segunda-feira, 27 de setembro de 2021

As vitórias e as derrotas no Concelho da Guarda

Os resultados no concelho da Guarda por mandatos:
Câmara: 3 “Pela Guarda”, 3 pelo PSD e 1 pelo PS
Assembleia: Deputados Municipais: 16 “Pela Guarda”, 15 pelo PSD, 10 pelo PS, 1 pelo Chega, 1 pelo BE e 1 pelo CDS.
Juntas de Freguesia cujos Presidentes têm assento na Assembleia: 16 PSD, 6 PS, 5 “Pela Guarda”, 6 Independentes, 3 que vão a votos em plenário e um empate na Vela entre “Pela Guarda” e PS. (Haverá recontagem e se se mantiver o empate haverá noas eleições)
Nunca em eleições autárquicas no Concelho da Guarda teve tantos vencedores e tantos derrotados.
Como grandes vencedores temos Sérgio, Relva, Valbom e a restante equipa que foi criada. E ainda Álvaro Amaro, por muito que se não queira.
Como grandes derrotados temos o PSD e o PS personificados em Monteiro e em Coito. Temos depois as concelhias dos partidos e mais alto as distritais.
Explicações? Virão mais tarde.
Monteiro acreditou que tinha a Câmara ganha durante algum tempo. Depois apercebeu-se que não e resolveu disparar em muitas direcções e precipitou a saída de muitos apoiantes.
Couto, pensando que iria pacificar o PS fez-se rodear de elementos que ainda abriram mais as feridas, levando muitos militantes e simpatizantes a afastar-se.
O futuro para o PSD? Parece que será fácil: Daqui a 4 anos apoia Sérgio Costa.
O futuro para o PS? Terá entre 8 e 12 anos para se reorganizar e desenvolver um tal “projecto novo” que estava previsto para estas eleições.
Como vai Sérgio fazer a gestão na Câmara e na Assembleia? Vai depender de Monteiro, se este se afasta ou fica.
Se fica Sérgio terá que bater à porta dos eleitos do PS e se se afasta tem muito por onde escolher.
Tudo isto são conjeturas. Vamos esperar a toada de posse e o que se segue..

14 comentários:

  1. Raramente discordo de pontos de vista do meu Amigo.

    Tenho, porém, que discordar quando diz que Álvaro Amaro foi “vencedor”.

    Faço uma leitura diferente.

    Álvaro Amaro foi um péssimo mestre e o eleitorado, farto do seu estilo que prometeu e não cumpriu, gastou superfluamente e não deixou obra, para além de rotundas e, depois, fugiu, abandonando os “afilhados”, nas urnas manifestou o seu descontentamento não votando em Chaves Monteiro, cuja gestão era, cada vez mais, uma folha de papel químico tentando imitar o mestre.

    Foram os resultados eleitorais em Gonçalo (a segunda maior freguesia, com 1 006 eleitores) e em Maçainhas (a terceira maior freguesia, com 978 eleitores) que ajudaram, na corrida à Câmara da Guarda, o PG a distanciar-se do PSD.

    GONÇALO
    PS – 46,71% (299 votos) | PSD – 26,91% (169 votos) | PG – 14,81% (93 votos)

    MAÇAINHAS
    PG – 44,17% (321 votos) | PS – 23,57% (169 votos) | PSD – 18,27% (131 votos)

    Pode dizer-se, também, que os votos conseguidos na GUARDA pelo CDS-PP e pelo CH (cada com 2,69% 636 votos), foram um grande contributo para que o PG se distanciasse do PSD.

    Gonçalo, Maçainhas e o PS devem, portanto, congratular-se por terem causado a grande diferença nos resultados.

    O PG e o PSD, com a eleição de 3 vereadores cada, estão perante um PS que, ao conseguir eleger 1 vereador, será o ‘fiel da balança’ nas decisões importantes.

    Será sempre o árbitro quem manda.

    O tempo o dirá mas, parece, estamos perante uma geringonça na Guarda.

    Carlos Pissarra - Guarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Carlos
      Agora discordo eu.
      Amaro não queria Monteiro e queria o Sérgio ou Cidália.
      Há actos públicos que mostram que não havia relações entre Monteiro e Amaro e este criticou publicamente Monteiro e este afirmou que não havia contactos nem telefones entre eles.
      Amaro nunca veio à Guarda apoiar Monteiro e foi a Figueira apoiar Condesso com o sem Rui Rio.
      Há indicações que dizem que Amaro "ficou muito contente" com a vitória de Sérgio.
      A Oliveira

      Eliminar
  2. Sérgio Costa só tem um caminho que é incluir Luís Couto.
    Depois de tudo, uma aliança com Chaves Monteiro só descredibilizaria o Movimento por si criado e os moldes em que isso aconteceu.
    A aliança Sérgio Costa com Luís Couto pode ser muito benéfica para a Cidade e se durante os próximos 4 anos apresentar resultados positivos, acredito mais numa aliança Pela Guarda - PS nas próximas eleições.

    AC

    ResponderEliminar
  3. O problema do PSD é que os guardenses não querem mais do mesmo. Querem uma mudança de políticas. Parabéns ao Sergio pela coragem política e audácia.

    ResponderEliminar
  4. Começamos pelo PSD

    A quem deve Carlos Monteiro a derrota:

    A ele próprio
    Aos elementos da lista pelo menos até ao 4, mais valia ter começado do fim para o princípio
    Aos conselheiros mais próximos, que estavam habituados a ganhar eleições internas no partido e não perceberam que nas autárquicas não é só pagar quotas e transportar votantes até à mesa de voto
    Aos responsáveis dos Recursos Humanos na Câmara

    Outros perdedores:

    Aquelas famílias que metem candidatos em todas as eleições, umas vezes num partido e logo a seguir noutro, os chamados cata-ventos que depois vão para rosto de cartaz pensando que ainda influenciam alguma coisa

    A nova Rádio Altitude, que pensava que conseguia manter a tradição de escolher e fazer eleger presidentes da Câmara. O presidente candidato meteu ali todas a fichas e prometia para esta semana fechar um certo negócio com paredes de vidro, mas perderam em toda a linha. A noite eleitoral, por onde a Guarda se guiava para conhecer e analisar os resultados, foi de amadorismo, incompetência, falta de preparação e prova de decadência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser triste a atitude de aceitar os cataventos pensando que podem trazer votos, porque no final são provavelmente mais os votos que afastam do que aqueles que trazem! Mas enfim existem sempre invertebrados que tentam subir ao poleiro a qualquer custo, nem que para isso desdigam o que disseram no dia anterior. Apenas um sinal da fraca qualidade dos políticos cá da city. Triste mas é a realidade.

      Eliminar
  5. Vencedor absoluto: Sérgio Costa
    Aqueles que pensam que venceram: Álvaro Amaro, Cidália Valbom
    Derrotado mor: Chaves Monteiro. Rodeou-se de gente politicamente incompetente e apoiantes invisíveis. Chaves sempre foi um homem só, que julgou que o partido só por si venceria as eleições. Ele próprio é politicamente fraco, falta-lhe algo essencial nesta área: carisma e liderança.
    Derrotado expectável: PS. O PS local vive numa bolha em que só vê aquilo que convém ver apenas aos que estão lá. Teve 8 anos para se reestruturar indo buscar os responsáveis pelo desastre de 2013.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana Anónima 1239
      Pelo facto de escrever Mariana não quer dizer que não seja anónima.
      A Oliveira

      Eliminar
    2. Verdade. Se preferir coloco Rosa, Isabel ou Charlote, a opinião será a mesma.
      Cump.
      Mariana G.

      Eliminar
    3. Para a Rosa Isabel Charlote de Mariana. Para mim é indiferente. O que queria é que usasse a sua identidade.
      Com identificação publico sempre, como anónimo depende da disposição.
      A Oliveira

      Eliminar
  6. Parabéns aos que arriscaram e ganharam. Vamos ter uma gestão mais transparente e participativa.

    ResponderEliminar
  7. Chaves perdeu em toda a linha: começou por levar uma lista onde o 5º era melhor que o 2º e o 4º melhor que o 3º, por eleger uma direção de campanha desconhecedora da realidade do PSD e do território; faz uma lista à AM tosca com muitas "flores de estufa" relegando para lugares inelegíveis bases partidárias que posteriormente se afastaram e usou de discursos tépidos.

    Costa fez promessas a mais e impossíveis de cumprir pensando que não seria eleito pelo que começará a ver o chão fugir-lhe, terá que chamar a si todos os pelouros pois ninguém da tua lista tem capacidade por agora para os assumir e convém salientar que na sua eventual ausência haverá um autêntico vazio técnico e político.

    Couto enterrou ainda mais o PS na Guarda, quer pela antipatia que lhe é inata, quer pelas más escolhas para a lista que afastaram muitos militantes da sua campanha. A saída mais airosa que poderá ter será de coadjuvar Costa na governação da autarquia uma vez que o PSD será força de bloqueio em toda a linha.

    Para a AM as questões tecem-se de outra forma sendo que haverá impasses em muitas das decisões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que na AM o PG vai dominar, quer pelas juntas que tem quer pelas que não tem mas que vão querer apresentar obra, e quem melhor para os ajudar se não o Presidente da Camara! Logo vão todos ou quase todos apoiar Sérgio, com a debandada doa "craques" da politica que estão nos primeiros lugares fica o pessoal que de experiencia politica tem zero, e nesse domínio Sérgio vai encanta-los! e um votito a favor aqui e outro ali e lá vai ele levar a água ao moinho dele. De resto lamento se o pesos pesados desaparecerem e não assumirem o mandato todo, quebrando a confiança que neles foi depositada pelos votos! Mas pronto temo que seja o habitual primeiro o "meu umbigo" em vez de assumir o mandato até ao fim e mostrar com propostas todas a semanas que seriam merecedores da confiança de quem neles votou!

      Eliminar
    2. O PG não vai dominar nem no executivo nem na AM.
      No executivo está isolado - acompanhado por duas virgens políticas será atacado por 4 lobos experientes. Na assebleia os presidentes de junta vão exigir o cumprimento das promessase os deputados também.

      Eliminar