A notícia que se segue chamou-me a atenção:
“O vinho "Tazem Grande Escolha 2012" conquistou a
medalha de ouro no concurso internacional Le Challenge International du Vin,
realizado em Bordéus (França). Segundo a Adega Cooperativa de Vila Nova de
Tazem, «o maior e mais antigo concurso de vinho organizado em França, e um dos
mais antigos da Europa, premiou o "Tazem Grande Escolha 2012" como
medalha de ouro, em mais de quatro mil vinhos testados em provas cegas por mais
de 800 profissionais». «É mais um prémio para a Adega de Vila Nova de Tazem,
mas também para o Dão, que tem vindo a afirmar-se como uma região de referência
e de bons vinhos. É também um orgulho ver um dos nossos vinhos com uma medalha
de ouro, sabendo que a concurso estavam milhares de vinhos de mais de 38
países»
Evidentemente que é um prémio e eu até pensava que estes
concursos eram muito muito importantes e sérios, até começar a procurar
informação e ler alguns especialistas em vinhos.
Por esses especialistas fiquei também a saber que agora o
vinho, mais do que nunca, pode ser um produto de marketing e da Comunicação
social. E foi por isso que os nossos jornais regionais fizeram a festa com esta
“newsletter”
O que é preciso é ter as pessoas certas nos lugares certos,
quer o pessoal de marketing quer os da comunicação social.
Sobre este concurso é preciso dizer:
Em duas manhãs analisaram todos os 5 mil vinhos a concurso
Os 800 provadores eram profissionais e amadores
especialistas, sem indicação de como foram escolhidos.
Aos muitos vinhos Portugueses a concurso foram atribuídas 32
Medalhas de ouro, 30 Medalhas de prata e 12 Medalhas de bronze
No total foram atribuídas 1200 Medalhas aos vinhos concorrentes
Para colar nas garrafas vendem “medalhas autocolantes “ao
preço de: 1000 a 5000 Medalhas a 29 Euros por mil, 6000 a 10000 Medalhas a 27
Euros por mil e mais de 11000 Medalhas a 24 Euros por mil, não inclui preço de
transporte.
E ainda cada diploma custa 7 Euros, cada placa de prémio
custa 17 Euros, cada prato de vencedor custa 17 Euros e medalha gravada custa
27 Euros.
Tudo é negócio.
Mas mais que tudo é preciso provar e eu ainda não provei
nenhum destes vinhos premiados.
Sem comentários:
Enviar um comentário