segunda-feira, 30 de maio de 2022

Arborização da Guarda

Uma das promessas de campanha do Presidente da câmara, foi plantar um milhão de árvores em quatro anos.
Não conheço qual o plano para cumprir a promessa.
Mas posso propor que comece por objectivos de plantio menos ambiciosos
Assim, pode mandar contar quantas caldeiras que deveriam ter árvores e estão vazias.
Poderia mandar contar as árvores que foram cortadas e não plantaram nada em seu lugar
Poderia mandar contar as árvores que estão podres
Poderia mandar contar as árvores que foram mal podadas e que morrerão em breve
E poderia mandar analisar os planos dos jardins que passaram para as câmaras e que tinham muitas árvores plantadas e que aos poucos foram sendo cortadas sem deixar rasto.
Estas árvores todas, não dão para um milhão, mas são talvez umas centenas no perímetro urbano.

5 comentários:

  1. Mais as árvores que foram plantadas na berma da VICEG e agora estão a ser arrancadas (quiçá transplantadas na melhor das hipóteses)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual transplantadas qual carapuça! Elas já fizeram o seu papel principal, foram compradas e usadas para o embuste do "plantei mais de 1000 árvores", o resto não importa.

      Eliminar
  2. As árvores plantadas e arbustos nos pequenos espaços ajardinados que surgiram com a requalificação da rua ao pé do estádio já estão a secar. Compraram as árvores e arbustos mas ninguém se lembrou do sistema de rega. É de quem não percebe nada do assunto, transplantar na época quente e nem um pingo de água dá nisto, filas de arbustivas secas e árvores a secar, no fundo deitar dinheiro para o lixo. Sérgio Costa as árvores quando transplantadas precisam de rega pelo menos uma vez por semana nos dois primeiros anos. Se sabias que não tinham sistema de rega e se não tens ninguém para as ir regar com a regularidade necessária para que é que as mandaste plantar agora e não em outubro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa é o negócio, se secarem compram-se outras até parece que as pessoas não sabem como as coisas funcionam com esta malta...veja como tem funcionado o negócio das flores nas rotundas.

      Eliminar
  3. Cá estaremos para as contar.
    Mas aguardamos algo mais ambicioso que a simples contagem, como se fez no plano de "arborização" da cidade, em 2017, quando Álvaro Amaro, para calar os críticos dos cortes e podas abusivos por toda a cidade, plantou umas 500 árvores ao longo da VICEG e nas imediações da Estabelecimento Prisional e do cemitério novo. O resultado anunciado foi de que a cidade tinha 2000 novas árvores.. Mais de metade terá morrido, por não ter sido convenientemente regada ou pelas condições, péssimas, do solo.
    Mas a cidade, ko seu interior, necessita de árvores para que se torne possível e agradável um simples passeio, sem torrar com o calor do empedrado e do alcatrão. Ocupar as caldeiras, criar caldeiras para novas árvores, isso seria tornar a cidade mais "inteligente",a nova Mata... Para chegar ao milhão, pegar no trator e num qualquer km2 e plantar essas árvores, não vale..

    ResponderEliminar