quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Guarda cidade Natal: A Tenda – Brutal

É um impacto brutal, a tenda que foi montada na Praça Velha.
Pista de Gelo e Carrocel do Pai Natal vão caber dentro da(s) tenda(s).

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta
Que outro valor mais alto se alevanta.

Lusíadas, Canto I, Estrofe 3

21 comentários:

  1. Muito bom! Este presidente já fez mais em 1 ano e cerca de 2 meses do que os anteriores em vários anos.
    Apenas pecou por tardia na sua vinda para a Guarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em pleno. Pecou por tardia a vinda deste executivo. Se tivessem chegado mais cedo, mais cedo nos teríamos vistos livres deles. Agora só vão quando já não tiverem um tostão nos cofres da Câmara. Já não falta muito porque em 14 meses só conseguiram acabar o que os outros tinham começado e gastar o que os outros tinham deixado. Tão mal que estavam as finanças da Câmara e afinal ainda deu para andar a festejar ao longo de um ano. De tudo o que se gastou em 14 meses o que fica? Nada. Fizeram o impensável. Transformaram a Guarda em chacota e alguns até já lhe deram nome: Guarda, Cidade Pimba.

      Eliminar
    2. Outros ainda fizeram o Parque Urbano do Rio Diz, a Biblioteca, o TMG, as Piscinas, os Centros Escolares, a VICEG, requalificaram a Torre de Menagem, a Muralha, a Capela do Mileu, o Museu de Arte Sacra, lutaram pela Maternidade, pelo Hospital, pelo IPG, modernizaram o subsolo e os acessos principais da cidade, melhoraram a acessibilidade e criaram eventos diferenciados e reconhecidos a nível nacional.
      Mas à bruta (de brutal) é esta tenda que esconde, como quem tem vergonha, a Sé da Guarda.

      Eliminar
  2. Um candidato a comprar um hotel, que ja tem nome e ainda nao tem preco nem esta á venda. ESTA CIDADE E UMA MARAVILHA. Melhor so mesmo a oposicao a fazer uns autocolantes e a vender cromos adversarios...bem riam-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse candidato podia já ser o novo dono do Hotel Turismo se o anterior executivo não preferisse vender por menos dinheiro ao estado. Mais uma péssima decisão, é mais uma entre muitas...
      Espero mesmo que o empresário José Luís, compre o Hotel. Na minha opinião, deveria ficar como estava na 1º fase em forma de L, um verdadeiro Hotel de charme. No seu interior valorizo especialmente a escadaria.
      Ficaremos aguardar. E no final dos 4 anos é que deveremos julgar, não agora.

      Eliminar
    2. E não se esqueçam do chineses para dar uma ajuda. Ha Ha Ha Ha Ha Ha Ha

      Eliminar
  3. Caro 1537
    Se fazer um campo relvado, uma rotunda que está a meio, uma mini feira e umas pequenas festas é fazer muito, a ambição é pequena.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Requalificação do mercado municipal e reparação da central de camionagem, parque Tir, belíssima rotunda dos 5 F's, avenida de 4 faixas, rotunda do bairro da luz... As obras com este executivo andam rápido e não fazem e desfazem ficando o custo muito superior ao previsto como acontecia com os socialistas.
      Se considera pequenas festas, o 10 de Junho, FIT, festa dos bairros, grandioso Natal... Em apenas 1 ano!O que será para si grande? No poder socialista tivemos 2 grandes festas de destaque, 10 Junho de 1977 e a comemoração dos 800 anos da cidade em 1999.

      Eliminar
    2. Caro 0221
      Bem me parece que não andou por cá durante muito tempo.
      Mercado e Central, já estavam previstos, a rotunda da Ti Jaquina estava prevista mas não tão belíssima, a avenida com 4 faixas estava prevista e em execução, o 10 de Junho é do PR e do General, a festa dos bairros existia e acabou com a feira de s. João, destruiu uma boneca e criou 10, o grandioso Natal só visto porque descrito não há palavras.
      Não fazer e desfazer obras , é porque não passa entre a Rotunda da Ti Jaquina e as bombas de gasolina.
      E fez também o galo cantar.
      A Oliveira

      Eliminar
    3. Tem toda a razão Senhor Oliveira. Alguém deixou um Parque Urbano para fazerem a FIT e a cidade arranjadinha para receber o 10 de Junho e o TMG para as sessões de pompa e circunstância e o dinheiro para se gastar nisto tudo. Não criaram nada de bom e destruíram o que de bom existia. "Vim vi e destrui" vai ser o lema destes senhores e depois alguém vai andar anos a apanhar os cacos.

      Eliminar
    4. De facto, só quem tem palas de lado, não distingue a diferença do projeto incial para a avenida da galpa à rotunda dos 5 f's... Um projeto deturpado e ao encontro de alguns interesses, foi substituido ainda a tempo, por uma rotuno indisepnsável para o bairro da luz, a extinção da degradação miserável que era o final da rua das barreiras, em plena cidade e com mais buracos que muitas estradas de terra batida... foram anos e anos a fio, e visão... só pro interior de alguns bolsos concerteza....

      Falta iniciativa empresarial à guarda é certo, mas isso cmpetirá ao privado. O que o muicipio e bem está a fazer, é a promover uma cidade que de tão cinzenta que estava, pouca atratividade poderia ter.... Podem chamar-lhe festas e festinhas, mas só recuperando a estima e o orgulho de um povo, só com o ressurgir do nome da cidade na comunicação social, poderá vir a beneficiar no futuro de alguma competitividade... seja atraves do turismo, seja através das fests... como queiram... mas lembrem-se que muitas cidades deste pais projetam-se com uma festa tb... e nos paises vizinhos igual.... agora que a procissão vai no adro, e se pode fazer muito melhor...é verdade concerteza e esperemos que ano apos ano, consigamos recuperar a esperança perdida... porque nao é a dinamitar tuo o que são iniciativas, denegrir as ações ou a escamotear o que bom de é feito que lá iremos.... o passado não serviu de lição ainda?!?!? Haja uniao de esforços e concerteza alançaremos todos o que pretendemos... Viva a Guarda

      Eliminar
    5. Só quem tem palas nos olhos vê tão pouco para dizer tantas barbaridades. Guarda, Cidade Natal nunca chega aos calcanhares de Óbidos que é Vila Natal há anos.

      Eliminar
  4. Vale tudo para montar o circo!!!

    ResponderEliminar
  5. Faz hoje 34 anos que morreu Francisco Sá Carneiro
    Neste vídeo, é recordado o grande (verdadeiro) democrata:
    https://www.youtube.com/watch?v=rXoZUaBzgd0&index=47&list=FLUDU-Sk51Aeh4KPVhzeLQXQ

    “Falamos pouco da ideologia, falamos mesmo pouco de Abril, não vamos encher a boca com Abril, nem com a democracia, mas vamos trabalhar modestamente para o realizar, para fazer aquilo que os governos que nos antecederam não fizeram."

    Se fosse corrupto como muitos que andam sempre com Abril na boca, mas na pratica são verdadeiros fascistas, talvez ainda hoje estivesse vivo e mais não digo...
    Portugal seria um país melhor com Sá Carneiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase ninguém (que exerce poder) sabe hoje o que é ideologia e nem sequer respeita-la, só sabem durante as campanhas e mal, chegam até a enganar o eleitorado.
      Da mesma forma que não se deve usar Abril para criticar ou tirar proveito, também Sá Carneiro não deve ser usado da mesma forma. Portugal será um país melhor quando o povo o quiser, mesmo.

      Eliminar
    2. Não levantarás o nome de Sá Carneiro em vão!
      Portugal seria um país melhor se os portugueses quisessem.

      Eliminar
  6. Fui ver a tenda, de perto. Que monstruosidade! Limpem as mãos à parede todos os que contribuíram para aquela aberração visual e estética. Será possível que uma Directora da Cultura da R. Centro, esposa do Presidente de Câmara da Guarda, tivesse dado o seu consentimento, não respeitando o entorno da Sé, esta sim o nosso ex-libris? O Senhor Bispo da diocese como se sente com a sua Catedral barrada com uma tenda de divertimentos? Não há "regulamentos" diocesanos para os recintos das Igrejas para acautelar a dignidade litúrgica? Se houve entendimento entre as partes, voltámos aos tempos antigos de união entre a espada e a cruz? E, ainda , uma pergunta se impõe como pertinente, porque somos merecedores de esclarecimento: houve um ajuste directo entre o Sr. Presidente e o empresário, cantor coimbrão, André Sardet para termos aquele mamarracho? Informe tudo, Senhor Presidente, com os seus verdadeiros contornos, para tudo ser claro e transparente. Fala-se muito por aí.
    Tudo isto suscita apreensão, quando um Presidente com estes gostos culturais, quer gerir,ele e só ele, um futuro Museu Municipal. Que calamidade seria! As pessoas da Guarda devem, em nome da defesa do seu Património, indignarem-se e tomar posição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indignam-se, mas não tomam (o)posição :-( É de facto uma das maiores aberrações que já vi.

      Eliminar
  7. Bruta(l) essa gente que gasta dinheiro com isto. E depois andam com a conversa que a câmara está falida e ainda ninguém sabe destes contratos.

    ResponderEliminar
  8. A quanto apostamos que o Dr. José Igreja estará na inauguração da tenda?

    ResponderEliminar
  9. Foi interessante ver o artista do regime a preparar as criancinhas para a pista de gelo, será que o negocio é dele?
    Entrada perigosa e escorregadia assim que vier um pouco de gelo a pista muda-se para a escadaria da entrada, um perigo, será que o CDS e o seu fiscal de parques infantis não quis ajudar ? O será que as comadres já estão zangadas??

    ResponderEliminar