do Futuro da Guarda
      Diretor e Editor - Rui Isidro (CP 722)

      Ficha técnica do jornal O Interior
      Diretor e Editor - Luís Baptista Martins (CP 3840)

      O Baptista é bastante mais velho que o Isidro, não é?

      Como é que arranjou uma CP tão nova??

      Então o Cerejo estava certo: "foi punido em 2022 pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista por acumular actividades de publicidade e marketing com o jornalismo"
      https://www.publico.pt/2024/05/27/sociedade/noticia/jornal-radio-guarda-investigados-fraude-obtencao-subsidio-2089381

      As carteiras profissionais de jornalistas são com as cartas de condução, que tem que tirar uma nova depois de perder os pontos?


      Eliminar
    16. Registo na Entidade da Comunicação Social e tudo? Ui, a coisa vem para rachar

      Eliminar
    17. Afinal o Futuro da Guarda é comunicação social.

      Eliminar