quarta-feira, 15 de junho de 2022

Associação cívica “Trabalhar pela Guarda”

O movimento político “PG – Pela Guarda" criou um movimento cívico a que chamou “Trabalhar pela Guarda”, foi registada em Celorico e tem sede na Rua Miguel de Unamuno.
E na apresentação afirmou-se:
"A Guarda e os Guardenses têm finalmente a oportunidade de pertencer a um movimento cívico que vai lutar pelo absoluto respeito pela cultura democrática portuguesa e PELA GUARDA".
"Estamos a capacitar e a dar mais recursos às nossas juntas de freguesias e associações de todo tipo, para que a sociedade civil, tenha os meios efetivos para TRABALHAR PELA GUARDA."
"A Guarda está na vanguarda da cultura democrática nacional. A Guarda e os Guardenses podem sentir brio e orgulho perante os Portugueses de estar a fazer história, contribuindo para que a democracia e a República Portuguesa se renovem e não caiam no facilitismo de populismos e extremismos, que são tão nefastos para a convivência e a paz social."
Até aqui tudo bem, presunção e água benta…
Órgãos que compõem a Associação:
Tem um Conselho de Fundadores com 12 elementos.
Tem uma Assembleia Geral
Tem uma Direcção
Tem um Conselho Fiscal
O diabo vem a seguir e de democrático pouco tem. Veja-se:
“O Conselho de Fundadores é um órgão central no funcionamento da organização já que quatro dos seus elementos integram obrigatoriamente a direção”.
“Compete ainda ao Conselho de Fundadores emitir pareceres e recomendações aos demais órgãos sociais e associados, bem como nomear ou destituir os mesmos ou os seus membros”
É preciso “assegurar a manutenção do espírito fundacional da associação cívica”

11 comentários:

  1. Bem !!!a ver o site da câmara a publicitar a venda de dois lotes para a empresa de cervejas sob o nome infra da qual pesquisei o seguinte texto: “ A empresa Glacierignition tem 3 anos, tendo sido constituída em 13/12/2018. A sua sede fica localizada em Loulé. O capital social é de € 2941,18. Desenvolve a sua atividade principal no âmbito de Cerveja - fabricantes.”
    Com este capital social??? É mais ou menos o desta nova associação!! Será que a mesma vai ter um lote ou uma sede social adjudicada pela Câmara ?? A ver vamos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quem não sabe o que é uma empresa cervejeira acredita em 75 postos de trabalho (dividios por duas empresas), mais não esquecer que no âmbito social as empresas têm como objectivo social o ramo imobiliário - esperemos que o executivo não se tenha esquecido de salvaguardar, caso contrário começaremos a ter outro parque industrial com especulação de lotes...

      Eliminar
  2. Trabalhar para conseguirem mais dinheiro e apoios, chama-se mamar da teta da vaca e é o que todos políticos querem aprender a fazer. Para já começaram a comer todos num jantar. Muito bem

    ResponderEliminar
  3. O mais grave é, e sugiro que oiçam o radiograma da radio f de dia 14/06, a possibilidade legal (mas de todo ética ou moral) de esta associação poder receber subsídios da própria autarquia. É também deveras preocupante, extremamente preocupante, a possibilidade (e tudo isto vem explicado por Armando Reis) de que empresários e representantes de interesses obscuros possam fazer donativos a esta associação o que levantará a suspeita da "bondade" desses donativos, serão eles feitos com segundas intenções? Em termos abstratos, será plausível pôr em cima da mesa a ideia de que uma associação de cariz político com a sua direcção nos mais altos cargos autárquicos possa mercadejar/influênciar decisões camarárias a troco de donativos para essa mesma associação? Por conseguinte, ela poderá usar esses fundos para acções relacionadas com as próximas eleições autárquicas. A mim isto cheira-me muito muito muito mal. É evidente que se eu me fizer sócio de uma associação deste género e for a uma assembleia pedir explicações e documentação sobre subsídios camarários, nomes de doadores e quantidades doadas e dinheiro em caixa serei obviamente expulso de modo a “assegurar a manutenção do espírito fundacional da associação cívica”. ESPERO QUE ALGUM ADVOGADO DA TERRA, HONESTO, CORAJOSO E NÃO ALINHADO TRATE DESTE ASSUNTO O QUANTO ANTES POSSÍVEL, pois sabemos que os partidos políticos e órgãos de comunicação do burgo nada farão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois, nisso não falam os jornais e rádios locais, nem partidos políticos. Mas é um ótimo ponto de vista! Será à toa que o orçamento de campanha do PG era quase a soma dos orçamentos de PS e PSD?? Há muita criatividade em engenharias financiadoras por aí fora. E sim concordo consigo, é plausível colocarmos essa ideia em cima da mesa. Pode expôr-se o caso à associação Integridade e Transparência pelo link de denuncias: https://transparencia.pt/provedoria/

      Eliminar
  4. Foi dado o [tiro de partida] para as próximas eleições autárquicas. Nisto só é cego quem não quer ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tiro de partida para as próximas autárquicas foi dado no fim do dia das últimas eleições autárquicas pela voz de Sérgio Costa aos órgãos de comunicação, e já o disse várias vezes entretanto. Não é segredo nenhum nem é preciso estar muito atento. O projecto de Sérgio Costa, como ele o disse, por várias vezes, é para 12 anos. O que agora fez é, como se diz acima, e sublinhado por Armando Reis, engendrar uma maneira que poderá, sublinho, poderá, dentro da lei (mas não da moral e ética), arranjar um mecanismo de financiamento da campanha. Mas já nas últimas eleições este político conseguiu um orçamento muito maior do que qualquer partido político e, disse ele, que foi tudo contribuições do "zé povinho".

      Eliminar
  5. Uma base de partida com um arranque frouxo, o desalento e a descrença reinam já entre os "PGs".
    Muita expectativa criada - muita esperança gurada - o declínio deste projecto começou no dia em que ganharam as eleições.

    ResponderEliminar
  6. Onde se pode consultar essa documentação da constituição da associação? Podem divulgar?

    ResponderEliminar
  7. 0017
    Procurei e ainda não encontrei. Agora não sei se é obrigatória a publicação em jornais ou no DR. Sabe-se que foi registada em Celorico. Alguém irá enviar o documento.
    A Oliveira

    ResponderEliminar