sábado, 9 de agosto de 2025

Deliberações já deliberadas e arrastadas para aqui


 1 – Passeios da cidade
Câmara da Guarda abre novo concurso público, no valor de 700 mil euros, para a requalificação de passeios na cidade
O primeiro procedimento ficou deserto. Ninguém se mostrou interessado. Trata-se de 12 quilómetros de passeios que necessitam de ser melhorados,
2 – Parque de campismo e demolição
Foi aprovada a demolição das antigas piscinas da Guarda e já esteve prevista a sua transformação em “Pavilhão de Exposições”. Morreu o pavilhão e agora vai ser parque de estacionamento de caravanas.
Foi aprovado o anteprojeto para a requalificação do parque de campismo da cidade, a parte cimeira será devolvida ao parque da cidade.
3 – Parques infantis
O executivo municipal decidiu, abrir um procedimento para a instalação e requalificação de cinco espaços de jogo e recreio infantil no concelho, num investimento de 660 mil euros. O procedimento vai abranger a requalificação dos espaços no Bairro do Pinheiro, na Rua do Pina, na Praceta Salgueiro Maia, no Jardim do Bairro da Rasa e a instalação de um Parque Infantil no Parque de Campismo.
4 – Habitação social
Aprovada a abertura de um concurso para alteração e ampliação de edifícios no Bairro 25 Abril e antigas escolas do concelho para transformação em 10 fogos de habitação social. Cinco edifícios no Bairro 25 Abril e as escolas do Rochoso, Pousadinhas e Almeidinha. O investimento de um milhão e 540 mil euros será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência
5 – Escola básica da Estação
Foi aprovado o projeto de execução da requalificação da Escola Básica do 1º Ciclo da Estação. A obra, no valor de 2,6 milhões de euros, compreende a requalificação do edifício, uma ampliação para refeitório e novas salas e a cobertura do pavilhão desportivo. A intervenção está integrada no plano de investimentos preconizado pelo Município para o parque escolar do concelho com o apoio financeiro do programa Centro 2030

33 comentários:

  1. Mas porque é que só agora aparece tanto projeto? Porque as obras nem velas, passaram 4 anos e onde se estão as obras prometidas? É só olhar para a Praça Velha...nem um projeto!!eu tinha vergonha SC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que anda distraída.

      Eliminar
    2. Muito distraída!!! Foram apresentados vários projectos para o centro histórico....temos que deixar de criticar só porque sim. Primeiro lemos, informamo nos e pensamos e depois se for cado disso critica se

      Eliminar
    3. 1105
      Qual a distância entre um projecto e a realização?
      Só um exemplo: o Solar dos Sabores está em projecto há 8 anos e lá está no papel.
      Só mais um exemplo: A minha casa de sonho está no papel há 22 anos.
      A Oliveira

      Eliminar
    4. Muito bem Oliveira
      Ensine-os porque ninguém nasce ensinado. Duvido é que queiram aprender

      Eliminar
  2. Roma não se fez em 2 dias, efetivamente nunca existiu tanta obra desbloqueada e que irá acontecer brevemente como agora, a Guarda vai ficar bem diferente nos próximos anos, e para melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Roma não se fez em 12 anos. 12 anos de Sérgio Costa na Câmara ainda não foram suficientes para perceber a incompetência

      Eliminar
  3. Vergonha era não projetar o futuro. Com a instalação da UEPS, circular da ti Jaquina, início do Porto Seco, projeto aprovado e com dotação para a variante do Mac Donalds ao bairro ns Fátima, variante galegos Sequeira, estrada Guarda Sabugal, resolveram o PDM que era uma reserva de 31 anos! Isto sim é trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 21.55 trabalho dos governos?

      Eliminar
    2. A instalação da UEPS é uma história com barbas.
      O Porto Seco estava em lista de espera para o lugar certo.
      A estrada Guarda -Sabugal já foi anunciada pelo menos em 3 cortes medievais e as variante da Ti Joaquina, da Sequeira e dos Galegos estão plasmadas em várias figuras rupestres em Foz Côa.
      Em 12 anos de Sérgio Costa, dados concretos, a população diminuiu, a percentagem de jovens no total da população desceu, o número de trabalhadores da câmara municipal subiu, o número total de emprego privado desceu e o Centro Histórico ruiu.
      Mas, para alguns, estamos no rumo certo.Parece até uma certa frase ligada ao mundo do futebol depois de vários anos de desaires, "este mandato é que é!"

      Eliminar
    3. Semear em 4 anos, colher em outros 4. Obrigado Sérgio Costa, não desistas da Guarda!

      Eliminar
    4. Quem semeia ventos,colhe tempestades.

      Eliminar
    5. 1:01
      Não foram quatro... já são doze!

      Eliminar
  4. E daqui a quatro anos tudo prometido outra vez. Feito é que não se vê nada.

    ResponderEliminar
  5. Perguntei à Inteligencia Artificial quem é Sergio Costa e a resposta foi esta:
    Sergio Costa é propaganda.
    A propaganda refere-se ao conjunto de ações e técnicas de informação e persuasão usadas para influenciar a opinião, sentimentos e atitudes do público. Ela busca promover uma ideia, produto, serviço ou causa, visando modificar a forma como as pessoas pensam ou agem. E mais nao digo!

    ResponderEliminar
  6. Ontem fui ver uns fados de Coimbra à terra adoptada do Sr Presidente e de criadores de destaque do movimento que já faleceu PG ( nao necessito de referir nomes)
    Joao Prata esteve na festa em Pousade acompanhado de vários elementos de forma cordial e simpática, celebrando com entusiasmo e respeito pelos valores democráticos. No entanto, a serenidade e confiança demonstradas incomodaram visivelmente alguns opositores, que não conseguiram disfarçar o desconforto perante a coesão e o espírito positivo do momento.
    Apenas digo que gostei de ver o candidato sem manias a abordar as pessoas apesar de algumas nem votarem lá pois eram imigrantes mas que tinham algo para dizer sobre a forma de como melhorar a sua terra. Assim devia ser a política escutar os cidadãos para se tomarem decisões em prol de um bem coletivo e nao apenas em beneficio de algumas minorias .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cordialidade e simpatia são bons valores, mas não chegam para liderar uma câmara, é necessário ter garra, energia, saber projectar e saber fazer.

      Eliminar
    2. E quem é o candidato com todos esses atributos? Não estou a ver...

      Eliminar
  7. Hoje dia 10/8/2025, pelas 9h, foguetório do vale do Mondego. Faz sentido? O que falta arder?

    ResponderEliminar
  8. O pessoal dos Outdoors anda doido…
    O Monteirinho com um ar ‘playgirl’ com tanta cor e coisas que nem se percebe o que querem dizer; o Sérgio na sua posição preferida - sozinho e o prata naquela forma de estar sarcástica e com ar de quem está a gozar com todos.
    Antes debatiam-se ideia e sugestões e os Outdoors tinham mensagens estratégicas, agora as eleições fazem-se na secretaria e debaixo da mesa a dar a entender o pouco que se importam com a população

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Prata pode gozar porque foi o escolhido contra a vontade de Sergio Costa. Já Monteirinho parece o ecrã de um jogo de playststion.

      Eliminar
    2. Deixe-se de tretas e tenha juízo. Todos os outdoors estão bons e cumprem a função de anunciar os candidatos. Juízo. Toda a vida foi assim e em todo o lado é assim.
      Comentários sem pés nem cabeça.

      Eliminar
    3. Para quem vê televisão espanhola as cores do candidato do PS é como se fosse o “CoRazon Corazon “um programa de “culebrones” mas gostos nao se discutem. Haja candidatos para se escolher, isso sim é importante ,porque Sergio Costa com uma auto estrada para autocracia é que nao deve ser permitido como muitos advogavam.(bem sei que os monárquicos nao gostam desta opiniao)E na minha prespectiva já ninguém liga a cartazes e o dinheiro gastos nestas campanhas pode começar a ser ofensivo. Força PPM Força PS e força PSD

      Eliminar
    4. O problema do PS é o mesmo do PSD, primeiro só têm licenciados dos politécnicos ou universidades privadas da treta. Segundo, quando aparece um/uma licenciados numa universidade credível não tem experiência profissional credível pública ou privada.
      Terceiro, os/as que têm não aceitam ir com candidatos tão fracos.
      Quarto, ambosprocuram mulheres para a lista, desesperados como camelo a procurar água no deserto.
      Quinto, andam haver se encontram advogadas porque professoras já se viu pela atual vice-presidente que não tem competências para o exercício da exigente função de vereadora.
      Sexto, procura-se jovem que não viva do pagamento de uma ipss e que nao seja manipulável pelo patrão.
      Sétimo, o Robalito era uma excelente escolha, mas alguns apontam-lhe que é só conversa poisa sua experiência profissional é nenhuma ou quase nenhuma, e nunca passou por uma grande empresa ou por um grande escritório
      Oitavo, o PG/PPM/Nós cidaeoes resolve o problema de uma penada, será uma monárquica conhecida da Guarda.
      Nono, o PG levará na lista um padre e um diácono numa lista a uma freguesia. Será algo histórico.
      Décimo, são estes os dez mandamentos impostos pelos trabalhadores da câmara, quem não serve para Técnico superior, não serve para presidente nem vereador. Quem não ler este texto até ao fim não compreende a rebelião que está preparada na autarquia da Guarda: nem Monteirinho, nem Prata, nem Rei do copo precisamos de gente com curriculum académico e profissional que nos mereça respeito....

      Eliminar
    5. 21:45 É isso mesmo. Só devia ser permitida a candidatura a pessoas formadas em Harvard, Oxford e Caltech! Precisamos de gente que não confunda “a ver” com “haver” porque esses nem para comentar em blogues servem.

      Eliminar
    6. Andam "haver"? Grande universidade da quarta classe que te faltou!

      Eliminar
  9. A inovação na política é ponto assente!
    Agora a moda é a abordagem de cidadãos via menseger do Facebook com o convite direto e sem rodeios: "na qualidade de apoiante do candidato ***** venho convidar para uma lista do ***** à freguesia de *****".
    Inovação associada à falta de saber estar, de saber ser e de saber fazer.
    Elevação e bom senso são necessários!
    Desespero a quanto obrigas

    ResponderEliminar
  10. Os cartazes do PS surpreendem pela positiva. O pior candidato tem os melhores cartazes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecem cartazes de uma parada qualquer. Não têm qualidade, são amadores e provocam ruído visual

      Eliminar
  11. As pessoas na Guarda são avessas à mudança e às coisas diferentes. Não custa dar o braço a torcer e dizer que o PS se safou bem em termos de imagem
    O ódio cega as mentes pequeninas
    Não precisam de votar PS para poderem elogiar. Complexados pequeninos.

    ResponderEliminar
  12. Porto Seco no local certo - promessa falhada
    Governo promete porto seco naquele local - promessa cumprida
    Conclusão
    Governo cumpriu
    Presidente Sérgio Costa falhou

    ResponderEliminar