segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Transparência nas autarquias

Os autarcas gastam milhares de horas e de euros em propaganda, contratam fotógrafos, publicam revistas, mobilizam “influenciadores de redes sociais”, mas quando os portugueses querem transparência e a AR aprova leis, aí estão todos a gritar que há mais burocracia, mais dinheiro e mais esclarecimentos. Informação, só a que eles pagam em seu benefício.
“ANMP dá parecer negativo a proposta que obriga publicação de deliberações na imprensa”
“A iniciativa do Governo, em discussão no parlamento, “altera o Regime Jurídico das Autarquias Locais, em matéria de publicidade das deliberações”, propondo que câmaras e assembleias municipais, assim como assembleias e juntas de freguesia com mais de 10.000 eleitores, sejam obrigadas à publicitação de todas as deliberações com eficácia externa nos jornais regionais e locais, incluindo os digitais e sítios da internet de rádios regionais ou locais”
“A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) criticou hoje, no parlamento, a proposta do Governo que obriga à publicidade na imprensa regional e local, inclusive ‘online’, das deliberações tomadas pelas autarquias, por implicar mais burocracia “sem significativa utilidade”
“As autarquias locais “não descuram o princípio da transparência”, mas a proposta acarreta “um esforço redobrado e sem significativa utilidade”.
A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) deu parecer negativo à proposta do Governo que obriga à publicidade na imprensa regional e local das deliberações tomadas pelas autarquias, justificando que as freguesias não conseguem assumir mais encargos, porque têm meios financeiros e humanos limitados.”
“Se a comunicação social tem direito a mais apoios, então que vão diretamente do Orçamento do Estado. Nós não damos para esse peditório, nem concordamos com isso”, o vice-presidente da Anafre.”

8 comentários:

  1. https://ointerior.pt/regiao/luis-tadeu-e-candidato-a-presidencia-do-turismo-do-centro

    pinhelito a levar na corneta

    ResponderEliminar
  2. O presidente da Câmara da Guarda é o número um do jogo do esconde esconde
    Sérgio Recato Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tem pouco para mostrar esconde o mais que pode as coisas para poder anuncia las nos momentos certos

      Eliminar
    2. Não fez uma obra na Guarda. O Amaro ainda fez umas rotundas só não colocou o comboio. Que belos políticos temos! Que peçam um espelho para se verem ao deitar

      Eliminar
    3. Não fez rotundas. Adornou rotundas. São coisas diferentes

      Eliminar
  3. Quanto menos souberem o que se passa melhor

    ResponderEliminar
  4. E novidades do PSD da Guarda? Já têm candidato ou ainda está no forno?

    ResponderEliminar
  5. Se for igual ao concursos da Câmara

    ResponderEliminar