sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Município da Guarda: Um passo em frente na Transparência

O Executivo camarário da Guarda decidiu publicar no jornal "A Guarda" o que de mais importante se decidiu nas reuniões de câmara já realizadas.
Isto é um passo em frente na transparência. Informar o que se discute nas reuniões.
Esperamos também que as actas e os documentos sejam colocados em tempo útil no sítio da câmara em pastas de fácil acesso.
Esperamos também que os assuntos da Assembleia Municipal sejam difundidos em forma reduzida na comunicação social e depois disponíveis em versão total na página oficial da Assembleia.

3 comentários:

  1. Transparência?? Só agora foram colocadas as atas de reuniões deste novo executivo e só lá estão até ao meio de novembro do ano passado. É verdadeiramente original um presidente de câmara dar a ordem de publicar algumas deliberações num jornal e, claro, pagar por isso quando tem um sitio de internet onde elas são disponibilizadas sem custos. Porque é que se publica isto no jornal menos lido da cidade e não em todos? Seria igualmente deitar dinheiro para o lixo, mas é estranho que se escolha 1 jornal apenas para a "divulgação" de informação que deve ser consultada no sitio da autarquia. Agora falemos da (falta de) transparência, como é que um autarca "esconde" as atas durante tantos meses. Não sabe que se o cidadão e empresas não estiverem actualizados quanto às decisões que se vão tomando pelo executivo não podem planear os seus investimentos e outras acções? Não sabe ou não quer que saibam? Não será assim que alguns, com acesso privilegiado, ganham vantagens que não deviam ganhar? Não é assim que se dá opacidade à governação lançando uma nebulosa em torno do presidente levando os cidadãos a suspeitar de que coisas menos claras se podem estar passando? Gostava muito que o presidente l~e-se este meu comentário e desse um esclarecimento cabal do porquê esta sonegação de informação relevante aos cidadãos da cidade que ele gere mas acredito que ele não tenha essa coragem. Hermínio Vale

    ResponderEliminar
  2. Herminio Vale
    Uma resposta muito curta na minha ótica:
    1 - É a primeira vez, que me recorde, que as actas são tornadas públicas num jornal regional.
    2 - As actas já estão disponíveis no sítio da Câmara.
    3 - O atraso pode ter a ver com a necessidade de aprovar as actas.
    4 - Não sabemos, ainda, se as actas vão apenas ser publicadas num único jornal ou se vai haver rotação.
    5 - Não há elementos que nos digam que o jornal "A Guarda" é o menos lido. O que sabemos é quantos jornais são editados por cada um. Ler é diferente. 6 6 - Publicar em todos era aumentar a despesa que critica.
    Obrigado pelo interesse
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, obrigado pelos esclarecimentos. No entanto devo precisar que já sabia que as atas estavam no sitio de internet da autarquia mas só até ao meio de novembro. Eu não pedi que as deliberações fossem publicadas em jornais, apenas estranho que, a serem publicadas tenham sido apenas em um e não em todos, que critério é que seria usado sem ser a tiragem? Se bem me lembro, na última assembleia municipal o seu presidente, o dr Relva disse que uma das razões para as atas não serem disponibilizadas era porque podia haver lá uma medida envolvendo um qualquer empresário e que se a ata fosse publicada outros empresários poderiam copiar ou ter acesso a informação relevante que prejudicasse um qualquer empresário que tivesse uma medida qualquer a ser discutida em reunião de câmara. Vejam só a enormidade disto!! É uma justificação à medida dos tempos da outra senhora! Quem quer opacidade nunca poderá falar de transparência. Hermínio Vale

      Eliminar