domingo, 5 de setembro de 2021

Os candidatos à Guarda em debate na RTP3

Ontem aconteceu um dos momentos mais esperados da pré-campanha eleitoral para as eleições autárquicas na Guarda.
Estavam todos os candidatos em frente a frente durante cerca de 50 minutos.
E como correu?
Mal para todos, digo eu.
A maior parte do tempo foi gasta com a “agenda mediática” criada pelo moderador, que resolveu tratar a saúde como o principal problema da Guarda.
E se pode ser um grande problema para os habitantes da Guarda, também sabemos que este é um problema nacional e não um problema autárquico que apenas deveria gastar um ou dois minutos por candidato.
E assim se passou a maior parte do tempo do debate.
Não se fez o balanço de oito anos de governação.
Não ficámos a saber quais os projectos de cada candidato.
Não ficámos a saber em que dia chegam e onde ficarão alojados os mil postos de trabalho altamente qualificados que chegarão à cidade até ao fim do ano.
Ficámos a saber que vamos ter um hospital privado, que não é hospital e que é uma residência para idosos e que se pode construir em altura umas quantas residências e que vão empregar 200 pessoas e que poucas serão qualificadas.
Ficámos a saber que uma rotunda resolveu o problema de trânsito da Guarda.
Não ficámos a saber dos transportes urbanos, Nem da habitação social. Nem das avenidas, Nem das pontes. Nem do emprego. Nem da Capital da Cultura, nem outra cultura. Nem da despoluição dos rios. Nem da mobilidade, ecopistas, ecovias e coisas assim. Nem passadiços, nem obras a inaugurar, Nem etc.etc. etc.
O tempo era pouco mas daria para informar qualquer coisinha e não foi o caso.
Ficámos pela proposta de osa candidatos irem para a porta da Assembleia da República fazer greve de fome para que sejam colocados médicos na Guarda. (E se começassem por meter uma cunha ao Bastonário e depois outra cunha ao Presidente do SIM)
E por tudo isto, dou uma forte negativa aos candidatos
(Quem tiver paciência para assistir a debates na RTP3 verá que são todos parecidos. Ou é o modelo do debate ou então porque os candidatos se preparam com base em cartilha pré-definida)

16 comentários:

  1. Pode ver o debate que passou no porto canal, deixo o link no fim do meu comentário. Este foi um debate mais alargado, com mais tempo e direito a réplicas, só não está lá o candidato do chega porque nesse partido preferiram fazerem-se de vítimas e não exigir participar como fez o candidato "independente" que até há pouco tempo era o líder do psd na Guarda. Assim se vê também a (in)capacidade de gestão política da coisa por parte da candidatura do chega. Se o argumento do canal era, ao início, o de que só partidos representados na assembleia municipal é que participariam, com o facto de Sérgio Costa ter sido incluído no painel esse argumento cai por terra e o candidato Francisco Dias, em vez de protestar na sua página pessoal deveria ter defendido os seus direitos e entrado no debate. Mas ás vezes dá mais jeito (e votos) fazer-se de vítima do que ir a uma batalha onde os argumentos é que valem. Isto é apenas a minha leitura política do que se passou. Quanto aos intervenientes notei que Sérgio Costa mostrou todo o rancor que lhe vai lá dentro, perdeu a oportunidade para alargar a sua base sempre com um discurso carrancudo, mostrando um mau perder e querendo dizer que de tudo o que foi feito de bom nos últimos anos foi feito por ele e o que de mau foi feito, foi feito por Chaves Monteiro. O atual presidente esteve muito apagado, não respondeu a questões postas pelos adversários e mostrou uma visão irrealista do presente. O candidato do cds foi uma agradável surpresa, um jovem que mostrou estar preparado em todos os temas e com um discurso fluído, sinceramente gostei. O candidato Luis Couto esteve mal, falhas de raciocínios, discurso monocórdico, apresentando a sua mais valia como sendo a de que fala bem com o governo. O candidato da cdu estava muito nervoso, não se percebia muitas vezes o que dizia e atropelava o seu discurso com raciocínios paralelos, quis dizer muitas coisas ao mesmo tempo e assim não disse nada. O candidato do bloco (o meu partido) esteve bem, tranquilo, não ultrapassou os tempos impostos e creio que passou a mensagem do que são os objectivos a alcançar nestas eleições. Foi um debate muito melhor do que o da rtp3 que, muito devido ao moderador, foi pouco relevante.

    link do debate:
    https://portocanal.sapo.pt/um_video/6k6obNvoGIDRzRoPPUME

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tb vi esse debate, tenho pena que o do CHEGA não tenha conseguido entrar pois ele faz-me rir. Concordo que o engenheiro Sérgio Costa esteve mal mas pior esteve Carlos Monteiro, o homem tem o carisma de um poste de electricidade desligado. Gostei da prestação do candidato do PS que é o único que pode alterar o rumo desta governação. O jovem enfermeiro do CDS está no partido errado, mostrou que tem muita argúcia mas nesse pequeno partido as suas possibilidades de intervir na politica são fracas. O candidato Jorge Mendes não esteve bem, não tem espirito combativo caracteristico do Bloco de Esquerda tal como algum sentido de humor e não soube agarrar as oportunidades. O candidato Honorato Robalo não está numa corrida autárquica, está na corrida sindicalista. Já começa a maçar ouvir cassetes antigas. Uma nota negativa á moderadora que constantemente interrompeu a linha de raciocínio de alguns candidatos. A uns mais do que a outros. Vale a pena ver estes debates para conhecermos melhor o tipo de candidatos e não tanto os programas. Ainda não consegui encontrar os programas de nenhuma candidatura. Antigamente os programas estavam prontos antes da pré campanha e quem quisesse podia ler o seu conteúdo, hoje em dia temos posts com ideias vagas, assim fica dificil lervar os candidatos muito a sério.

      Eliminar
  2. 1. Carlos Chaves Monteiro:um debate confortável; uma prestação razoável que chegou para os adversário; não entusiasmou mas também não se comprometeu.

    2. Sérgio Costa: muito sisudo, muito revoltado; perde-se na raiva que tem a Chaves Monteiro e não apresenta o seu programa;

    3. Luís Couto: uma desilusão... muito fraco.

    4. Pedro Narciso: a surpresa do debate; inteligente e com discurso fluído; perda com excesso de ironia que quase nos leva a não o levar a sério.

    5. Francisco Dias: tem postura; não tem a linha xenófoba e racista do Partido; esteve bem ao falar da dívida das águas, mas perdeu ao atacar os trabalhadores do município.

    6. Jorge Mendes: apagado e sem ideias; um discurso ultrapassado, um excelente professor sem jeito para a política.

    7. Honorato Robalo: nervoso, comeu as próprias palavras e não passou bem a mensagem; bem preparado na questão da ULS, mas sem largar o velho discurso comunista.

    Em suma: todos fizeram genericamente muito bem o diagnóstico, mas faltaram as soluções, as ideias e os projetos. Um debate fraco.

    O resultado eleitoral está ordenado na análise.



    ResponderEliminar
  3. Péssimos debates... candidatos genericamente fracos...

    ResponderEliminar
  4. Nos 3 debates que já houve o candidato que demonstra estar mais á vontade com os temas debatidos e que não tem rabo de fora foi o Pedro Narcisio sabe que não será o vencedor mas luta por um lugar na vereação e acredito que poderá dar cartas nesse posto. A grande desilusão é o Francisco Dias não tem um discurso alinhado com o seu partido e não demonstra ter capacidades politicas nas suas propostas que são anedóticas e pontuais sem uma visão estratégica para o comando de uma autarquia. Sérgio Costa mostra que aprendeu bem a cartilha vencedora com o Dr Álvaro Amaro. Espero que quem tenha votado no PSD á quatro anos se lembre que a linha programática e estilo arrebatador seguem com o Eng Sérgio Costa. Monteiro não tem capacidades para governar só mesmo seguindo as ordens de alguem é o responsavel por todo o lixo e sujeira nas nossas ruas. O Luis Couto deu o corpo ás balas mas não tem jeito para a politica ás vezes dá pena ouvir o homem, no debate no IPG foi constrangedor. O Jorge Mendes e o Honorato são candidatos sem capacidade de mobilização e não têem respaldo na sociedade da Guarda.

    ResponderEliminar
  5. Vamos ver se as rádios locais estão á altura dos acontecimentos e promovem debates. É o mínimo que se exige.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas rádios levam e lêm o que lhes escrevem ...na TV é que é uma porra que todos vêm a sua incompetencia...

      Eliminar
  6. Como vai o negócio senhor Monteiro?
    A coisa vai fraca e ainda bem. Nunca mais é 26 à noite.

    Então Sérgio corre bem a coisa?
    Farto de andar a bater porta a porta. Qualquer dia estou em Bruxelas de tanto andar.

    Luís, metes a cunha junto do Governo?
    Socorro. Onde me vim meter. Eu sou independente, eu sou independente.

    Narciso, és mesmo CDS ou é para seres candidato?
    Ai política ao que obrigas. Sou conservador e católico, está na cara

    Jorge, temos que pensar numa coisa diferente. Ok?
    Ok, ok. Vou pintar os lábios pode ser que resulte.

    Honorato, que tal trocarmos a cassete por um cd?
    Nunca. O proletariado só tem dinheiro para cassetes.

    Francisco, já começou a greve de fome?
    Já. Nem um deputado municipal papamos.

    E ainda faltam 20 dias...

    ResponderEliminar
  7. A opinião dos apoiantes do CHEGA são censuradas aqui tambem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1603
      Aqui ninguém é censurado. Desde que sejam corretos.
      A oliveira

      Eliminar
  8. Genericamente foram todos fracos, mas não posso deixar passar que Pedro Narciso representa um partido que já esteve em coligação com o PSD e que as politicas da camara são a continuidade do que foi pensado e feito ( ou que ficou por fazer desse tempo!), quanto ao criticar o preço excessivo das taxas, todas elas realmente elevadas, mas vêm do tempo da coligação, criticar o custo caro da habitação na Guarda? Bem sempre pode tentar influenciar o politico/construtor civil la do partido a ver se vende mais barato!! coisa que sinceramente duvido!
    Enfim a Guarda ganhe quem ganhar vai continuar a perder! Fracos os candidatos, quer por falta de jeito, quer por impreparação, quer pela quantidade de gente que saltou muros para poder estar numa lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que saiba que o cds rompeu a coligação há quatro anos por haver divergências sobre o que mencionou e muito mais. A sua insinuação é portanto uma tentativa de enganar o eleitorado. Está assim com tanto medo que o obriga a escrever estas falácias?

      Eliminar
    2. Assim se viram as divergências no tempo da coligação.
      Quanto ao medo, lol não aspiro a tachos políticos nem vendo a Alma ao diabo para chegar ao poleiro, e mais importante ainda não tenho interesses na construção civil cá da terrinha. Temos de ter memória, e é isso que o candidato do CDS parece estar a esconder.

      Eliminar
    3. Então o candidato do CDS continua com o mesmo partido de há quatro anos e pelo qual esteve na Assembleia de freguesia da Guarda e é criticado por isso? Imagino se tivesse saltado para partidos que, esses sim, dão tachos, panelas e trem de cozinha completo!

      Eliminar
    4. Preço da habitação caro na Guarda? já vi três vezes o debate e em momento algum ouvi isso. Ouvi, sim, que não há mercado de arrendamento e de venda é muito fraco. E porquê?

      Eliminar
  9. A que coligação se refere que se rompeu, existiam 2 coligações! Aquela que o PSD não quis repetir ou à outra coligação?

    ResponderEliminar