domingo, 18 de agosto de 2024

A oposição que se cuide. Estão a guardar-se para quando?

Daqui a um ano vamos ter eleições para a autarquia. A oposição da Guarda anda muito distraída e não sabemos se ela existe.
Há uma máxima portuguesa que diz: “Quem não aparece, esquece”. Como é facilmente constatável, a oposição não aparece em lado nenhum.
E no final lamentam-se.
E a coisas vão acontecendo:
1 – Escrito do presidente de uma instituição.
“Relacionamento com a Câmara Municipal”
“Não espanta a atenção e a amabilidade da excelentíssima Câmara e, obviamente, do seu Presidente em relação a __________. Se há alguém na Guarda, que se dedicou e dedica à cidade e à região foi e é o atual Presidente da Câmara. Esta__________ agradece toda a atenção do S. Presidente para com os problemas da instituição que, como toda a gente sabe, não nasceu há anos_______.”
2 – Um slogan para uma festa na cidade
Guarda: uma cidade Ativa - Mente em pleno coração da Serra da Estrela
3 – Uma crónica para refletir:
“Muitos fazem dos sucessivos mandatos uma profissão – que não é -, não têm uma carreira que pudessem retomar com satisfação, caso deixassem de exercer um cargo político.”
Frase de: Maria João Bárrios, jornal público
“Autarquias que comprometem desenvolvimento social.
https://www.publico.pt/2024/08/14/opiniao/opiniao/autarquias-comprometem-desenvolvimento-social-2100658
leitura paga

55 comentários:

  1. Sr Oliveira, a oposição resume-se em duas coisas

    - PSD capturado por Álvaro Amaro à segunda feira e por Pinhel à terça, uns anseiam o regresso do pai, os outros querem a aventura do filho. Carlos Chaves não tem espaço e não lhe deixam fazer nada

    - PS faz o que fez sempre, debilitado, esperando o milagre Ana Mendes Godinho, caso contrário não têm hipótese

    Nisto, o PG desgoverna e destrói, mas terá vida curta caso a ex ministra apareça. Em caso de candidatura dessa senhora, Sérgio Costa passa a ser uma insignificância... Na Guarda ninguém o deseja verdadeiramente e basta um candidato forte para o arrumar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os restantes dias da semana? Talvez isso explique ainda não termos fumo branco na ULS. Estarão os senhores da distrital a tratar de influenciar alguma coisa?

      Eliminar
    2. Luís Montenegro/PSD jamais escolherá um condenado ou um arguido para candidatar a uma câmara duma capital de distrito! Carlos Chaves pode ter uma oportunidade para voltar a ser candidato e se não for Carlos Chaves, terá de ser alguém de fora!
      A escolha pode é recair no próprio Sérgio Costa, que saiu do partido. Todo o cuidado é pouco. Diz se por aí que José Relva desabafa dizendo que "assim, sozinhos, independentes, é muito difícil"!

      Eliminar
    3. PROBLEMAS NOS TRIBUNAIS(JUSTIÇA APERTA OS CALOS) Um deixou de servir para deputado europeu e teve de sair de sendeiro, o outro foi afastado da corrida à assembleia da República, mas agora parece que estão aptos a ser candidatos à Câmara? Em que mundo?

      Eliminar
    4. Esta gente faz pouco de nós!

      Eliminar
    5. Não diria isso: Luís Montenegro é uma cópia e um servo de Cavaco e Amaro, ao mesmo tempo Significativa é a reunião de todos eles, ou quase todos, em Marialva, com a "nata" do cavaquismo. Talvez só o próprio Cavaco faltasse, estaria a passar férias noutro lugar. Este é um dos redutos do PSD/cavaquismo, semelhante à célebre Toca do Lobo!

      Eliminar
    6. Ai Marquês, ai Marquês tanta falta que nos fazes cá, outra vez!

      Eliminar
  2. Já agora, o senhor Oliveira já reparou que o João Prata é um autêntico PG?

    ResponderEliminar
  3. A única forma é o Carlos Chaves fazer uma nova candidatura com gente competente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque repetir a equipa, foi o pior erro dele...

      Eliminar
    2. O pior erro dele foi não prometer mentiras e enganar papalvos. Apresentou-se com o que tinha e perdeu para alguém que se apresentou com o que não tinha

      Eliminar
    3. Sim, de facto, só se deixou enganar quem quis! Valbons e companhia que ponham a mão na consciência... Afinal de contas, também foram enganados...

      Eliminar
    4. Carlos Chaves tinha muito mais arcaboiço, preparação e interesse genuíno em defender a Guarda e o concelho, mas tinha ente a minar-lhe o trabalho, em função de interesses próprios e associação criminosa. Pelo menos, Carlos Chaves não foi arguido em nada, que eu saiba, nem foi condenado. Bem melhor que Álvaro Amaro, Carlos Chaves ou qualquer outro arguido ou condenado do PSD! Mas, o ideal seria que todas estas encarnações cavaquistas, amaristas ou de imitações rascas fossem definitivamente afastadas dos círculos de poder onde fazem muito mal ao concelho, ao desenvolvimento, sustentabilidade e DEMOCRACIA!, uma vez que a (in)justiça se demitiu do seu papel!

      Eliminar
    5. "tinha gente a minar-lhe o trabalho" assim se deve ler, desculpem.

      Eliminar
    6. E quem minava estava bem perto... agora está perto dos PG. Quando vierem os próximos estará perto dos próximos. Foi sempre assim...

      Eliminar
  4. Para fazer esses comentários, a instituição deve "mamar a cabra" bem mamada! Aposto até que se tratará de uma instituição de caráter religioso ou de direção formada com padres freiras e, provavelmente o bispo! Nada a estranhar, portanto, sempre andaram juntos, em toda a História, para dominar, atemorizar e explora que trabalha! Uma coisa é certa: uma oposição fraca, consumida por uras intestinas é o melhor que podem fazer ao PG e à sua capacidade de vitimização e de apresentar falsas promessas, algumas já recicladas e retomadas, várias vezes, daí o recurso à festa permanente, vinho e bolos. Também a oposição tem sido muito útil a S C para ele continuar tranquilo na sua política de abandonar a cultura e património locais, preferindo investir no património de outros concelhos, sem qualquer retorno para a Guarda que não seja a imbecilidade e alcoolismo! Uma oposição inexistente e sem coluna vertebral é essencial para os prepotentes (para não usar um nome mais adequado) se instalarem, a História está cheia de exemplos.

    ResponderEliminar
  5. Mas qual oposição? Os jovens das juventudes partidárias? Até esses já parecem começar a sucumbir à triste realidade dos partidos que não fazem nem deixam fazer. Desde 2021 que é assim, ninguém mexe uma palha contra Sérgio Costa, e se não fosse BE, JS, JSD (Bárbara, João, Francisco) nem sequer haveria uma única crítica.

    (Críticas nas reuniões de Câmara e Assembleia Municipal não contam para estas contas)

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao slogan ativa mente; em, boa parte, está muito bem escolhido porque quem considerar que a Guarda dedicada à festaria, ao festival do vinho e a toda uma série de atividades ligadas ao consumo, em largas quantidades, de álcool, é uma cidade ativa, mente. Pelo contrário, é uma cidade que é rebocada por uma Comissão de Festas de estroinas que nos querem estupidificar e estão a consegui-lo, exatamente porque as pessoas não são ativas, são passivas, deixam-se levar pelas bacanais, emborcam o que lhes dão, nem a própria mente está ativa para perceber o que lhes querem fazer. Na Guarda só o PG é ativo e a maior parte da sua atividade consiste em mentir, repetir as mentiras de sempre e mentir carpindo-se de não poder gastar mais dinheiro nas festas e festivais do vinho, dos AJUSTES DIRETOS E CONSULTAS PRÉVIAS! Mente, mente!

    ResponderEliminar
  7. Jorge noutel no Facebook

    https://www.facebook.com/share/p/yZ4EQqTRisYkzci6/

    «E o crime ambiental acontece...
    No ribeiro, sem oxigenação, a água está estagnada, os peixes morrem às dezenas.
    Acontece no ribeiro, se ribeiro se pode chamar, pois está morto, no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda.
    Estão a cuidar do planeta?
    Qual planeta?
    Poupam água e "ganham biodiversidade"???
    O que é para vós "biodiversidade"?
    Isto é um crime ambiental.
    Há assassinos identificados, bem identificados, neste crime!
    Será que as autoridades vão actuar?
    Duvida-se!»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidam do planeta PG! A Sérgio Costa só lhe falta ser fotografado, no gabinete, ou noutro local qualquer, do Município, com um gato branco ao colo, fazendo-lhe festes, enquanto solta gargalhadas tétricas, acompanhado, e coro, pelos acólitos PGs !

      Eliminar
  8. Quer queiramos quer não, a maior parte dos seres que gravitam à volta dos municípios, das próprias juntas freguesia, isto para não estarmos a enumerar um a série imensa de instituições locais, regionais e nacionais, de controlo municipal e partidário, está tudo cheio desses seres que nos parasitam e criam todo um tecido que, em si, consome a maior parte dos recursos que deveriam ser usados e afetados àquilo para que foram criados. Para se entender melhor: quanto custam os serviços de turismo, local, regional e nacional? Qual o orçamente para o Turismo nacional? Quanto desse orçamento chega, realmente a quem tem, apresenta e desenvolve atividades e produtos turísticos? E o dinheiro que chega ao terreno, chega para todos, de forma democrática ou há aqueles que levam sempre a parte de leão, os que ficam pelas migalhas e aqueles que nem migalhas veem?
    Depois a criação de associações sobre associações, sobre municípios, não passam, na realidade, de formas de sorver o dinheiro que deveria chegar à dita coesão social, mas que o sistema implementado, para dar emprego e dinheiro a tantos seres que, se não fosse o partido, a cunha e a amizade/compadrio, teriam de começar a trabalhar, efetivamente, em Portugal ou noutro país qualquer. É um tecido absorvente, inútil, pernicioso, mas que tem uma grande valia: controlar quem recebe as partes de leão que sobram da manutenção do tecido morto, quem recebe umas migalhas e quem nada receberá porque não dá votos ou não é do agrado do poder. Não saímos disto! É só parasitas por todo o lado que não fazem nada de útil, ajudam outros parasitas semelhantes e procuram obstaculizar quem realmente trabalha e faz alguma coisa por si e pelo país! Os parasitas estão loucos, pensam que podem viver assim, eternamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo: quantas associações da Serra da Estrela existem todas co os mesmos objetivos de desenvolvimento e coesão territorial? Então por que razão não há desenvolvimento digno desse nome, nem coesão territorial? Será porque a esmagadora parte do dinheiro fica retida para pagar aos boys e amigos lá metidos e porque o dinheiro é dado sempre aos mesmos que já têm a escola toda de como o guardarem e enriquecerem, nada fazendo pelo país e pelas regiões? Os circuitos dos subsídios e ajudas já estão sobrelotados e controlados pelos profissionais desses esquemas? E algum dos governadeiros do país se preocupa com estes esquemas padronizados, testado e à prova de investigação?

      Eliminar
  9. Ser-se ativo, é sê-lo todos os dias, não é, apenas, deixar-se levar, esporadicamente, por iniciativas inconsequentes. O que mais devemos manter ativo, é o nosso cérebro, pensando, lendo, aprendendo, julgando, não nos deixando levar pelas mesmas lérias e técnicas da publicidade enganosa, até porque já fomos enganados uma vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o PG gosta, realmente de pessoas ativas: eles só gostam de quem é seguidista e faz o que eles dizem. Quem tiver a iniciativa de fazer alguma coisa, realmente importante, sem ter a bênção e autorização do PG, sem que o PG possa controlar com rédea curta, desses o PG não gosta e tentará, por todos os meios, torná-los inativos! O PG não só não constrói, para o bem da Guarda e do concelho, como destrói o que outros fazem, a não ser que se possa fazer passar por quem teve a ideia ou que é coautor! Não é a primeira vez que apresenta atividades alheias como se o PG ou o Município tivessem alguma coisa a ver com isso!

      Eliminar
  10. Estamos tramados
    Aqui na Guarda um bom presidente é o que faz mais festas e encomenda mais garrafas. Bom presidente é o que anda pelas aldeias a cumprimentar A e B e a provar aperitivos. Não passamos desta miséria e PSD com os candidatos que se perfilam (Rui Ventura e Amaro) , são apenas a continuação da miséria

    ResponderEliminar
  11. Mais um muro de um privado.

    ResponderEliminar
  12. O título do boletim deveria ser: Destruir a Guarda.
    Só a tiragem dessa porcaria custa 42 mil euros aos bolsos dos guardenses. Criminoso.

    ResponderEliminar
  13. Fogo... A Guarda ainda não saiu dos tempos feudais. Que vassalagem, que servilismo, que medo... Esta gente vive no obscurantismo, só assim se explica a vitória de amaros e sucessores PG

    ResponderEliminar
  14. A situação da Guarda é no mínimo caricata. O PS não existe a não ser para ocupar lugares e promover tachos e tachistas! O PSD arruinou a cidade e está capturado por um ex presidente e por um independente que aproveita para jogar em todos os tabuleiros para dominar o cenário político. A esquerda, na Guarda, é uma inoperância vergonhosa. Deixam morrer a cultura, a escola pública, deixam a podridão grassar num sindicato, vêem a comunicação social refém do poder político e não denunciam, vêem a igreja a mandar como nunca mandou, vêem os espaços públicos degradados, juventude afastada, dinheiro público queimado, e nada fazem? Afinal qual é o papel da esquerda na cidade e concelho da Guarda? Já não há ideologia nem coerência na política e na vida? PS/PCP/BE Vós sois TAMBÉM os culpados de isto estar como está!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que surpresa. Muita dessa "esquerda" votou no PG e continuará a votar!!! Uns não passam duns ressabiados, outros simplesmente não têm capacidade de fazer política a sério

      Eliminar
  15. Fica a questao: sendo este senhor presidente responsável direto pela degradação do concelho ao longo dos últimos 11 anos, vão continuar a assacar-lhe responsabilidades apenas como presidente e líder dum movimento independente nos últimos 3?! Parece que nunca esteve na Câmara enquanto vereador ! "Era um bom vereador", já ouvi... Era uma ova! Por alguma coisa o Álvaro Amaro extinguiu o SMAS e lho tirou das unhas ! Se querem prova da nódoa que ele é, basta ir ver os trilhos do Noemi e o dinheiro que ali foi enterrado numa aberração (da qual ele se orgulha!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Guarda às vezes parece sofrer de amnésia. Talvez por isso já não se lembrem sequer do que prometeu nas últimas eleições. Variante em 2 anos, PDM em 6 meses, empresas nas aldeias, duplicação do parque industrial blá blá blá blá blá

      Eliminar
    2. - O famoso processo em Tribunal em que a atual assessora, ex chefe de divisão do SMAS foi condenada;
      - O processo em Tribunal em que soubemos á semanas que a Câmara ainda não deu cumprimento da notificação do Tribunal;
      - O processo de assédio moral contra a Câmara em que soubemos também á semanas que o julgamento está para breve;
      Não são resultado da gestão de SC no SMAS?
      Já agora, aproveito para deixar a minha solidariedade a essa funcionária e dar-lhe também os parabéns, por haver alguém naquela casa com fibra e que não se acovarda nem receia enfrentar aquela gente nem temer represálias, recorrendo a todos os meios legais que possuía, pois não é qualquer um que avança com três processos por questões no o seio laboral.

      Eliminar
  16. PSD, em breve novidades distritais/concelhias, em breve novidades na ULS... Muito do futuro passará por aí..

    ResponderEliminar
  17. Câmara da Guarda
    Quando vamos ter acesso aos candidatos às Chefias de divisão? A falta de rigor e transparência são totais. Sr presidente, quem não deve não teme, divulgue a lista de candidatos para podermos ver o que o senhor anda a tramar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teríamos desagradáveis surpresas! Estão lá muitos gatos "a miar" e por isso convém manter tudo escondido, mas os rabos já estão de fora!

      Eliminar
    2. Afinal o que temem? Divulgam todas as listas e todos os candidatos e agora para chefes não mostram nada! Há aqui qualquer coisa que não bate certo. O site da Câmara não tem nenhuma informação., mas em diário da república podemos ver que abriram concursos.

      Eliminar
    3. Eles não temem nada nem ninguém. A não divulgação é também, em si, mais uma estratégia para mostrar quem manda e a que se deve recorrer, de joelhos, com a crista caída, porque eles nomeiam ou escolhem quem querem e como querem. Puro exercício do poder pelo poder, ou seja, pura maldade e sacanice!

      Eliminar
  18. A Guarda (a)Guarda alternativas !

    ResponderEliminar
  19. Por aqui também perguntamos, o mural que está no Pavilhão de S Miguel lá continua? O artista em causa já respondeu ao email do" professor" Rui Melo? Já chegámos a alguma conclusão ou vamos continuar a "empurrar com a barriga"

    ResponderEliminar
  20. Alguém me sabe dizer se já limparam a cigarrada que está na rua direita em frente à igreja de São Vicente? Agradeço novidades de quem por lá passar. Sempre quero ver se este blog funciona.

    ResponderEliminar
  21. Estes disseram raios e coriscos de UM boletim com o Chaves presidente, que estava a ser usado para campanha e os gastos de impressão e isto e aquilo, mas os grandes moralistas já vão no oitavo. Vergonha na cara seria necessária, correr com eles é urgente.

    ResponderEliminar
  22. Este presidente vai ter um grande desafio, que é provar que tem projeto para a cidade. Até agora tem sido só copos, festas e apertos de mão. Deve estar equivocado, só pode!

    ResponderEliminar
  23. Não será necessário fazer-se um grande e pesado exercício intelectual para percebermos, facilmente, que existem autarquia que comprometem o desenvolvimento social, económico, cultural e patrimonial, desde que os seus dirigentes sejam basbaques do posso quero e mando, pessoas mesquinha mas com um ego do tamanho do universo, enfim, mera escória quando se julgam a nata. Só o que eles e a sua linha pensam, delineiam e aprovam é que está bem e jugam-se a maior sapiência viva, no universo. Quando o egoísmo e a imbecilidade se apoderam dos autarcas de meia-tigela, isso desencadeia, imediatamente, anos de atraso cultural, técnico, tecnológico, social e os concelhos ficam reféns do humor das pancadas, amizades e teias de poder e influência de basbaques que se armam em autarcas! Querem manter todos os cidadãos, decisões, recursos financeiros, económicos, materiais e humanos debaixo do seu controlo de tipo nazi, não se preocupando, minimamente com o desenvolvimento e bem-estar económico, social e e de cuidados de saúde e educação básicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois, a incúria e outras razões incompreensíveis, à primeira vista, apoderam-se da oposição que limita a sua atuação, praticamente, apenas à reprovação de empréstimo, sobre empréstimos, quando está perfeitamente visível que dinheiro ainda não faltou, até hoje, para todas as festas ajustes diretos, consultas, nomeações, festivais do vinho e todo o tipo de festarolas que o PG quis fazer. Mas é preciso fazer-se mais do que isso. Creio que, na assembleia Municipal de 28 de junho, uma senhora do cobertor de papa levantou assuntou e colocou questões que deveriam ser do interesse de toda a AM, ms, estranhamente, ninguém, a começar pela comunicação social quis saber do facto de a autarquia estar, ou não ligada, ao engano dos consumidores (crime) e à tentativa s de substituir o maior património da Guarda por uma imitação industrial. Este assunto deveria fazer soar todos os alarmes e seria obrigação dos partidos da oposição obter s resposta que o Sr. Presidente não quis dar. Pra além de não quererem ajudar o património e quem denunciou uma situação, provando que elea é verdadeira, ou falsa, a oposição remeteu-se a um silêncio e inação quem me parecem cúmplices da situação denunciada. Toda gente sabe o que se passa e ninguém quer fazer nada pelo nosso património, cultura e consumidores? Porquê? Estão à espera que a senhora de Maçainhas faça o trabalho, pela oposição e, se ela conseguir provar os crimes que relatou a AM, já todos se vão querer colar? Será que, nessa altura, não provará essa senhora ser melhor candidata a presidente, seja do que for do que qualquer membro da oposição? Estranho muito que a oposição, não aproveite o alvo que já foi assinalado e uma pequena brecha aberta que pode fazer ruir a completa mentira que o PG é! Dignidade, utilidade, verticalidade, não diz nada a ninguém da Guarda? Ninguém tem a vergonha de deixar uma pequena associação sozinha, a lutar contra um entreposto de mentira e destruição cultural e de valores? Nunca vi uma oposição tão inoperante, inútil (à exceção da reprovação dos empréstimos), preguiçosa, dócil e amiga do (des)governo municipal! Têm medo? Estão a dormir? A discutir o poder interno? Acordem para a vida, ou são tão inúteis e prejudiciais como o próprio PG!

      Eliminar
  24. Infelizmente, a oposição, é muito descuidada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é descuidada ou se é incompetente. Dão-lhes trunfos, de mão beijada e passam-lhes ao lado. Serão tão incompetentes que se limitam a lutar pelo poder interno. nada fazendo para expor a falácia que é o PG? Não se sentem à altura? não têm ideias? Fizeram um pacto de regime? É que, com tanto silêncio, inação e falta de ideias, até eu sou capaz de concordar que é preferível continuarmos com S C do que com gente tão inútil, que a não ser a reprovação dos empréstimos, têm sido o melhor suporte político de SC!

      Eliminar
  25. Um (des)governo municipal que não respeita a cultura e património do concelho, o abandona, abandalha e troca por património de outros concelhos pode ter alguma credibilidade? Quando desvia do próprio património para comprar vinhos, o que não fará em todos os outros assunto que envolvam dinheiro, investimento e escolhas? Já vimos que as escolha do PG são sempre contra a Guarda, as suas necessidades e interesses e a favor de outros municípios, portanto, onde é que está dúvida, se é que ela existe? É urgente correr com intrujões!

    ResponderEliminar
  26. E novidades da ULS?? jÁ TEMOS??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ULS? Que novidades? Para quê? Se o Governo que tomou posse há quase meio ano mantém o CA é porque lhe reconhece competência. Em equipa que joga bem não se mexe.

      Eliminar
  27. Dedica-se à cidade e à região? E o que faz o presidente dedicado? Festas, umas atrás das outras. Esse tipo de dedicação estamos nós fartos e para mim equivale a lixo.

    ResponderEliminar