sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A versão Ferroviária do IP5

Arte Urbana - Estação da CP - Coimbra B
A Ferrovia Aveiro/Viseu/Guarda está nas mãos da REFER, disse Sérgio Monteiro secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações
“Tenho muita confiança de que sejamos capazes de chegar a bom porto nesta negociação e, portanto, que tenhamos o misto entre a requalificação da Linha da Beira Alta e uma parte do traçado novo, desde que o custo seja compatível com a nossa realidade orçamental”, disse o governante, lembrando tratar-se de um projeto que faz parte do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas e que está englobado nos grandes investimentos públicos”.
Os autarcas de Viseu, Aveiro e Guarda defendem que a melhor solução que serve o Centro e Norte do país passa pela construção de uma nova linha entre Aveiro e Mangualde (numa ligação a Viseu) e depois a requalificação da actual linha da Beira Alta até à fronteira com Espanha. Para os presidentes de câmara, esta é a solução que potência as exportações e não esquece os passageiros.
1 - Isto até parece a versão Ferroviária da malfadada da solução rodoviária que se chamou e IP5, talvez na versão melhorada da A25, a decisão não será técnica, mas política.
2 - Em relação a esta versão os Autarcas de Coimbra já vieram a terreiro dizer que não concordam com a solução de acabar com a linha da Beira alta entre Coimbra e Mangualde.
3 – As pessoas do Interior, que são muitas, que se deslocam a Coimbra com regularidade, deixarão de ter ligações directas aquela cidade, tendo que fazer transbordo em Aveiro.
4 – A ligação do Presidente da Câmara da Guarda a Coimbra deve estar a esmorecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário