terça-feira, 26 de março de 2024

A soberba de um Presidente: monumento dado a conhecer publicamente “sem autorização da Câmara Municipal".

Sobre as comemorações do 25 de Abril e Monumento
Do “Diário de Todas as Beiras”
1 Presidente:
“Em resposta às críticas "o executivo não tem de informar todos", frisando que “quem está na governação é este executivo".
“O programa das comemorações dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, será apresentado na primeira semana de abril, garantindo que as comemorações não se esgotam no dia 25 de Abril, decorrerão “ao longo de um ano”.
“Relativamente ao monumento, o autarca lamentou que tenha sido dado a conhecer publicamente “sem autorização da Câmara Municipal".
Antes a oposição diz:
2 – Oposição PS
A autarquia tem estado “ausente de todas as actividades que houve até agora e de não se ver qualquer esboço de actividade da comissão executiva” dos 50 anos do 25 de Abril.
 “A Guarda não esteja a corresponder às exigências políticas e sociais" salientando que “a maior parte das cidades já apresentou um programa consistente".
“Criticou a autarquia pelo facto de não ter informado a oposição que estava a ser preparada uma rotunda na cidade para receber um monumento ao 25 de Abril.
“sentiu “humilhada” por nada saber sobre isso e pelo facto ter sido informada “num café” e "pecar relativamente à sua obrigação" de tratar a autarquia como "uma instituição democrática".
"Queria que eu e os vereadores do PSD fossemos parte das decisões e das soluções. Não estamos disponíveis para ser tratados como idiotas úteis", “O senhor presidente da Câmara pensa que é a Guarda, mas a Guarda é muito mais do que ele”.
3 - Oposição PSD
“O Vereador do PSD, comungou das mesmas críticas ao executivo, defendendo que "se impunha olhar para a oposição". Aproveitou para questionar se valerá investir 106 mil euros naquela rotunda, junto ao Colégio de S. José.”
4 – O descaramento do Presidente:
Como foi publicado no “Portal Base” pelo Presidente, já desde o dia 14 de março que se sabia que iriamos ter um monumento ao “25 de Abril”. Quem é que vai despedir por fuga de informação?
Adjudicação direta:
Data da publicação - 14-03-2024
Descrição - Aquisição de Serviços de Conceção, Produção e Instalação de Uma Obra de Arte "Monumento ao 25 de Abril"
Data do contrato - 13-03-2024
Prazo de execução - 45 dias

51 comentários:

  1. Só quem nunca viu nada é que pode gostar deste tipo de gestão autoritária e tacanha. Sérgio Costa, shame on you!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico espertismo no seu melhor. Lembram-se no ano passado? Quis homenagear o Chaves Monteiro para gozar com a cara dele. Valha-nos deus. Será que este homem pensa que somos todos tontos?

      Eliminar
  2. Bom Dia
    A patologia “Síndrome do anticorpo anti fosfolipídico” (que pareço)
    caracterizada por descontrolo da espessura do sangue no circuito
    sanguíneo do nosso corpo, necessita de colheita de sangue periódica para
    ajuste da medicação, que pode ser através de agulha em veia ou simples
    picada em dedo com aparelho próprio. Ora como tenho já as veias
    “saturadas” recorro ao teste “capilar” A USF Ribeirinha, Guarda, Unidade a
    que pertenço, já não tem esse aparelho. Ou seja, tanto quanto sei,
    somente existe esse aparelho em farmácia com um custo de € 6 (sem
    comparticipação) para o utente. Mais, a ULS da Guarda (Capital de
    Distrito), não possui a Especialidade “Coagulação” (consulta periódica
    necessária à estabilidade do paciente nesta ária, sendo os utentes
    encaminhados para a ULS da Covilhã. MAIS UM TINTO PARA FESTEJAR TAL
    TRISTESA
    Não são precisas mais palavras

    ResponderEliminar
  3. Ai que insulto! Não pode o se povinho saber o que sua alteza real anda a cozinhar. Se sua alteza publica no base.gov certamente ninguém saberá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai haver despedimentos por justa causa? Vai haver processos disciplinares? Averiguações? Raspanetes? Gritaria? Há dias em que os gritos se ouvem no hall do Município.

      Eliminar
    2. Parece que Há cada vez mais falta de respeito dentro do município

      Eliminar
    3. Tá tudo tranquilo. A malta da câmara teve tolerância de ponto todo o dia de quinta-feira!

      Eliminar
  4. As "retondas" são o pão nosso de cada dia nos dai hoje

    ResponderEliminar
  5. E se a obra de arte for um plágio? Eu já pus essa hipótese. Nesse caso estaria o caldo entornado

    ResponderEliminar
  6. É preciso muita paciência para se fazer política na Guarda. O ar é irrespirável e o clima de guerrilha permanente. O presidente da Câmara criou na cidade uma divisão profunda e nos próximos anos, décadas, a Guarda tem o futuro comprometido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpa apenas da atitude que tem tido. Quando alguém que está em inferioridade se recusa a dialogar, e ainda por cima espezinha os outros, está aí o resultado

      Eliminar
    2. O problema da Guarda é esse... é acharem que uns são superiores... outros inferiores e que estes últimos devem vassalagem aos primeiros. Ninguém quer saber da Guarda. Olham todos para o seu status pessoal e para o seu bolso. O único objectivo é conseguir algum lucro pessoal.

      Eliminar
  7. Outra nota que gostaria aqui de deixar. É que este presidente não colabora nem coopera. Tanto nas escolhas toponímicas a homenagear como na escolha de homenageados em datas de relevo, os vereadores sugerem nomes e o senhor rejeita as sugestões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica-lhe mal. Antes temido do que amado, mas antes de tudo há que ser respeitado. Poucos o temem, poucos o amam e ninguém o respeita.

      Eliminar
  8. A final este espaço é mesmo influente e decisivo. palavra de honra que fiquei espantado quando vi que a câmara limpou todo o espaço que estava cheio de lixo na nova zona industrial. Tudo o que for problemático deverá ser tratado no sol da guarda e será resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr António do Sol da Guarda e o Sr Gustavo do Diário de Todas as Beiras... só eles partilham informação relevante com o publico

      Eliminar
    2. O que o Gustavo está a fazer é de louvar. Suponho que seja pro bono... Está na hora de criar um jornal online com mais conteúdo

      Eliminar
  9. Isto vai ter um fim muito amargo

    ResponderEliminar
  10. Sergio costa mostra agora o seu espirito reaccionário. Fazer um monumento dedicado ao 25 de abril numa rotunda, isto é, sem acesso ao público, isto é, para apenas ser observado por breves segundos quando se passa com o automóvel, é cuspir na data e na cara dos portugueses. Fiquem com isto na memória, sérgio costa vai mandar fazer, alegadamente e para breve, um monumento ao 25 de novembro num local mais nobre da cidade. Estes alegadamente reacionários ultra católicos estão a dar cabo do municipio.

    ResponderEliminar
  11. E a rotunda da mão, ainda se lembram do custo? E a do anjo? E a da locomotiva? Façam contas do custo que tiveram e digam-me que benefícios que nos deram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a rotunda do Cristal que agora está toda escavacada.

      Eliminar
  12. E o jornal interior põe o presidente a subir no jogo do lufa lufa. Vamos finalmente ter uma rotunda. A rotunda que há anos desejávamos, um desejo ardente e tão forte que será feriado no dia em que declararem a rotunda. Mais um mamarracho a subir, subirá mais alto que o céu, ao pináculo do ego, mas quanto mais alto se sobe, maior é o tombo.

    ResponderEliminar
  13. Tenho andado a pensar nas próximas eleições autárquicas e ocorreu-me algo muito preocupante. Bem negociado o Sérgio Costa voltará para o PSD e ganham a Câmara por maioria absoluta fazendo da guarda um farrapo nos próximos anos

    ResponderEliminar
  14. Vocês não lhes dêm ideias, por amor de deus! Mas os guardenses não iriam perdoar, nem um dicidente, nem a um Partido que haje apenas para o voto. Acho que já ninguém suporta a imagem de um Sérgio Costa de tanto o verem pela cidade onde quer que vamos temos écrans com a cara dele, já cansa.

    ResponderEliminar
  15. Dra. Adelaide, com todo o respeito, a Dra. fala muito bem mas comete erros de palmatória. Escusa de fazer esses grandes discursos (verdadeiramente grandes, dada a sua nobreza), para depois aprovar as coisas mais mirabolantes que já passaram pelas reuniões de Câmara desta terra. Tenha atenção e evite cometer mais erros, nem que seja por si. Um dia vai olhar para trás e vai arrepender-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. As bandeirinhas que se abanam não são tudo. Há que ter respeito individual e perceber as figuras que se fazem.

      Eliminar
    2. É o reflexo de quem passa muito tempo nos cafés e aí é que lhe fornecem a informação política...

      Eliminar
  16. Afinal o vereador do PSD tinha razão em relação ao matadouro. O diferendo vai resolver-se nos tribunais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que tinha
      Prejudicaram a Guarda com base numa mentira política. Carlos Chaves tinha razão e a Guarda perdeu tempo, dinheiro e empregos

      Eliminar
    2. E com isto ficámos sem um hospital privado. Muito obrigado Sérgio Costa.

      Eliminar
  17. O Sérgio nao será candidato à câmara pelo PSD. Mais depressa o metiam na ULS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê? Vê algum obstáculo do lado do PSD? Basta negociar dois ou três lugares. As pessoas sabem lá quem é quem, são enganadas a torto e a direito. O mais difícil foi fazer a candidatura independente e o mais fácil será voltar à casa de partida

      Eliminar
    2. Vejo algumas pessoas do PSD completamente contra essa ideia. Mas a verdade é que nao sou eu que meto as mãos no fogo por nenhum 😅

      Eliminar
    3. As autárquicas são para ganhar e não para brincar. Vão-se habituando à ideia. O Sérgio vai para o PSD.

      Eliminar
  18. Sr. Oliveira, o que acha que se deveria dizer na próxima AM?

    ResponderEliminar
  19. A veradora Adelaide Campos lamenta ter sabido através de uma conversa de café, que a rotunda da Avenida Monsenhor Mendes do Carmo (Guarda) vai receber um monumento alusivo ao 25 de Abril

    +info: https://radiof.gmpress.pt/a-veradora-adelaide-campos-lamenta-ter-sabido-atraves-de-uma-conversa-de-cafe-que-a-rotunda-da-avenida-monsenhor-mendes-do-carmo-guarda-vai-receber-um-monumento-alusivo-ao-25-de-abril/

    ResponderEliminar
  20. Luís represas nos 50 anos do 25 de Abril. Já não sei o que dizer...

    ResponderEliminar
  21. Eu proponho que a nova rotunda seja baptizada como a "Rotunda do Quero, Posso e Mando".

    ResponderEliminar
  22. O contentamento da cidade com a rotunda entristece qualquer um. A verdade é que somos um povo fácil, mas mesmo muito muito muito fácil de enganar. Um povo que vê uma pedra e diz "Obra", que vê uma festa e diz "cultura" um povo que vê motores e diz "desporto"

    ResponderEliminar
  23. Essa rotunda deveria ser consagrada a um vulto da vida cultural, educativa e religiosa da Guarda, sua excelência o Sr. Cônego Quintalo. Usurpar essa rotunda retirando aquilo que por direito pertence a alguém que ajudou e contribuiu para o enriquecimento cívico de gerações de estudantes na Guarda, e um ato de lesa cidade. Só alguém que não conhece a história da Guarda poderá retirar ao cônego Quintalo aquilo que lhe pertence de direito. Este presidente e sus muchachos não conhecem a história da Guarda ofendem gerações de estudantes que frequentaram o Rocha e aprenderam a respeitar o cônego Quintalo como um verdadeiro condutor de homens. Eu que faço parte dessa geração sinto me profundamente ofendido. O 25 de abril tem espaços muitos espaços para serem colocadas estátuas.

    ResponderEliminar
  24. Consultei agora mesmo o base.gov e vi um ajuste direto para a "aquisição de uma réplica de D. Sancho I", no valor de 9.500€ + IVA ao Rui Miragaia. O que é isto? É para quê? Para onde? É para colocarem na réplica de cidade que criaram?

    ResponderEliminar
  25. E quanto à "Aquisição de Serviços - Elaboração de Projetos de Execução de Diversos Equipamentos Escolares", alguém sabe o que justifica os gastos de quase 250.000€ + IVA???? Que loucura!

    ResponderEliminar
  26. Concordo com o comentário anterior. Passam o tempo a bajular cidadãos que nada dão nem deram á Guarda e o cônego Álvaro Quintalo um cidadão de corpo inteiro da Guarda porque já morreu não deixou descendência que vote, abandona se ao esquecimento. Retirar essa rotunda a quem pertence de direito - ao cidadão Álvaro Quintalo - é um ato de hostilizaçao a todas as gerações de estudantes que passaram pelo Rocha e que se formaram como cidadãos sob a égide do senhor cônego. O senhor presidente fica a saber que os alunos que se cotizaram para mandar executar uma estátua do senhor cônego se sentem ofendidos com esta usurpação da rotunda. Alunos do rocha: chegou a hora de dizer basta!

    ResponderEliminar
  27. Fui aluno do Rocha mas o seu a seu dono: o saudoso cônego Quintalo e toda a geração do Rocha deverá ser imortalizada nessa rotunda.

    ResponderEliminar
  28. Eles que não obstruam a visualização dum mural réplica deste Caravaggio https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_061.jpg

    ResponderEliminar
  29. Não temos presente porque não respeitamos o passado

    ResponderEliminar
  30. Nem um jardim sabem preservar! Forasteiros atrevidos destroem a memória da cidade. Eminências pardas pairam no ar julgando-se todos poderosos mas jamais terão o nome num jardim ou numa rotunda. Não são dignos de desapertar as sandálias de um Cónego.

    ResponderEliminar
  31. A rotunda do colégio s José não e a rotunda do cônego? Uma afronta aos antigos estudantes do Rocha

    ResponderEliminar