quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ferrovia: Portugal e Espanha em carris diferentes

Guarda: Estação de Caminhos de Ferro
A Espanha vai gastar muito dinheiro em 2015 com o aumento de oferta ferroviária. Ao contrário Portugal está completamente descarrilado. E nem sequer há sintonia nos investimentos.
Com a linha mais importante para o País, a linha da Beira Alta, como vai ser a ligação em Espanha?
O troço entre Salamanca e Vilar Formoso que deveria já estar electificado, não vai ter investimentos nos próximos tempos. À Espanha este troço não lhe serve de nada e Portugal não tem força para se impor. Assim vai continuar a ser Diesel entre Vilar Formoso e Medina del Campo.
Em 2015 deve ficar pronto o troço Madrid/Badajoz com 205 milhões de euros, do lado de Portugal não há sinais de nada.
Em 2015 a Espanha vai gastar 124 milhões de euros numa linha entre a Corunha e a fronteira Portuguesa
Na linha Porto/Vigo faltam electrificar 5 km do lado da Galiza, do lado de Portugal faltam 70 km entre Nime e Valença.
No corredor Valladolid/Burgos/Vitória vão gastar 361 milhões de euros.
Além disto há investimentos em material circulante, quer exclusivos para a alta velocidade, quer em bi-bitola para circularem nos carris de bitola ibérica ou nas carris de bitola europeia.
Portugal fica cada vez mais isolado do mundo.

1 comentário:

  1. É grave, gravíssimo o que está a acontecer na linha da Beira Alta: comboios Intercidades com transbordo,com atrasos de 1 hora a mais.... Os utentes irritam-se e clamam. Não temos connosco um poder representativo que nos defenda. Senhores deputados e autarcas, mexam-se! Haverá, porventura, explicações e desculpas. Mas são muitas e morosas.

    ResponderEliminar