sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O Tacho e a Cunha (Editorial do Jornal Interior)

É ler para crer e nós acreditamos nos jornais. Há mudança de estratégia ou são arrufos?
Editorial 
O tacho e a cunha
“1. Vai por aí um grande burburinho sobre empregos e lugares para apaniguados nas câmaras da região. Diz-se, e diz-se em voz alta, que fulano já arranjou lugar na câmara A e sicrano tem cunha para entrar no município B… mas a verdade é que, entre alguma vergonha na cara e uma legislação austera e pouco dada a favores pessoais, a contratação de familiares e amigos tem sido adiada um pouco por todo o lado”.
“As demais, por não terem as contas equilibradas e custos com pessoal exagerados, estão impedidas por lei de receber novos trabalhadores. Os maiores municípios da CIM, Guarda e Covilhã, estão entre os que não podem contratar”.
“E se na Covilhã o “séquito” de Vítor Pereira já foi encaixado entre o gabinetes de apoio à presidência e outros “lugares” (do Parkurbis ao complexo desportivo), com custos astronómicos para a débil tesouraria covilhanense, na Guarda, Álvaro Amaro tem sido mais comedido, mas a voraz apetência dos prosélitos e a pressão de “apoiantes” (que querem “tacho” para a mulher, para a namorada, para o vizinho e para o periquito) já levaram o presidente a criar um fundo de 100 mil euros para rescisões por mútuo acordo, e assim arranjar vaga para contratar (entretanto, discretamente, vão-se arranjando uns lugares no hospital Sousa Martins…porque a vida está difícil e trabalhar custa muito…).
Ler Editorial completo em:
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=783&id=45475&idSeccao=10917&Action=noticia

4 comentários:

  1. Hoje sábado no Paço da Cultura , António Costa
    CONVITE | AGENDA PARA A DÉCADA | GUARDA 8 NOV 21H30
    Cara(o) Camarada(o),
    Tenho o prazer de a(o) convidar para a minha apresentação da MOÇÃO AO XX CONGRESSO NACIONAL “AGENDA PARA A DÉCADA” que irá realizar-se na Guarda nos Paços da Cultura – Rua General Alves Roçadas, nº 28, dia 8 de novembro às 21H30.
    António Costa

    ResponderEliminar
  2. Não há maneira do sr. director fazer parte das relações do dr. AA. Que chatice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse com o Carlos Pinto e não com o Vitor Pereira, o director não tomava estas liberdades - como não toma com Alvaro Amaro!

      Eliminar
  3. Tacho é um grande prato ou alguidás cerâmico ou metálico, ou uma panela cujo diâmetro é maior do que a altura.
    Em sentido figurado é um emprego bem remunerado que se obteve, não por mérito, mas por favorecimento político ou familiar.
    Cunha (ferramenta) - tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho. Se sua borda for bem estreita ou muito afiada, será necessária aplicação de menos força. Como exemplo, temos: machado, prego, formão.
    Cunha - expressão popular usada em Portugal para definir o tráfico de influências

    Facto pode referir-se a : Realidade / Verdade

    Opinião:
    Na Filosofia de Parménides, opinião é a ideia confusa acerca da realidade e que se opõe ao conhecimento verdadeiro.
    Assim, as análises baseadas em opiniões são bem distintas das ideias baseadas na observação metódica dos factos.

    ResponderEliminar