segunda-feira, 31 de março de 2025

Novas sobre o Hotel Turismo e outra estória

Vergonha 1 – Hotel Turismo
Estava previsto para hoje uma informação sobre o futuro do Hotel Turismo, venho informar que não é possível fazer o anúncio previsto ficando agendado para amanhã em hora a anunciar e em local a determinar.
Mais informo que se mantém de pé a possibilidade de tomarmos posse administrativa do edifício.
Mantemos a informação que temos três empresários interessados conforme anunciei na campanha eleitoral e que manteremos no recato dos gabinetes.
Poderei informar que nesta minha visita aos EUA, encontrei interessados em investir na Guarda na área do turismo e restauração.
Espero que também no próximo sábado, o secretario do turismo em visita à Guarda, diga umas palavrinhas sobre o tema.
Vergonha 2 - Linha da Beira Alta
O ministro das Infraestrutura assegurou hoje que a obra de construção civil da Linha da Beira Alta está concluída, mas lembrou que o período de certificação deverá demorar “alguns meses” e condicionar a sua reabertura.
“Ficou hoje claro que no primeiro trimestre de 2025 ficou concluída a obra de construção civil e agora vamos iniciar os passos para a certificação para a abertura comercial”, informou Miguel Pinto Luz.
O ministro das Infraestruturas e Habitação realizou, durante a manhã de hoje, uma visita técnica à linha ferroviária da Beira Alta, entre as estações ferroviárias de Mortágua e de Pampilhosa.
No final do percurso, na estação de Pampilhosa, Pinto Luz disse aos jornalistas que o processo de certificação é longo e “vai demorar seguramente alguns meses”. Por isso, não avançou qualquer data para a sua reabertura.

sábado, 29 de março de 2025

Postais da Guarda

(Banda Lusa?
Se a casa cair

Deixa que caia
Hoje eu vou amanhecer na gandaia
1 – Rua do Comércio
Se as janelas caírem, que sejam aparadas pelos entendais
2 – Praça Velha
Se os muros caírem, que caiam para dentro
Uma obra de regime, solar de sabores”, sem fim à vista

sexta-feira, 28 de março de 2025

“Diário de Todas as Beiras” sempre na frente

Na frente - 1
A fotografia mostra os amigos e companheiros de sempre.
E a eles eu dedico-lhe GNR/Isabel Silvestre e a “Pronúncia do Norte”
Nem guerra, bairro ou corte
É a pronúncia do Norte
É um prenúncio de morte
Corre o rio para o mar
 
Não tenho barqueiro nem hei-de remar
Procuro caminhos novos para andar
Tolheste os ramos onde pousavam
Da geada às pérolas
 
Na frente – 2 (pequeno resumo)
“Foi condenada pelo Tribunal da Guarda, em Setembro de 2022, a uma pena de dois anos de prisão, suspensa pelo período de três, com as condições de não assumir qualquer profissão ou cargo que lhe determine uma relação de superioridade hierárquica em relação à funcionária a quem fez assédio laboral, o designado “mobbing”, durante cerca de um ano, três meses e 27 dias. Além disso, terá ainda de lhe pagar uma indemnização de 11.414,92 euros”
“Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco (TAFCB) já tinha condenado a Câmara da Guarda ao pagamento de 3.604 euros (acrescidos de juros de mora) à funcionária em consequência da pena de suspensão que lhe foi aplicada no âmbito de um processo disciplinar.”
“Está ainda a decorrer no Tribunal Administrativo de Castelo Branco o processo de assédio moral contra a entidade patronal.”
“na sentença de primeira instância, o tribunal da Guarda referir mesmo que "Sérgio Costa tinha conhecimento e foi convivente com os actos da arguida, sendo que, embora tivesse cessado funções como Presidente do Conselho de Administração dos SMAS da Guarda, por tais serviços terem sido extintos no final do ano de 2017, persistia, contudo, como vereador do Município e fez divulgar por todos os antigos funcionários dos ex-SMAS que as ordens da arguida eram para continuar a ser cumpridas".
“O presidente da câmara justificou a manutenção da sua assessora nestas funções com o facto de a decisão ainda não ter transitado em julgado porque a arguida suscitou “a nulidade do acórdão da Relação de Coimbra” e ainda não tinha resposta.”

quinta-feira, 27 de março de 2025

Descubra o melhor deste território através do portal VISITGUARDA.PT

Foto original: Genuíno Cobertor de papa
A Câmara da Guarda (Presidente, Arqueólogo? Vereador do Turismo? Diretos do Museu?) lançou um programa de apoio aos turistas que a pelidou de “VISITGUARDA.PT”
Já tínhamos um que se chamava, julgo eu “Guarda.me
Se o “GUARDA-ME” já tinha muitas falhas, este “VISITGUARDA.PT” não se compara. Cada dia aparecem novas surpresas.
É só comparar o que está escrito nas fotos de 22/02/2025 e 27/03/2025
Aparecem e desaparecem os motivos de interesse e do “Genuíno Cobertor de papa” nem palavra.
Até parece que o autor desta coisa, entregou isto à “Inteligência Artificial” e depois alguém entregou à primeira secretária que encontrou e lhe disse: “Retire daí todos os nossos “inimigos” e o resto vamos ementando à medida que nos chegarem as reclamações” e deu nisto.
Mais uma achega, para abordar mais tarde:
Vai realizar-se na Guarda o capítulo dos cavaleiros/cruzados de Santiago, muitas festas, muitos almoços e jantares, muito folclore, um passeio de jeep de meia-hora por um trilho e uma visita ao museu dos Meios. Será que vão oferecer uma “capa” de papa sintética aos peregrinos?

quarta-feira, 26 de março de 2025

Proposta de "JORNADA DE BOAS-PRÁTICAS PRA AUTARCAS DO CONCELHO"

 Dizem que a “Feira Farta” é a mostra dos produtores e produtos do concelho da Guarda.
43 freguesias.  400 produtores. 1000 produtos.
E onde se poderia ver esta exuberância da produção Guardenses? Obviamente no “Mercado Municipal – também chamada de Praça” e o armazém também chamado de “Centro Operacional Agrícola”, que é a casa de todos os produtores do concelho da Guarda. E que Presidente da Câmara da Guarda, acredita que se vai gerar mais economia no setor agropecuário do concelho.
A minha proposta é para fazer as devidas auditorias a estes dois centros dos produtores.
Podem, se quiser, adicionar à jornada work-shots, Show-cook e o Co-work.
E o programa seria:
Manhãs – Mercado Municipal - Praça
Segunda, terça, quarta e sexta – Confirmar que não há vendedores com produtos hortícolas do concelho da Guarda à venda
Quarta – Confirmar que há três vendedores com produtos hortícolas:
Um do concelho do Sabugal, um do concelho da Covilhã e um do concelho da Guarda maioritariamente com produtos maioritariamente da Cova da Beira.
Sábado – Aquilo funciona com produtos de várias origens.
Tardes – Centro Operacional Agrícola
Confirmar se os mil metros quadrados do edifício estão ocupados
Saber quais os produtos que são rececionados
Ajudar na preparação dos produtos para abastecimentos dos mercados.
O serviço de catering será servido na Quinta da Maunça, onde poderão assistir ao leilão de gado.
Bom trabalho

terça-feira, 25 de março de 2025

A degola das inocentes árvores

“MUNICÍPIO VAI PROCEDER AO ABATE DE ÁRVORES QUE CONSTITUEM RISCO NA VIA PÚBLICA”
“O Município da Guarda, na sequência dos resultados obtidos na avaliação fitossanitária e biomecânica a alguns exemplares arbóreos mais envelhecidos da cidade da Guarda, concluiu a necessidade, por razões de segurança, do abate de três tílias localizadas na Av. Rainha D. Amélia e de 13 ciprestes da cerca do Parque Municipal da cidade.”
“Estas árvores apresentam elevadas debilidades mecânicas que as tornam frágeis e instáveis constituindo risco para as pessoas e bens na via pública.”
Continua a “degola” das inocentes árvores. Qualquer dia o parque municipal fica sem árvores e o famoso bosque da cidade nunca mais aparece.

segunda-feira, 24 de março de 2025

"JORNADA DE BOAS-PRÁTICAS COM AUTARCAS DO CONCELHO"

Vamos todos na excursão
Visitar nosso país!
Vamos todos na excursão
E, com grande animação,
Toda a malta vai feliz!
 
A excursão vai a Gouveia,
Toda a malta se diverte!
De Celorico para a serra,
Pois o almoço promete

A notícia do Município diz o seguinte:
“Presidentes e representantes de juntas de freguesia e de assembleias de freguesia do concelho da Guarda participaram no último sábado, dia 22 de março, na Jornada de Boas- práticas 2025 promovida pelo” presidente da câmara “e que nesta edição consistiu na visita ao Parque Ecológico de Gouveia e ainda à Quinta da Caramuja, um projeto de turismo rural com produção biológica de diversas culturas.
“Um programa dedicado ao Ambiente e aos projetos da área do turismo e da ecologia.”
“Esta iniciativa vem no seguimento de outra idêntica o ano passado e tem como objetivo dar a conhecer aos autarcas do concelho bons exemplos nas mais diversas áreas.”
Então na Guarda não existe a Quinta da Maunça, ou já fechou para balanço?
Então e na Guarda não há Quintas de Turismo Rural?
Só mostra o abandono a que está votado o Concelho da Guarda precisam de ir ao meu Concelho, receber conselhos.

domingo, 23 de março de 2025

APAL - A Água que nos une e que (des)gasta e os buracos a tapar

Ontem comemorou-se o Dia Mundial da Água e deveria ter sido falado sobre a APAL- Águas de Altitude e o seu papel na gestão da água.
A APAL entrou em funcionamento e em dois meses já se multiplicam as adjudicações diretas.
As admissões, dizem que são às dezenas. Não acredito que sejam tantas, mas serão algumas.
Sabendo que a APAL é uma associação de quatro municípios, para já, que já tinham serviços, com pessoas, para a distribuição de água ao domicílio, não se entende este encher de gente um edifício pertencente à Câmara da Guarda.
Desconfio que o edifício que pertenceu ao ICNF e que passou para a posse da câmara, e que fica em frente ao edifício APAL, venha a ser ocupado por esta.
As adjudicações diretas e resumindo, realizadas entre 17 de janeiro e 21 de março foram 23 adjudicações no valor total de 767 375 Euros.
Quando consultamos a página oficial e nas secções de “Projetos”, “Obras” e “Candidaturas” informam que as páginas estão em atualização.
Curiosidade: A Câmara da Guarda é a única das quatro que não indica um número de telemóvel exclusivo de piquete.
Mesmo aprovados, o orçamento e o mapa de pessoal, não estão disponíveis nas páginas da APAL
A Câmara Municipal da Guarda aprovou, na reunião do executivo de 25 de novembro, o Orçamento, as Grandes Opções do Plano e o Mapa de Pessoal para o ano de 2025 da APAL
O orçamento de 2025 no valor de 12,3 milhões de euros prevê a estabilidade dos tarifários cobrados sem colocar em causa o serviço prestado e garante o investimento prioritário para a concretização de projetos estruturantes e obras que se pretende iniciar ao longo de 2025.
Notícia de última hora
O presidente da Câmara da Guarda, visitou os buracos das ruas no bairro Nª Sra. dos Remédios.

sábado, 22 de março de 2025

O Governo anunciou a requalificação da estrada nacional 233, entre a Guarda e o Sabugal

O Governo anunciou a requalificação da estrada nacional 233, entre a Guarda e o Sabugal. Deitam-se foguetes, mas só daqui a uns anos se podem apanhar as canas.
Os Presidentes das Câmaras da Guarda e Sabugal, uniram-se à festa e acrescentam acrescenta que as autarquias vão terminar o projeto para que o concurso da obra possa ocorrer em 2026.
Acho que deveriam ter lido primeiro a resolução publicada em DR, aqui deixo o endereço.
Quando serão as obras? Um dia de um mês de um ano a indicar, qualquer dia.
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/69-2025-911693279
O Governo considerou prioritárias obras em 31 estradas, mas, para já, tem prevista verba apenas para 8. A informação consta de uma resolução do Conselho de Ministros, publicada esta quinta-feira em 'Diário da República', que destina 446,7 milhões de euros para estes projetos, entre 2025 e 2028. A estradsa Guarda – Sabugal, está no último gripo
1 - Determinar que a Infraestruturas de Portugal, S. A. (IP, S. A.), prossiga os estudos tendo em vista a implementação dos seguintes projetos rodoviários: estradas contempladas 5
2 - Determinar que a IP, S. A., desenvolva as ações necessárias à execução das seguintes intervenções de adaptação e requalificação: estradas contempladas 3
3 - Determinar que a IP, S. A., promova os estudos tendo em vista a materialização das seguintes vias rodoviárias: estradas contempladas 13
4 - Determinar que a IP, S. A., conjuntamente com as entidades para o efeito competentes, conforme aplicável, prossiga os estudos ou ações tendo em vista as adaptações, requalificações e alargamentos necessários das vias rodoviárias, destacando-se como prioritárias as seguintes: estradas contempladas 12 entre as quais:
i) EN233 - Guarda/Sabugal - requalificação;
10 - Autorizar a IP, S. A., a assumir os encargos plurianuais e a realizar a despesa necessária à implementação dos projetos referidos nos n.os 1 e 2, até ao montante máximo global de € 446 710 000, ao qual acresce, se aplicável, o imposto sobre o valor acrescentado, à taxa legal em vigor.
11 - Determinar que os encargos orçamentais resultantes do número anterior são repartidos, nos termos discriminados na tabela anexa à presente resolução e da qual faz parte integrante, de acordo com os seguintes limites anuais:
2025 - € 8 840 000; b) 2026 - € 61 190 000; c) 2027 - € 218 760 000; d) 2028 - € 157 920 000.
Depois de ler isto, tenha a curiosidade de ler na totalidade a resolução.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Investimentos e manutenção?

A Câmara da Guarda adjudicou por 326 mi euros, a obra da construção de bancadas no campo do Zâmbito
Para o presidente do Município trata-se de um investimento importante:
É um desejo antigo
É uma necessidade dos clubes
É uma necessidade dos pais dos atletas dos escalões de formação.
Como se lê, isto não é um investimento para atletas.
Pergunta 1 – Os atletas já têm água quente para tomar banho? Há pouco tempo havia muitas reclamações pela falta de água quente?
Pergunta 2 – É verdade que o novo e chamado “Pavilhão Municipal da Escola Secundária da Sé” o único aquecimento que tem é criado pelo suor dos praticantes?
Pergunta 3, para o futuro: O que vão fazer com a cobertura do Estádio Municipal e que o vento levou uma parte?
Pergunta 4 – Quando apresentam o projecto da cidade desportiva?

quinta-feira, 20 de março de 2025

Louvores e adivinhação

1 - Louvores
Concedo louvor aos 141elementos da companhia de Serviços e Comando C-S-C, constituída por quatro pelotões e respectivos comandos, que garbosamente desfilaram na passarela das ruas da cidade, no âmbito das Comemorações do Dia do Exército Português.
Autarquias locais - Publicação: 2024-11-28
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/louvor/1552-2024-898203456
serviços de apoio no âmbito das Comemorações do Dia do Exército Português.
Louvor n.º 1552/2024
A Câmara Municipal da Guarda, sob Proposta n.º 931/2024, datada de 4 de novembro de 2024, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Fernando da Silva Costa, aprovou por unanimidade em reunião pública do Executivo de 11 de novembro de 2024, um voto de louvor público e coletivo aos/às trabalhadores/as da Câmara Municipal, cujos nomes abaixo se elencam, que desempenharam funções durante as Comemorações do Dia do Exército Português, com dedicação, entrega, empenho e profissionalismo:
Seguem-se 141 nomes com a respectiva categoria
(Não se seguem porque não tenho espaço disponível)
2 - Adivinhação
A Câmara da Guarda adiantou-se ao Governo e está a colocar placas indicativas de “Governo Civil”
O que pretende o governo?
“O Governo quer extinguir os 24 comandos sub-regionais de Proteção Civil criados há dois anos para coordenar a atuação dos bombeiros. O objetivo é regressar à divisão por distritos que vigorou até 2023, com 18 comandos, mas a nova alteração não é consensual. As câmaras são contra e os bombeiros a favor.”

quarta-feira, 19 de março de 2025

Cartão Vermelho: Presidente de Câmara, Políticos da Oposição, Comunicação Social

O que se continua a passar com a Associação que produz o “Genuíno Cobertor de papa”, e falando em termos futebolísticos, o Presidente de Câmara, os Políticos da Oposição, a Comunicação Social, entre outros, merecem um grande Cartão Vermelho.
Já tinhas visto o que se passou com “Turismo Religioso” em que foi sempre omitida a Associação do Genuíno Cobertos de papa.
E agora novo episódio, cada um mais grave que o anterior:
Depois do que vimos sobre o museu dos Meios, no programa "A nossa Tarde", na RTP, hoje de manhã, deslocámo-nos aos Meios para fotografar a fachada do museu onde estão a usar uma foto dos “nossos genuínos cobertores”, para transmitirem a mensagem de que o museu faz cobertores de papa, o que é uma completa mentira.
Vejam o descaramento, a desfaçatez de usarem, de forma abusiva, a imagem de um produto que não fazem!
É que estamos metidos com uma gente que não vale nada! Nem os do museu nem na Câmara Municipal, nem a oposição, nem a comunicação social, sem um mínimo de dignidade e respeito pela Guarda, a sua cultura, património.
Agora está na moda usarem as nossas imagens, tanto pela parte do Município como por parte da RTP para ajudarem a passar a mentira de que o museu produz cobertores de papa, parra enganar visitantes e consumidores com a habitual imitação industrial, cheia de plásticos e sem qualquer lã churra.
Eles querem que desistamos do cobertor de papa genuíno, mas estão muito enganados.
Provavelmente, iremos novamente à Assembleia Municipal, enquanto equacionamos outros procedimentos e vamos reunindo provas da discriminação a que nos votam e uso indevido de imagens dos nossos produtos e aparelhos, para fins de publicidade enganosa.
A bem do património Municipal, que queria candidatar a património mundial

terça-feira, 18 de março de 2025

Promover, Criar, Receber, Lançar, Consignar, Requalificar, Abrir, Pagar, Agendar

Promove
A Guarda promove na BTL - Feira Internacional de Lisboa, as diversas atividades desportivas que decorrem no concelho ao longo do ano, como GuardaAtivamente, Invernal de BTT cidade da Guarda e o Challenge Passadiços do Mondego
A Guarda promove na FIL do Parque das Nações o território
Cria
Câmara da Guarda está a criar um regulamento para o que se pretende que seja o «bom funcionamento» dos passadiços do Mondego
Recebeu
Câmara da Guarda recebeu do governo um edifício o centro histórico,para serviços próprios do Município. Este edifício foi sede do Instituto de conservação da natureza
A cidade da Guarda recebeu ontem, 16 de março, a primeira edição do Guarda Trail Running.
Lançará
A Câmara Municipal vai lançar um novo concurso para a requalificação de ruas no Bairro das Lameirinhas e no Rio Diz, depois do primeiro procedimento ter ficado deserto O procedimento no valor de 600 mil euros visa a reabilitação das ruas mais degradadas daquelas duas zonas da cidade.
Consigna
Consignada primeira fase da requalificação dos acessos à estação ferroviária da Guarda
Requalifica
Guarda requalifica acessos ao terminal rodoferroviário valorizando uma das portas de entrada da cidade
Mobilidade Segurança Urbanismo Informações e Serviços
Abriu
A Câmara da Guarda abriu procedimento de consulta pública ao regulamento municipal de serviços de partilha em modos suaves de transporte. “É fundamental regular o transporte das chamadas trotinetes na cidade.”
Paga
Câmara paga aquisição de Material Fotográfico para Guarda TV - 6.989,00 €
Câmara paga Restauração de Mobiliário (Cadeiras e Mesas de Bar) "Teatro Municipal da Guarda" - 9.199,99 €        
Agendar
O Presidente continua a agendar campanha eleitoral “à pala” da Agendo 2040, “Para isso, serão realizadas reuniões e lançado um inquérito, solicitando a resposta de todos. Recorde-se que o processo de criação da Agenda 2040 teve início em fevereiro do ano 2023”, e ainda não há agenda.
Ignorar, Propagandear, Enganar – “ # % & !! ??

segunda-feira, 17 de março de 2025

Hoje fui ao baú: Consulta pública – Antiga Casa da Legião

«Num verdadeiro exercício de democracia participativa»
Câmara Municipal da Guarda:
Consulta Pública - Antiga Casa da Legião - 27/05/2022 - 00:00:31
“Até 21 de junho, você decide o Futuro da Antiga Casa da Legião. Participe, e faça parte da decisão e do desenvolvimento da sua cidade. As participações deverão ser apresentadas por escrito, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal, quer por correio, para a Câmara Municipal da Guarda, entregues diretamente no Balcão Único da autarquia, ou submetidas neste link: https://www.mun-guarda.pt/ferramentas/formularios/consulta-publica-casa-legiao/?source=/”
Jornal Interior: 25 julho, 2022
Antiga Casa da Legião vai dar lugar a uma nova praça
“Os guardenses querem que a antiga Casa da Legião seja demolida para dar lugar a uma nova praça e um espaço de estacionamento para 50 automóveis, em frente à entrada principal da Sé Catedral.”
“O presidente da Câmara da Guarda anunciou esta segunda-feira, na reunião do executivo, os resultados da consulta pública onde a primeira proposta recolheu 172 votos.”
“Havia outras duas alternativas: A reconstrução do atual edifício (96 opiniões positivas) e uma outra opção sugerida pelos participantes (71 respostas).”
“Os participantes escolheram a demolição do edificado e a construção de uma nova praça no centro histórico. «será esta decisão que vai ser tida em conta»
O presidente mostra-se «satisfeito com a participação dos guardenses» nesta consulta pública «num verdadeiro exercício de democracia participativa»
Em que capítulo das agendas vai entrar isto?

sexta-feira, 14 de março de 2025

Sem pudor na propaganda e um dia da mulher estranho

1 – Sem pudor
O site da câmara publicitar um “feito da câmara” onde está o candidato do PG, é obra
2 – O dia da mulher
Comemorar o dia da mulher no solar dos vinhos e falar do queijo da serra, possivelmente acompanhado de vinho, é no mínimo estranho.
E estranho também foi a “aquisição de ofertas institucionais alusivas ao dia internacional da mulher 2025” a “Mais Meios - Com. e Marketing, Mem Martins, Sintra” por cerca de 6 mil euros e não haver fotografias com a distribuição e a quem.

quinta-feira, 13 de março de 2025

E quantos estão/estavam recenseados?

 

Vamos ter eleições e vamos ter menos eleitores, continua a queda.
Continuam a vender-nos o paraíso e eu concordo. Com todas as saídas isto vai tornar-se um paraíso na terra. Poderá ser um deserto, mas o deserto ainda tem oásis.
E para as eleições, a festa já começou.
 
Em 2021
Distrito da Guarda – 146 440 eleitores
Concelho da Guarda – 37 451 eleitores
Freguesia das Guarda – 23 156 eleitores
Freguesia de Gonçalo – 1 006
 
Em 2025
Distrito da Guarda – 139 789 eleitores (menos 6 651 eleitores)
Concelho da Guarda - 36 514 eleitores (menos 937 eleitores)
Freguesia da Guarda - 22 844 eleitores (menos 312 eleitores)
Freguesia de Gonçalo – 935 eleitores (menos 71eleitores)
 
O Senhor Morgado – José Niza
(Pequenos excertos)
 
Fala a toda a gente.
Topa um influente:
"Sou um seu criado..."
Eleições à porta,
Seja Deus louvado!
 
Que homem tão perfeito!
Deputado eleito
muito bem votado,
vai para o Te-Deum,
Seja Deus louvado!


quarta-feira, 12 de março de 2025

Imagens com legenda

(Bordalo Pinheiro)

Partidos construindo o País


(Bordalo Pinheiro)

Departamento de Comunicação e Propaganda da câmara a cobrir o evento do dia                                                                          


Presidente da Câmara mostra ao Procurador-Geral da República gráfico com os postos de trabalho criados na Guarda e o rascunho da agenda 2040


 

terça-feira, 11 de março de 2025

A grande fraude inaugurativa? Inaugurada a USF – Lameirinhas.

O Município da Guarda, informou com 10 fotografias do chefe, todas, que foi feita a “INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR NAS LAMEIRINHAS”
E eu estou confuso:
1 - Publicado em 16 de janeiro de 2023, é inaugurada a Unidade de Saúde Familiar (USF) Carolina Beatriz Ângelo, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda e é garantida assistência a 6700 utentes na Guarda A atividade funcional da USF decorrerá no Centro de Saúde da Guarda e nas Extensões de Saúde da Vela e Gonçalo, "garantindo resposta assistencial a cerca de 6700 utentes"
2 – “Foi inaugurada ontem, 10 de março, a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lameirinhas, sediada no Centro de Saúde da Guarda”
“Com esta nova unidade, reforçamos a nossa capacidade assistencial e garantimos um atendimento mais próximo, rápido e eficaz. A USF Lameirinhas junta-se às já existentes USF A Ribeirinha, USF Mimar Meda e USF CBA, consolidando a nossa missão de proporcionar cuidados de saúde de excelência à população.”
Perguntas:
1 – Que descaramento. 10 fotografias, 10 do chefe? Foi ele que fez a inauguração?
2 – Já há casamento entre PG e PSD?
3 – No Centro de Saúde da Guardam funcionam agora duas Unidades de Saúde Familiar?
4 – A USF Carolina Beatriz Ângelo foi extinta? Se sim quem foi o autor do crime e da falta de respeito por terem saneado uma das mulheres portuguesas mais brilhantes dos seculos XIX/ XX, e é desprezada na sua terra?
5 – Com toda esta festa, terá sido apenas a inauguração de um ato administrativo?

Adenda: Antigamente havia nas lojas um azulejo que dizia: “Hoje não se fia, amanhã sim.”. Assim está a abertura do bloco 5 do hospital da Guarda. “Hoje não abre, amanhã está para breve”. Isto já lá vão mais de 6 meses.

domingo, 9 de março de 2025

Elencar postos de trabalho criados na Guarda


Entre anúncios de postos de trabalho criados na Guarda, O Presidente da Câmara “voluntariou-se” para elencar os postos de trabalho criados, e eu acrescento, deveria também elencar os postos de trabalho perdidos, os postos de trabalho criados na Câmara e na APAL e “descriados” em órgãos públicos, em empresas privadas e trabalhadores individuais.
Então, elencamos as notícias de criação de postos de trabalho:
27 de novembro, 2023 – Jornal Interior
“Sérgio Costa diz que foram criados 400 postos de trabalho na Guarda em dois anos”
“E apelou aos guardenses para que, nas próximas eleições, votem «em quem cumprir um caderno de encargos», que inclui a conclusão «integral» da segunda fase de modernização do Hospital Sousa Martins, a reabertura do Hotel Turismo e a conclusão «o quanto antes» das obras da Linha da Beira Alta.
19 de janeiro de 2024 - Rádio F
“Nos últimos dois anos foram criados 700 postos de trabalho na Guarda”
“É o resultado do empreendedorismo dos empresários e do empenho da autarquia para captar investimento, os 700 postos de trabalho são reais, não se tratam de números de campanha eleitoral.”
27 de fevereiro de 2025 – Rádio F
“O presidente da Câmara da Guarda diz que entre investimento público e privado, já foram criados neste mandato autárquico, 1500 postos de trabalho efetivos”
“E se dúvidas houver, diz estar disponível para elencar em que locais estes postos de trabalho foram criados.”
Muito bem Senhor Presidente, reforcemos o pedido: Coloque nas suas páginas oficiais o “elenco” dos postos criados e onde. Obrigado, os Munícipes merecem.
 
Adenda:
Se quiser e conseguir, visite a página do facebook
https://www.facebook.com/photo?fbid=10221743405812880&set=pcb.10221743454254091
Nuno Dias – Passeio pela Guarda – 65 fotografias

sábado, 8 de março de 2025

“Município e espaços públicos

1 – Lameirinhas: Investimento falhado?
No polidesportivo das Lameirinhas foi feita uma requalificação, dita indispensável e funcional. Muita festa e as respectivas fotos com placa a assinalar o feito.
750 mil euros foi o investimento necessário, com paredão e cobertura. O paredão está a resistir, a cobertura é que não cumpre a missão para que foi criada. Cobrir a zona de jogo das intempéries.
As últimas chuvadas vieram mostrar que nem tudo ficou bem.
2 – Zonas ajardinadas que andam a espalhar
O Município informa “que está a criar novas áreas ajardinadas na cidade e a reconverter as existentes tornando-as mais sustentáveis e amigas do ambiente”.
Durante o ano de 2024 foram ajardinados cerca de 5500 m2 e estima-se que até ao final do mês de março se chegue perto dos 7800m2 de novos jardins.”
“As intervenções têm sido feitas em áreas do domínio público em vários bairros e loteamentos da cidade.”
Continuam a gastar-se milhares de euros em pequenos jardins, só para parecer bonito e agradar aos fregueses, esquecem se que os “grandes” jardins do centro da cidade, Jardim José de Lemos, Jardim Frei Pedro e Jardim Lopo de Carvalho, cominuam abandonados. e num deles gastou-se mais de um milhão de euros na requalificação e que vai servindo de depósito à medida do momento.
(Não sei como estará o Parque Municipal, onde também se gastaram milhares de euros na requalificação)

sexta-feira, 7 de março de 2025

Guarda recebe nos dias 10 e 11 de março Workshop de Turismo de Herança Judaica


Vai realiza-se em Fátima nos dias 6 e 7 de março o 12ª dos IWRT - International Workshops on Religious Tourism.
Pa a Guarda o programa é pobre para agentes turísticos profissionais
Transcrição da informação da câmara:
A Guarda vai receber um pós-tour do evento com o Workshop de Turismo de Herança Judaica.
A iniciativa agendada para os dias 10 e 11 de março conta já com 40 participantes inscritos oriundos de diversos países.
Programa:
Chegam à Guarda no final do dia 9 de março onde está previsto jantar.
Dia 10, a jornada será dedicada ao tema “Identidade e Tradição Experiências Autênticas e Inimitáveis”:
Encontro no TeatroMunicipal da Guarda
Workshop de tecelagem sobre o tradicional cobertor de papa
Visita ao Miradouro do Mocho Real e Cascata Rosa nos Passadiços doMondego
Workshop do pão no Forno Comunitário de Videmonte
Merenda do Pastor
Visita noturna ao Centro Histórico da Guarda no perímetro amuralhado e Judiaria.
Jantar
Dia 11 de março, tema “Da Mais Antiga Judiaria à Última Sinagoga Sefardita – Legado e Memórias”
Visita durante a manhã aos terraços da Sé da Guarda
Leitura e interpretação da organização da urbe e a convivência entre credos
A tarde será passada em Gouveia
Regresso à Guarda e transferes em direção a Lisboa.

quinta-feira, 6 de março de 2025

Câmara comemora o Dia da Mulher

A Câmara vai comemorar o Dia da Mulher. Como? Ainda não foi publicado o programa.
Nem quem são as mulheres que vão ser convidados.
Os brindes já foram comprados.
Data da publicação - 06-03-2025
Os bens deverão ser entregues até ao dia 5 de fevereiro
Descrição - AQUISIÇÃO DE OFERTAS INSTITUCIONAIS ALUSIVAS AOMDIA INTERNACIONAL DA MULHER 2025
Entidades adjudicatárias - Mais Meios - Com. e Marketing, Mem Martins, Sintra
Data do contrato - 27-02-2025
Preço contratual - 5.894,85 €
Prazo de execução - 5 dias
Para quando a comemoração do Dia do Homem?
Para quando a Comemoração do Disa do Munícipe?
Todos temos direitos a brindes da câmara, não só alguns.

quarta-feira, 5 de março de 2025

“Guarda folia”

Aos poucos e já depois da realização das atividades vão sendo reveladas as adjudicações para a “Guarda Folia”
Até agora, a conta já vai em 123 000 mil euros e ainda haverá mais para divulgar, com por exemplo, o valor da tela e o apoio às freguesias.
1 - Aquisição de Serviços para Produção de um Filme Documentário Desfile das Freguesias - "A Revolta das Carroças e Julgamento e Morte do Galo 2025" a Luis Filipe da Costa Barbosa por 6.500,0 euros publicada a 05-03-2025
2 - Aquisição de Serviços para Animação do Cortejo Infantil Guarda folia 2025 a Hilariantepalco - Produção de Eventos de Vila Nova de Famalicão por 12.700,00 Euros publicada a 05-03-2025
3 - Aquisição de Serviços para Contratação de Artistas - Tabernas do Entrudo a Ritmo Obrigatório de Lisboa por 17.000,00 € a 05-03-2025         
4 - Aquisição de Serviços para Implementação de Estruturas e Equipamentos para as Tabernas do Entrudo a Multitendas-Comércio e Aluguer de Tendas de Braga por 35.517,23 Euros a 05-03-2025         
5 - Aquisição de Serviços para Aluguer de Material Técnico de Som, Luz e Estruturas para o Evento GuardaFolia 2025 a Road Case, Unipessoal, de Cantanhede por 4.950,00 Euros publicada a 28-02-2025
6- Fornecimento de Bombas de Calor a Gasóleo - Eventos do Municipio da Guarda a ABFS - Business to Business Services de Sesimbra por 5.882,00 Euros a 28-02-2025

terça-feira, 4 de março de 2025

E o Galo acabou, viva o próximo galo

Assisti ao “Guarda Folia, aqui há Galo” através das centenas de fotografias com que o Presidente da Câmara nos proporciona.
Obrigado por me ter poupado uma presumível valente constipação.
Descartando o Carnaval das crianças, tivemos as tabernas do Entrudo, o funrun, o “grande” desfile do galo seguida de julgamento e assadura na fogueira, seguindo-se finalmente uma canja de galinha.
Tabernas, não passam de tabernas e está lá tudo, o bom, o mau e o vilão, com a Rosinha como ponto alto.
O funrun é uma corrida simpática. Gostei do às de copas.
Estava com alguma espectativa sobre o cortejo das carroças. Mas se continuarem a entregar os cortejos às juntas em vez de ser às associações, continuaremos a ter um cortejo pindérico em que falta a crítica social, política e económica local.
Quanto ao espetáculo do galo, este estava bonito, os cenários também pareciam bons e a queima foi bonita.
E o texto? Estou à espera da divulgação.
O “Diário de Todas as Beiras” divulgou o testamento, que era sempre o ponto alto da festa do galo, e que tem sido menorizado. Muitíssimo pobre.
Não conseguiu entregar com êxito todos os seus pertences e os que entregou, sem piada e sem críticas relevantes.
Ao menos que a canja estivesse saborosa, com aquele frio seria preciso alguma coisa quente.
Até este momento ainda não foram revelados todos os custos da festa

segunda-feira, 3 de março de 2025

Os anúncios anunciados que se anunciam só porque se anunciam

1 – Faltam 28 dias para se anunciar que vamos anunciar que no final do 2º semestre teremos novidades sobre o Hotel Turismo
2 – Anunciamos que vamos anunciar que os 28 dias anunciados para arrancarem os comboios na Linha da Beira Alta não chegam e que anunciamos que em próximos trimestres arrancaremos com os comboios
3 – Anunciamos que já não anunciamos que o Porto Seco vai arrancar porque o país não tem 4 milhões para gastar neste projecto, mas anunciamos que as trotinetes já têm docas secas para atracar.
5 – Anunciamos que em breve as Infraestruturas de Portugal vão anunciar que a variante da Sequeira já tem um desenho no papel para apresentar
4 – Anunciamos que em breve as Infraestruturas de Portugal vão “reanunciar” que a variante dos Galegos é uma ponte pedonal
5 – Anunciamos que já anunciámos que a Câmara anuncia que está a trabalhar duramente nestes assuntos e que em breve anunciaremos o “estado da arte”

domingo, 2 de março de 2025

O Ás que temos no carnaval

Intercâmbio luso-espanhol com copos e copas
No Carnaval nada parece mal.
No Entrudo bebe-se tudo.
O Rei de copas reina no Carnaval
No Carnaval, Pão que sobre, Carne que baste e Vinho que não falte.