sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Linha da Beira Alta em placas e uma pedovia que é só passeio

Quem quiser ler a história da remodelação da Linha da Beira Alta, é favor dirigir-se à Estação da Guarda e procurar as placas que anunciam os investimentos, feitos e por fazer
Também pode dirigir-se à placa de inauguração da “pedovia” da Guarda. Quantas placas de inauguração foram colocadas? (E se o passeio toda a gente sabe que é uma “pedovia”, também é para ciclistas?) Há lá qualquer coisa no chão a indicar, mas não me apeteceu ir ver.

9 comentários:

  1. A pedo é ciclovia também

    ResponderEliminar
  2. No Porto, já se fala de acabar com a VCI como via rápida:

    https://newinporto.nit.pt/na-cidade/peticao-publica-quer-tornar-a-vci-no-porto-numa-avenida-urbana-e-livrar-se-dos-pesados/

    Aqui na Guarda, com a função principal da VICEG a ter sido substituída pela A23+A25, é hora de começar a pensar também o futuro.

    Não faz sentido ter a VICEG como uma via rápida, a funcionar como uma muralha à cidade.

    Ainda para mais, passam lá meia dúzia de carros por dia. O trânsito que tem não justifica, nem de longe, nem de perto, uma via com 4 faixas de rodagem.

    E transformando a VICEG numa via urbana, já não é preciso a ciclovia para nada.

    Foi muito bem projectada, mas com base num pressuposto errado, de não poder incomodar os automóveis nem um centímetro. Ficou uma montanha russa, que até de bicicleta eléctrica é desconfortável de circular. Além de estreita para juntar peões e bicicletas.

    Podia ter sido logo bem feita, gastando nem metade do dinheiro, reduzindo uma via da VICEG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reduzir uma via da Viceg, nem pensar, é não saber pensar o futuro... já temos bons acessos para pesados agora acabar com isso, seria suicídio coletiva a medio/longo prazo.

      Eliminar
  3. Pedo vem de pedal ou de pedante?

    ResponderEliminar
  4. Mais parece um cemitério!

    ResponderEliminar
  5. Já montou o novo palco onde vai discursar? Parabéns. Merecia não ter lá ninguém

    ResponderEliminar
  6. Os ciclistas para começar o percurso pegam na bicicleta e levam-na à rédea junto ao passeio, convém apenas não ir muito no meio da estrada e afastar as rodas 10 cm da placa do sr presidente

    ResponderEliminar
  7. Vão ao Jardim josé de lemos e vejam com os próprios olhos como este autarca inaugurou Eduardo Lourenço. Eu tinha vergonha de ousar meter as manápulas num busto dum consagrado. É duma clamorosa falta de noção que eu diria loucura. Então o maior filósofo da península ibérica tem de ter o nome dum político insignificante na sua escultura? É como se o primeiro ministro pusesse o nome por baixo de Luís Vaz de Camões ou de Fernando Pessoa.
    Que falta de tudo, principalmente falta de experiências
    Ide ver mundo

    ResponderEliminar
  8. Até nos blogues há censura...
    Grande DDT pode explicar-me qual foi a parte que o chocou e impediu se inserir o comentário?

    ResponderEliminar