terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Política na Guarda

 

Uma breve incursão na política local
Vereação
1 – O PG com um ano de governação ainda não assentou. Ainda está sem estratégia, com anúncios sucessivos de “para breve”. Se a fonte de informação fosse o Facebook a desolação é total
2 – O PSD ainda não decidiu o que fazer, se faz oposição ou se deixa andar durante quatro anos.
3 – O PS morreu. É a muleta do PG, inconsequente.
??? – O mais caricato foi a votação do orçamento: Os documentos chegaram atrasados ao PSD e ao PS e não tiveram tempo de ler. O que votaram? PSD votou contra e o PS ficou-se pela abstenção. Orçamento aprovado.
Partidos/movimentos
1 - O PG criou um movimento cívico que deveria ser interventivo e de apoio à candidatura PG no futuro. Até aqui nada se passou de intervenção.
2 – O PSD não tem concelhia e entregou a pasta à JSD
3 – O PS desapareceu do concelho e não se faz ouvir.
4 – E os outros? Quais? Chega, BE, PCP, CDS e … nada acontece.
Pergunta-se a Comunicação social não dá voz aos partidos da oposição ou a oposição não tem nada a dizer à Comunicação Social?
Este “post” é tão pobre como a a política na Guarda. As minhas desculpas.


23 comentários:

  1. O PSD tem feito um bom trabalho na Câmara e na Assembleia. Se as estruturas não o acompanham, isso é outra história, porque oposição não tem faltado. Pelo retrato que fez só falta mesmo a Concelhia. Afinal há oposição.

    ResponderEliminar
  2. Exatamente o descreve!! não se pode escrever mais porque também não há mais!!! É o estado da coisa!! Quando a qualidade é preterida em favor de pessoas que apenas sonham em ter um lugarzito em estruturas existentes e não se apercebem que se tem que trabalhar para atingir objetivos dá nisto.

    ResponderEliminar
  3. O PG não tem e nunca teve estratégia. A estratégia era montar uma equipa com caras bonitas e levar até à exaustão o lema "pela Guarda", nós somos fixes, eles são os maus. Nós somos o máximo, somos pela Guarda e os outros não porque são maus e não querem bem às pessoas nem à Guarda. O mais engraçado é que dos 3 nomes e caras que estavam nos cartazes, nenhuma é da Guarda. Ao fim e ao cabo não são por nada nem por tudo ou são por tudo e por nada. Vão dando conta do dia a dia e das chamadas e pedidos que lhes chegam. A Câmara da Guarda é um call center e o presidente anda de freguesia em freguesia à procura das listas para 2025. Quantas já terá?

    ResponderEliminar
  4. Balada da Câmara

    Mentem leve, levemente
    Como quem chama por mim
    Será chuva, será gente
    Verdade não é certamente
    O PG não governa assim

    É talvez a DG Artes:
    mas há pouco, há poucochinho,
    nem a cultura bulia
    na quieta melancolia
    das agendas do caminho...

    Quem programa, assim, levemente,
    com tão estranha leveza,
    que mal se ouve, mal se sente?
    Não é vereadora, nem é presidente,
    nem é governo com certeza.

    Fui ver.
    A cidade jazia
    do negro e cinzento do céu,
    sem cultura, sem alegria...
    - Há quanto tempo assim não via!
    E que vergonha, Deus meu!

    Vejo-a cada vez mais baça.
    Puseram tudo da cor do vinho.
    Passa gente e, quando passa,
    seus carros baloiçam na desgraça
    dos buracos do caminho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há bons PG - poetas guardenses

      Eliminar
    2. Este blogue está de p... Madre como dizem nuestros hermanos. Continuação de bom trabalho pessoal

      Eliminar
  5. Não há assunto que Chaves Monteiro não discuta e pegue de raiz, manifestando as suas dúvidas, criticando, antes e na ordem do dia, votando contra se necessário. Mostra conhecimento e vontade e faz oposição... Ao contrário de outros...

    ResponderEliminar
  6. 1619
    Até pode ter razão, mas nada disso chega cá fora. Se não há mensageiros, não há mensagem.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Todos usam a Guarda para se servirem e ninguém serve a Guarda e os seus habitantes.

    ResponderEliminar
  8. Tudo muito fraquinho porque a comunicação social não cobre devidamente assembleias, reuniões de câmara e todos os momentos políticos. Jornalismo de comodidade e lei do menor esforço porque também faltam meios. Não me digam que são os políticos que têm sempre de enviar os papiros e notas e rabiscos às redações. Com tanto jornal e rádio local não há nenhum que dê notícias que sirvam e esclareçam a opinião pública em número e tempo devido. E debate? E opinião? E convites às forças politicas da cidade para falarem e escreverem? Não vejo nada disso. Vejo meia dúzia de cronistas e e faladores escolhidos a dedo, a maioria a defender quem lá está

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que não há muita pluralidade na comunicação social. F e JTB são muito pareceidos, JOI e RA são exatamente o mesmo e JAG tenta não cobrir muito a política. Portanto, a haver, só há duas agendas. Na minha opinião o primeiro grupo está a apoiar manifestamente um bloco. O segundo grupo faz, até certo ponto, e na minha humilde opinião, o que o chefe manda, o comentário em vez de moderado é conduzido (é o que eu penso), o pior que aconteceu á RA foi a canibalização, e a falta de cuidado com a disponibilização dos programas no site (coisa que eu acompanhava enquanto limpava a casa no sábado. Ouvia os programas todos agora nada, não põem lá nenhum programa de comentário politico, será que o chefe não quer que estejamos informados? É o que parece)Uma satisfação é que o Cerejo anda atrás de eventuais irregularidades e qualquer dia cai o carmo e a trindade e a vergonha de eventuais responsáveis será publicada.

      Eliminar
    2. Quando o Cerejo vem á Guarda é vê-los a tremer. Põe os "ilustres" todos em sentido.

      Eliminar
    3. Esse cerejo não quer ir à câmara não??

      Eliminar
  9. Sérgio Costa só fica atrás de Dom Sancho I vejam como ele está a desbloquear todos os processos emperrados á decadas na Guarda. Vamos ter Hotel Turismo? Vamos concerteza e graças ao presidente. Temos passadiços do Mondego? Temos graças ao presidente. Vamos ter uma ciclovia? Vamos concerteza e graças ao presidente. Temos uma Plataforma Logistica mais atrativa do que nunca? Temos concerteza graças ao presidente. Vamos ter mais empresas e fábricas? Vamos concerteza graças ao presidente. Vamos ser a Cidade Desporto? Claro que sim graças ao presidente. Vamos ter a melhor cultura? Vamos concerteza agora sim ter a melhor cultura graças ao presidente. Vamos ganhar as próximas eleições? Vamos concerteza com este presidente. Não há nenhum politico que consiga bater o nosso presidente porque ele não é um politico é uma pessoa do povo e para o povo e isso é o que voces ainda não perceberam. O povo está conosco e não está com voces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dedique-se à comédia. Está muito mal aproveitado por aqui, muito emperrado. Não perca mais tempo

      Eliminar
  10. Nem ouse comparar PS e PSD em termos concelhios pois compara a estrada da Beira com a beira da estrada. Quem está no PSD? Nem sei. Só sei que nada sei. Mas o povo não vota em concelhias e muito menos em senhores de partido ao peito. A não ser que esses senhores saiam e formem grupos independentes, claro

    ResponderEliminar
  11. Hoje é a apresentação do projeto do hotel turismo. Segundo a missiva da câmara aos cidadãos, Sérgio costa convida à apresentação, que vai contar com a presença dos ministros. Quem ler o bilhete convite da câmara pensará que os ministros estão ali só para fazer de presentes.
    Vai ser o autarca independente a apresentar o projeto? Foi ele que conseguiu? Bem haja ao presidente que temos, é um mágico. Se fosse guarda redes defenderia bolas com os olhos e se fosse cozinheiro faria os melhores pratos do mundo mexendo apenas duas vezes no tacho,uma para soprar e outra para comer.

    ResponderEliminar
  12. Alguém me pode dizer como me posso fazer do PG. Eu não votei PG. Posso apoiar? Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que devíamos andar todos na guarda com tee shirt com a cara do Sérgio Costa. Isso é que era bonito. Mudar o nome de Guarda para Sérgio Costa. Que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro muito mais Álvaro Amaro, a cara do mestre. O melhor político do século XXI, podia perfeitamente estar na ONU a fazer o que faz António Guterres e a pedir medidas diferenciadoras para a Rússia sem claro as enumerar.

      Eliminar