segunda-feira, 6 de março de 2023

Assembleia Municipal – 2

A última Assembleia Municipal foi verdadeiramente notável em termos de discussões, atropelos, guerrilhas, trocas e baldrocas, elogios, críticas e mais que se queira dizer.
A sessão pode ser dividida em três partes
1 – Moções e outros assuntos genéricos – Cerca de três horas
2 “Assembleia extraordinária” ou “Sessão solene” no 245 de Abril – Cerca de duas horas
3 – Ordem do dia – Cerca de duas horas
Desenvolvendo
1 – Moções e outros assuntos genéricos – Cerca de três horas
Vale tudo neste ponto.  Casas, cães, gatos, ULS, maternidade, GNR, etc, etc, etc, etc, tudo à molhada para cada grupo parlamentar mostrar os seus dotes oratórios e incentivos.
Culminou de forma surreal. O Presidente responde a todos os Deputados e entre o anúncio das realizações diz que encontrou na gaveta desde 2018 a carta educativa e encontrou o concurso dos transportes em tribunal. O Vereador do PSD pede a palavra para defender a honra, segundo o Presidente não tinha direito a responder, mas deu-lhe três minutos para se defender. Tempo que não foi suficiente e foi-lhe cortada a palavra, seguindo-se a interrupção da a Assembleia para almoço
2 “Assembleia extraordinária” ou “Sessão solene” – Cerca de duas horas
A discussão deste ponto chegou ao delírio retórico e parece que foi assim:
a) Parece que na penúltima Assembleia Municipal foi aprovada uma moção para a realização de uma “Assembleia Municipal extraordinária” no dia 25 de Abril.
b) Parece que o Presidente da Câmara já tem organizado uma “Sessão Solene” para o 25 ce Abri com as respectivas inaugurações.
c) Parece que ao aperceber-se disso o “Presidente da Assembleia” realizou uma reunião com os chefes dos grupos parlamentares
d) Parece que na reunião cada grupo entendeu coisas diferentes.
e) Parece que havia um acordo para os grupos parlamentes teriam cinco minutos para falar
f) Parece que um grupo de catorze deputados independentes (Presidentes de Junta?) queria cada um cinco minutos para falar
g) Parece que o Presidente da Assembleia afirmou que não convocaria uma Assembleia Geral extraordinária, até porque custaria sete miul euros.
h) Parece que o Presidente da Assembleia decidiu pôr à discussão uma moção para revogar a decisão de
da Assembleia anterior, mas foi chumbada
i) Parece que o Presidente avançou com a ideia da Assembleia Extraordinária ser às oito da manhã do dia 25, mas alguém disse que não podia ser, pois não haveria tempo de arranjar a sala para a sessão solene. A hipótese das vinte e duas horas foi colocada e abandonada.
j) Parece que ficou na estaca zero
k) Parece que continuou o mais daqui, mais dali, mais de além, mais tempo, mais discussão
l) Parece que finalmente chegaram a uma conclusão: Haverá uma “sessão comemorativa e extraordinária” em que os diversos grupos usarão da palavra e um dos independentes falará pelos catorze. Parece que terão cinco minutos cada.
m) Parece que pode haver cenas em próximos capítulos
3 – Ordem do dia – Cerca de duas horas
Lá se aprovaram todos os pontos da ordem de trabalhos como é normal
4 - Notas finais:
a) Assembleia a não repetir
b) Não sei se os Guardenses que estiveram a ver e ouvir pelas redes sociais tiveram pachorra para aguentar tanta discussão.
c) É de mau tom verem-se Deputados a sair da sala quando os seus opositores tomam a palavra
d) Em próxima Assembleia apresentem uma moção para que os documentos a discutir sejam publicados na página oficial da Câmara. Em alternativa os Deputados Municipais criem uma página para a divulgação, assim os Guardenses podem seguir mais de perto as discussões

11 comentários:

  1. Caro Dr Oliveira, a sua explicação do ponto 2 é errónea e leva o leitor a pensar que aconteceu uma coisa e afinal aconteceu outra. E o que aconteceu foi de uma extrema gravidade democrática que pode passar pela destituição do presidente da assembleia. Aconselho-o a rever o vídeo (não sei se vai estar disponível muito mais tempo pois não seria a primeira vez que desaparece um video inteiro - lembro a altura do "pai" político do atual edil), além do impreparo jurídico contam também os impropérios e os momentos de subversão grosseira do regimento aprovado. Foi muito triste mas foi elucidativa esta sessão para todos poderem ver quem está à frente da assembleia, suas motivações e suas capacidades.

    ResponderEliminar
  2. 1834
    Não sou Dr.
    Gostaria que me dissesse onde está o erro. Ouvi bem o que se passou na Assembleia e o ponto 2 expressa o que me pareceu ser a verdade do que se passou em duas horas.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. E relativamente ao Presidente da Câmara?
    Não respondeu a nenhuma das questões relativas às adjudicações e aos concursos publicos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não responde nunca a nada. E está tudo contente com isso.
      O sr que mais fala de limpidez é transparência. Basta ver a sua atuação para constatar a limpidez que não existe e a transparência opaca das ações

      Eliminar
  4. Uma trapalhada sem fim à vista. Quem manda ao sr José Relva mexer nas moções aprovadas pela AM.
    Só mesmo na Guarda.
    Sabem lá o que andam a fazer...

    ResponderEliminar
  5. O vereador do PSD constantemente calado pelo presidente da Assembleia que desrespeita a lei e não dá a defesa da honra. Dá que pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Chaves Monteiro é unico que parece fazer algo por esta cidade. Os outros são todos uns "deixa andar"Mal empregado, vale mais ele a dormir do que os três senhores da Câmara acordados

      Eliminar
  6. José Relva tem de se demitir. Depois disto, não tem quaisquer condições para continuar à frente da Assembleia Municipal da Guarda. Quem achar que há e que tem condições vive no mundo da lua e das fadas madrinhas. Isto é uma Assembleia Municipal, um órgão de escrutínio, não é uma tasca e muito menos uma coutada.

    ResponderEliminar
  7. O comunicado da JS e JSD é forte, incisivo e toca onde mais dói.Tudo o que lá está é a verdade verdadinha. Alguém tinha de pôr a nu esta situação pobre e lamentável que fere a democracia no órgão mais representativo da mesma. O Sr. Dr. José Relva tem muito que refletir e muito para nos contar porque os guardenses vão querer explicações. O silêncio não colhe... Quem cala consente. Explique porque faz de vereador, e explique já agora detalhadamente porque é tão parcial e ainda diz palavrões ao micro.

    ResponderEliminar
  8. Se o vídeo da Assembleia ainda está online, alguém que faça download e o guarde, para comparar com a acta.

    ResponderEliminar
  9. Vale tudo menos tirar olhos!!!!

    ResponderEliminar