segunda-feira, 8 de abril de 2024

Comemorações dos 50 ano do 25 de Abril na Guarda

Foi apresentado o “Programa das comemorações do 25 de Abril”
Pelo que se vê nas fotografias oficiais e pelo que se lê no folheto, não me parece que haja muito entusiasmo nestas comemorações dos 50 anos do 25 de abril
1 - Fotografias da Apresentação
Vemos as estruturas da câmara, com o Presidente a liderar, a fazer a apresentação do programa: “Um dos melhores do País” afirma
Vemos alguns elementos da “Comissão de Honra”, alguns elementos da “Comissão Executiva” e a “Comissão de Coordenação” espalhados pelo “salão nobre” da Câmara, sem qualquer papel activo.
2 – Leitura do Folheto
Uma mistura de quase tudo que estava espalhado por várias agendas. Até parece que foi dado um papel a cada elemento, onde escreviam uma atividade, e que colocavam num saco, para tirar à sorte a atividade a realizar.
Mistura-se a programação do TMG, mistura-se a programação dos 100 anos de Eduardo Lourenço, misturam-se as atividades do Museu e da Biblioteca, para parecer muita coisa.
 As atividades realmente importantes e que merecem algum destaque, são aquelas que vão ser realizadas nas escolas. Se os professores também se empenharem no seu êxito.
Interessante poder ser retomada a publicação de “O fio da memória”. Será meramente circunstancial ou dar a mão à palmatória pelo erro cometido de ter acabado com as edições regulares?
Depois há coisas verdadeiramente inacreditáveis ou mesmo geniais
1- Acho genial retirar S, António, S. João e S. Pedro de “Santos Populares” e de” Santos da Guarda” para serem agora nomeados “Santos da Liberdade”. Que tipo de festas vamos ter? Em vez de rosmaninho e bonecas vamoe ter a queima dois “cravos”? Será que os “Santos” vão ter direito a PIN e medalha?
2 - Encher as ruas com coisas bonitas. Diz assim: “Panos desfraldados, configurados como pendões artísticos em fachadas de edifícios do centro histórico”. Tapar misérias?
3 – Consultar os meses de julho de 2024 a Abril de 2025, e não há praticamente nada. Estarão à espera dos novos catálogos de eventos?
4 – Deixei propositadamente para o fim o dia 25 de Abril de 2024
Não cabe na cabeça de ninguém, que o ponto alto das comemorações, que é a sessão solene, continue em segredo do Presidente. Se não se conhecem os oradores, se é que há, vão lá só para ouvir o Presidente da Câmara? E será que o Presidente da Assembleia Municipal, figura mais importante, em termos políticos, no Município, vai falar?
E quem vai discursar? O Senhor General, será o orador principal. E haverá mais?
Vá lá, que vai ser homenageado o “Capitão Valente”. E quem mais?
E no final vão distribuir mais lembranças? Ou serão para venda, como “merchandisingue”
350 medalhas, 350 estojos, 1000 pins
Data da publicação    25-03-2024
Descrição - Fornecimento de Medalhas, estojos e Pins Comemorativos dos 50 anos do 25 de Abril de 1974
Entidades adjudicatárias - J. HENRIQUES RODRIGUES, LDA
Data do contrato - 21-03-2024
Preço contratual - 12.850,00 €
Prazo de execução - 30 dias
A inauguração do monumento e a inauguração do polidesportivo, é só para encher o olho e mostrar que se faz qualquer coisa no 25 de abril.
Viva o 25 de Abril. Presente e Ausente. Passado e Futuro

35 comentários:

  1. A programação do TMG é a mais fraca de sempre. O Teatro está morto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um teatro sem teatro

      Eliminar
    2. Chamar programação é um elogio. O refugo do refugo. Sem nível, sem qualidade, perdemos todos os pergaminhos que demoraram tantos anos a conquistar. O Teatro está descapitalizado, desqualificado, está sem mundo, arcaico, à boleia dum Café onde há concertos de bandas cover. Aqueles que em 2005 pensaram o TMG e ousaram nesse tempo dar à Guarda uma nova vida cultural, estão hoje arrumados num gaveto. Regredimos.

      Eliminar
    3. Comprei 6 bilhetes para espectáculos de música e teatro.
      Um em Aveiro, quatro em Lisboa, um no Porto. Quis comprar na Guarda mas não encontrei nada nada nada que valesse o bilhete. Como é que é possível?

      Eliminar
    4. Quem é o programador deste "teatro"???

      Eliminar
    5. Nem eles próprios terão vontade de ver os espectáculos que conseguiram juntar

      Eliminar
    6. Nem o programador quer sair de casa pra ver qq coisa no seu teatro de tão triste que é o cartaz...

      Eliminar
  2. Comemorar abril seria anunciar urbi et orbi, que no concelho da Guarda, não há um cidadão sem água canalizada , saneamento e energia. Havendo no concelho 20% dos cidadãos sem esses direitos básicos garantidos, deviam ter vergonha de celebrar a efeméride, porque á Guarda ainda não chegou o 25 de Abril para todos. Acresce que continuam no despesismos das festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi este Sérgio que disse que ia pôr os esgotos nas anexas de Santana da Azinha? Não me digam que não há lá nada ainda.

      Eliminar
    2. Fui lá há um mês e comi no Moinho. Está tudo igual.

      Eliminar
  3. O mais triste e infame é mesmo o ato de misturar tudo. É assim em todos os cenários para encher o olho e levar o pobre ao engano.
    Habitação - mistura casas e valores
    Protocolo Dgartes - mente nos valores que a Câmara teria de pagar e mistura outros
    Pessoas no TMG - diz que nunca passaram tantas pessoas pelo TMG, mas conta até aquelas que vão lá em congressos. Contará os carros que estão no estacionamento? Contará os provadores de vinho que aí vêm?
    Também é muito giro misturar a agenda do verão e chamar-lhe agenda cultural. Até as corridas de carrinhos de rolamentos são cultura.
    Não há hipótese, enquanto esta gente for poder vão tentar sempre passar-nos a perna, mas só é comido de cebolada quem quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como disse uma vez o doutor valbom: a cultura é pg

      Eliminar
    2. Está então explicada a miséria da agenda do TMG. A agenda é PG

      Eliminar
  4. Ainda não se sabe quem vai falar? Fonix. É demais...

    ResponderEliminar
  5. Até no 25 de abril conseguem meter a bebedeira. É justo, depois do fascismo começámos a beber de tudo um pouco, mas aqui na Guarda continuam a beber tinto das terras do demo e bagaço feito no alambique.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem na Aldeia Viçosa... Bem... Foi beber até o campanário cair

      Eliminar
    2. Até perderam um telemóvel...

      Eliminar
  6. Há pessoas na Guarda sem saneamento, agua canalizada, eletricidade de rede, calçadas? Irão ver que na quinta da Maunça, vai haver melhores condições do que muitos cidadãos. Deve ser a influência do PAN, a exigir condições de salubridade para os animais.

    ResponderEliminar
  7. Pobretes mas longe de ser alegretes. As caras na sala são de desconfiança e consternação. São as mesmas caras que há muito tempo baixaram os braços. Das eleições de 2025 tem de sair um ou uma presidente, caso contrário a Guarda assina a sua sentença de morte.

    ResponderEliminar
  8. Medalhas, estojos, pins?... Ide bugiar
    Respeitem o nosso dinheiro

    ResponderEliminar
  9. Abro a página do Município e é sempre o mesmo fandango. Contratos nas freguesias e agenda 2040. A espaços, avisos de corte de estradas e fotografias de muros e pequenos remendos. Três anos disto? Pobre terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de ver o presidente dentro dos tratores e das carrinhas. Também fica muito bem a discursar dentro das igrejas. Por falar nisso, viram como eles não puseram este ano tantas fotografias dos eventos religiosos? Já andam a aprender qualquer coisa neste blog.

      Eliminar
    2. No site do município veja também os resultados dos testes psicotécnicos dos concursos. Será um bom momento de stand up comedy!

      Eliminar
  10. Oferecer estas bugigangas?

    ResponderEliminar
  11. Um dos melhores do país? Em que país vive Sérgio Costa? Não goze com as pessoas, estamos cansados de mentiras

    ResponderEliminar
  12. 25 de Abril sempre e para sempre
    Ainda há na Guarda quem defenda o 25 de Abril

    ResponderEliminar
  13. Que pobreza. Confrangedor.

    ResponderEliminar
  14. A Guarda tem todas as condições para fazer umas boas comemorações do 25A. Entregava as comemorações as protagonistas da associação de estudantes do liceu, as greves as manifestações, o luta popular, o mrpp. Convidavam o baia , Codina e amigos e as comemorações seriam um sucesso,únicas e baratas.

    ResponderEliminar
  15. Do meu Blog --- A B R I L -- https://blogaltitude.blogspot.com/search?updated-max=2014-07-28T23%3A53%3A00%2B01%3A00&max-results=500&start=11&by-date=false&fbclid=IwAR2TGIVBc4mroAkgadc8tY4iIKPt5-rMf-5Y6Ot8tdW3UMjKCOQrt3cKlJc_aem_ARK-PzzvacF79dH2N-3LoSVowlYSPG6yrxXcW0foqSDVrZVJD0xIWyuj8NZnR2J0HDmc5LBvWb9Oe11h-QNkgpk7

    ResponderEliminar
  16. Nem uma homenagem ao general Humberto Delgado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo 23:06 ---- Tenho andado a fazer a minha parte… Mensagens enviadas a Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda:
      • 09-06-2023 13.41
      Placa de Homenagem a Humberto Delgado
      Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Guarda
      DEVOLVAM DIGNIDADE À PLACA DE HOMENAGEM AO GENERAL HUMBERTO DELGADO

      Critiquei e acusei o desaparecimento e roubo da placa de homenagem a Humberto Delgado, que havia sido colocada pelo Município da Guarda no Jardim José de Lemos a 25 de Abril de 1995.

      Felizmente houve um 25 de Abril!.

      Confrontado, em Assembleia Municipal, com o desaparecimento da placa, o então Presidente da Câmara, Álvaro dos Santos Amaro, respondeu que a placa se tinha danificado durante as obras no Jardim.

      Foi, posteriormente, colocada no Jardim uma outra placa.

      A placa original estava num local visível, montada numa pequena rocha de granito.

      Com a "reposição" da placa numa parede de betão, semi-escondida por trás de uns bancos do jardim, também eles de betão, por cima de um monte de terra, com tubos de rega por baixo, o nome do General Humberto Delgado ali ficou, sem visibilidade, esquecido e ao abandono.

      Erva, pó, terra e lama tiram ainda mais visibilidade à placa.A placa está suja!

      O desprezo pelo General Humberto Delgado, naquele jardim, tornou-se óbvio: Um Português despromovido!

      Uma afronta à democracia, um gesto lastimável e uma atitude vergonhosa!

      Não queiram apagar o nosso passado, alterar a história da Guarda, semeando ódios, desrespeitando aquilo que nos pertence.


      • 26/06/2023, 12:46
      Placa de Homenagem a Humberto Delgado

      Para: Exmo.Senhor Presidente da Câmara Municipal da Guarda

      Ainda não obtive qualquer resposta do Senhor Presidente.
      Quero acreditar que a falta de resposta tenha sido apenas falta de tempo por ter andado muito ocupado com as Festas (“eventos”) dos Santos.
      Antes que surjam outros eventos que lhe ocupem todo o tempo, aguardo a comunicação de V. Exa. informando para quando a reposição da placa de homenagem ao General Humberto Delgado para um lugar digno que ajude a perpetuar a sua memória.
      Apresento os meus melhores cumprimentos.

      • 14-07-2023 19.00
      para presidente


      Lamento, Senhor Presidente, que prefira não ter o incómodo de responder às minhas mensagens electrónicas.
      Todas e quaisquer mensagens que lhe sejam dirigidas devem ter resposta.

      É possível que o tema das mensagens não lhe agrade, Senhor Presidente, mas deve indicar a sua intenção.
      Algumas decisões requerem coragem política. Esta, Senhor Presidente, poderá ser uma delas.

      Quando a placa foi removida e destruída, o Senhor Presidente era Vereador. Deve, portanto, conhecer bem o assunto.

      Aguardo e agradeço que me seja enviada resposta. Esta é, afinal, a minha terceira mensagem.

      Os meus cumprimentos,
      Anexos: Duas fotos
      - - - - - - - - - - -
      Nota: Até hoje, sem qualquer resposta da Câmara da Guarda.

      Carlos Pissarra - Guarda

      Eliminar
    2. Agradeço-lhe pela resiliência por uma causa grandiosa.

      Eliminar
  17. Programação de 25 de Abril Mais horroroso que existe
    Meterem o 25 de Abril até ao verão mais horroroso e até os santos do bairro e o tema 25 de Abril por amor de Deus é ridículo
    Concertos no Tmg e o mais reles que há não há nada de cative ir a ver ao Teatro.
    Espero que as festas da cidade melhore até tenho medo para o que aí vem pode ser que me engane.
    Esta guarda está perdida com este senhor presidente foi do mais reles que existe
    Volta Carlos Monteiro

    ResponderEliminar