sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Antigos Carros de Bombeiros

Os Bombeiros do Centro do País pintaram a baixa de Coimbra de vermelho.
Transformaram a rua Ferreira Borges num museu de carros antigos impecavelmente conservados.
Bela iniciativa para publicitar os Bombeiros e o seu congresso

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

OE - Ministros em digressão pelo País

Nas Jornadas Parlamentares do PSD/CDS Deputados do PSD e do CDS ficaram de boca aberta com os discursos dos Ministros sobre o Orçamento de Estado, Os Deputados não entenderam nada do que os Ministros disseram e não perceberam o orçamento.
Consequências: Os Ministros vão circular pelo País a explicar aos militantes, simpatizantes e talvez ao povo anónimo, se houver convites, o Orçamento de Estado 2015.
Nota:Tenho ideia que o ano passado o filme foi o mesmo. Foi preciso explicar, porque ninguém entendia. 

Quentes e Boas

São Martinho é meu Senhor
Traz-me sempre vinho novo
Com carinho e com suor
Vendo Castanhas ao povo
(Do Fado: Quentes e Boas, Letra. José Luís Gordo, Música: Fontes Rocha)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sem palavras

Já não tenho palavras para enaltecer a “Marca Guarda” e o seu cristal de neve, um prodígio de imaginação.

Causas da Guarda – Clube de reflexão do PS

Cabeçalho do Blogue, copiado do blogue
Em Maio deste ano foi lançado o “Causas da Guarda – Clube de reflexão do PS”.
Muitas expectativas dos descontentes (Contra os Dirigentes da Federação da Guarda), muitas críticas dos contentes (Dirigentes da Federação da Guarda), mas todos pelo António José Seguro.
Seis meses depois e dois comentários no Blogue nada mais aconteceu, em versão pública, já que em privado nada passou para o exterior.
Lembro isto agora, por estarmos próximo dos finados.
Ainda não digo “descanse em paz” porque não é caso para isso. 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Discípulos do Mestre Mendes

Marques Mendes, emérito comentador de televisão e porta voz do Governo para a difusão de informação privilegiada e sensível, vai tendo seguidores no País.
Além dos Comentadores, também há Jornalistas, que se prestam a essa nobre arte de difundir as informações que interessam ao poder, para que circulem rapidamente e passem como verdadeiras, e sem possibilidade de discussão.

Passos Coelho e a preguiça da Comunicação Social

A sala do Senado da Assembleia da República resulta da reformulação da Sala do Capítulo do convento beneditino, segundo projeto do arquiteto Jean François Colson e foi inaugurada em 1867 para acolher a Câmara dos Pares (Documento da Assembleia da República)
Palavras sábias de Passos Coelho proferidas nas Jornadas Parlamentares conjuntas do PSD e CDS:
“Porque é que aqueles que todos os dias informam os portugueses e informam mal não hão de dar a mão à palmatória, não hão de pedir desculpa e não dão aos portugueses um direito a ter uma informação isenta e rigorosa?”
“Tem sido criticado injustamente pelos críticos, por comentadores, mas também pela comunicação social: “Tantos são preguiçosos. É verdade, preguiçosos”
“Fez um discurso com um tom agressivo e crispado referiu que no espaço público têm sido ditas inverdades como punhos e que é pena que neste exercício de coerência tantos sejam preguiçosos. É verdade, preguiçosos e às vezes orgulhosos”.
Parece que há muita gente a “enfiar a carapuça” porque praticamente não houve reações da Comunicação Social a estas palavras, ou será que já ninguém liga a Passos Coelho?

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Da Rosa à Laranja

Guarda 2014
Da Rosa à Laranja o caminho é curto e sem escolhos, haja estômago 

Finanças: Falar para um muro

José Tribolet, Professor Catedrático e Conselheiro do Governo para as questões informáticas, anda irritado com o Ministério das Finanças. Diz ele: Falar com as Finanças é a mesma coisa que falar com um muro.

domingo, 26 de outubro de 2014

Plano Estratégico da CIMBSE

Sede Provisória da CIMBSE, Largo do Paço do Biu, Guarda
O Novo Quadro Comunitário de Apoio apresentado pelo Governo foi pensado para que fossem desenvolvidas estratégias viradas para o crescimento, o emprego, a educação e as economias inteligentes sendo os Municípios e as Comunidades Intermunicipais incentivadas a apresentar os seus planos estratégicos, tendo por base estes pressupostos.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Interior e Serra da Estrela (CIMBSE) aprovou o seu plano por unanimidade dos Presidentes de Câmara e já o apresentou no Centro de Coordenação e Desenvolvimento das Região Centro (CCDRC).
Do que consegui ler, aqui fica um resumo:
Centro de investigação e tratamento de doenças respiratórias, com vocação turística, nos antigos edifícios do sanatório da Guarda.
Dinamização do sector termal
Construção do aeroporto na Covilhã
Construir os Túneis da Serra de Estrela e os Itinerários ComplementaresIC6 e IC7
Requalificação de estradas municipais que são alternativas às autoestradas.
Conclusão da modernização da Linha da Beira Baixa, Guarda/Covilhã
Consolidar a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda, construindo um centro de frio.
Construção de terminais ferroviários em alguns parques empresariais
 Ampliar a área agrícola com regadio na Cova da Beira
Investir nas energias renováveis
Na cultura projectos de promoção e a intenção de a Guarda, Fundão e Covilhã partilhar uma rede de programação cultural sendo extensivo ao desporto.
No turismo aumentar a atratividade das Aldeias de Xisto e Aldeias Históricas e Aldeias de Montanha e as áreas protegidas da Malcata, Serra da Estrela e Douro Internacional
Está apresentado e aprovado pelos 15 Presidentes de Câmara.
Não me parece que fossem muito criativos, nenhum dos projectos é novo e continuamos a ver as quintas a ser tratadas individualmente e não com planos globais e consequentes. Apesar de ser CIMBSE, as câmaras falam mais alto, porque a regionalização está por fazer.
Notas finais, como dizem os comentadores, não vejo aqui nada virado para o emprego e para as economias inteligentes.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Finanças Locais: Transferências de Verbas do OE

Para o ano de 2015 o Orçamento de Estado é generoso para as Autarquias.
Será o cheiro a eleições legislativas?
A Câmara da Guarda vai ter as suas receitas aumentadas em 629 mil Euros do Orçamento de Estado e 973 mil Euros via IMI como consequência dos vários aumentos deste imposto

Jornada

Não fiques para trás oh companheiro
É de aço esta fúria que nos leva
Para não te perderes no nevoeiro
Segue os nossos corações na treva.


Vozes ao alto, vozes ao alto
Unidos como os dedos da mão
Havemos de chegar ao fim da estrada
Ao sol desta canção.

Aqueles que se percam no caminho
Que importa? Chegarão no nosso brado
Porque nenhum de nós anda sozinho
E até os mortos vão ao nosso lado.

Versos: José Gomes Ferreira
Música: Fernando Lopes Graça

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Da minha Janela, vejo o mundo

Da minha janela ainda vejo o Mundo, um dia destes só vejo ventoinhas.

Amigos do Comércio Local

Adjudicação directa de consumíveis a empresa de S. João da Madeira
OHM – Técnica – Representações de Marcas Lda.
Zona Industrial Lote ¾
3700-138- São João da Madeira

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pagamentos em atraso ao SMAS

Edifício do SMAS, no Centro Histórico, mais conhecido pelo no me de “edifício do Condão”
Os SMAS – Serviços Municipalizados de Agua e Saneamento da Guarda vão afixar avisos à porta dos consumidores de água com pagamentos em atraso e que lhe cortarão o serviço se não regularizarmos a situação.
Já imaginaram como seriam as fachadas das Câmaras Municipais com pagamentos em atraso se os seus fornecedores colocassem avisos de dívida? Só não o fazem porque na maior parte dos casos ficariam sem trabalho.

Distribuir o bem pelas aldeias

Para comemorar o primeiro ano de governação na Guarda, o Presidente da Câmara deu duas entrevistas, uma oral e outra escrita. Por acaso ou coincidência a entrevista escrita foi dada a um grupo e a oral a outro.
Podem ser lida e ouvida, em Jornal Interior e Rádio F

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Exposições do 10 de Junho: “Piné” continua, “Pontos de Vista” acabou

Integradas nas comemorações do dia 10 de Junho de 2014 realizadas na Guarda, o Senhor Presidente da República inaugurou duas exposições de pintura. Uma, exposta no Museu Regional da Guarda, com algumas obras da colecção de António Piné por este doadas ao Museu da Farmácia. A outra, com obras do próprio Museu, ficou no Paço da Cultura.
Ambas as exposições tinham o encerramento previsto para o dia 9 de Junho de 2014.
Sem explicações prévias, nem do Museu da Presidência da República, que organizou a exposições, nem do Museu da Guarda, a exposição “Pontos de vista” que estava no Paço da Cultura, acabou antes do prazo previsto. A de António Piné vai manter-se até 10 de Dezembro.
Assim em lugar dos “Pontos de Vista”, poderemos ver a partir de 16 de Outubro e até 15 de Novembro a exposição “Raízes” de Ana Leal.

domingo, 19 de outubro de 2014

As Comunidades de amigos

Sede da CIMBB, Palácio Condes de Portalegre, antigo Governo Civil, em Castelo Branco. Origem da Foto: Câmara Municipal de Castelo Branco
Manuel Frexes destacado militante do PSD, antigo Autarca d Fundão, Administrador da empresa pública “Águas de Portugal” e actual Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Castelo, fez a sua campanha para a presidência em torno das Comunidades Intermunicipais e tudo fará para que a Comunidade das Beiras e Serra da Estrela seja dissolvida e que os Concelhos do Fundão e da Covilhã integrem a Comunidade da Beira Baixa
Isto é o que resulta da criação destas entidades, também chamadas dos “Amigos do Relvas” e sujeita aos humores e sabores do momento político e dos seus actores, continuando muito longe dos anseios das pessoas.
Rejeitaram a regionalização com votação para os seus órgãos e criaram as comunidades com nomeações cozinhadas longe dos olhares, nada tendo de democráticas.
Adenda: A Comunidade da Beira Interior e Serra da Estrela também quer o edifício onde esteve instalado o Governo Civil, para sede da Comunidade, não querem simplicidade e eficiência, querem pompa.  

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Beira Interior e Beira Baixa em Paris

Como já escrevi há uns dias, o “Jornal do Fundão” organizou umas jornadas em Paris, com mostra de produtos e contactos com entidades locais.
Os participantes seriam os Presidentes de Câmara, empresários e outras entidades que se julgassem interessantes para a promoção da região integrada na CIM da Beira Baixa e Beira Interior Serra da Estrela.
As páginas oficiais da Câmara da Guarda não dão conta de representantes do Concelho naquele evento pelo que julgamos que não houve interesse do executivo em estar representado em Paris. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Guia do Investidor na versão ACG

A ACG – Associação de Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, em conjunto com a sua congénere de Viana do Castelo publicou um suplemento no jornal de economia “Vida Económica” um guia do investidor para a Guarda.
Eis o que é dito:
Localização geoestratégica privilegiada no contexto da globalização
Junto à raia central fronteiriça da Beira Interior (40 Km de Salamanca) e equidistante entre Lisboa e Madrid (cerca de 300 Km)
Rede de Transportes funcional e integrada
Principal itinerário de trocas comerciais. Forma o corredor entre a Costa Atlântica e Centro e Norte da Europa (Trans-European Transport Core Network)
Infraestruturas logísticas de elevado potencial
Parque Logístico de Iniciativa Empresarial (PLIE) com 960 000 m2 e integrado no corredor logístico Sveiro/Figueira da Foz – Coimbra – Viseu – Guarda – Salamanca – Valladolid – Irun.
Zonas de acompanhamento Empresarial atrativas
Além da incontornável PLIE destacam-se a Área Industrial da Guarda – Gare, o Parque Industrial da Guarda e ainda as Zonas Industriais de Vale de Estrela e do Porto da Carne.
Disponibilidade, qualificação e competitividade da força de trabalho
Representa 47% da população ativa da Beira Interior Norte. A mão-de-obra é jovem (59% com idade até aos 44 anos) e possuiu elevada qualificação (17% com ensino superior e outros 17% com ensino secundário)
Centros de saber e de transferência de conhecimentos para o tecido empresarial
4 Escolas de ensino superior politécnico público no distrito (integradas no Instituto Politécnico da Guarda). Na investigação do IPG destacam-se as competências multidisciplinares, por exemplo: economia e gestão, saúde, informática, engenharia civil, ambiente, mecânica, etc.
Elevado potencial para as dinâmicas empresariais
Potencial dos recursos endógenos naturais para as diversas atividades ligadas aos clusters das energias renováveis, pedra, agroalimentar, etc. Sinergias com um tecido empresarial que representa 44% do nº de empresas e 59% do volume de negócios da Beira Interior Norte. Boas práticas de cooperação público/privada (PLIE) e dinamismo das associações empresariais.
Elevada qualidade de vida
Vivência urbana tranquila, segura, afável, em contacto com a natureza e com um ar distinguido internacionalmente pela salubridade e pureza.
Nota
O executivo da Câmara da Guarda adjudicou à ADSI elaboração de um “Guia do Investidor para a Guarda” pelo valor de 12500 Euros.
ADSI – Agência de Desenvolvimento da Sociedade de Informação - «A Guarda Digital, promotora deste portal (ADSI), é uma associação sem fins lucrativos que visa desenvolver as tecnologias de informação e comunicação na região da Guarda bem como combater a info-exclusão.»

Alguns rendimentos dos Deputados Europeus

Parlamento Europeu, Estrasburgo, Foto Wikipédia
A ONG “Transparency International (TI)” fez um estudo sobre o que ganham e declaram os Deputados Europeus
1 – Um Deputado Europeu sem extras recebe cerca de 19 mil Euros, salário bruto, mais diárias, despesas gerais, viagens etc. e paga cerca de 22% de impostos.
2 – 398 Deputados (53%) têm actividades externas
3 – 175 Deputados declaram que pelo menos recebem 5 mil Euros pelas actividades extra
4 – 12 Deputados declaram receber mais de 10 mil Euros pelas actividades extra
5 – O Deputado português que mais ganha com os extras declara que recebe entre 500 e mil Euros como Professor universitário, entre mil e 5 mil Euros como comentador, entre 5 mil e 10 mil como Advogado e pode ganhar mais algum na direcção de uma associação e numa “holding”.
6 – Dos restantes Portugueses, 6 admitem ter actividades extra.
(Fonte: Jornal Público, 14/10/2014)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Moinho, Quinta da Taberna, Videmonte

 A Quinta da Taberna pertence à Freguesia de Videmonte, está implantada num pequeno cabeço na margem direita do Rio Mondego. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, foi uma quinta importante para a agricultura e pastorícia. Em tempos áureos viviam lá mais de 20 pessoas e agora está praticamente deserta.

A Conta do BES na Versão Cavaco

Os contribuintes passaram a saber a quem apresentar a conta caso o BES seja vendido barato.
“Cavaco quer clarificar uma "coisa completamente errada": garante que os contribuintes não vão pagar custos do BES”
"Há uma coisa que tem sido dita nos últimos dias e está completamente errada - que pela via da redução dos lucros da CGD, os contribuintes podem vir a suportar custos pela resolução do BES. Se fosse assim, teríamos de dizer que quando uma família ou empresa não paga empréstimos, então os contribuintes também estavam a suportar um custo”.
“Quando a CGD contribui para o fundo de garantia de depósitos ou dá um donativo ou concede um empréstimo bonificado, está a lançar um custo sobre os contribuintes - ter-se-ia que dizer que toda a despesa da CGD é um custo para o contribuinte”
"Quem o diz não percebeu ou não entende que a CGD é uma actividade mercantil exercida pelo Estado, sujeita aos riscos do negócio bancário e que tem de cumprir as leis do país no que se refere a esse negócio. Contribuir para o fundo de resolução é parte do negócio - a CGD está em competição com os outros bancos”

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ULS: Formação em segurança e incêndio

Vista panorâmica do Hospital Sousa Martins, em primeiro plano o Novo Edifício
“Um programa obrigatório de 70 horas de formação para directores, coordenadores e chefias e um de 30 para os restantes funcionários é a contrapartida exigida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil para ter autorizado a abertura do novo edifício do Hospital da Guarda”.
”Todos os trabalhadores vão ter que aprender matérias como “fenomenologia, classes, química e física do fogo, produtos de combustão, desenvolvimento e propagação de incêndios e mecanismos de extinção”.
Lê-se na página on-line da “Rádio Altitude”
Lê-se e os Guardenses ficam incrédulos. O “Edifício Novo” não abriu por falta de condições de segurança.
Esteve fechado meses esperando uma solução do arquitecto e agora uma simples formação, basicamente para as chefias, é suficiente para resolver os problemas?
E os utentes/clientes/pacientes do Hospital ficam seguros?
Também cabe perguntar: Quem vai dar a formação? Quanto vai custar? Quem vai pagar? Onde vão buscar o dinheiro?
Espero que os jornalistas comecem a fazer perguntas á Administração, já que os não jornalistas não podem perguntar.
Nota 1: Será que a ULS não tem uma esquipa de primeira intervenção para actuar em caso de emergência?
Nota 2: Eu estava convencido que havia formação periódica em higiene, segurança e incêndios e que eram feitos simulacros para treino.

Escolas: O Caos em 30 Dias

Futuro  Ministério da Educação
Matemático Alunos Fórmula Escolas Professores
Ministro Escolas Professores Alunos Horários
Professores Ministério Horários Escola Alunos
Escolas Alunos Professores
Matemático que se enganou na Fórmula
Ministério que não tem Ministro
Professores que não têm Alunos
Alunos que não têm Professores
Escolas que não têm Alunos
Alunos que não têm Escola
Escolas que não têm Professores
Professores que não Escolas
Professores que não têm Horários
Horários que não têm Professores
Nota: As vozes que se estão alevantar, com o Presidente da República à cabeça, para descentralizar as colocações de Professores para as Comunidades Urbanas e Autarquias, leva-nos a pensar que isto tudo não é por acaso e tem um propósito.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Guarda: Loja Espigado

Loja Espigado na Rua da Torre, na Guarda. Loja tradicional de objectos que antigamente eram indispensáveis e agora são de adorno. Vale uma visita.
Zincos, Cobres, Latões, Ferros forjados e fundidos, facas para todos os gostos.

Pavilhão Multiusos

Nave Central da Fábrica Renault da Guarda, em obras 
Todas as terras têm um e a Guarda não tem nenhum? Não pode ser
É preciso que a Guarda tenha um grandioso Pavilhão Multiusos. E é preciso para quê? Ora por quê.?! Para termos um, se todas as cidades têm, nós temos quer ter um.
E o que vão fazer com ele? Ora, o que todos fazem, umas coisitas de em vez quando e fechado a maior parte do tempo.
Não tarda muito que salte para a ribalta o tema do pavilhão multiusos.
Quando vier a público, não se esqueçam da fábrica do Rio Diz e da Fábrica Renault, muita coisa se pode fazer naquelas instalações.

domingo, 12 de outubro de 2014

Placas de sinalização rodoviária

O sinal de “passadeira” está bem escondidinho, atrás do pinheiro.
O sinal de “estrada sem saída” perdeu a cor e a posição.

O Governo, a ERC, a CCDR e a Comunicação Social Regional

Há uma proposta do Governo para que os incentivos e apoios à Comunicação Social Regional, passe para as mãos das CCDR - Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional.
A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social é fortemente crítica a esta mudança e dá alguns exemplos:
“Aumentam os riscos de falta de isenção porque os decisores não beneficiam do distanciamento necessário. Para além de que se perde a abrangência nacional das políticas para o sector, assim como o histórico e experiência acumulados”.
”A forma como o modelo de incentivos está estruturado privilegia o desenvolvimento e modernização das empresas quando deveria debruçar-se principalmente na promoção da liberdade de expressão e no confronto das diversas correntes de opinião.
“Em termos técnicos, a ERC critica o facto de boa parte dos procedimentos e critérios serem definidos mais tarde, apenas através de portarias dos membros do Governo, o que impede a sua análise sobre a “objectividade dos critérios, bem como o respeito pelos princípios da não discriminação e da proporcionalidade” que devem existir nos casos de atribuição dos dinheiros públicos a entidades privadas”.

Admira-me que a Comunicação Social da Guarda ainda não tenha tomado posição sobre a matéria, sabendo como a CCDRCentro tem maltratado a Guarda.

sábado, 11 de outubro de 2014

“Inglesando”

Algumas palavras em inglês que me apareceram esta semana, na Guarda, em documentos de informação oficial.
 “Bootcamp”= “Inicialização do exército em campanha” = “Botas no Campo”
“IdeiaHub” = “Ideia Central”
“Infraestruturas de Cloud” = “Infraestruturas  das nuvens”
“Eurobirdwatch” = “Euro Observação de pássaros”
“Bird life” = “Vida de pássaro”
“Coaching” = “Treinamento”
Workshop Hot Dance, Fitness bibi = Oficina de Dança quente, Academia Bibi
(Utilizado o Tradutor Google)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Comissão “Rivussanitária”

O Rio Noéme na passagem pela Quintazinha do Mouratão
Na sequência da criação da “Comissão fitossanitária das árvores” vai ser criada a “Comissão Rivussanitária dos rios”
A ideia é estudar o grau e a origem da poluição dos rios Diz e Noéme.
Num qualquer dia, de um qualquer mês, de um qualquer ano, será levada à reunião do executivo para adjudicar a tarefa.
Até lá continuam a ser poluídos os rios, sem interferência das entidades competentes.

FIT e TLW

A FIT – Feira Ibérica de Turismo e o TLW - “The Long Weekend” mobilizaram cerca de 20 mil visitantes dizem-nos
Estes dois eventos realizados na Guarda, o primeiro foi uma organização da Câmara Municipal e o segundo foi uma organização da Associação Comercial da Guarda.
Independentemente da qualidade dos eventos, o que se verificou foi a adesão dos habitantes da Guarda, o que pode querer que afinal os guardenses gostam de vir para a rua conviver.
O que não mostra e era importante que mostrasse, é que estes eventos não foram capazes de atrair “gente de fora” e sobretudo de Espanha e isso não aconteceu em nenhum dos eventos.
Pode ser que no próximo ano as coisas sejam melhores.
Primeira nota à margem: Quem disse que o TLW trouxe “gente à Guarda como há muito tempo que não se via”, deveria explicar o “muito tempo”, pois se a memória não me falha, o ano passado, em junho, com a “feira Antiga de S. João” via-se muita gente, como há muito que não se via”
Segunda nota à margem: A disponibilidade dos Guardenses para participar em “coisas” foi bem visível na caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos” organizada pela Liga Portuguesa contra o Cancro. Mais de 1500 pessoas caminharam entre a Alameda de S. André e a Praça Velha. 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Jornal “O Interior” lança Candidato à Câmara de Coimbra

Coimbra
É a grande Noticia do Outono 2014.
O jornal “O Interior” está convencido e anuncia, e parece que não é só ele, que Álvaro Amaro será o candidato à Câmara de Coimbra, se não for em 2017 será em 2021.
É claro que o anúncio não é para descansar os socialistas da Guarda, é para pôr nevoso e pressionar o actual Presidente Manuel Machado e o Partido Socialista de Coimbra.

O Exterminador dos portadores de Ébola

Microfotografia de um virião (Partícula viral infecciosa) do vírus de ébola - Wikipédia
Todd Kincannon, de 34 anos, é um advogado americano e antigo diretor-executivo do Partido Republicano da Carolina do Sul e tem ideias claras de combater os infectados com Ébola:
 "As pessoas com ébola nos Estados Unidos deviam ser executadas".
Na África Ocidental "O protocolo para um teste positivo de ébola devia ser execução imediata dos humanos e sanitização de toda a região".
"Devíamos bombardear a região com napalm".
"Os africanos têm a culpa da situação ser tão má. Eles devem deixar o canibalismo e aprender cálculo".
"Não há nada de errado com a necessidade de sobrevivência"
"Esperem até os terroristas usarem o ébola numa bomba biológica devido à nossa estúpida compaixão".
"Elegemos um queniano como Presidente. Agora temos ébola e desemprego
Esperemos que seja o único americano com esta posição, se há muitos como este o mundo em breve será mesmo uma selva.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os Idosos e transmissão oral da história

(Foto original a cores da Câmara Municipal – Anfitrião chega ao almoço em Fátima)
Das muitas tarefas realizadas pelos idosos, há uma que é de primordial importância para o conhecimento do passado. Eles transmitem aos seus descendentes as suas vivências e também a dos seus ascendentes.
As histórias que agora me transmitiram passaram-se no longínquo século XXI, uma no ano de 2010 e outra no ano de 2014.
O tema é o mesmo, as viagens dos idosos a Fátima.
Assim no ano de 2010, uma Senhora de nome Ana Manso organizou uma viagem para 300 idosos a Fátima. Alguns jornalistas atentos a estes acontecimentos ridicularizaram e criticaram com alguma violência o evento.
Anos mais tarde, em 2014, a Senhora Câmara Municipal organizou uma viagem a Fátima com cerca de 400 idosos, muito parecida com a de 2010. E qual foi a posição daqueles jornalistas que em 2010 se manifestarem? Não sei responder, porque deu uma surpreendente “branca” ao meu contador de histórias e eu fiquei sem fim para acabar isto.
Advertência: As transmissões orais dependem sempre do contador, uns são muito inventivos e outros parcos em palavras, omissões ou imprecisões são possíveis nestas histórias.

Exercícios para a fortalecer a memória

Anda por aí alguma gente, com graves lapsos de memória. Apesar de se saber que alguns desses lapsos são propositados, é uma situação muito vulgar, não é preciso ficar preocupado.
Pois fique sabendo que “Todos os anos perdemos cerca de 0,5% da massa cinzenta o que significa que aos 90 anos já perdemos 1/3 do cérebro. Cientistas já encontraram formas de reverter deterioração”.
Desafiar o cérebro pode ser uma das formas de combater a deterioração. Aqui estão algumas dicas de como o poderá fazer:
1. Optar por atividades tradicionais como aprender a tocar um instrumento musical.
2. Aprender uma língua estrangeira, também pode manter o cérebro mais ativo.
3. Fazer exercício físico e uma dieta alimentar saudável podem prevenir a demência.
4. Uma vida social ativa. Estar e falar com outras pessoas excita os neurónios e preserva as sinapses (regiões de contacto entre dois neurónios).
5. Uma boa noite de sono. Descansar faz bem.
São coisas muito simples e que vão contribuir para manter a memória activa, mesmo àqueles que a querem perder voluntariamente.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Paris, capital da Beira Interior

(Torre Eiffel vista dos Campos de Março – Wikipédia)
Entre os dias 9 e 12 de Outubro, Paris vais ser a capital da Beira Interior.
Numa organização do “Jornal do Fundão”, os 19 Presidentes de Câmara das Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa e Beira Interior Serra da Estrela, vão exercer a Presidência desde Paris.
Vão mostrar aos Parisienses o que se faz em Portugal na Beira Interior.
Junto com os Presidentes irão as comitivas de candidatos, em número não especificado, a não ser em um dos Concelhos mais pequenos que levará cerca de 40.
Espera-se um grande sucesso com fortes campanhas comerciais, culminando com assinatura de vários contratos.

Ainda a vitória de Seguro no Distrito da Guarda

Começam a ser conhecidos os contornos da grande vitória de Seguro no Distrito da Guarda.
A demissão de três dirigentes da Concelhia de Foz Côa está a fazer alguma luz: «não pretenderem ver o seu nome associado a eventuais expedientes eleitoralistas», «uma manifesta desconsideração pelas regras democráticas» “ao serem utilizados vários autocarros aparentemente arregimentados por representantes da candidatura de António José Seguro”.
Em reacção a estas demissões e declarações, o Presidente da Distrital, José Albano, acrescentou: “se todos os militantes ficarem indignados com a forma como se mobilizaram as primárias, haverá muitas demissões pelo País fora”
Esclarecedor
(Jornais Público e Terras da Beira)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A Reforma Administrativa do Município e o DL 22/2012

O Presidente da Câmara anunciou que vai ser feita uma das maiores reformas administrativas do Município da Guarda
“Amaro anunciou ainda aquilo que considera ser uma das maiores reformas do Município”
“A partir de Janeiro irão ser transferidos 30 trabalhadores para as juntas de freguesia, uma medida que garante será apoiada em critérios técnicos”.
Esta reforma, não é da iniciativa da câmara da Guarda, mas decorre da, Lei da Reforma Administrativa, Lei 22/2012, a famosa lei da redução do número de freguesias, e que contempla transferência de competências e de recursos para as freguesias.
Com as alterações legislativas devem passar para as Juntas de Freguesia competências em matérias como lavadouros e sanitários públicos, parques infantis, equipamentos desportivos locais, chafarizes e fontenários, colocação e manutenção de placas toponímicas, conservação e reparação de sinalização vertical, manutenção e conservação de passeios e de arruamentos, construção de novos passeios, material e limpeza de expediente das escolas, licença de atividades ruidosas de caráter temporário, manutenção de espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros, pequenas reparações e manutenção de logradouros em estabelecimentos de ensino, notificação de proprietários de terrenos insalubres, levantamento de imóveis devolutos, colocação de tampas, sarjetas e grelhas, colocação de bancos de jardim em espaço público, sinalização de buracos e comunicação e limpeza de taludes em zonas marginais nas estradas e nas zonas ribeirinhas, entre outras.
É portanto um grande  catálogo de tarefas que as juntas podem receber e, em muitos municípios já foram transferidas, com os respectivos meios humanos, materiais e pecuniários.
Não é, portanto, um favor que se está a prestar às juntas de freguesia, é um direito que lhes assiste.  

domingo, 5 de outubro de 2014

Passivo da Câmara diminuiu 20 milhões num ano? Esclarecimento necessário

O Presidente da câmara da Guarda anunciou e o jornal “Interior” noticiou que num ano o novo executivo reduziu o passivo em 20 milhões de Euros, com base na apresentação das contas semestrais.
A mim parece-me que ou “não bate a bota com a perdigota” ou o mérito é do executivo anterior.
Declaração: Não sei nada de economia nem de finanças, sei ler números
Definição 1: O passivo de uma empresa corresponde ao agregado de todas as obrigações que essa empresa possui para com terceiros. Ou seja, é o que a empresa deve a outras entidades.
Definição 2: A dívida líquida mostra todas os passivos da empresa somados; todo o dinheiro que a organização deve.
Então vejamos alguns números que foram apresentados:
1 - Em 30 de Junho de 2013 o passivo era de 121 milhões de Euros (anúncio em 30-09-2014)
2 – Em 30 de Setembro de 2013 o passivo era de 91 milhões de Euros (números da Auditoria)
3 – Em 31 de Dezembro de 2013 o passivo era de 107 milhões de Euros (anúncio em 30-09-2014)
4 – Em 30 de junho de 20014 o passivo era de 102 milhões de Euros (anúncio em 30-09-2014)
Sendo assim, e se estes números são verdadeiros, passou-se o seguinte:
1 - O Executivo anterior, entre 30 de Junho e 30 de Setembro de 2013 REDUZIU o passivo em 30 milhões de Euros
2 – O actual Executivo, entre 30 de Setembro e 31 de Dezembro de 2013 AUMENTOU o passivo em 16 milhões de Euros.
3 – O actual Executivo, entre 31 de Dezembro de 2013 e 30 de Junho de 2014 REDUZIU o passivo em 5 milhões de Euros
4 – A redução do passivo foi de cerca de 19 milhões de Euros e deve-se ao executivo anterior.
5 – Nas contas apresentadas na Auditoria o passivo da Câmara eram 91 milhões de Euros, assim distribuídos: Município: 53,3 milhões, SMAS: 16,3 milhões, Culturguarda: 3,1 milhões, Cidade Desporto: 0,7 milhões e por fim 19 milhões que não se sabiam donde vinham e o que eram.
6 – Se todos estes números fossem verdadeiros, estaríamos perante um erro grosseiro de 19 milhões, que dantes serviram para agravar o passivo e agora servem para reduzir o passivo.
7 – Espero que alguns especialistas clarifiquem esta grande confusão de números e de uma vez por todas os guardenses sejam correctamente informados.
8 – Parece que a Câmara acabou com as cerimónias públicas de entrega de cheques aos credores e se o fez andou muito bem.

sábado, 4 de outubro de 2014

Guarda: Mural na Av. Alexandre Herculano

Este grande muro já teve dias de glória a seguir ao 25 de Abril de 1974.
Pintados com grandes murais, este muro era uma grande obra de arte. Com o tempo foi-se degradando e sobre as pinturas, novas pinturas se fizeram, e sobre as que se fizeram outras se fizeram.
A Câmara Municipal decidiu pintar o muro de cinzento e fazer a sua entrega aos pintores urbanos.
As obras aí estão para serem vistas, na minha modesta opinião, os artistas não andam lá muito inspirados, esperava umas pinturas mais actuais e mais de acordo com os novos tempos.
No meu arquivo fotográfico não tenho registos da passado.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Comissão fitossanitária das árvores da cidade da Guarda

"Tilieiras" do Largo General Humberto Delgado
Em reunião do Executivo da Câmara Municipal da Guarda, foi aprovada a aquisição de serviços de inventário, avaliação fitossanitária, da segurança e proposta de intervenção das árvores da cidade.
A justificação, segundo o Senhor Presidente:
“É preciso um levantamento rigoroso, queremos ter um bom respaldo técnico e científico da situação, porque há várias zonas da cidade em que há autênticos túneis de árvores e que a nosso ver lhe retiram muita luz”.
Tenhamos esperança e confiemos na comissão, sem saber quem a compõe, eles são técnicos e nada temos a temer, nem nós nem as árvores, que só lhe vão tratar da saúde, não da doença. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Fundos Comunitários para a Região Centro

A Região Centro vai ter à disposição 2 mil milhões de Euros de Fundos Comunitários no período de 2014 a 2020
Mil milhões de Euros são para a Competitividade e Inovação
400 Milhões de Euros vão para a Formação e Inserção no Mercado de Trabalho
200 Milhões de Euros vão para a Política de Cidades
Os restantes 400 Milhões de Euros, não consegui saber para que se destinam de Euros devem andar por aí.
Também não sei se nestes 2 Mil Milhões estão incluídas as infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e portuárias, incluindo ou não a Linha da Beira Alta.
Nota: Da” nossa/deles” Comunidade Intermunicipal ainda não há notícias, nem boas, nem más. Não deve existir.

Estranha demissão

Na sua página pessoal no Facebook e de que alguns órgãos de comunicação social fizeram eco, Fernando Cabral, do PS, vai pedir a demissão de membro da Assembleia de Freguesia da Guarda, renunciando também aos cargos partidários que tem na Comissão política Nacional do PS, como consequência da derrota de António José Seguro, nas eleições primárias.
As razões da sua demissão estão expressas da seguinte maneira: “António José Seguro teve uma influência decisiva para eu ter aceitado candidatar-me à Junta de Freguesia da Guarda” e “os primeiros sinais que a união não passará de retórica já foram dados” e que “eu conheço bem, e por experiência própria, o modus operandi de muitos dos atores políticos que vão voltar ao pedestal”.
Se demissão partidária não estranha, já a demissão de membro da Assembleia de Freguesia da Guarda é incompreensível.
Apesar de afirmar que foi um pedido do ex-Secretário Geral, o que dever ter acontecido com centenas de outros autarcas no País, ele foi eleito pelas pessoas da Guarda que nele confiaram para ser presidente e essas mesmas pessoas não votaram no Seguro, votaram em Fernando Cabral, que agora se vêm defraudados porque poderia ser uma voz importante na Junta de Freguesia.
Infelizmente escolheu o chefe e amigo e vez de escolher a Guarda.
(Declaração de interesses: Eu votei Fernando Cabral para a Junta de Freguesia) 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cabeça de lista pela Guarda à Assembleia da República

Ferro Rodrigues aceitou ser Líder Parlamentar do PS na Assembleia da República.
Esta decisão pode ser importante para o futuro de António José Seguro.
Ferro Rodrigues foi Ministro, foi Secretário-geral do PS é Professor Universitário, tem um bom currículo e não teve problemas em voltar a ser Deputado.
Esta introdução, só tem um fim, dizer que António José Seguro pode ser perfeitamente o cabeça de lista pela Guarda às eleições para a Assembleia da República do próximo ano. 

Memoriais Aristides Sousa Mendes

Memorial do Holocausto – Em Berlim, perto da Porta de Brandeburgo e do Parlamento Federal (Foto Wikipédia)
A construção de Memoriais “Aristides Sousa Mendes” voltou à agenda Turístico/política.
Devemos ir já no quarto ano de anúncios de memoriais e nenhum foi construído.
Até parece que para relançar a “Rede de Judiarias de Portugal” seja obrigatório usar Aristides como chamariz.
Infelizmente a rede não tem conseguido atrair os judeus, os portugueses, os europeus e o dinheiro necessário ao interior do País, apenas os convites fazem movimentar as pessoas.