segunda-feira, 2 de março de 2020

Torre dos Ferreiros, Gente do Restelo, Grisalhos, Geriátricos e o debate zero


Muita gente conhece a expressão “Velhos do Restelo” e que basicamente significa «ser conservador, resistente a mudanças
Muita gente comentou e se indignou com a expressão “Peste Grisalha” criada por um distinto deputado, para classificar os velhos que já cá não fazem nada.
Um também distinto cronista da nossa praça, criou num artigo de opinião, duas novas expressões:
 “Idosos Velhos do Restelo”
“Grupo geriátrico descontente”
E eu, em honra do cronista, criei a expressão “Novos do Restelo”
E se eu até achei piada às expressões, porque sou idoso e não velho e também, felizmente a minha saúde está razoável, ainda não preciso de cuidados continuados, por via da saúde, não podia ficar assim maltratado, sem culpa, depois da leitura da crónica.
E assim, entra a minha expressão “Novos do Restelo” que lhe é oferecida em troca de nada e que se aplica sem grande contestação.
Mas como interpretar a expressão?
Pois, os “Novos do Restelo” são aqueles, novos ou velhos, que em tempos e por questões meramente partidárias foram “Velhos do Restelo”, criticando a tordo e a direito, os que na altura detinham o poder. Agora, e também por questões partidárias, apoiam e bajulam sem reservas os que agora exercem o poder.
E pouco mais digo, porque poderia haver ainda os “Novíssimos do Restelo”, que só se afirmam porque têm um cartão, que dá acesso ao poder e dele tiram partido, para sua própria evolução, criticando ontem, bajulando hoje, conforme o vento que sopra.

4 comentários:

  1. Tenho acompanhado a pesporrente personagem nas assembleias municipais. Ao contrário do que seria de esperar não é o deputado comunista que tem uma constante cassete, é, surpreendentemente, o personagem pesporrente. Como não consegue proferir nada de substantivo, recorre, incessantemente à cassete. Mete dó alguem fazer tão triste figura, assembleia atrás de assembleia mas mais dó mete a pesporrência do personagem. Que fique lá com o cartão que lhe dá palco na opinião e agarre-se a ele porque sem cartão a incompetência não se paga.

    ResponderEliminar
  2. Ouvi um programa de rádio um dia destes tão boçal, tão pouco profissional, que pensei estes é que são os nossos representantes na política? Fiquei sem perceber se eram representantes dos partidos ou se eram representantes da sociedade. Nem sei o que mais me assusta! Porra a Guarda precisa de pessoas com outro nível, outra postura, longe dos apaniguados habituais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mau é que alguns são representantes da sociedade!

      Eliminar
    2. Esses escolhidos a dedo para dizerem as babuzeiras do costume e deixar os poderosos encherem-se
      Alguns diretores de comunicação social sentam-se a preparar entrevistas com alguns entrevistados políticos antes que elas se realizarem
      Good job!
      Querem partir o PSD força.

      Eliminar