sexta-feira, 19 de abril de 2024

Coisas da governação do Concelho.

Associações
PS procura apoio junto do PSD na câmara da Guarda, para obrigar à discussão em reunião do executivo todos os pedidos de subsídios extraordinários solicitados pelas coletividades e associações do concelho.
O vereador do PSD, concorda com o princípio da iniciativa, mas diz querer conhecer melhor a proposta do PS.
Na resposta presidente da câmara da Guarda, diz que o vereador do PS está mais uma vez interessado em ser uma força de bloqueio na governação da autarquia, em detrimento de pensar no desenvolvimento do concelho
Transito
A Avenida de São Miguel, na Guarda, passará a ter uma via rodoviária exclusiva de acesso aos espaços comerciais ali existentes
O vereador do PSD, que quis saber mais pormenores sobre a forma como o trânsito iria ser regulado, depois de afirmar que recebeu queixas por parte dos comerciantes já ali instalados.
O Presidente respondeu
Isto surge com o aparecimento de mais uma superfície comercial no troço que liga a rotunda do Anjo à rotunda do Polis. (Finalmente sabemos que não vao haver rotunda do comboio)
A reorganização no ordenamento do trânsito, vai passar a ter duas vias no sentido descendente, uma exclusiva para acesso às zonas comercias, e uma outra no sentido ascendente
Esta execução está a cargo da superfície comercial. O piso neste troço vai ser melhorado, no entanto mantém-se como calçada
O presidente da câmara da Guarda diz que o vereador do PSD anda mal informado e que a solução encontrada foi de comum acordo, entre comerciantes, autarquia e a detentora da nova superfície comercial Sérgio Costa e que a autarquia fez o trabalho de casa nesta matéria.
Já o mesmo não aconteceu numa outra artéria ali perto e que dá acesso a outra superfície comercial, mais concretamente na rua do Facheiro.
Comemorações do 25 de Abril
A oposição na câmara da Guarda, mostra-se insatisfeita com o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
O PS dia que o programa foi feito em cima do joelho, que houve uma ausência e omissão do contributo das várias pessoas que integram as comissões ligadas às comemorações oficiais da autarquia dos 50 anos do 25 de Abril.
Já o vereador do PSD, foi mais longe, disse que o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da câmara da Guarda é uma visão sectarista do atual presidente.
O presidente da câmara disse que o programa envolveu muita gente e contou com os contributos das várias comissões constituídas. Lamenta profundamente as declarações proferidas pelos vereadores da oposição. As propostas que surgiram foram praticamente todas acolhidas no programa oficial, no entanto, fez questão de frisar a total ausência de contributos de elementos ligados ao PS e PSD que integram as comissões.
Digo eu 1
A uma semana da sessão solene ainda é desconhecido como se vai desenrolar e quem vai parlar
Digo eu 2
Há dias num programa da RTP, um conceituado cantor da Guarda, não sabia que queijo era metido no bolo “Sancho” e também não sabia que o caldo do de grão da Guarda levava feijão em vez de grão. É altura de preparar umas acções de formação práticas para os guardenses , não para cozinhar, mas para provar.

36 comentários:

  1. É falso porque os comerciantes do largo de S Miguel estão insatisfeitos. O vereador da oposição tem razão.

    ResponderEliminar
  2. Ai não que não estão chateados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só dar um passeio por lá para perceber a zanga. Trabalho de casa? Mentira descarada.

      Eliminar
  3. Todos os subsídios às coletividades (extraordinarios ou não) deviam ser publicados.
    Quem recebeu e quanto receberam.
    Existe muita associação que nem se sabe que existe e levar dinheiro sem.se entender o porque.
    Porque se calhar a CMG devia facultar os apoios depois de se comprovaram os planos de atividade (se é que os mesmos sao tidos em conta).
    Qual é o problema de as coisas serem publicas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto leva o escape livre e os serranos? e precisam do dinheiro para quê? Não têm dinheiro, património e gente rica por trás? O critério deveria ser também esse. Só se dá a quem realmente precisa porque senão podemos dar apoios extraordinários sem critério a particulares

      Eliminar
    2. O critério devia ser: o que é que essa gente dá à Guarda. O que é que essa gente ajuda a população da Guarda.

      Eliminar
    3. Tudo isso devia ser público. Ha associações que ninguém conhece, e que vao la buscar dinheiro. Tudo deve ser público, até o destino da verba atribuída a cada instituição. Querem dinheiro? Sim senhor, apresentem lá onde é que o vao investir.

      Eliminar
    4. Então se calhar o vereador do PS tem razão

      Eliminar
  4. Quando vai ser a próxima Assembleia Municipal?

    ResponderEliminar
  5. É a grande obra do mandato. Um mercadona e um passeio em granito. O passeio da fama de Sérgio Costa para andar enquanto esfrega as mãos e faz cara espantada. As rádios estão convocadas para a inauguração? "Vejam bem estes deliciosos produtos do mercadona" "de facto, que deliciosas massas, que delicioso atum" "Vou comprar este delicioso shampô"
    Também há pizzas no mercadona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pobreza franciscana. Esta cidade está entregue aos serviços mínimos porque qualquer arroto é festa. Vi na última revista municipal a contracapa, 15 eventos ou mais. Oliveira faça uma publicação sobre a contracapa por favor.

      Eliminar
    2. 1204
      Já fiz. Com publicação de foto da contracapa.
      A Oliveira

      Eliminar
    3. A radio F há muito deixou de ser uma radio. Devia fundir-se com o site da Câmara da Guarda

      Eliminar
    4. Mercadona, KFC, Burger King, lojas de bujigangas. A Guarda só atrai lixo

      Eliminar
    5. O Mercadona já em 2019 andava a procurar áreas na cidade da Guarda. Disso sei eu bem que entrei no processo. Portanto a vinda do supermercado pode ser culpa de muita gente, mas do PG não é.

      Eliminar
    6. Não se esqueçam da Pizza Hut e da sua inauguração que ficará para os anais da historia guardes

      Eliminar
    7. Mas afinal estão contra a vinda do Mercadona?!!! Mas em que século vocês vivem? Só podem estar a brincar

      Eliminar
    8. Se a vinda do Mercadona fosse do PG já eu me admirava!

      Eliminar
    9. Ninguém está contra
      É só afirmar que precisamos cá tanto dele como duma viola num enterro

      Eliminar
  6. Quem era o cantor? Luís Filipe Reis?

    ResponderEliminar
  7. A última notícia da rádio F até arrepia. Que vergonha. Sérgio Costa está mesmo desesperado e já não há mais barro para atirar à parede.

    ResponderEliminar
  8. Sou apoiante e votante do PSD de Carlos chaves. Faço compras nas lojas de s Miguel, frequento cafés e discretamente ouço comentários. A situação é explosiva e o descontentamento é generalizado. Não se iludam. O povo está descorçoado e a coisa pode degenerar. Vive-se sobre um barril de pólvora. As promessas não cumpridas são mais que muitas. O ambiente está a ficar explosivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. Carlos Monteiro não fez nada de diferente, no tempo dele assistimos a inaugurações á pressa nomeadamente na rua do encontro, onde moradores tb ficaram descontentes com a colocação nem sei se pode chamar monumento "estatua" no centro da rua, pura continuidade de más politicas de Álvaro Amaro, a Guarda necessita de uma mudança com visão com plano estratégico para cidade , novo Rumo não com guerras de Carlos Monteiro / SC

      Eliminar
  9. Hoje esta na Vila do concelho. 2040 forever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vila é a Guarda
      A aldeia é o centro histórico. Em 2040 caem as casas todas

      Eliminar
  10. O efeito rotundas já se faz sentir. Com rotundas se enganam os pobres porque a fome é negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida
      Não fez nada até agora, mas a rotunda vai dar-lhe gás para os próximos meses. Toda a gente chora de emoção com um conjunto de chapas e o arquiteto do PG fica contente. Eu para ganhar 106 mil euros preciso de trabalhar 6 ou 7 anos e acho isto um insulto aos nossos salários de miséria
      Se isto é o 25 de Abril eu preferia ser espanhol

      Eliminar
  11. Aquele zona habitacional está totalmente abandonada. Só dão atenção as grandes superfícies. Os arruamentos e manutenção do mobiliário urbano, em s Miguel mete dó. A vida da Guarda está em s Miguel e não somos apenas a cidade dormitório doutros tempos.

    ResponderEliminar
  12. O PS e PSD pouco têm contribuído para melhorar a situação.

    ResponderEliminar
  13. O PS na Guarda dá passos de gigante rumo à extinção. Parte do partido vota PG e apoia o atual presidente, a outra vai passar a votar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS tem um ex-líder da concelhia da Guarda a trabalhar no gabinete do SC, que pode o PS vir dizer?

      Eliminar
  14. Concursos de recrutamento uma vergonha, repetição de provas para selecionarem fator cunha, deveriam investigar , não é justo para os que ficaram aptos e agora com nova prova não entram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não pode ser possível. Qual é a justificação que dão para repetir uma prova? Não podem fazer isso. Os candidatos que estiverem nessa situação têm que impugnar os concursos, se tal acontecer

      Eliminar