Guarda: Estação de Caminhos de Ferro |
A
Espanha vai gastar muito dinheiro em 2015 com o aumento de oferta ferroviária.
Ao contrário Portugal está completamente descarrilado. E nem sequer há sintonia
nos investimentos.
Com
a linha mais importante para o País, a linha da Beira Alta, como vai ser a
ligação em Espanha?
O
troço entre Salamanca e Vilar Formoso que deveria já estar electificado, não
vai ter investimentos nos próximos tempos. À Espanha este troço não lhe serve
de nada e Portugal não tem força para se impor. Assim vai continuar a ser
Diesel entre Vilar Formoso e Medina del Campo.
Em
2015 deve ficar pronto o troço Madrid/Badajoz com 205 milhões de euros, do lado
de Portugal não há sinais de nada.
Em
2015 a Espanha vai gastar 124 milhões de euros numa linha entre a Corunha e a
fronteira Portuguesa
Na
linha Porto/Vigo faltam electrificar 5 km do lado da Galiza, do lado de
Portugal faltam 70 km entre Nime e Valença.
No
corredor Valladolid/Burgos/Vitória vão gastar 361 milhões de euros.
Além
disto há investimentos em material circulante, quer exclusivos para a alta
velocidade, quer em bi-bitola para circularem nos carris de bitola ibérica ou
nas carris de bitola europeia.
Portugal
fica cada vez mais isolado do mundo.
É grave, gravíssimo o que está a acontecer na linha da Beira Alta: comboios Intercidades com transbordo,com atrasos de 1 hora a mais.... Os utentes irritam-se e clamam. Não temos connosco um poder representativo que nos defenda. Senhores deputados e autarcas, mexam-se! Haverá, porventura, explicações e desculpas. Mas são muitas e morosas.
ResponderEliminar