sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O desperdício de água

Noticia 1
“SMAS de Leiria informa que a percentagem de água não faturada foi de 35% em 2022, sendo em 2022 tinha sido de 37%, representando cerca de 2,4 milhões de euros e na ordem dos 3,9 milhões de metros cúbicos. Em 2023, pretendemos reduzir em 10% o valor da água não faturada”
Noticia 2
A CIMBSE informa que Fornos de Algodres foi o município da Comunidade que perdeu menos água em 2021, tendo registado 37,4 por cento de água não faturada, o melhor número entre os 15 municípios da CIMBSE.
Covilhã, Fundão, Gouveia, Seia e Trancoso não fazem a própria gestão da água perdida, pelo que não há dados destes concelhos no relatório anual da ERSAR.
Dos restantes 10 municípios, Almeida é o segundo com menor percentagem de água não faturada (38,2%), seguida da Guarda (41,6%), Mêda (49,4%), Figueira de Castelo Rodrigo (52,1%), Manteigas (52,7%), Pinhel (54,9%), Celorico da Beira (55,6%), Belmonte (65,4%) e Sabugal (71,8%).
Pergunta?
Qual o plano do Município da Guarda para redução das perdas?

8 comentários:

  1. Se o municipio tem 41% de perdas de água não tem qualquer tipo de moral para pedir a quem quer que seja para poupar água. É necessário e urgente as pessoas adoptarem medidas de poupança de água mas o município, mais concretamente o seu presidente ex vereador do pelouro das obras por 7 anos não tem moral para pedir aos cidadãos que poupem água. É triste quando o presidente e ex vereador não tem moral para encabeçar a tomada de medidas tão importantes como esta. Vejam a verba alocada a este problema no orçamento para 2023... dificilmente poderá pedir um voto de louvor. E por falar em votos de louvor pedidos pelo presidente, ouvi na rádio F o presidente muito exaltado porque não foi louvado pelos vereadores da oposição porque a Guarda foi escolhida por uma revista qualquer como destino de não sei o quê. É triste esta postura do presidente que só se preocupa com os votos de louvor que os outros lhe têm de dar. Imagino a vergonha que sentem as pessoas que lhe confiaram o voto nas últimas autárquicas. No domingo vem o galo mas aposto que não haverá critica ao presidente, na volta o que vai haver é a exaltação e mais um voto de louvor ao personagem.

    ResponderEliminar
  2. Votos de louvor
    Tal é a falta de pudor
    Será só o desamor
    Ou também é o rancor
    que demonstra o senhor?

    ResponderEliminar
  3. Há canalizações do tempo do Salazar, antes do 25 de abril, que está tudo cheio de ferrugem com graves problemas para a saúde pública que precisam de ser substituídas. O consumidor tem direito à qualidade de qualquer serviço, porém o serviço de água é um serviço sem análises nem qualidade e por vezes vem a água turva.

    ResponderEliminar
  4. O julgamento do galo vai apenas durar 45 minutos!! É muita falta de respeito pela tradição mais original da Guarda. Um espetáculo que demorava umas horas vai agora ser resumido quase á insignificância. É este mais um sinal do executivo que dá a ideia de impreparaçao e desprezo pela cultura. Este presidente está a fazer mal á cidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olhe que o que foi gasto com este espetáculo não é proporcional à redução do tempo do mesmo

      Eliminar
  5. Rui Isidro sempre foi um melhor e mais competente jornalista e diretor da rádio altitude do que Baptista Martins. O dom da comunicação e hemeroteca não tem comparação entre estas duas personagens. Raríssimas vezes se viam fotografias do ex diretor nas publicações do meio que dirigia, ao contrário, Baptista Martins faz uso e abuso da sua imagem nas publicações dos meios que dirige. Uma pessoa até pode ser levada à ideia de que tal é a insegurança da pessoa que tem que se afirmar mostrando-se todas as semanas querendo fazer passar a imagem de que o homem é a notícia. A nomeação de Rui Isidro para assessor de comunicação de uma ministra, que tão elogiada foi no jornal de LB, podemos dizer que foi elogiada as nauseum, deve ter sido um murro no estômago e causa de ainda mais insegurança pois a dose de fotografias publicadas aumentou. Quando num jornal o seu diretor é (recorrentemente) a notícia algo vai muito mal e só um Cerejo consegue perceber o que lá vai dentro. Evidentemente este desabafo apenas e só trata do aspeto profissional de duas figuras públicas que, como tal, estão sujeitas à opinião pública. Bom domingo para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto. Bom domingo para si
      Bem metida. A realidade é essa

      Eliminar
  6. A água neste momento só serve para lavar os pés. Eu gosto é de vinho e de preferência de tinto de jarra. Este ano aquelas tasquinhas têm boa pinga para emborcar com Chichorros e chambão. O meu prato favorito é a bochecha de porco com um bom tinto. Não me falem daqueles vinhos engarrafados da beira interior. Isso é caro e não tem bochechinha.

    ResponderEliminar