segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Orçamento para 2023

Da página oficial da câmara, transcreve-se o que respeita ao orçamento 2023
Orçamento 2023: Guarda faz reforço social sem comprometer o investimento e o emprego
Cultura Desporto Educação Mobilidade Urbanismo Economia e Inovação Informações e Serviços Empresas
Aprovado o Orçamento de 2023 terá uma dotação de 67,7 milhões de euros.
O executivo decidiu manter os impostos municipais e tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, suportando o aumento dos custos de todos estes serviços sem prejuízo para os munícipes.
No caso da fatura da Água, saneamento e resíduos sólidos o Executivo Municipal decidiu absorver no seu orçamento o aumento aproximado de 500 mil euros ditados pelas empresas fornecedoras
Trata-se de um orçamento com uma componente social muito presente para ajudar as famílias, sem hipotecar o investimento nos projetos do futuro, a atração de empresas e a criação de postos de trabalho. Entre as medidas propostas, destacam-se neste orçamento o Plano Municipal de Emergência Social, com um investimento de 500 mil euros para apoiar solidariamente as famílias Guardenses mais fragilizadas economicamente, perante a situação de crise atual
Na habitação social, iniciaremos o programa de habitação social do nosso concelho com 800 mil euros e teremos finalmente condições para resolver os problemas dos bairros do Fomento, da Fraternidade e outros, ao conseguir o apoio de 6,7 milhões em fundos europeus para executar até 2025;
Nos próximos anos os proprietários terão apoio na recuperação de edifícios degradados no Centro Histórico da Guarda, não esquecendo outros núcleos históricos no Meio Rural do nosso Concelho, em que o Município irá financiar até 50% do custo de reabilitação de coberturas e fachadas, com o investimento de mais de 400 mil euros para os próximos 4 anos;
Destaque para o investimento na ampliação da Plataforma Logística com reforço 700 mil euros; para as Áreas de Acolhimento Empresarial Inovadoras, no âmbito do PRR, queremos preparar o nosso Parque Industrial para as transições verde e digital, com a implantação da Comunidade de Energia Renovável de Nova Geração, com 4 milhões de euros nos próximos anos e a área Empresarial Tecnológica, na fase de projeto no Mercado Municipal.
Para inverter o despovoamento e a falta de recursos humanos qualificados, o Município da Guarda tem prevista a implementação do Plano de Atração de Pessoas e Empresas (PAPE) com 100 mil euros de dotação anual e que deverá ir até aos 550 mil euros nos próximos anos, atraindo talento à região, colmatando a falta de recursos humanos.
A Câmara da Guarda continuará a encabeçar as autarquias da região no que toca ao investimento na área da Educação de crianças e jovens, apoiando as famílias Guardenses nomeadamente na aquisição dos livros de fichas/complementares, material escolar e refeições com o valor global de 350 mil euros.
De referir ainda nesta área, a conclusão da obra da Escola Secundária da Sé e a beneficiação da Escola de Santa Clara, que em conjunto representam o investimento de mais de 2 milhões de euros no Parque Escolar.
Na Mobilidade e Urbanismo estão previstos investimentos no valor de mais de 4 milhões de euros designadamente, para a requalificação do Eixo Central da Cidade, a requalificação dos acessos ao centro urbano, as estradas da Pocariça, dos Galegos, da Srª da Alagoa e a Pedovia.
Está ainda prevista a requalificação de algumas ruas nos Bairros do Torrão e N.ª Senhora dos Remédios, entre outras.
A Cultura contará com mais de 1,5 milhões de euros, destacando-se nesta área a criação de uma rede de Museus Municipais que valorizem o Concelho e o projeto do Museu/Centro de Arte Contemporânea.
Quanto aos eventos mantêm-se o Ciclo de Festivais de Cultura Popular, a Feira Ibérica de Turismo, a Feira Farta, o Guarda Wine Fest, as Festas da Cidade, a Cidade Natal, o Desfile e Julgamento do Galo, a Invernal de BTT, a Volta a Portugal e a Alta Passagem de Ano, entre tantas outras atividades culturais e desportivas.

39 comentários:

  1. Tudo igual ao Amaro. São independentes de tudo menos dele, que continua a mandar na Guarda.. E é como quer, é o dono do pedaço ... Estávamos aos poucos a romper com esta tendência ou estas, mas já está tudo pior. Igual não, porque não há capacidade nem para igualar o mau. A Guarda refem de investimentos avulsos e eventos de meia tigela sem estratégia propria para a educação, cultura, turismo e habitação. Em termos ambientais recuamos a 2004. Obras essenciais na cidade: zero. A ver a saúde pública morrer todos e todos os dias. Espaço ideal para foliões, empreiteiros e oportunistas, nada mais. 67 milhões nisto ? E quais as taxas de execução? Onde está o financiamento de toda esta macacada? Nossa Senhora me valha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda no outro dia se assentou na fila da frente quando veio cá o marcelo e com as duas veriadoras ao lado , lá ao fundo, lá longe. num lugar que a política nao alcança. quem manda na guarda e o eurodeputado! e manda bem

      Eliminar
  2. Gosto principalmente da última parte. É isso que nos distancia do resto das capitais de distrito, agora falta saber se é para melhor! Eu cá duvido. Em 2030 ainda vão fazer estas coisas todas? Pois será de admira

    ResponderEliminar
  3. A ver se percebi bem, a câmara diz que o orçamento prevê obras que serão financiadas por fundos europeus a que ainda nem se candidatou??? Ou entendi mal ou estão a querer fazer de mim parvo. Alguém me pode esclarecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente prevê receitas de 20 milhões em fundos europeus,basta consultar o documento.

      Eliminar
    2. E você escreve isso com a maior da normalidade? Está tudo louco só pode. 20 milhões só se for de lentilhas

      Eliminar
    3. Areia para os olhos deita-me areia para os olhosSei que me enganas mas eu até corto as pestanas para não ver as cascas das bananas que poes para eu tropeçar
      ERA ASSIM? A melhor musica de 2022, 2023, 24 e 25.

      Eliminar
    4. No proximo ano são 30 e em 2025 são 50.

      Eliminar
  4. O inacreditável acontece no início dos novos transportes urbanos. Hoje estava na paragem e o menino não apareceu, as linhas não estão sinalizadas a cores e está tudo descoordenado. Salve-se quem puder nesta cidade porque para andar num autocarro é preciso curso superior.

    ResponderEliminar
  5. Isto só nesta cidade. Um embuste! Se continua assim estávamos melhor com a viúva Monteiro! É o cúmulo? É? Pois é

    ResponderEliminar
  6. Gostava de saber o que até hoje resolveu a história das coberturas e fachadas. Sinceramente.

    ResponderEliminar
  7. Hoje ouvido por aí... Em relação à cultura, até Vila Flor que tem para aí 5 mil pessoas vai à luta com o dinheiro da DGARTES.

    ResponderEliminar
  8. e o quarteirão das artes????????

    ResponderEliminar
  9. O presidente Sérgio não tem nada a provar a ninguém. É um grande presidente e está a mostrá-lo. Toda a população o adora e isso vê-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota-se bem. Hoje dei uma voltinha pelo mercado municipal e foi o que pude constatar. Ou então não...

      Eliminar
    2. A si que o conhece talvez não tenha. A mim tem tudo a provar pois ainda nada fez.

      Eliminar
  10. O PG devia era oferecer um jipe a cada munícipe, pois as ruas da cidade com os abatimentos que se verificam nos paralelos parecem uma pista de todo o terreno. bem !mas isso não são prioridades!!!

    ResponderEliminar
  11. Caríssimo Oliveira, espero que esteja tudo fixe consigo. Para 2023 desejo-lhe muito espírito crítico, saúde e tenacidade.
    Um abraço e fica uma pergunta - o que acha mais importante, a estrada da Sra da Alagoa ou o dinheiro da Direção geral das artes? :"D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1853
      Obrigado pelas palavras.
      Se houvesse dinheiro só para uma das duas coisas e para mais nada e era preciso escolher, escolhia a cultura
      A Oliveira

      Eliminar
  12. Que será feito nos prédios comprados pela câmara que são uma vergonha nacional?

    ResponderEliminar
  13. Uma pergunta dirigida à Vereadora Amelie. Depois deste bricabraque cultural, o que tem a dizer? Tem condições para exercer a sua função. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  14. A maior vergonha é ver pessoas sempre falar mal da Guarda. Agora que temos um Presidente de altura e que mudou e vai continuar a mudar a cidade para o melhor estatuto de sempre há por aí pessoas que só sabem criticar. O Movimento Pela Guarda é o espírito da Guarda melhor. Quem está contra nós está contra a Guarda porque nós só queremos o bem da Guarda foi por isso que temos a maioria do povo. Não percebo porque é que criticam a Guarda aqui todos os dias parece que são todos da Covilhã ou Viseu que agora têm inveja do desenvolvimento que o Presidente Sérgio Costa conseguiu na Guarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que eu nao entendo e este senhor ou senhora parece que engoliu um passaro ou cacete

      Eliminar
    2. Nada disso, engoliram uma cassete!

      Eliminar
  15. Estou cada vez mais farta deste blogue. É so criticas sem jeito nenhum, sempre a malhar em nos. Parecemos uns criminosos na boca desta gente! Menos!!! Menos!!

    ResponderEliminar
  16. 1140
    Se está farta deste blogue, tem uma solução. A porta de entrada é idêntica à de saída e não há engano no caminho.
    Como sabe, a entrada é livre.
    Se o seu comentário se refere ao resumo do orçamento que publiquei, está tudo isto escrito na página oficial da Câmara.
    Desçam à terra e não se julguem uns deuses que só faz obra perfeita.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que voce saiba Deus está conosco não vale a pena as blasfémias uns estão certos e outros estão errados.

      Eliminar
    2. 004
      Eu sei que deus está convosco porque ele é o deus. Falei ontem com S. Pedro e ele disse-me que não conhecia esse deus terreno. També me confirmou que ele pode estar em transito para o purgatório ou para o inferno. Se chegar ao céu ficou de me comunicar.
      A Oliveira
      Aguardemos

      Eliminar
    3. Voce tem a noção do que escreveu? Está a desejar a morte ao Presidente Sérgio Costa? Ao que já chegamos. Nós ganhámos as eleições nós temos a maioria nós é que governamos vocês só têm é que comer e calar.

      Eliminar
    4. Comer e calar? Isso é que era doce!!! Não faltava ora mais nada
      Que desplante!

      Eliminar
  17. 1324
    Eu não desejo a morte de ninguém. O seu deus tem mais que fazer do que estar a ver o que o Presidente da Câmara da Guarda anda a fazer. Quanto a comer e calar, está muito enganado, a democracia não é o seu forte, nós não queremos comer e por isso não nos calamos. Pelo que se vê anda a comer e depois liga a cassete.
    A Oliveira
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  18. Chegámos à loucura total.
    Já nem sabem o que dizem
    A morte deseja o presidente. A morte da cultura, a morte ambiental e a morte da saúde e da indústria. Morta está a guarda e é graças a ele que não sabe mais.

    ResponderEliminar
  19. Ontem num passeio pela praça velha vi ratos a sair das casas propriedade da câmara e sem telhado. Afinal os gatos das janelas não estão a fazer o seu trabalho de caçadores. Meus senhores: neste momento está em causa a higiene e saúde pública. Tanta incúria. O senhor delegado de saúde não tem nada a dizer e a fazer?

    ResponderEliminar