sexta-feira, 21 de abril de 2023

Finalmente a Guarda vai ter a “Estrada Verde” por vários milhões de euros

Desde 1950 que todos os executivos camarários exigem a construção da famosa “Estrada Verde EN/ER 338”
Inscrita no PRN em 1950, esta estrada começaria na Guarda andava a passear pela serra da Estrela até à Lagoa Comprida e depois iria até Manteigas e acabaria nos Piornos. Até agora estão construídos os troços Maçainhas/Trinta/Videmonte e Manteigas/Piornos.
“No início deste século dizia-se: a estrada verde está complicada. “Está complicada não, propriamente, por atravessar o chamado nível 3 e 4 da Serra e, inclusivamente, o nível 2 mas, porque terá de atravessar o nível 1 de protecção, que é a reserva bio genética e fará a ligação à Torre, nesse sentido acho que haverá extremas dificuldades”. Até ao nível da reserva bio genética, de acordo com a equipa que está a coordenar a discussão do ordenamento do Parque Natural até á zona alta de preservação, não há qualquer inconveniente”.
E o que dizem e querem os Presidentes da Câmara da Guarda, Celorico da Beira e Gouveia?
1 – Excluíram Seia do projecto
2 - Querem uma parceria intermunicipal, elaboração do projeto de uma “estrada verde” de ligação ao maciço central da serra da Estrela.
3 - “Há seguramente mais 20 anos que se fala muito na ‘estrada verde’ do acesso da Guarda ao maciço central da serra da Estrela. Muito se falou, mas não se passou das meras intenções (…), mas este é o momento em que nós, hoje, aprovámos um contrato de parceria entre o município da Guarda, o município de Celorico da Beira e o município de Gouveia (…) para podermos iniciar o projeto de execução”
4 – “O acordo permitirá que um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz a ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) seja pavimentado, para criação da denominada “estrada verde”.
5 - A via que está a ser planeada será o acesso direto “que a Guarda nunca teve” ao maciço central da serra da Estrela e que fará a ligação com a Torre.
6 - A parceria vai permitir executar o projeto da obra que, pelas contas do autarca independente custará “vários milhões de euros” e será candidatada a financiamento europeu.
7 - A futura via terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros e o responsável considera que pode “revolucionar a acessibilidade no maciço central da serra da Estrela” ao nível turístico e do combate aos incêndios, dado que naquele planalto, entre Videmonte, Linhares da Beira e Folgosinho, as acessibilidades “ditas normais”
8 - “A pretensão é que seja um caminho pavimentado, com alguma dimensão, para que possam circular viaturas automóveis (…) e um caminho com alguma dimensão que permita que se cruzem duas viaturas”, esclareceu
9 – OS Vereadores da oposição aplaudiram de pé e votaram a favor dizendo: “a Guarda é a cidade “que tira menos proveito da exploração da serra da Estrela” e “a proximidade à Torre e ao maciço central é fundamental”. “até poderia ser a cidade mais próxima do maciço central”. “também existe a possibilidade de outra ligação a partir de Vale da Estrela e de Famalicão da Serra”.
10 – Questões: Como é que um caminho rural, com 25 km, que irá ser alcatroado, vai custar vários milhões de euros? Preço de Autoestrada? E a União Europeia ainda tem dinheiro para o alcatrão?

6 comentários:

  1. Só tralha para encher o olho.

    ResponderEliminar
  2. Mais um powerpoint eleborado pelo sr do Gabinete de Apoio. Acho que ainda tem no computador o programa da Ana Manso . Estrada verde é só fazer uma pesquisa e perceber que nao vai ser feita. Mas agora a culpa vai ser da camara de celorico!!

    ResponderEliminar
  3. Pg a desviar as atenções da funcionaria condenada e de quem pagou a sua defesa!!! Aguardo explicacoes de quem pagou os advogados conforme questoes do PS na reuniao de câmara

    ResponderEliminar
  4. Não há respostas nem a comunicação social aborda o tema. Medrosos.

    ResponderEliminar
  5. Enquanto na cidade há ruas fechadas e umas quantas vias que se apresentam muito degradadas, Sergio Costa surge com a estrada Verde, esse grande chavão . Nada de novo pois, segue os passos de Alvaro que mandou construir aquela importante via ali para os lados do Tintinolho....

    ResponderEliminar